Do outro lado

Do outro lado Natsuo Kirino

Resenhas - Do Outro Lado

Telma 09/06/2012

MARAVILHOSO! - 5 estrelas dadas com prazer.
Minhas impressões:

Muito mais do que um thriller policial, Do Outro Lado é uma viagem ao interior da mente humana. É uma descrição crua dos sentimentos, emoções, medos e questionamentos que fazemos no dia-a-dia.

Apesar de denso, o livro é narrado de maneira gostosa e simples (que é onde percebo estar sua poesia). A sucessão de acontecimentos está muito bem alinhavada, resultando numa estória extremamente bem contada.

Em alguns momentos podemos prever o que acontecerá em seguida, mas somos, na maior parte do tempo de leitura, surpreendidos.

Peguei-me admirada com a inteligência, perspicácia e imaginação ilimitada da autora. Sem dúvida, Natsuo Kirino ganhou uma fã.

Você sabe o que é torcer para que alguém saia impune de um crime, mesmo esse alguém sendo culpado? Sabe o que é mudar de ideia sobre um personagem constantemente? É isso! O livro incita a contradição de pensamentos e à revisão de conceitos moralistas que já trazemos conosco. Creio que isso aconteça porque a autora nos mostra o ponto de vista de cada um dos personagens sobre o mesmo fato e claro, eles variam dependendo da motivação. O que lhe levou ao ódio, pode levá-lo à compaixão, após a leitura da "mente" do personagem.

O único aspecto negativo é o que talvez eu possa atribuir à tradução: algumas frases ou comportamentos chegam a ser muito simplistas diante da complexidade das ações que lhes seguem, no texto/estória. Outros pequenos clichês também contam aqui como aspectos negativos, entretanto, posso afirmar com veemência que, O LIVRO VALE MUITO À PENA!

SUPER RECOMENDO!

Deixo você com a sinopse do próprio livro:

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.

Sinopse:
De meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko e seus colegas permanecem ao lado da esteira transportadora, embalando quentinhas. Apesar de oferecer bom salário para meio-expediente, o serviço na fábrica de refeições de comida pronta é desgastante. Entre o trabalho mecânico da madrugada e os afazeres domésticos da manhã seguinte, as quatro operárias japonesas viveriam o repetitivo e extenuante cotidiano da mulher contemporânea até que um trágico assassinato mudasse suas vidas para sempre.
Casado com a bela Yayoi e pai de seus dois filhos pequenos, Kenji Yamamoto chegara ao limite da irresponsabilidade ao arriscar todas as economias da família no bacará. Viciado no jogo e obcecado por uma misteriosa e sensual prostituta da boate Playground, perdera o respeito em casa quando agrediu covardemente a mulher. No dia seguinte, reagindo às humilhações impostas pelo marido, Yayoi o enforca, em uma briga, com o cinto de sua calça.
O gesto inconseqüente da jovem senhora Yamamoto é o início de uma trama sem mocinhos e bandidos. Desesperada com a possibilidade de parar atrás das grades, Yayoi apela para a solidariedade de sua colega de fábrica Masako, que, por estranhos motivos, decide ajudá-la a se livrar do corpo do marido. Com a ajuda de Yoshie e Kuniko, Masako desmembra o cadáver de Kenji e o espalha em sacos plásticos pelos lixos de Tóquio. O assassinato talvez ficasse para sempre sem solução se corvos não indicassem à polícia as primeiras pistas do crime.
Ao identificar em poucos dias o corpo de Kenji Yamamoto, os investigadores logo passam a se debruçar sobre as possíveis causas do homicídio. Os problemas que o marido de Yayoi acumulara na boate Playground e no cassino anexo lançam suspeitas sobre o cafetão Satake, um homem capaz de tudo para proteger suas mercadorias. Cúmplices no assassinato e na ocultação de cadáver, Yayoi, Masako, Yoshie e Kuniko sabem, porém, que seu segredo está a perigo. Suas vidas de tédio e indiferença nunca mais serão as mesmas.

Sylvia 09/06/2012minha estante
Adorei a forma como você analisou o livro e sem nenhum spoiler!
Consegui esse livro a pouco tempo em uma troca aqui no skoob.
Menina,vc vai me fazer furar a fila...Só aumentou a vontade de le-lo.
Vou até procurar mais livros do autor.
bjs.

