Estive lá fora

Estive lá fora Ronaldo Correia de Brito

Resenhas - Estive lá fora

mouemily 20/08/2017

Eu não sei nem o que falar desse livro ou que nota dar pra ele.

Eu li os três primeiros capítulos e depois larguei Estive lá fora por uns dois dias até pegá-lo de novo e ler os próximos vinte e cinco em uma tarde porque eu queria acabar aquilo logo. A narrativa é bem bonita, gostei de ler mais sobre o Recife e as cidades do interior no período da ditadura e tudo mais, mas eu não consegui gostar do Cirilo. Acho que perdi de vez a paciência pra livros com protagonistas homens literatos tentando achar seu lugar no mundo sob a sombra de um outro homem mais forte (no caso, o irmão mais velho, Geraldo - juro, toda vez que o Cirilo reclamava que ele tinha sido obrigado a ser o filho primogênito eu queria morrer) e dividido entre as mulheres santas (sua própria mãe e a estudante de artes Rosa com suas aquarelas e sua aversão ao sexo antes do casamento) e seja lá o que a Paula era nesse livro por conta do seu relacionamento aberto com o Cirilo e o Leonardo.

Nos últimos capítulos eu cheguei a pensar que um livro sobre a Rosa seria MUITO MAIS INTERESSANTE. Alguma coisa mais As Meninas, da Lygia Fagundes Telles, em outro cenário que não o sudeste do Brasil. Mas, né, não foi o que rolou.