À Espera do Amanhecer

À Espera do Amanhecer William Boyd

Resenhas - À Espera do Amanhecer

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - À ESPERA DO AMANHECER
À Espera do Amanhecer, de William Boyd, foi publicado no Brasil em 2012. Apesar de não me lembrar, acredito ter comprado esse livro em alguma feira de livros e posso garantir que foi uma escolha interessante! Essa obra é para aqueles que gostam de romance e intrigas com um pano de fundo histórico.

À Espera do Amanhecer é um grande compilado de acontecimentos inesperados. Na obra, acompanhamos o protagonista Lysander, um ator inglês que vai para Viena a fim de se tratar com um psicanalista. Ele gostaria muito de ter sido atendido por Freud (ele mesmo comenta), porém Freud só falava alemão. Por conta disso, ele se trata com um amigo de Freud e, logo na primeira sessão, já descobre que tem anorgasmia e espera poder se curar logo. O doutor pede que ele faça um diário, que Lysander chama de "Investigações Autobiográficas" e, são nesses capítulos, que ouvimos a história de ponto de vista do personagem, no resto da obra, a narrativa é em terceira pessoa.

Apesar de Lysander deixar claro que foi à Viena somente para se tratar, ele acaba cedendo aos bares e aos eventos. Inclusive, um desses eventos veio a convite de outra paciente que ele conheceu: Hettie. Não demora muito até que os dois tenham um caso, embora Lysander fosse comprometido em Londres.

O que posso comentar sobre os acontecimentos sem dar spoilers consideráveis? Bom, depois disso, Lysander vai preso, depois foge, depois vai parar no exército, depois volta para o teatro, depois entra para a inteligência britânica e por aí vai. São realmente muitos acontecimentos e o que eu achei mais interessante, é que o autor conseguiu fazer tudo isso acontecer de forma que não ficou um enredo muito saturado. Tudo acontece fluidamente, os personagens são envolventes, as cenas de romance e sexo, as cenas instigantes de investigação... Tudo me supreendeu nesse livro.

Portanto, se você estiver buscando um livro recheado de aventuras e que se passa na Europa de 1913, esse é o livro que você procura! Além disso, os personagens são bem construídos, nada fica sem explicação e muitas cenas são até divertidas. Recomendo a leitura!

Entretanto, acabei avaliando somente com 3 estrelas porque a narrativa é bastante lenta em alguns pontos (se você gosta de detalhes nas descrições, esse livro é para você) e não é o tipo de história que eu normalmente leio.

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/07/resenha-espera-do-amanhecer.html

Viviani.Bontorin 13/02/2023

Lysander e suas missões
Quem diria que um simples ator poderia ter tantas reviravoltas na sua vida? Um problema solucionado por um psicanalista transforma sua vida da noite para o dia e graças a suas consultas conhece quem vai lhe ajudar.
Mas nada como a guerra para transformar a vida de alguém não é? Ele vai rumo a missões que graças ao seu bom alemão e sua vida anterior são mais facilmente solucionadas.

belle.1za 02/06/2019

Investigações Autobiográficas
Um livro bom para passar o tempo, mas quem gosta de uma boa trama de espionagem, vai se interessar.

Com um herói não muito perfeito que tem um certo problema de saúde à resolver e faz uso da psicanálise. Conhecemos um pouco sobre sua profissão de ator, e um pouco da sua família.

Eu diria que a história tem uma pegada estilo noir, com intrigas, casos de amor, espionagem e tudo que envolve esse gênero de escrita. Se passando na época da primeira guerra mundial.

O que eu mais gostei no livro foi os detalhes com que o escritor descrevia os lugares, e as pessoas que o nosso herói estava se relacionando, tornando tudo mais realista, como se o leitor estivesse lá com o Rief no momento.

E o final nos prende de tal forma, cada vez mais o leitor quer saber quem é o traidor.