Ana 21/12/2017
VOCÊ é O QUE VOCÊ COMPARTILHA
Gil Giaderlli é especialista no universo digital – web ativismo, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede. Colaboração humana, economia criativa e inovação digital. É professor nos cursos de Pós-graduação e MBA do Miami Ad School e do Centro de inovação e criatividade (CIC) da escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo e da FIA – USP. É CEO da Gaia Creative, empresa de inteligência de mídias sociais, economia colaborativa, entre outras. [...] no "você é o que você compartilha", Giardelli apresenta o admirável novo mundo que estamos vivendo, onde pessoas de todas as idades e empresas de todos os tamanhos estão imersas em um oceano de dados e conhecimentos, novos aparelhos e novidades tecnológicas. Todos estão conectados a todos, o tempo todo. Nesse mundo em rede, podemos estar solitários, mas jamais estaremos sozinhos. Vivendo em uma zona de neblina entre a vida real e a virtual, desejandos uma vida perfeita, mesmo que seja virtual, reflexo de uma sociedade imediatista, que substituiu o ser pelo ter." A aldeia global é um palco exótico, um instrumento de autorreflexão", porém, tanto avanço e tantos recursos servem apenas para postarmos toneladas de imagens pessoais, divulgarmos piadas engraçadinhas e montarmos álbuns digitais coloridos iguaizinhos aos cadernos que fazíamos no primário. Estamos vivendo a era da participação e do compartilhamento, em que trocamos na aldeia global levará o planeta a outro patamar. Palavras inventadas para expressar esse compartilhamento aparecem como: Crowfunding financiamento pela multidão é uma mobilização coletiva pela internet para arrecadar fundos e financiar projetos, Crowdsourcing: mobilização conjunta para criar conteúdo e solucionar problemas ou desenvolver tecnologias ou projetos, Crowdacting: mobilização conjunta para o ativismo real organizado pelo digital. O consumo e a sociedade estão trilhando outros caminhos com o impacto das novas tecnologias. As redes sociais têm enorme poder formador de opinião, pois o consumidor deixou de aguardar a informação, tendo em vista que ele mesmo produz conteúdo. A web colaborativa é libertadora e democrática. Por fim desconecte-se, a tecnologia perde o sentido se não proporcionar mais o contato humano e o maior desafio atualmente é equilibrar a vida real e a vida digital. Começou o tempo em que podemos fazer parte do problema, ou parte da solução, o tempo de pessoas que acreditam que evolução da terra se pela consciência coletiva.