O Caçador de Palavras

O Caçador de Palavras Walcyr Carrasco

Resenhas - O Caçador de Palavras

C4ndy 04/04/2024

O livro da minha vida!
Amo esse livro com todas as minhas forças! Não sei se o momento em que o ganhei influenciou, mas foi o único livro que minha mãe conseguiu esconder na estante de livros religiosos da minha avó, junto de um outro exemplar surrado de um livro policial de 1966. Ela me deu de presente quando percebeu que talvez ele fosse o livro da minha vida, já que mergulhei de corpo e alma nessas poucas páginas.

O poder das palavras, eu gosto de imaginar que este é, possivelmente, o início de qualquer livro na Terra e também de qualquer pessoa. A gente aprende a falar e é assim mesmo que vamos nos virando, ganhamos lábia.

Eu tenho um sonho e esse sonho é Ife.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"O Caçador de Palavras" de Walcyr Carrasco

"O Caçador de Palavras," escrito por Walcyr Carrasco, é uma obra fascinante que nos convida a explorar o profundo significado das palavras e sua influência em nossas vidas. Publicado pela editora Ática em 1993, este livro infanto-juvenil se destaca por sua capacidade de cativar leitores de diferentes idades com sua história envolvente e mensagens inspiradoras.

Walcyr Carrasco, conhecido por seu trabalho em novelas de sucesso, revela seu talento como autor nessa obra, criando um mundo de palavras que encanta e transforma o leitor. Embora tenha se destacado como autor de telenovelas, Carrasco demonstra sua versatilidade literária ao mergulhar no gênero infanto-juvenil, compartilhando sua paixão pelas palavras de uma forma única.

A história começa com Júlio Malatesta, um homem comum que, por uma série de eventos fortuitos, acaba preso em um cinema durante uma noite inteira. Para passar o tempo, ele pega um dicionário que encontra no local. Essa escolha inusitada desencadeia uma jornada de autodescoberta e paixão pelas palavras. Ao explorar as definições e significados das palavras, Júlio tem uma revelação que mudará sua vida para sempre.

A paixão de Júlio por palavras o leva a uma epifania: ele decide criar uma palavra que resuma o amor, a complexidade das emoções humanas e o significado da vida. Essa nova palavra, "Ife," se torna o centro de sua existência e o motiva a compartilhá-la com o mundo, acreditando que pode trazer mais amor e compreensão para a humanidade.

A busca de Júlio por disseminar a palavra "Ife" o leva a enfrentar desafios surpreendentes e aventuras inesperadas. Ele comete crimes de falsidade ideológica e entra em conflito com pessoas que moldam sua visão do mundo. No entanto, a determinação de Júlio em compartilhar sua palavra recém-criada revela sua transformação de um homem comum em um verdadeiro caçador de palavras.

Através da jornada de Júlio, Walcyr Carrasco nos faz refletir sobre o poder e a importância das palavras em nossas vidas. As palavras têm a capacidade de evocar emoções, transmitir significados profundos e criar conexões entre as pessoas. Elas vão além de simples símbolos escritos; são expressões de nossas vidas e experiências, capazes de tocar a eternidade.

O livro também aborda a diversidade das palavras e linguagens no Brasil. À medida que Júlio viaja por diferentes lugares em sua busca para disseminar "Ife," somos apresentados a diversas regiões do país, cada uma com sua própria riqueza linguística e cultural. Isso enriquece a experiência do leitor, proporcionando uma viagem pelas nuances do Brasil.

Uma característica marcante deste livro é sua capacidade de cativar leitores de todas as idades. Embora seja classificado como infanto-juvenil, a narrativa é rica em significado e relevante para adultos. "O Caçador de Palavras" nos convida a refletir sobre nossas próprias paixões, a importância da linguagem e a busca contínua por significado em nossas vidas. Nos lembra que as palavras têm o poder de transformar nossas vidas e tocar a eternidade.