Telma 09/06/2012minha estante
Pois é, Sylvinha...rs
Creio que você nunca vai ver uma resenha minha com spoiler. Também não me veria lendo uma que contivesse.
Fura a fila, sim... Vale super à pena. Estou ainda degustando o livro (mesmo já estando terminando outro).

Silvia 10/06/2012minha estante
Nossa esse tbm parece ser ótimooooooooooooo.

Telma 10/06/2012minha estante
e é ótimo mesmo, Silvia!
tenho certeza de que você iria amá-lo!

Claudia Cordeiro 01/08/2012minha estante
Tb adorei este livro, foi para os meus Favoritos. Sua resenha, de novo, diz tudo!

Telma 01/08/2012minha estante
Dinho,
Felizmente temos um gosto muito parecido pra leitura o que ainda vai nos render muitas trocas!
Fico feliz que tenha gostado da resenha!
Abração

sagonTHX 27/02/2012

IMPRESSIONANTE
Vou ser bem sincero. Comprei o livro por causa da capa. Vamos convir, não? A capa impressiona. Aquele olho na ponta da faca... aquilo hipnotiza a gente. Só pela capa qu pagaria pelo livro qualquer preço. Mas, como aproveitei uma proção na internet, embarquei. Uni o útil ao agradável, mesmo sem saber se a história seria boa.

Quando comecei a ler o livro, em julho do ano passado, esperava mais um drama (mais pra um dramalhão do que qualquer outra coisa), porém o drama vivido pelas protagonistas Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko me cativaou logo de começo. E o que parecia ser um dramalhão virou um drama, um crime, uma loucura, um suspense ardiloso, uma trama macabra e uma esperança sofrida.

Sofrimento, mágoa, amor, ódio, perdão, medo, felicidade, esperança, incertezas, traição, amizade, humildade... Ufa! Um amálgama de tudo isto e um pouco mais.

Do outro lado é um thriller policial de primeiríssima qualidade. Possui uma história dramática, com uma carga emocional muito grande. No entanto, é uma grande lição de vida, moderna, verdadeira... universal!

É impossível não se envolver, não se encantar ou torcer por Yayoi, Masako, Yoshie e Kuniko, com seu modo de vida banal, envolvidas num crime mais banal ainda, fazendo disso uma forma de superar as suas dificuldades pessoais, inclusive a financeira. Em si, a história poderia ser banal, pelo fato de ser real, corriqueira, de já fazer parte do nosso cotidiano. Por outro lado, há todo um simbolismo (muito próprio da filosofia oriental) por detrás disso tudo.

Do outro lado deve ser lido ao pé da letra, mas, também, deve ser visto subjetivamente. Pois luz e trevas se mesclam, revelando os dois lados de um mesmo medalhão, de uma mesma personalidade. Fogo e gelo. Céu e inferno. O Anjo e o demônio, e um spo pessoa. E aí levantamos muitas questões, entre elas, talvez a principal: até que ponto podemos ter certeza absoluta de que estamos de fato do lado certo da linha que nos separa do brutal?

O julgamento é seu.

Altamente recomendado aos leitores em busca de algo novo e original. Fãs de romance policial. Leitores de estômago forte.

Nota 10. Um dos melhores romances policiais que li nos últimos 10 anos.

San... 29/01/2012

O livro não foi tudo que eu esperava. Não digo que seja uma história ruim, muito ao contrário, apenas esperava uma empolgação que definitivamente não senti. Há aspectos interessantes sobre a solidão dos personagens, o reconhecimento dos iguais, e mesmo os limites que uma vez ultrapassados impedem completamente um retrocesso. Há um travo violento na obra, animalesco, sombrio. A exploração do miserê das personagens talvez se destinasse a justificar as atitudes, as escolhas feitas, o que, a meu ver, não deveria ocorrer. Certas escolhas não têm justificativa e, para o bem ou para o mal, assim devem permanecer.

Marina 27/05/2011

Esqueça o glamour, a modernidade e a riqueza da terra do sol nascente. Em "Do Outro Lado", Natsuo Kirino nos mostra uma faceta mais fria, crua e miserável do Japão. Aqui temos 4 mulheres que trabalham duro em uma fábrica de alimentos fazendo um serviço mecânico e repetitivo e ganhando muito pouco.

