A Primeira Oração de Jéssica

A Primeira Oração de Jéssica Hesba Stretton

Resenhas - A primeira oração de Jéssica

Fernanda 24/10/2012

Resenha: A Primeira Oração de Jéssica
Confira a resenha COMPLETA de A Primeira Oração de Jéssica no blog Segredos em Livros:

Resenha: A primeira Oração de Jéssica foi um livro que logo de inicio me encantou pela capa com tons de cores fortes e enigmáticas. Na história conhecemos Jéssica, uma menina inocente e extremamente ingênua. Ela vem de uma origem pobre e humilde, porém desde cedo conviveu com problemas da vida, diante de uma mãe alcoólatra e a busca, dia após dia, por comida para sua sobrevivência. A menina pode não entender muitas coisas, mas ainda assim tenta fazer o melhor para si e as pessoas que convivem ao seu redor.
Até que entra em sua vida um personagem muito importante e que iria fazer uma grande diferença em sua caminhada. Jéssica conhece Sr. Daniel em seu local de trabalho, onde servia café. Ele começou a ajudá-la porém inicialmente tinha duvidas em relação a sua conduta. Mas seus pensamentos mudaram completamente, sendo que ele não aparentava ser uma pessoa de muita conversa. Depois de muitos encontros, Jéssica foi apresentada a um homem totalmente diferente ao que aparentava. E nesse envolvimento, se formou uma linda amizade, repleta de fé, esperança e cumplicidade.
Aos poucos Jéssica soube mais sobre a vida de Sr. Daniel e descobriu que ele era zelador de uma capela. A partir desse momento, muitas perguntas surgem em sua mente, palavras que ela desconhecia.

“Jéssica queria descobrir o que era um ministro e o que era Deus.” Pg. 41.

Mais em >> http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-primeira-oracao-de-jessica.html

Pri de Luz 05/10/2023

De aquecer o coração
Este livro aqueceu meu coração de formas difíceis de traduzir em palavras.

Não sabia que a autora Hesba Stretton (nome real: Sarah Smith) era amiga de Charles Dickens, nem que tem entre seus leitores vários admiradores, inclusive imperadores!

Vendeu milhões de cópias e foi traduzida para o árabe, cingales, japonês, búlgaro, tcheco, russo, italiano, português, espanhol, alemão, francês (nota do revisor da primeira edição inglesa em 1867).

Quando o comprei, não imaginava que era tão bom. Havia lido algumas resenhas e recomendações, vi que era uma boa história, então quis ler. Todavia, superou minhas expectativas!

É como um grande conto que prende do início ao fim. Não dá vontade de parar de ler. A linguagem é simples, e o conteúdo tão profundo que não há como ficar indiferente!

Confesso que não gostei da capa nem do título. Achei que não fizeram jus à grandeza do conteúdo. Não compraria pela capa nem pelo título. Assim como as resenhas que li me encorajaram (e sou imensamente grata por elas) a ler, fiz questão de também deixar aqui o meu encorajamento. Quem sabe alguém leia o livro por causa da minha indicação e também seja abençoado, né?

ricardo_22 23/10/2012

Resenha para o blog Over Shock
A Primeira Oração de Jéssica, Hesba Stretton (Sarah Smith), tradução de Vagner Barbosa, 1ª edição, Içara-SC: Dracaena, 2012, 152 páginas

Conhecida pelo pseudônimo Hesba Stretton, Sarah Smith nasceu em julho de 1832 e é considerada uma das escritoras evangélicas mais populares do século XIX. Seus livros eram usados em escolas do Reino Unido e de outros países, como a Rússia, e mostravam a vida de crianças nas ruas em histórias com princípios cristãos.
Em sua obra mais conhecida, A Primeira Oração de Jéssica, Stretton conta a história de uma menina pobre que sofre com a mãe alcóolatra e que vive nas ruas em busca de comida. Certo dia, sem saber se terá o que comer, Jéssica conhece Sr. Daniel, que tem uma barraca de café e aparentemente não é um homem de bom coração. Porém, ele aos poucos vai ajudando a menina, mostra sua verdadeira personalidade, e então nasce uma bonita história de amizade.
No início, Jéssica nada sabe sobre Sr. Daniel e por isso resolve segui-lo e descobre que ele também é o zelador de uma capela. Jéssica não entende sobre o que acontece naquele local, mas isso vai sendo revelado e ela entenderá o poder da fé, da esperança e principalmente da bondade entre os homens, sendo que tudo será explicado de maneira clara e objetiva.

