A Insônia do Vampiro

A Insônia do Vampiro Ivan Jaf

Resenhas - A Insônia do Vampiro

Nathy 05/04/2011

Um livro interessante, mas com partes sem noção! Como uma vampiro pode ter insônia? Mas com bastantes acontecimentos históricos de Portugal e que pode ser usado para as aulas de historia. suhsuhsuhsuh!
Adorei quando o vampiro vai a psicóloga, de noite e começa acontar como era a vida dele em Lisboa. Encontrando um vampiro que foi causa transformado do mesmo jeito que ele, mas eu algumas partes não tem muito sentido a historia, começa a falar dos acontecimentos que ocorreram em quanto ele está com Raimundo Pascoal.

No entanto, um fato muda o rumo da história: o grande terremoto de 1755, que assolou Lisboa. A cidade acabou sendo completamente destruída. E esse fato permitiu que a Igreja Católica começasse a ser questionada em Portugal, assim como permitiu a ascensão do Marquês de Pombal, o primeiro-ministro do rei D. José I e o déspota esclarecido (líder político que seguia os preceitos do Iluminismo em detrimento à cartilha absolutista) que comandou uma das maiores reformas administrativas em Portugal, no sentido de superar o obscurantismo da religiosidade. Reformas essas que acabaram se refletindo no Brasil, então colônia do império português.
Na tragédia do grande terremoto, o nosso vampiro perde o amigo Raimundo Pascoal, que acabou incinerado pelo sol quando a caverna onde estava sendo mantido refém desmoronou; mas as duas crianças sobrevivem em meio aos escombros - os pais morreram. Nas mãos da Igreja Católica, as crianças - uma humana, outra vampira - recebem tratamentos diferentes, já que a criança vampira foi encontrada bebendo sangue. Mas, como a criança vampira vai desenvolvendo um comportamento normal, as duas não podem mais servir como símbolos, um do bem e outro do mal. Aí, nosso vampiro rapta o bebê vampiro, mas quase não escapa de Rosa Loba e Morcegão, que sobreviveram ao terremoto e quase executam os dois. Quem evita o pior é Clemente, o vampiro que mordeu o nosso vampiro, portanto seu "pai". E é ele quem providencia o destino das duas crianças, que acabam sendo criadas em separado.
O nosso vampiro acompanha o crescimento do garoto vampiro, Vicente, que se desenvolve normalmente, como uma criança mortal, durante a reconstrução de Lisboa. Nada aponta que Vicente seja vampiro...
...até que o agora rapaz descobre sobre seu irmão. E, ao sair para procurá-lo, as consequências são inesperadas. Nessa procura pelos motivos de sua insônia, o nosso vampiro vai desfiando a vida e os costumes de Portugal no século XVIII. As descrições feitas por Jaf dos costumes fanáticos do povo e das execuções promovidas pela Inquisição Católica - bem como a execução em praça pública, por motivos pessoais e políticos, da família Távora, acusada de ordenar um atentado contra a vida do Rei D. José I, que era amante da esposa de um dos filhos do marquês de Távora - são bem escabrosas. Tudo para mostrar que, em matéria de horror, há algo bem pior que vampiros e lobisomens: a insanidade e o fanatismo da humanidade, capazes de promover coisas muito mais assustadoras que qualquer monstro.
Lua 13/11/2014minha estante
Eu particularmente comecei a gostar mais do livro depois do terremoto ter acontecido. kkk's

Lelouch_ph 06/06/2021minha estante
MDS que resenha incrível.

Lets_abueno 22/03/2021

Leitura relaxante
De vez em quando adoro relembrar este tipo de leitura infantil. A Insônia do Vampiro é um dos primeiros livros de prosa que tenho lembrança de ter lido. Sua leitura é gostosa, divertida e bem suave, do tipo que você pode engolir em uma tarde.

Ao mesmo tempo que conta a história de um vampiro com insônia, aprendemos um pouco mais sobre a cultura e os costumes de Portugal dos século XVI e XVII. Então, acredito ser até bem didático para uma criança e até bem quisto por adultos. (É só relevar alguns fatos vampíricos bem impossíveis)

