Mastigando Humanos

Mastigando Humanos Santiago Nazarian

Resenhas - Mastigando Humanos

Jusce1 07/03/2024

Acabei por ler a segunda edição revisada dessa obra sem ter consciência, e durante as folheadas no ebook tive tais suspeitas do mesmo. Consumi a edição de 2006 no ano de 2019 e digo com absoluta tranquilidade: essa revisão conseguiu apenas dilacerar uma ótima história. Leitura tediosa e confusa. Leiam a versão original que está bem distante dessa sujeira

Fica o elogio a 1a e excelente edição

Edna 12/05/2022

Um livro pra vc devorar, dificil é fazer paradas nessa leitura.

Nazarin encanta com seu jeito de narrar, ele cria personagens que diria personificaçoes como o Jacaré que ele encarna e todos os seus amigos com as características e toda a realidade humana, embora eles sejam cachorros quando dóceis, crocodilo quando se gosta do escuro tipo fica na moita sem querer aparecer muito e por aí vai nos entregando a história.

Quem chegou do interior, ou leu sobre tantas pessoas que buscam o que ñ tem em suas cidadezinhas, fazendas, sítios tão escassos e tão diferente do que pintam o interior sabe do que estamos falando.

Então esses na maioria jovens chegam, se instalam e muito precariamente tentam sobreviver com o mínimo de dignidade, mas dignidade ñ te alimenta nem te paga um teto e muito menos te dá lucidez para continuar o sonho da maioria continuar os estudos e infelizmente é o primeiro sacrificio para muitos.

Vivi e senti toda essa história como um replise mas alguns subsistem:

"Ah, professor, não se preocupe. As pessoas não se importam com essas coisas. Não importa de onde o senhor veio, o que fez no passado. Agora o senhor é um acadêmico, de respeito, todos podem ver isso. Não é como esses jacarés de esgoto"

Mas quem foi jacaré, barata sorrateira, besouro e outros bichos carrega na couraça, nas asas quebradas, na aparencia horripilante do escaravelho embora tenha ressurgido ou renascido.

Gostei muito

Sr.Hs Andy 28/04/2022

Não presto meus serviços a jacarés....
Conheci Santiago por este livro, perdido em uma biblioteca em meio a vários romances e vários clichês
a cada página que se passava eu ficava mais confuso se era tudo uma grande metáfora ou se era uma grande viagem psicodélica
Na minha opinião esse livro é perfeito, posso falar o mesmo do autor, li apenas 2 livros de Santiago e posso dizer que é meu autor preferido

Paulo1584 02/02/2022

Seguimos rastejando
Minhas férias acabando e esta era sim a leitura que eu precisava.
Foi leve e divertida, com pitadas de humor ácido e pseudo reflexões filosóficas (no bom sentido).

Santiago Nazarian é um autor que faz tempo eu queria ler. Decidi começar por este livro que fiquei sabendo da existência há razoavelmente pouco tempo.

Nesta obra, acompanhamos a vida, em forma que se revela uma espécie de diário, de um jacaré, que inicialmente vive no esgoto, comendo sobras e todo tipo de porcaria que encontrar pela frente.

Depois dele provar o sabor da carne humana, parece ter uma virada a respeito de seus instintos. Há um embate a respeito do que significa ser racional e em certa medida se isso seria o bastante para considerar-se "civilizado", algo que, mais adiante, revela-se uma introdução a temática filosófica a respeito do que nos forma enquanto espécie.

É um baita livro divertido. Se quem lê não se interessar por outras camadas, pode ficar com a da sátira e das referências que já terá válido a leitura.

Arthur Peixoto 06/04/2021

Que leitura sofrida...
Pra começar o livro só tem um capítulo, o que torna a leitura difícil, pois você fica perdido, caso precise fazer uma pausa, pois não sabe onde melhor parar. A premissa da história em si é boa, porém se perde totalmente no decorrer do livro. O autor a todo momento quer apresentar reflexões filosóficas, críticas sociais e analogias, mas só acaba tornando a história arrastada e entediante. O humor ácido poucas vezes funciona.
Bruno 06/04/2021minha estante
Kkkkkkkk

Blue 19/10/2020

Doideira mas tem conceito por trás
O livro narra a história de um jacaré mutante que vai parar no esgoto de uma grande metrópole e vai te fazer questionar tudo na sociedade enquanto ele segue numa jornada que vai fazendo dele muito mais humano que o próprio ser humano.
Tem muitas referências filosóficas aí e o livro também trata de assuntos como a cultura líquida do desperdício, autoritarismo e muitas outras coisas que eu não lembro mais porque li ano passado e minha memória é péssima.
Enfim, eu amei o livro mas sei que as obras do Nazarian são o tipo que ou você ama ou você odeia. Eu amo e é isso??

Ps: Não lembro direito o porquê de eu não ter dado todas as estrelas mas acho que tiveram umas passagens que eu não curti e em algumas partes eu fiquei um pouco entediada.

Rose 06/03/2020

Se nem todas as profundezas puderem ser solitárias, nenhuma. ma solidão chega a ser rasa, não é mesmo? É como um naufrágio sem colete salva-vidas, impossível permanecer imerso muito tempo. Logo acabamos sendo puxados para um fundo sem fundo, e mantendo o nariz para um forro que não vale a pena, pois traz tanto sofrimento quanto mais tarde. Melhor sofrer sem esforço. Digo isso como jacaré, não é muito diferente dos humanos.

Joao.Gabriel 03/03/2020

"fantasticamente" atual
Muito além de uma lambança fantástica e de uma crítica pertinente, vale a pena a leitura!

