Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Fabi 14/07/2022

Leitura nº 30 de 2022
Finalizo a série estarrecida com esse final. Que final é esse, minha gente? Eu sei que nas adaptações de livros para filmes sempre há algumas mudanças. Mas esse é completamente diferente! E fico feliz por ter sido surpreendida, pois foi essa a sensação que tive ao terminar a leitura: uma surpresa daquelas.
Sim, esse é o mais pesado e macabro da série. Nele conseguimos entender melhor a mente de Lecter. Achei tb a escrita do autor diferente, mais detalhada. Era preciso prestar atenção aos detalhes. E, nesse gênero literário, gosto de prolixidade. Muito bom!

belligna 20/06/2022

De todos da série esse é o mais pesado e perturbador. Os personagens são tão desgraçados que até quem não gosta do Hannibal acaba torcendo por ele.
Eu só não consigo engolir esse final. Não dá. Não tem como. Eu NÃO consigo ver a Clarice dessa forma. Eu gostei porque foi algo que me surpreendeu, mas não consigo comprar. Não me convenceu. Fora isso, o livro é perfeito. Recomendo, mas leia sem expectativas.

Jaime.Nichols 08/06/2022

Excepcional
Esse livro é para mim o ápice do talento de Thomas Harris. Esqueçam o filme, esse livro é muito mais complexo e denso.

jeslendo 27/05/2022

A escrita do autor é bem fluida como nos livros anteriores, mesmo que em alguns momentos tenha se tornado mais lenta nesse volume, e os personagens são mais descritos e explorados, para o bem ou para o mal. Porém, todo o final foi uma coisa muito rápida e um pouco sem sentido que me decepcionou um pouco, como se tudo o que eu tivesse lido até o momento no livro tivesse se encaminhado diretamente para o nada.

Zombief 27/05/2022

"Silêncio dos Inocentes" é um clássico, história muito boa, e personagem muito interessantes. Legal que é um dos poucos casos que o livro é escrito em segunda pessoal (não muda nada, mas legal).

Agora nesse livro senti que ele cagou na cabeça dos personagens, parece que não entendeu o que fez as pessoas gostarem dos personagens pra começo de conversa. Poderia funcionar se não fosse tão abrupto, me lembrou tipo aqueles filmes tipo Pânico que alguém do grupo diz ser o assassino e muda a personalidade de normal pra louco de uma vez.

Juliano.Ramos 16/03/2022

Bom livro policial, em alguns capítulos ele engata, em outros há uma certa lentidão que deixa o leitor desmotivado, de qualquer forma eh uma boa história.

Priscila 11/02/2022

Decepcionante
O Livro é muito bem descrito e tem um jogo psicológico facinante.
Em certos capítulos a leitura é bem cansativa. Mas o problema todo foi o final. Não tenho palavras agradáveis para o final.
Eu lamentei muito o fim do livro. A união feita é absurda e, mesmo sabendo "até certo ponto" não é possível digerir.
Enfim, de modo geral, vale a pena ler, porém aconselho aos leitores que se preparem para o fim, talvez vocês sintam a mesma indignação do que eu.
Dizem que a adaptação para o final revoltou até o Diretor, por isso o fim no filme é diferente do livro.

Vih 10/02/2022

Hm...
Assim, eu gosto muito da construção do Hannibal e amei ver mais dele nesse livro. Contudo, achei o final muito sem noção e, sinceramente, muito superficial. Pro final fazer sentido, o autor tinha que ter desenvolvido mais, aprofundado (algo que a série fez com maestria). Também achei os outros personagens muito jogados e nao teve tanta emoção quanto o livro anterior. Mas foi bom. Valeu a leitura.

Chester 09/01/2022

Visceral e "romântico"
Confesso que dos três livros lidos até agora (Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes) este foi o menos estimado por mim.
Claro que é uma obra inevitavelmente esplendorosa e o Harris quer dar um "gran finale" para sua jornada.
Lembro de ter lido em algum lugar que a Jodie Foster, que interpreta a Clarice em O Silêncio dos Inocentes, não quis retornar ao papel em Hannibal por motivos pessoais e por não concordar com o curso da personagem.
O final é surpreendente, de fato. Diria até que inesperado.
No decorrer da trama entramos bastante na cabeça do Dr. Lecter e é interessante observar o quanto sua mente vai do psicopata ao erudito, ou melhor, mescla o médico ao monstro. Seria uma referência moderna ao Dr Jekyll and Mr Hyde?
Espero que vocês tenham mais admiração pela obra do que eu. Mas reforço que gostei porém não o suficiente para concordar com o fim da jornada que vinha sendo traçada durante todos esses anos.

Carol Kowalski 08/01/2022

Até aqui a série Lecter só foi evoluindo.
Meu deeeeeuuusss, que livro maravilhoso!! Bem diferente do filme. A parte erudita do Lecter é ainda mais apaixonante. O Verger tem uma irmã e uma treta familiar enorme. O Krendler é zilhão mais [*****] com a Clarice. A parte dos porcos até o jantar é muito melhor. E o final, muito diferente.
Quem viu o filme, viu um resumo do que é a profundidade do livro.

Clara.Beatriz 18/12/2021

Com certeza o melhor por enquanto! O começo foi arrastado, mas a partir de 50% o livro se desenvolve rapidamente. O final...

Rayssa 06/12/2021

Um desenvolvimento lento que vale a pena
A maior parte do livro é desenvolvido de forma lenta e sem pontas soltas, até chegar ao climax que é fantástico e se desenrola em um final bem longe dos clichês, muito bem construído e nada previsível. Na minha opnião, o melhor entre os 3 primeiros.

hammezita 09/09/2021

completamente sem palavras
Eu achei que nenhum livro da saga ia superar O Silêncio dos Inocentes, mas Thomas Harris não brinca em serviço. Vi gente comentando que o livro é arrastado, mas foi exatamente a riqueza em detalhes de Harris que consegue criar essa atmosfera horripilante e atraente, que te traz pra dentro da cabeça e raciocínio desses diversos personagens, todos completamente insanos. E o final, diferente do filme, me pegou completamente de surpresa e quando começou a narração dela eu achei que ia me frustrar mas, ao contrário, só fez com que eu me rendesse à esse livro de vez. Horripilante, sanguinário, apaixonante e de tirar o fôlego. Não é a toa que Hannibal é um dos personagens mais famosos.

Alê 10/08/2021

Livro maravilhoso, reflete bem o Hannibal da série. Apesar de todo o horror e as cenas sangrentas, é impossível não se apaixonar pelo Dr. Lecter.