“Pela luz fraca da vela, Daniel viu os olhos de Jéssica fixados sobre ele, com um ar triste e amoroso. Então ela levantou a mão, fraca, até o rosto dele, colocando-a sobre os olhos fechados. Seus lábios febris se moveram lentamente. "Deus", disse ela, “por favor, faça com que o coração do Sr. Daniel fique macio Em nome de Jesus, amém”” (pág. 65).

A Primeira Oração de Jéssica pode ser considerada a grande surpresa da literatura em 2012, isso porque apesar da sinopse demonstrar ser uma bonita história, o interesse por ela era praticamente inexistente. Nada chamava atenção, pelo menos não antes de iniciar a leitura desse que é um dos grandes clássicos da literatura inglesa.
A história é aparentemente simples e é justamente essa simplicidade que dá um toque especial ao livro, já que dificilmente é possível explicar sobre a fé para uma pessoa e quando essa pessoa é uma criança, que nunca passou por qualquer tipo de ensinamento sobre Deus, isso pode se tornar ainda mais difícil. Com isso, A Primeira Oração de Jéssica busca mostrar a importância do amor, da amizade, da fé e, sobretudo da presença de um Deus onipotente em nossas vidas. Todos esses assuntos tratados de uma forma capaz de prender a atenção dos mais jovens já que é o público alvo e quem tem muito mais a aprender.
O livro é dividido em duas partes: A Primeira Oração de Jéssica, publicado originalmente em 1866 e em formato de livro no ano seguinte, e A Mãe de Jéssica, também de 1866 e publicado em livro em 1904. Sendo assim, ainda que brevemente, é possível perceber a evolução da personagem principal entre as duas histórias, sendo que na segunda sua importância para Sr. Daniel e os demais personagens é ainda mais clara. Além da relação entre Daniel e Jéssica, a participação do ministro da igreja é de grande destaque, já que ele é o responsável por passar a palavra de Deus à pequena garota, usando alguns trechos da Bíblia, por exemplo.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2012/10/resenha-113-primeira-oracao-de-jessica.html

Julia G 22/11/2012

A primeira oração de Jéssica - Hesba Stretton
Resenha originalmente publicada no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

Uma menina muito humilde, com roupas esfarrapadas e pés descalços, era constantemente vista pelas ruas enlameadas e frias de Londres. Excluída, além da pobreza, por um preconceito que tecia regras veladas na sociedade, tinha que enfrentar as crises de violência e de bebedeira de sua mãe.

A vida não era fácil, mas algo mudou quando Sr. Daniel, dono de uma barraca de café instalada em uma das esquinas da cidade, ofereceu a Jéssica um pequeno lanche, com os restos do que lucrou no dia. E aquele - e talvez único - gesto de compaixão daquele homem mudaria para sempre a vida da pequena menina, e também a dele próprio, possibilitando uma existência mais cheia de amor, de comunhão, e de Deus.

A Primeira Oração de Jéssica, de Hesba Stretton, possui uma história escrita há séculos, mas que pode ser lida e entendida hoje sem grandes dificuldades. A garota que dá nome à obra é uma personagem inocente, carismática e inteligente, mas principalmente benevolente que, mesmo não sabendo a princípio quem é Deus, deposita instantaneamente toda sua fé Nele e, aos poucos, muda a vida daqueles que estão ao ser redor.

O livro nos permite pensar em coisas demais - em como não nos damos conta das coisas boas que temos, do bem que podemos fazer com um simples gesto, e em como o simples fato de ter fé pode mover nossas vidas. Daniel, que vivia isolado no topo de todo seu orgulho e sua ganância, por exemplo, percebeu que uma vida sozinho com suas moedas não era realmente vida, e isso simplesmente olhando a profundidade dos olhos daquela garota.

Por ser curtinho, A Primeira Oração de Jéssica pode ser lido rapidamente. Não é o que se pode chamar de leitura profunda, mas pode se tornar assim dependendo das reflexões que se faz ao terminar. Dividido em duas partes, com Jéssica ainda menina e depois um pouco mais velha, a história tenta ilustrar as mudanças que acontecem na vida daqueles que vivem do amor. Estranhei um pouco as diferenças de formatação do livro nessas duas partes, já que na primeira os diálogos são marcados por aspas (como acontece com os livros em inglês), mas na segunda isso é feito por meio de travessões. De qualquer forma, isso não atrapalha, e o livro é fofo o suficiente para valer a leitura.