Ao contrário da maioria dos suspenses policiais que nos apresenta um assassinato no início do livro, e o enredo gira em torno do mistério de descobrir quem é o assassino, aqui já sabemos logo de cara quem cometeu o homícido: Yayoi, uma das funcionárias da fábrica, mata o marido, e suas colegas de trabalho resolvem ajudar a desovar o corpo. A trama, então, começa a girar em torno das consequências deste assassinato, e como a vida de cada um dos envolvidos será afetada, sendo que cada capítulo dá o foco a um dos personagens.

O livro é bem longo, por isso o detalhamento é muito rico, e os personagens são muito bem desenvolvidos. Por vezes, a linha que separa o instigante do cansativo é muito tênue, mas é aí que entra o brilhantismo da narrativa de Kirino. Mesmo em situações longas, há sempre um sentimento meio angustiante, ainda que sutil, e que vai minando pouco a pouco a resistência do leitor, até que ele se renda completamente à curiosidade (mórbida).

Outro tema abordado neste livro com maestria, a ponto de parecer um personagem por si só é a solidão. Todos os personagens da trama são prisioneiros de sua própria solitária: Masako é casada e com um filho, mas parece uma estranha na própria casa; Yayoi, casada com um marido que a despreza, a trai e é viciado em apostas; Yoshie, condenada a cuidar de sua sogra moribunda, e mesmo tendo duas filhas, não pode contar com elas pra nada; Kuniko, uma mulher invejosa e insegura, que não consegue fazer amigos e nem segurar um namorado; e finalmente Satake, que não consegue se envolver com ninguém devido a um acontecimento misterioso de seu passado. A solidão, de certa forma, é o ponto que converge todos eles ao assassinato.

O livro possui cenas bem violentas e pesadas. Mas ele não choca pelo seu teor sangrento, e sim, pelo aspecto realista que a autora dá à violência, passeando pelos cantos mais obscuros da mente humana, e mostrando como qualquer pessoa normal pode ter, latentes, os sentimentos mais perturbadores.
Andreia 16/07/2011minha estante
pense em um livro bom,apesar das partes sangrentas e violentas,o estilo é de prender a atencao totalmente.
Foi um dos melhores livros que li esse ano.

Ana 24/04/2012minha estante
Já entrou para minha lista. :)Depois comento com vc.

Suzi 02/03/2011

"Agora percebera por que ultrapassara todos os limites. Mas o que será que esperava por ela do outro lado?"

Muito boa esta estória, nos remete ao Japão, a uma realidade bem diferente das retratadas do sucesso e esplendor econômico do país.

Yahoi, Yoshie, Masako e Kuniko, quatro mulheres que devido a proximidade no ambiente profissional, acabam se unindo em drásticas circunstâncias e que vêem suas vidas mudar totalmente, após uma decisão de Yahoi, que chegou ao seu limite buscando uma esperança, um sonho de liberdade.
Os fatores principais deste livro são: a solidão, a dificuldade e a busca desenfreada pela liberdade, que é buscada de formas bem "diferentes" por cada um. São estes sentimentos que unem, que fazem o elo se estreitar entre os personagens.

Recomendo o livro, embora seja longo, a autora conseguiu não deixá-lo cansativo, fazendo com que todo detalhamento inicial, que foi extenso, fosse útil e justificável no desenrolar da estória.

Adriana 14/02/2011

O livro de Natsuo Kirino se apresenta como um suspense leve. Até mais ou menos à metade do livro, o enredo deixa a desejar. A trama se passa na vida de quatro mulheres trabalhadoras de uma fábrica de comidas prontas, que repentinamente, tiveram suas vidas envolvidas em um crime. No início, o texto fica um pouco massante, porque a autora passa a explicar detalhadamente a vida dos personagens envolvidos. No entanto, no decorrer da estória, os personagens vão ganhando vida e se revelando. O estilo da escrita é ora em flash back, ora se passando na realidade, ora mostrando a interpretação de um fato pelo olhar de um personagem, e logo após, a interpretação do mesmo fato pelo olhar de outro personagem.
Acredito que a autora tenha tentado fazer um estudo psicológico de seus personagens na trama, pelo modo como pensavam, atuavam, mas achei que neste quesito ela pecou um pouco, pois poderia ter explorado muito mais o íntimo das suas criaturas.
A melhor parte do enredo para mim, foi o acontecimento final, embora previsível, mas Natsuo soube escrevê-lo de forma linear e empolgante.
Livro destinado ao amantes de suspenses leves e um pouco de drama psicológico. Ed. Rocco, preços, em média, entre R$ 35 e R$ 55, nas melhores livrarias.

