Você é o que você compartilha

Você é o que você compartilha Gil Giardelli

Resenhas - Você é o Que Você Compartilha

alexandrefontes 10/09/2013

Muito interessante, apenas um pouco otimista demais
Um mundo conectado, logo, um mundo em profunda mudanças. Essa obra do especialista brasileiro em mídias digitais Gil Giardelli traz a tona um imenso universo digital onde as boas idéias e os valores sociais se modifica constantemente nesse admirável mundo novo. Fala da influência dessas conexões em nossa vida, nas empresas, no empreendedorismo, no mercado criativo e no bem-estar social-político.

Conheci Gil Giardelli graças a um grande amigo meu que aprecia muito o trabalho desse autor. Passei a acompanhar Giardelli através do Facebook, artigos e TEDs. Este mesmo amigo comprou o livro e depois de ler, me emprestou com a promessa de uma interessante leitura.

O livro é relativamente curto e rápido de ler, acredito que com pequenas leituras diárias é possível terminar em uma semana. O projeto gráfico do livro deixou a desejar, com uma diagramação um pouco monótona, letras sem serifa (que cansam a leitura), espaços para links demasiado grande, reduzindo a coluna de texto para um tamanho de leitura desagradável. Haviam ilustrações (ainda que bacanas) em baixa resolução, ou fugindo bastante da estética geral do livro. Na capa o nome do autor está escrito em fonte harabara com um kerning (espaçamento entre duas letras) desleixado. Um bom conteúdo foi atrapalhado por um projeto gráfico muito raso.

Gostei bastante de sentir o paixão e domínio do autor sobre o tema transbordar pelas páginas, a idéia de links curtos com Qrcode também foi um ponto bastante positivo. Abri meus olhos para muitos aspectos e tendências relacionadas ao poder da internet e da nova geração de pessoas. Ainda que seja bastante pessoal, o otimismo extremo de Giardelli me incomodou um pouco, gosto do que ele fala e das perspectivas otimista que apresenta. Mas acho que isso ainda é minoria e um posicionamento mais crítico e pé no chão pode ser necessário antes de mergulharmos na era da generosidade e democracia digital.

Acredito que seja um conteúdo essencial para quem gosta de tecnologia, comportamento e empreendedorismo. Recomendo principalmente para profissionais do mercado criativo. Vale a leitura.

Helder 04/02/2017

Questionamentos válidos.
O autor apresenta diversos questionamentos sobre a nossa vida digital. Será que realmente estamos indo ao encontro de um estilo de vida mais isolado ou a internet está nos fazendo ser mais participativos? Toda esta quantidade de apps que são criados estão agregando valor a minha vida? O livro é fantástico. Vale a pena ler se você está pensando em entrar de cabeça neste mundo digital.

Kah 18/08/2012

Você quer ser um agente transformador ? Leia este livro
Em uma época onde as mídias sociais, estão por todos os lugares, como mesclar o equilíbrio de uma vida conectada como uma desconectada, e aproveitar ainda para se transformar e transformar o mundo ? Sem dúvida nenhuma, o Gil Giardelli, foi muito feliz, ao escrever este livro, repleto de dicas e pensamentos, que nos fazem perceber que podemos estar repletos de muitas idéias, mas que principalmente podemos compartilhar com o próximo. Uma leitura extremamente agradável, e com certeza vai fazer você rever os seus conceitos.

Murilo 08/02/2014

Empreender é mudar o mundo
O livro reúne muita informação sobre ferramentas, blogs, sites e comunidades espalhadas pelo mundo, que você pode conhecer utilizando um leitor de QRCode no seu celular.
É um livro inspirador escrito por uma pessoa igualmente inspiradora. A leitura serve como fonte de conhecimento e também como um agente de mudança em si mesmo, conhecendo tudo que ele apresenta e sendo instigado a agir e se questionar todo tempo, fica muito difícil você ser o mesmo ou pensar da mesma forma ao término do livro.

Um trabalho sintético e digno de excelentes recomendações.