Vanessa Sueroz 27/11/2012

O livro conta a história da pequena Jéssica. Uma criança pobre, mora em um lugar miserável, ingênua, não tem pai e a mãe vive bêbada pelos cantos, porém Jéssica tem algo que muitas pessoas não tem, um espírito cheio de vida e sensível.
Jéssica vive de um lado a outro nas ruas da cidade procurando comida e acaba por conhecer o Sr. Daniel, um homem bom que além de ajudar Jéssica com suas dificuldades acaba fazendo mais que isso, ele a apresenta a um ser maior, a apresenta a fé e a religião.

“Jéssica queria descobrir o que era um ministro e o que era Deus.”

Ter fé e religião fez toda a diferença na vida de Jéssica, afinal ele não é como a maioria das pessoas que busca a fé como salvação. Jéssica tem uma fé na vida e depois que conhece tudo sobre Deus sua vida começa a mudar com a ajuda de Daniel e dos novos amigos da igreja.

“Pela luz fraca da vela, Daniel viu os olhos de Jéssica fixados sobre ele, com um ar triste e amoroso. Então ela levantou a mão, fraca, até o rosto dele, colocando-a sobre os olhos fechados. Seus lábios febris se moveram lentamente. “Deus”, disse ela, “por favor, faça com que o coração do Sr. Daniel fique macio Em nome de Jesus, amém””

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-primeira-oracao-de-jessica/

MARCIA MARIA 16/11/2012

Falar não basta e preciso viver a FÉ!
Uma história pequena, emocionante e cativante. A protagonista, a pequena Jéssica aparece como uma criança pobre de posses, mas com um espírito rico e sensível. Nos dias atuais nos deparamos quase que frequentemente com diversas "Jéssicas", quando vemos, principalmente em grandes centros de metrópoles pessoas que passam por nós, e que muitas vezes ignoramos, e em outras vezes nos levam a um questionamento acerca de nossos valores e crenças, fazendo-nos perceber que muitas vezes falamos o que não vivemos, nos envergando pro lado errado.
A história nos mostra a realidade interior do ser humano quando da sua escolha religiosa, que em boa parte das vezes dizemos ser cristão e não vivemos o cristianismo. Falamos em fé e nem sempre vivemos esta fé. Outro ponto importante é o valor de uma verdadeira amizade, o que ela pode fazer conosco e o que nós podemos fazer em nome de uma amizade, além do mais importante, é descobrir que nem sempre deixamos a uma janelinha do nosso coração aberta para receber novas amizades.
O valor do ser humano como pessoa com seus valores morais e não monetários e a preocupação, (hoje bem esquecida) do que Deus queria que fizéssemos em determinadas situações.
O reconhecimento do valor de uma mãe e seu possível resgate, algo difícil nos dias de hoje de ser vivido, mas as oportunidades de vivenciá-lo está gritante atualmente pra os jovens, não só filhos como também os pais.
O livro nos mostra ainda a Fó como base fortificante e elucidativa para que possamos acreditar e seguir em frente sempre que o desespero bater em nossa porta e sendo a melhor solução para o mal que possivelmente venha tentar nos afligir.
Esta fé nos vem de onde menos esperamos (muitas vezes), vem através de uma pessoa mais sofrida e doente que se nos apresenta cheia de carinho e esperança, em ações de bondade, em atos de coragem.
a história nos mostra que através de uma simplicidade ímpar a menina Jéssica muda a vida dos personagens da história. Em seus momentos de oração, carregados de simplicidade e intensa emoção, faz com que os personagens modifiquem sua forma de pensar e consequentemente viver. O Sr. Daniel achando-se muito religioso, descobre o grande impasse de sua vida, dizer-se religioso mas não viver sua religiosidade. Na busca da valorização de bens materiais, aprendeu com a convivência com Jéssica o significado de valores morais e espirituais percebendo seus real distanciamento de Deus e dos ensinamentos de Jesus.
Uma história emocionante de uma criança com atitudes abnegadas e de muita coragem que com certeza tocará o coração ficando na memória o seus ensinamentos e Fé.

Gladys 14/02/2013

Resenha A Primeira Oração de Jéssica.
Um livro emocionante, com verdades cristãs.