A transformação do personagem Júlio Malatesta é um elemento fundamental dessa história. Ele passa de um homem comum para um caçador de palavras apaixonado. Sua jornada é inspiradora, lembrando-nos do poder transformador das palavras e como elas podem nos ajudar a encontrar nosso propósito na vida.

Além disso, o livro nos incentiva a valorizar a comunicação e a linguagem como ferramentas poderosas para expressar nossas emoções, compartilhar histórias e conectar-se com os outros. A mensagem central é clara: as palavras têm o poder de moldar nosso mundo e torná-lo mais rico em significado e compreensão.

O autor também incorpora elementos de nacionalismo e cultura brasileira à narrativa. Ao explorar diferentes regiões do Brasil, Walcyr Carrasco destaca a diversidade linguística e cultural do país. Isso não apenas enriquece a experiência do leitor, mas também destaca a importância de valorizar e preservar a riqueza das palavras em todas as suas formas.

Em resumo, "O Caçador de Palavras" é uma obra literária que nos convida a explorar o poder das palavras e a importância da linguagem em nossas vidas. A jornada de Júlio Malatesta é inspiradora, e suas experiências nos fazem refletir sobre nossas próprias paixões, o significado de nossa existência e a magia das palavras. Este livro é uma leitura cativante que nos inspira a ser caçadores de palavras, a valorizar a linguagem e a compreender que as palavras têm o poder de tocar a eternidade. Carrasco nos presenteia com uma história rica em significado e ensinamentos, que ecoa em nossos corações muito depois de terminarmos a leitura.

FlAvia 19/11/2022

Esse foi um dos primeiros livro que li na vida, não esperava nada dele e entregou tudo... li em algumas horas e foi uma longa viagem junto com o protagonista, recomendo pra quem quer uma leitura rápida e cheia de aventuras. Muito bom!!

JoiceCoutinho 26/01/2022

É uma leitura interessante, totalmente diferente e inusitada. O protagonista entra em confusões mirabolantes e na tentativa de resolve-las acaba piorando as coisas.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Ótimo livro
Sabe quando você pega um livro e começa a ler e não espera nada dele?Então é esse qui.Porem esse me surpreendeu e eu gostei muito da história.

Jota 21/04/2020

Um livrinho "Ife"!
Um livrinho que me surpreendeu: divertido e muito curioso. Para realizar seu sonho de deixar seu legado no mundo, de fazer uma palavra ganhar vida. Nosso personagem mostra como as palavras revelaram novos mundos e abriram portas, mas que também o levaram para um lugar não tão nobre como os demais!

Izabel.Cristina 10/02/2020

O quão longe você iria por um sonho?
É um livreto minúsculo cuja leitura completei em menos de uma tarde, quando finalizei pensei que as vezes a loucura de alguém pode te inspirar, é uma leitura prazerosa e divertida.

Anna Leticia 02/01/2018

IFE!
Não, não é um espirro! Kkkk "Ife" é a palavra que um homem escolhe para apresentar ao mundo e a partir daí inicia sua longa aventura incrivelmente descrita em poucas páginas. Walcyr Carrasco surpreende em uma narrativa fluida, simples e cômica! O que mais me encantou no livrinho foi a capacidade do Julio Malatesta de se adaptar, principalmente, pelo poder da linguagem a diferentes lugares e realidades.

CyberTigra 29/08/2016

Encantador!
O livro é delicioso de ler, como se o personagem lhe houvesse entregado uma carta ou seu diário, com a maior aventura de sua vida: o Ife.
A estória conta o que um homem foi capaz de fazer por um sonho aparentemente simples e tudo que aprendeu em seu atrevimento para alcança-lo.
Recomendo fortemente esse livro. É uma leitura rápida, fluida, muito bem escrita e bem humorada.

Junco 17/02/2012

Ife!
Sim, tem muitos furos...
Claro, é totalmente fora da realidade...
Não, não se pode sequer chamar isto de literatura...
E sim, eu gostei!

Às vezes é muito bom ler algo assim: Curto, ligeiro, fluente e totalmente fora da realidade...

