Entendendo Slavoj Zizek

Entendendo Slavoj Zizek Christopher Kul-Want...

Resenhas - Entendendo Slavoj Zizek

Charleees 28/03/2023

Entendendo Slavoj Zizek - um guia ilustrado | Christopher Kul-Want e Piero
Muitas pessoas anseiam ouvir um filósofo que se dedica a pensar profundamente sobre problemas globais como pobreza, ecologia e a repressão política, essas são algumas das razões para a popularidade de Zizek.

O projeto filosófico dele tem como objetivo reconciliar a psicanálise com a política coletivista (onde o ser-humano não existe só, mas faz parte de um grande ou pequeno coletivo). Zizek em seus escritos se ocupa principalmente da política, porém explora esse tema por meio de uma série de assuntos de interesses gerais, como:
Filmes de Hollywood
Ficção popular e alta literatura
Biogenética, neurociência e física quântica

Num tempo de ceticismo extremo e valores liberais, eu insisto que a filosofia ainda é capaz de alcançar a verdade, diz o filósofo que não teme a ideia de verdade. Ele não relaciona a verdade como uma ideia espiritual ou metafísica relacionada com a existência de Deus, mas sim a compreensão das relações de poder reais que controlam a sociedade e das ideologias que impedem a sociedade de realizar a liberdade social e política.

Como diria o mestre Paulo Freire: Não existe imparcialidade, todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente? Em tempos de Olavos de Carvalhos, ler um filosófo como Zizek é como encontrar uma lanterna numa noite escura, sua ambição é intervir no discurso político por acreditar que isso pode afetar nossas ideias e ajudar a transformar a sociedade.
Leiam Zizek!

* Resenha editada em Agosto 2019