Lelouch_ph 17/01/2024

Um autor que aprendi a admirar
Acho interessante como a proposta dessa coleção de obras que falam da relação Brasil-Portugal na história é contada sob o ponto de vista de um ser virtualmente imortal. Um vampiro. E não importa muito uma ordem de leitura. Todas as histórias podem ser lidas individualmente sem nenhum problema, embora eu ainda não tenha adicionado aqui no Skoob os outros livros. Pois bem, neste livro vamos ver como foi a destruição de Lisboa por um terremoto de magnitude imensa que destruiu toda a cidade e matou milhares. Mas este é apenas o pano de fundo, o ponto principal aqui é que nosso protagonista, o vampiro está indo em uma psicanalista para tratar sua insônia. E a mesma acredita que a resposta está em seu passado então ele começa a contá-la sobre seu nascimento como vampiro e como veio parar no Brasil. Acredito que se eu falar qualquer coisa sobre o enredo principal, irá estragar um pouco o mistério então vou dar apenas um dica: Culpa por uma decisão muito antiga. A escrita de Ivan Jaf fala muito com poucas palavras, e isso é simplesmente espetacular para mim. As informações são dadas sem enrolar mas, ao mesmo tempo, sem perder a profundidade necessária para que o enredo se sustente. Conheci a obra por acaso ao ganhar este livro e me apaixonei pela escrita, embora tenha demorado para ir atrás de outras obras. Uma coisa interessante é que eu fiz amizade com o filho do autor, o animador de stop motion e Light Paint, Pedro Iuá um profissional extremamente talentoso e um ser humano muito humilde e ótimo de ser conversar que convidei para o evento de minha universidade que organizei como membro do Centro Acadêmico. Acredito que foi uma das maiores coincidências da minha vida, fazer amizade com o filho de um dos meus autores favoritos de forma aleatória pois eu literalmente só cheguei no Instagram dele o convidando para o evento oferecendo a passagem e estadia pois era o que nosso caixa poderia garantir. E com o pouco tempo que passei com Pedro durante os três dias do evento que ele ficou em Fortaleza conosco da organização, pude conhecer mais do autor que admiro e ver que além de um ótimo profissional ele também é um ser humano a se admirar.

Marcus Klinger 18/07/2020

Um livro nada previsível
o livro me surpreendia um pouquinho mais a cada capítulo, com grandes mudanças na história e desvios interessantes.
o livro conta muito sobre a história de Portugal e quebra clichês em relação aos vampiros, mostrando que até esses possuem o seu lado sensível e humano
não gostei que o livro se aprofundou muito pouco (ou quase nada) em aspectos da psicanálise, além disso, a dimensão em relação ai tamanho das folhas e a fonte me incomodaram um pouco

jackfowl 29/03/2023

Boa ficção histórica
Ficção histórica com vampiros! Essa série do Ivan Jaf é muito boa para quem gosta da relação entre Brasil e Portugal entremeada com as aflições vampirescas.

@suzans.bookverse 21/11/2013

Contrariando muitos daqueles que dizem que os vampiros são monstros sem coração, Ivan traz uma incrível história que eu, particularmente, considerei comovente, a qual valeu muito a pena ler até o final.
Thales 22/12/2013minha estante
concordo com vocÊ

@suzans.bookverse 18/02/2014minha estante
Obrigada, Thales!

Fernanda.Costa 19/10/2021

Amooo
Eu amo muito esse livro com todas as minhas força! Li ele pela primeira vez quando tinha 10anos achando que tinha algo relacionado ao Crepúsculo ?mesmo não tendo nada ver eu amei muito, hj depois de 6anos estou lendo de novo e ainda é um dos meus favoritos ??

Anderson 14/06/2013

A insônia do vampiro
Passar as noites acordado não é problema para o narrador desta história.A final,ele é um vampiro,e só pode sair em busca de sangue no escuro das madrugadas.O mal de que sofre é exatamente o oposto,passar os dias em claro,revirando-se no caixão!E o dia dura o dodro da noite-o que torna sua agonia duas vezes pior que a de um mortal. Na busca da cura,decide fazer análise.Ele sabe que escavar traumas de centenas de ano não vai ser fácil,sobretudo ao resolver dolorosas recordações de Portugal, sua terra natal... Nessas lembranças,vem á tona a amizade com um vampiro religioso que,em plena Lisboa do século XVIII,morde o pescoço de um indefeso bebê-o que geraria consequências tão tenebrosas quanto o ato.Nessa regreção,o narrador revive também momentos históricos, como a Grande Peste que foi a maior epidemia de Portugal.Na época, muitos a chamaram de " peste sem nome" porque era proibido mencionar a doença,o terremoto de Lisboa e o surgimento dos Iluministas que foram os primeiros a contestar e condena o Absolutismo e a concepçao de mundo católico.Defendiam os direitos naturais e universais: propriedades privada,liberdade e resistência ás tiranias.Em Portugal,o iluminismo chegou apenas no fim do século XVIII.Resta saber em que parte desse passado está enterrado a solução que dará fim ao tormento de seu presente.....

jackzxxx 31/03/2024

O livro tem uma narração muito fluída, as introduções de contextos históricos não são maçantes e ainda sim traz uma riqueza de detalhes e conhecimento. a trama em si é bem desenvolvida e eu amo os títulos criativos dos capítulos. absolutamente outra coisa q amo nele é a boa colocação de piadas ou recursos sarcásticos.
Jeandela 02/04/2024minha estante
continuou sem mim? eu esqueci d ler o resto dsclp

jackzxxx 03/04/2024minha estante
continuei amor, desculpe.