Para esquecer dos problemas e viajar nesta breve aventura recomendo...

"IFE"

Humberto Junior 28/06/2016minha estante
André, não encontrei nenhum link para download. Mas, se for uma opção, você pode procurar no site da Estante Virtual para compra. É uma boa opção para livros difíceis de achar.

Aline 25/08/2011

Pequeno mas surpreendente!!!!
Quando encontrei esse livro não imaginava que ele tivesse um conteúdo tão interessante. Meu irmão estava fazendo uma organização no quarto quando esse livrinho apareceu e logo falei: "é meu!!!"
Comecei a ler assim que pude e terminei em dois dias =)
Esse livro conta a trajetória de um homem desestruturado socialmente (sabe aquela pessoa que não tem pra onde ir, não tem nenhum rumo ...)que após dormir no cinema e ser esquecido e trancado lá decide esperar o dia raiar para sair como se nada tivesse acontecido e nessa espera encontra um dicionário, o qual ele usa como passa-tempo, a principio encarado como chato e por fim o deixa fascinado.
" fui sendo envolvido pelo universo fascinante das palavras. Elas começaram a brilhar para mim como estrelas no céu."
A partir dai ele tem a ideia de criar uma palavra e fazer de tudo para as pessoas usarem a mesma. Para isso ele se envolve em altas confusões e acaba cometendo o crime de falsidade ideológica. Segundo ele se você consegue se expressar igual a determinado grupo nada te impede de fazer parte desse grupo mesmo que você não tenha preparo acadêmico para isso.
Ao longo da história ele percebe que as palavras são muito mais do termos falados e escritos, mas tem toda uma história e sginificado para uso da mesma. Interessante perceber que mesmo preso, no fim ele está mais firme e forte, sabendo o que quer da vida e com quem quer compartilhar suas histórias e palavras.
"Finalmente, podia escrever nas páginas em branco da minha vida. Eu tinha me apaixonado pela palavras."
"Meu destino, decidi, as palavras iriam dizer."

No livro é indicado a leitura do conto do Lima Barreto chamado:
"O homem que sabia Javanês" que também relata a trajetoria de um homem que fingia falar uma lingua que ninguém sabia, nem conhecia e sua segurança ao falar fazia com que todos acreditassem nele.

Por fim a conclusão foi:"Caçar as palavras simplesmente pouco significou. Inventar uma também. Porque as palavras precisam do nosso sangue para viverem e brilharem na constelação das existencias. Sobrevivem com nossos sentimentos, sonhos, mágoas e aspirações. Sozinhas, são ocas. Junto com nossas vidas, atingem a eternidade."

DaduH 12/01/2011

O caçador de Palavras, novela de Walcyr Carrasco. Pegue seu brinde pela palavra e embarque com Júlio nessa viagem, que passa por Angra dos Reis, Parati...e até por um presídio.

Raquel T Moura 06/10/2009

Nunca encontrei esse livro para comprar em livrarias. Li na sétima ou oitava série por uma xerox. Parece que a editora não tinha mais livros para vender e a professora de redação resolveu xerocar cópias pra todo mundo porque amava o livro e queria que a turma lesse. Também amei o livro! O pouco que eu lembro da história é que um homem tinha um certo dom com as palavras e ficou se passando por outras pessoas porque conseguia captar o palavreado delas. Mesmo nunca tendo feito nem sequer um curso sobre economia conseguiu dar uma palestra porque captou a linguagem dos economistas. Tem também a história de amor dele e o uso da palavra "ife" nesse relacionamento. Ele acaba indo pra prisão pelas suas fraudes. É só o que eu lembro. Walcyr Carrasco criou uma história excelente sobre o poder das palavras.

Marcus.Lima 08/01/2016minha estante
Eu tive este livro, mas como muitos outros caiu no buraco negro dos livros emprestados para amigos.

Humberto Junior 27/06/2016minha estante
Esse livrinho vinha de brinde junto ao minidicionário da editora. Livrinho maravilhoso que também não consigo mais encontrar em lugar nenhum. :(