Rafael 30/08/2016

Um livro "trash",cativante e inusitado. Não segue nenhum padrão e a leitura te prende do inicio ao fim. Simplesmente um dos melhores livros que já li.

Cacá 06/09/2015

Atual e verdadeiro
"Mastigando Humanos" traz, através de metáforas e situações vividas por animais um debate muito interessante e atual da sociedade em que vivemos.
A simplicidade com que o autor traz a tona alguns assuntos como política, sistema governamental, vida acadêmica é incrível, além de verdadeiro.
Em várias passagens, situações cotidianas são postas de forma que possamos parar para refletir o que nos leva a agir e fazer certas coisas.
Com um certo humor e sarcasmo, o livro envolve o leitor, que termina numa "dentada" só o livro.

PorEssasPáginas 30/10/2014

NHAC! Com fome de loucura? Pronto para fazer uma boquinha? Então Mastigando Humanos é o livro certo para você. Pegue seu chá de cogumelo, toque Lucy in The Sky with Diamonds e se prepare para a viagem que é este livro. Torça para não ser uma bad trip...

Importante: Esta resenha contém spoilers, porém a trama é tão insana que não estes não tiram a graça da leitura. Sem contar que é impossível spoilar piadas e divagações de um crocodilo.

Acompanhamos a história de um crocodilo que, chateado com a vida bucólica de seus semelhantes, resolve se aventurar por águas mais sujas e com sabor diferenciado os esgotos de uma cidade qualquer. O livro é narrado por nosso amigo repitiliano, que afirma ter desenvolvido a capacidade de raciociínio devido aos tóxicos ingeridos no esgoto.

Podemos dividr o livro em três partes Esgoto, Universidade e Motel. Bizarro? Sim, mas afinal em um livro narrado por um crocodilo, esse é o menor dos males. O livro peca mesmo, por ter somente um capítulo. Isso mesmo, um capítulo de 174 páginas, sem quebras ou divisões.

Na primeira parte, Esgoto, conhecemos os amigos do crocodilo: Brás, um cachorro cujo alguns de seus amigos foram devorados Santana, um velho tonel de óleo sua primeira paixão Vergueiro, o sapo fumante (entre outros vícios). Após instalar-se nos esgotos e se alimentar dos dejetos e detritos humanos, instaura-se uma ditadura dos ratos, que passam a controlar todos os objetos e alimentos que saem pelo esgoto, para desespero do narrador. Junte a fome com a oportunidade uma moça que perde o sapato no esgoto e solicita a ajuda do narrador para recuperar o mesmo e temos a primeira refeição humana do livro Anhangabaú, o travesti.

Com certeza você deve ter pego a impressão que este é um livro sarrista, impossível de ser levado a sério. Afinal com uma história tão absurda, como não rir, não é mesmo? Porém o autor surpreende nesse quesito, tornando o crocodilo extremamente filosófico e analítico. Divagamos sobre sapos , cachorros, literatura, digestão, docência, cadeia alimentar, a humanidade entre outros. É bastante assunto pra digerir e por vezes pode causar indigestão (ok parei com os trocadilhos), ou seja, um leitor não preparado para tantos monólogos e teorias pode se cansar facilmente.

Essa ditadura dos esgotos é rompida, com a introdução de Vergueiro o lagostim, o qual incitará idéias revolucionárias na mente de nosso amigo de sangue frio. É aqui que o bicho pega, literalmente. Nosso narrador finalmente se solta e devora tudo que vê pela frente, ratos, esquilos e um verdadeiro buffet de humanos. Infelizmente a festa não dura muito tempo devido à uma construção que chega até o lar do crocodilo e seu subsequente envio à universidade para estudos.

Começamos então à espiral descendente do livro. A universidade revela-se um centro de estudos para outros animais tão ou mais inteligentes como o nosso narrador, todos estudando e lecionando outros animais, sem necessariamente um motivo específico à não ser controlar seus instintos básicos. É um lanche rápido e sem graça comparado com o verdadeiro banquete filosófico e cômico que foi o Esgoto. Temos uma nova fauna divertida para acompanhar nosso réptil-autor, com destaque para a sucuri Jasmin, altamente cínica do status do qual os animais inteligentes conquistaram.

Fechamos o livro com o crocodilo se mudando para um hotel para focar na escrita de suas memórias e suas teorias o livro que você possui em mãos. Aqui o autor já mostrou que não tem mais cartas na manga e continua repetindo a fórmula ao inserir personagens bizarros e filosofias crocodilianas (um notebook com personalidade e uma aranha escritora). A essa altura o material está gasto e o leitor ansioso por um desfecho, algo novo, um sentido para essa loucura toda, e o autor não entrega. O leitor ficará na mão se espera uma lição de moral, uma reviravolta ou conclusão. É melhor apreciar o livro pelo que ele é, um buffet de idéias sem sentido com direito a loucura como sobremesa.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-mastigando-humanos

Ohanna Núria 06/09/2014

A obra trata da vida de um jacaré que reside em um esgoto de uma cidade. Ao longo da história, alguns animais desse "habitat" ganham autoridade sobre outros, com regulamentos parecidos com os dos seres humanos. Ganham também profissões importantes numa universidade e a liberdade para trafegar na cidade sem nenhuma detenção.
Santiago Nazarian, autor do livro, trata a vida de maneira diferente da realidade, onde os animais conseguem a racionalidade, substitui os humanos nos trabalhos... Enfim, então a um passo para ficarem superiores aos humanos e controlarem a vida na Terra.

Wellington 29/08/2014

nome dos personagens
Curti muito o estilo de escrita do Nazarian, desse livro em específico o que eu mais gostei foi o nome dos personagens que eram nomes de estações do metrô daqui de são paulo hahahha, sensacional