Pefico 19/10/2010

Sanguinolento
Do Outro Lado
Sem spoiler

Do Outro Lado, de Natsuo Kirino, conta a estória de quatro mulheres japonesas de meia idade, trabalhadoras de uma fábrica de produção de alimentos, que se unem para resolver um problema inesperado. Este problema começa quando Yayoi, a doce mãe de dois meninos, tem um ataque de fúria em uma briga com o marido após descobrir que ele gastara todo dinheiro que haviam guardado em mulheres e jogo. Yayoi mata o marido a sangue frio e liga para Masako, a lider entre elas, pedindo ajuda.

Por algum motivo, que nem mesmo Masako compreende, ela aceita ajudar Yayoi e acaba envolvendo as outras duas colegas de trabalho, Yosha e Kuniko, no processo. Masako também orienta Yayoi em como agir para que ela não se torne suspeita e orquestra toda situação de forma organizada e lógica como se estivessem na linha de produção de alimentos da fábrica.

Mas como três mulheres frágeis farão pra se livrar do corpo de um homem maior e mais pesado que elas sem levantar suspeitas? Ao se confrontar com um problema dessa natureza a solução parece muito simples, mas brutal e sanguinolenta: cortá-lo em pedaços e espalhá-los pela cidade.

A solução pode parecer maligna, mas quem sabe nossas (anti)heroinas não conseguem fazer disso uma oportunidade pra trocar a linha produção da fábrica de alimentos por um negócio mais.... lucrativo?
Do Outro Lado não é apenas uma estória muito boa, mas uma narrativa bem construída e um daqueles plots que te mantêm constantemente lendo e lendo e lendo até que você percebe que são quatro horas da manhã. Os personagens são incrivelmente reais e nos fornecem um vislumbre do tipo de preconceito e dificuldades sofridas pelas mulheres na sociedade japonesa. A estória dá uma enrolada no meio e fica um pouco chata, por isso dei quatro estrelas, mas o final praticamente compensa tudo.

Recomendo "Do Outro Lado" pra todos aqueles que gostam de romances de terror e suspense e que não sentem aversão por um bocado de sangue.

KASTRUP 16/09/2010

Morbido
Uma amiga de trabalho cansada de ser espancada pelo marido, resolve dar um fim a este suplicio, matando o mesmo.O problema era livrar-se do corpo, para isso pediu ajuda as colegas de trabalho da fabrica de quentinhas noturna em que trabalhavam. E ai que a coisa se complica, ao cortar o corpo do morto em varios pedaços, e distribui-los pela cidade, acabam sendo descobertas por um membro da yakuza local, que precisava se livrar de alguns outros corpos, e as contrata para repetir o modus operandis.
Enfim um livro morbido, em que o amor e o orgasmo acontecem em estranhas ocasioes.

Cissa 31/07/2010

Excelente
Nunca tinha lido uma história tão bem contada, com personagens psicologicamente bem construídos e interligados seja pela rotina, pelo desamor ou falta de objetivos numa vida sem esperanças.

Não há moral, amor, interesse ou laços de amizades entre as personagens. Elas são unidas por um destino insólito, que poderia ser diferente se uma única atitude correta fosse tomada.

Me peguei torcendo para uma das personagens da história, não por ser heroína, pois heróis não existem lá, apenas por ser a mais inteligente e fria. Isso chegou a me incomodar pois nunca havia torcido para os "politicamente incorretos", digamos assim, mas eu torci muito por Masako.

A história é densa, forte, crua e desnuda, mas ao mesmo tempo me pegou pelos meus lados mais ignorados por mim que são os da mesquinhez e o da frieza. Isso me incomodou muito e ainda está incomodando, por mais incrível que pareça.

Quem quiser ler tem que estar preparado para cenas fortes, descritas com certa crueldade e sadismo, porém impossível de largar até o desfecho que é surpreendente.

Recomendável para quem tem estômago forte, controle emocional e conhecimento de seu lado moral bem resolvido, pois a história mexe com a gente.

É ótima!!!

Nana 31/07/2010minha estante
Adorei sua resenha Cissa! Concordo com vc...este livro é excelente e mexe com a gente mesmo. Fica na memória!

San... 23/08/2010minha estante
Livro tb. em minha estante de desejados e que, diante de sua resenha muito bem escrita, faz com que eu me empenhe mais em conseguí-lo.

