Persepolis 2

Persepolis 2 Marjane Satrapi

Resenhas - Persepolis 2

sara 04/01/2022

simplesmente amei. pesado, e extremamente genuíno. é sempre importante ver como outras vivem no mesmo mundo em que vivemos, mas numa realidade completamente diferente

Thaisa 27/02/2024

"Persepolis" é a autobiografia de Marjane Satrapi contada em duas graphic novels: enquanto no primeiro volume, "The Story of a Childhood", acompanhamos a infância de Marjane vivendo no Irã durante a Revolução Islâmica, perdendo seus direitos como mulher, vendo a família ser perseguida por suas ideologias políticas, conhecendo pessoas que, depois, serão mortas pelo novo governo ditatorial e presenciando bombardeios assim que a guerra eclode, até que seus pais, desejando um futuro melhor para a filha, mandam a garota para Viena, afim de salvá-la. Se anteriorimente temos a visão de uma criança nos contando como foi lidar com tudo que estava ocorrendo em seu país, nesse segundo volume, "The Story of a Return", acompanhamos a adolescência e vida adulta de Marjane - a solidão das ruas frias de Viena, os dramas juvenis, a chance de fazer novas amizades, como é ser uma expatriada, a xenofobia, a saudade e o peso de viver em um outro país, as fases de autodescoberta, a descoberta sexual, a liberdade de se reinventar... Até que, já crescida, Satrapi volta para o Irã, onde a guerra ainda é diária, as mulheres ainda não tem seus direitos garantidos e tudo é incerto. Vemos ela se transformando ao se descobrir no mundo, sendo presa, casando, se divorciando, deixando a família para trás e seguindo novos rumos profissionais e pessoais; mas a liberdade também tem seu preço...
Marjane faz um trabalho impecável ao narrar sua vida do seu ponto de vista, mostrando desde os momentos mais terríveis até os mais belos ao longo de várias décadas. Através de ilustrações simples em preto e branco, ela consegue transmitir, com perfeição, a intensidade de tudo que viveu.
A primeira graphic novel é incrível, mas a segunda me conquistou ainda mais: me vi em diversos conflitos internos da protagonista e me identifiquei bastante com a forma com que ela demonstra a saudade de quem está longe e como é ser uma imigrante, abordando os traços positivos e negativos que apenas quem saiu de seu país para viver em outro é capaz de compreender - e, por isso mesmo, me peguei chorando bastante ao longo de toda a trama, principalmente no final, quando, com uma única frase, Marjane resume a vida de um estrangeiro.
"Persepolis" é uma obra-prima que absolutamente todos precisam conhecer, pois é de suma importância aprender sobre a vivência dessa mulher fantasticamente humana que é Marjane Satrapi.

bartgirl 14/02/2021

Ótimo jeito de começar o ano!
Primeiro livro de 2021 pra chegar com grande estilo! Persépolis 2 é um livro fácil e gostoso de ler e a trajetória da protagonista é realista e tira o folêgo ao mesmo tempo. Recomendo demais se você leu a primeira parte!