Entre o Amor e a Amizade

Entre o Amor e a Amizade Maeve Binchy

Resenhas - Entre o Amor e a Amizade

Rafael 21/10/2009

Amor irlandês... com tempero brasileiro, hehehehe
Escrever sobre MAEVE BINCHY é pra mim um grande sinônimo de prazer e alegria, pois tudo o que vem da Irlanda me encanta. Este livro chegou até mim através do filme do mesmo nome (mas que no português se chama TRÊS AMIGAS E UMA TRAIÇÃO). Minnie Driver deu vida a Benny Hogan e fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela história da menina gorducha que se apaixona pelo cara mais bonito da faculdade. No livro, ele não tem um pingo de vergonha na cara e mereceu o final que teve. No filme, ele é mais romântico e apaixonado e tb mereceu o final que teve.
A cidade ficticia de Knocglen é tão real que me faz pensar em um lugar onde já estive milhares de vezes. Como...como Pasárgada, de Manuel Bandeira (hehehe...os literários devem estar querendo a minha morte). É impossivel não gostar da trama, das personagens (em especial Eve Malone e Nan Mahon) e do final.
O livro é perfeito! Acho que todos devem ler, todos vão se apaixonar

Isadora R. 18/11/2009

É um livro muito bom e se passa nos anos 50.Mostra o dilema de duas garotas que saem do interior e vão para a cidade grande cursar faculdade.Depois de lê o livro tbm descobri que já foi filme e para quem quer vê, o nome do filme é:Três amigas e uma traição(é tbm muito bom)

Cris 11/03/2011

Uma lição
No estilo de Rosamunde Pilcher, se passa nos anos 50, mas a temática sempre será atual, relacionamentos, amor, amizade, e a super valorização dos padrões de beleza vigente; seja naquela época, como nos dias de hoje.
Com muita sensibilidade, é um emocionante romance, e com um final não óbvio
Muito bom!.

Lílian 26/11/2012

Uma história simples e deliciosa
A história se passa na Irlanda dos anos 50.
Benny é uma garota muito grande e desajeitada, filha única de pais devotados (até demais) e melhor amiga da pequena e difícil Eve.
Ambas moram numa pequena e simpática cidade do interior e vão cursar faculdade em Dublin.

As amigas passam a enfrentar os desafios de uma nova vida, num novo lugar, se adaptando a novos amigos, novos amores e todos os percalços e a beleza que uma experiência desse tipo oferece, aqui ou na Irlanda, nos anos 50 ou nos 2000.

Adorei Benny. Ela é original, consegue lidar bem com as inseguranças e as proporções (ela é maior do que todas as garotas e nunca consegue comprar roupas boas o suficiente ou passar nos lugares sem que chame atenção indesejada). Seu senso de humor é muito interessante e a pureza do seu espírito cativa bastante.

Eve é uma personagem marcada pela tragédia, o que justifica seu jeito de ser, sua desconfiança, sua rispidez e seu coração menos aberto do que o da melhor amiga. Mas é igualmente dotada daquele sentido de hombridade que costuma guiar as grandes heroínas.

A amizade entre Benny e Eve é muito sincera e é bonito entender como uma completa a outra, quem tem amigos de verdade consegue perceber e se identificar muito facilmente. E o surgimento do terceiro elemento na amizade, a fabulosa, irreal, ambiciosa e enervante/intrigante estudante universitária Nan, traz um tempero interessante. Nan está sempre nos limites: da confiança, da amizade, da benevolência. E ela mostra, no decorrer da história, que é capaz de ultrapassá-los.

E tem os rapazes. Jack, o magnifico universitário/esportista que, contra todas as expectativas, se envolve com Benny e torna-se o primeiro amor da simpática e colossal garota. E Sean, o insípido, oportunista e onipresente assistente do pai de Benny na loja da família, que visa crescer na vida casando-se com a filha do patrão, então a cerca incansavelmente, sob qualquer justificativa.

Um livro leve, gostoso, para ser lido sem pressa, sem compromisso. Para se divertir e se deixar levar.

Alice 19/03/2022

Esse livro estava encalhado na estante há mais de um ano e eu não dava nada pela história mas fui surpreendida com um livro muito bom com uma história leve e bonita sobre amor e amizade.