Suzi 07/12/2010minha estante
Vou falir desse jeito! Mais um que entra na lista de minhas prioridades.

Cissa 07/12/2010minha estante
Ai Suzi... eu já fali, estou no vermelho...hahaha

Márcia Naur 04/02/2011minha estante
Nossa Cissa!
Amei sua resenha e fez ter vontade de lê-lo.
Bj

Sandramithy 07/06/2010

Uma trama surpreendente!
Um livro que prende o leitor do início ao fim. Um romance com cenas fortes, chocantes e com uma pitadinha de suspense. Os personagens são bem detalhados e desenvolvidos. A autora descreve as angústias e o tédio de quatro mulheres que levam uma vida monótona pela rotina cotidiana de seus empregos noturnos e pelas crises conjugal e familiar. Uma narrativa bem detalhada, mas, sem ser cansativa. Um ótimo livro.
Rosa Santana 24/06/2010minha estante
Concordo com vc. Gostei bastante desse livro. Bem construída a narrativa, ainda que por vezes previsível...

Juli 05/06/2010

Amei esse livro, achei perfeito. Sem palavras para descreve-lo.

Muito merecido o premio Grande Prêmio Japonês de Melhor Romance Policial de 1998.

Personagens bem construidos, historia chocante e forte.

Uma historia que eu incocientemente procurava a muito tempo, e achei nele.

Perfeito.

Virou meu favorito.
Felipe Mendes 20/05/2012minha estante
É 1 livro incrível mesmo!

Nana 06/03/2010

Tenso, violento e perturbador!!
Masako, Yayoi, Kuniko e Yoshie são colegas que trabalham no turno da madrugada em uma fábrica de comida pronta no Japão.
Todas de meia idade, donas de casa, mãe de filhos e com problemas familiares.
Masako tem um relacionamento complicado em casa, dorme em quarto separado do marido e o filho adolescente não fala com os pais a anos.
Kuniko foi abandonada pelo marido recentemente, está endividada, gasta muito mais do que pode e busca empréstimos com agiotas .
Yoshie é viúva, com dificuldades financeiras e cuida da sogra que está doente sem sair da cama.
Yayoi é casada com um homem que além de beber, sai com prostitutas, perde todo dinheiro no jogo e ainda agride a mulher.
A vida destas mulheres muda na noite em que Yayoi é agredida pelo marido e em um ato de desespero e raiva, ela o estrangula com um cinto.
Sem saber o que fazer, pede ajuda a Masako que se prontifica a ajudá-la a sumir com o corpo. Em seguida as outras duas amigas também são envolvidas no assassinato. O corpo é cortado em várias partes para ser colocado junto ao lixo e assim a trama vai se deselvolvendo de uma forma tensa e viciante.
Gostei muito da forma de escrever deste autora, ela é detalhista sem tornar o livro cansativo. As cenas são descritas de forma que o leitor consegue visualisar os personagens.
O livro prende a atenção desde o primeiro capítulo, com personagens muito reais que qualquer um poderia conviver no seu dia-a-dia.

Cissa 26/07/2010minha estante
Nana, que história é essa!? Não conseguia deixar de pensar nela quase o dia todo, até que terminei o livro. Havia momentos que torcia para que Masako e Yoshie se dessem bem e momentos que desejava esgana-las. Uma história diferente, envolvente que me fez questionar os limites do homem. Incrível!

Cláudia 23/10/2009

Achei o livro excelente, cada capitulo é narrado por um dos personagens mais importantes (digamos assim), portanto cada um tem um estilo diferente - e os personagens são super bem construídos e desenvolvidos, é fácil se identificar ou ver semelhanças entre eles e as pessoas que conhecemos. A trama estilo policial/suspense é muito bem escrita, não acontecem momentos desnecessários ou lentos, o ritmo é ótimo.
A personalidade fria e sem frescuras da Masako é como uma brisa no verão, sei lá parece que me acostumei com personagens femininas mais sentimentais e a Masako acabou sendo um alivio, alguém original e ao mesmo tempo realista, mas não entenda errado, a história é cheia de sentimentos, acho que a autora criou personagens para todos os gostos, e a maneira como eles interagem e acabam criando todos os tipos de laços em suas vidas dá até uma certa inveja do talento da escritora.
Uma narração tensa e brutal, já aviso aos interessados que a narração tem momentos bem violentos e envolve assuntos possivelmente desagradáveis então recomendo apenas para quem gosta do gênero.