Rafael.Giuliano 25/09/2015

Um olhar sobre nossas relações de influência...
Todo indivíduo é um ator influenciador e influenciável, mas a verdadeira questão é o quanto o somos de maneira consciente... Esta é uma das grandes lições que apreendi (reforçando minhas constatações dos últimos anos mediando grupos de aprendizagem) na leitura de Gil Giardelli.

Ainda que o livro possa ser visto como fonte para uma abordagem sobre tecnologia, suas contribuições resgatam um olhar sobre as relações humanas e nosso poder (e responsabilidade) de influenciar.

É fascinante imaginar todo o potencial de conectividade que dispomos hoje, porém, torna-se ainda mais imprescindível reconhecer que todo o conteúdo é gerado, compartilhado e "consumido" por pessoas. Desta forma, continuamos no ponto central do processo, para o bem ou para o mal (rs).

Ana 21/12/2017

VOCÊ é O QUE VOCÊ COMPARTILHA
Gil Giaderlli é especialista no universo digital – web ativismo, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede. Colaboração humana, economia criativa e inovação digital. É professor nos cursos de Pós-graduação e MBA do Miami Ad School e do Centro de inovação e criatividade (CIC) da escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo e da FIA – USP. É CEO da Gaia Creative, empresa de inteligência de mídias sociais, economia colaborativa, entre outras. [...] no "você é o que você compartilha", Giardelli apresenta o admirável novo mundo que estamos vivendo, onde pessoas de todas as idades e empresas de todos os tamanhos estão imersas em um oceano de dados e conhecimentos, novos aparelhos e novidades tecnológicas. Todos estão conectados a todos, o tempo todo. Nesse mundo em rede, podemos estar solitários, mas jamais estaremos sozinhos. Vivendo em uma zona de neblina entre a vida real e a virtual, desejandos uma vida perfeita, mesmo que seja virtual, reflexo de uma sociedade imediatista, que substituiu o ser pelo ter." A aldeia global é um palco exótico, um instrumento de autorreflexão", porém, tanto avanço e tantos recursos servem apenas para postarmos toneladas de imagens pessoais, divulgarmos piadas engraçadinhas e montarmos álbuns digitais coloridos iguaizinhos aos cadernos que fazíamos no primário. Estamos vivendo a era da participação e do compartilhamento, em que trocamos na aldeia global levará o planeta a outro patamar. Palavras inventadas para expressar esse compartilhamento aparecem como: Crowfunding financiamento pela multidão é uma mobilização coletiva pela internet para arrecadar fundos e financiar projetos, Crowdsourcing: mobilização conjunta para criar conteúdo e solucionar problemas ou desenvolver tecnologias ou projetos, Crowdacting: mobilização conjunta para o ativismo real organizado pelo digital. O consumo e a sociedade estão trilhando outros caminhos com o impacto das novas tecnologias. As redes sociais têm enorme poder formador de opinião, pois o consumidor deixou de aguardar a informação, tendo em vista que ele mesmo produz conteúdo. A web colaborativa é libertadora e democrática. Por fim desconecte-se, a tecnologia perde o sentido se não proporcionar mais o contato humano e o maior desafio atualmente é equilibrar a vida real e a vida digital. Começou o tempo em que podemos fazer parte do problema, ou parte da solução, o tempo de pessoas que acreditam que evolução da terra se pela consciência coletiva.

Andrezza.Braga 11/09/2022

10 anos se passaram
Este foi um livro que chegou a mim 10 anos atrás?
Na bienal de 2.012
Não sei se minha demora em ler ou o passar do tempo, mas creio que algumas coisas possam não fazer tanto sentido.
Como da passagem do socialismo digital.
Em que num momento em que fomos engolidos por uma pandemia e meus alunos não tinham tal acesso ao digital, imagino que passado estes 10 anos o socialismo digital encontrou barreiras em se fazer presente?
Achei que tem muito link, muita citação e faltou um texto realmente reflexivo.