Jeandela 03/04/2024minha estante

Rafa 24/08/2015

A insônia do vampiro
Um livro que mistura história, terror e uma pitada de humor com esses três quesitos o livro “A insônia do vampiro” se torna uma leitura instigante para os leitores.

A história tem um personagem principal, um vampiro que sofre de insônia e decide procurar um tratamento para esse mal. Em busca de uma cura para sua insônia o vampiro vai atrás de uma terapeuta ( também vampira ) e através dessa ajuda o vampiro volta em suas memorias de mais de quinhentos anos de vida.

O livro é narrado em primeira em primeira pessoa e o autor tem uma linguagem de fácil compreensão e ao mesmo tempo didático. Somos levados ao século XVIII mais especificamente em Lisboa, um dos personagens principais é o jovem vampiro Raimundo Pascoal, ele é apaixonado por uma jovem e tem o sonho de ser pai e construir uma família solida. Infelizmente esse desejo é impossível e tem que ficar de lado, pois Raimundo é um vampiro e torna isso uma causa impossível.

O autor soube aproveitar todo o ambiente construindo os fatos mais importantes do século XVIII sendo um deles a grande peste que foi a maior epidemia que dizimou milhares de pessoas em Portugal, conhecida como “Peste sem nome” porque era proibido falar sobre ela.

No livro é mencionado sobre o terremoto que destruiu grande parte de Lisboa e tudo isso é passado pela visão dos dois vampiros que estavam presentes nessas catástrofes. O leitor vai encontrar e conhecer sobre o Iluminismo, à ascensão do marquês de Pombal entre outros importantes marcos históricos que fizeram grandes mudanças em Portugal.

Um livro super recomendado para todas as idades e perfis literários, sem contar que a obra é ricamente ilustrado.

site: http://www.livreando.com.br/2015/08/resenha-insonia-do-vampiro.html

Danilo 08/05/2016

Leia sem medo
O livro é bem peculiar, além de se entreter, você aprende um pouco de História. Livro de vampiro, mas não é assustador, esse é o diferencial. Enfim, leitura agradável, tema interessante e diversão garantida. Vale a pena ler.

Julia 20/06/2023

Insônia do vampiro
Li já fazem alguns anos, lembro-me de ver na estante da escola um livro completamente diferente do que eu estava acostumada e acabei me viciando nesse graphic novel tão cativante. Contém um humor negro e sofisticado e nos faz entender um pouco da Lisboa do século 19, é um romance vampiresco e trágico muito hipnotizante.

Sathy 30/03/2017

Excelente
Um vampiro que tramita em fatos históricos é genial.
A narrativa é muito boa, os personagens cativam e a história é empolgante do começo ao fim.

Ismael.Vilela 23/05/2021

A exploração de uma persona, pelo mundo a sua volta.
Ivan Jaf, de uma forma ou de outra, soube muito bem transmitir a inutilidade de seu protagonista perante um mundo recheado de ideias em constante renovação. Tamanha a grandiosidade desse universo, a construção desse personagem permeia o fantástico, a ironia, o iluminismo, e a história. A ficção surge na verossimilhança histórica, nas superstições e na comédia por trás de tudo.

Dessa forma, o livro possui uma ligação muito querida com sua própria trama, com seu espírito interior. O contexto domina o protagonismo, o coadjuvante é quem dá razão à história. Assim, a modelagem dramática manifesta-se no conjunto de ideias alheias, que formam uma pessoalidade íntima, que chega a ser inerente.

Mais que isso, a idosa e católica Portugal dos séculos passados, recheada de misticismo e visões do iluminismo, parecem dar sentido a tal história vampiresca. O vampiro conta sua ficção, seu cosmo, suas regras, seus motivos e suas limitações, mas tudo surge naturalmente num mundo miticamente fantasioso. Nesse viés, não se falta, de maneira alguma, a naturalidade em explorar a insônia de um vampiro, num dinamismo evidentemente juvenil, criado para atrair os jovens num entretenimento denso, que transmite a história por meio da vida culta de um vampiro.

No final, seu entretenimento foi a história real, e não simplesmente a ficção.