Não se assuste, pensando que é uma trama para te “empurrar” uma religião, mas é um livro sobre relacionamento com Deus e seu filho Jesus. Verdades práticas para o nosso dia a dia.

O livro é dividido em duas partes: a primeira nos é apresentado Jéssica, Daniel e o ministro, a segunda fase tem uma ênfase maior na mãe de Jéssica e na vida de Daniel.

Os personagens são descritos de forma tão humana, que poderiam ser reais e viver perto de qualquer um de nós. O drama humano vivenciado pelos personagens foi primorosamente construído.

São apenas 152 páginas, mas que te farão refletir no decorrer da leitura.

Rose 13/08/2013

Jéssica é uma menina pobre, que vive com uma família desestruturada, sem pai, e com uma mãe alcoolatra.
Mas esta menina que teria tudo para dar errado, acaba sendo um achado. De um evento que prova sua boa índole, Jéssica acaba conhecendo Daniel e eles se tornam grandes amigos.
Esta amizade acaba apresentado à Jéssica um mundo de fé, esperança e cumplicidade. Se Jéssica já era sensível, cheia de vida e benevolente, quando conhece Deus, acaba depositando nele toda sua fé e aos poucos, vai mudando a vida de todos ao seu redor, principalmente de Daniel.
É um livro curtinho e simples, mas com uma grande lição para quem se dispõe a ler.

Escuta Essa 17/08/2013

Clássico do Mês – A Primeira Oração de Jéssica
A primeira oração de Jéssica foi publicado pela primeira vez em 1866 na revista Sunday at Home e depois de um ano foi publicado no formato de livro, escrito por Sarah Smith sob o pseudônimo de Hesba Stretton.

O livro conta a história de Jessica, uma menina pobre, maltrapilha e faminta que vive nas ruas de Londres. Certo dia ela se depara com barraca de café do Sr. Daniel e ali vai se iniciando uma amizade, onde Daniel aos poucos começa a se preocupar com a vida sofrida de Jéssica, que vive de maneira miserável com sua mãe alcoólatra.

Certo dia após ver Daniel andando pelas ruas de Londres, Jéssica o segue e descobre que ele trabalha em um belo local, que possui um corredor acarpetado de vermelho, altos bancos de madeira de cada lado e, ao fundo, em uma plataforma, um órgão com um encantador brilho dourado.

Para uma criança que não conhecia praticamente nada do mundo, a descoberta de um local novo e acolhedor desperta naturalmente uma curiosidade inocente. Acompanhamos a partir daí a história de Jéssica e das pessoas que compõem a trama.

Um história singela, escrita em 1866, retratando dogmas e diferenças sociais, onde a autora destaca a situação dos pobres que praticamente eram ignorados pela sociedade. Imodesto em colocações teístas, observamos no livro, acima de tudo, o comportamento humano em movimento através da permuta com o sobrenatural.

O enredo se apresenta como um manifesto e o conjunto, não obstante, é impulsionado pelo valor sociológico e histórico ao retratar, ativamente, o espírito da época

(...)
Leia mais sobre a resenha de "A Primeira Oração de Jéssica" em...

Te espero lá ;) Deixe seu comentário, vou adorar retribuir :)

Renata do blog Escuta Essa

site: http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2012/11/classico-do-mes-primeira-oracao-de.html

Karini.Couto 24/08/2013

O Léo Kades me ofereceu esse livro e eu aceitei mesmo sem saber exatamente o que esperar dele. Tive uma surpresa deliciosa! Sabe aquele dia de tédio total que você pega vários livros e nenhum deles consegue prender a sua atenção? Eu estava assim, e vi a capa de A Primeira oração de Jéssica me chamando e resolvi pegar para ver do que se tratava; a história é um choque de fé, amor ao próximo, esperança.. As questões são abordadas de maneira simples e direta prendendo o leitor por suas 152 páginas lidas vorazmente!

Jéssica é uma menina pobre que vive na miséria perambulando pelas ruas a procura de tranquilidade e comida. Sua mãe, uma mulher bêbada e cruel, vendeu tudo do local onde chamam de casa para comprar bebidas acabando com um mínimo de conforto que pudesse dar a sua filha e nos seus piores dias espanca Jéssica. Além disso, ela simplesmente deixa que Jéssica se vire.. Se quiser roupas ou comida tem que correr atrás, ela não se importa em lhe prover nenhum tipo de conforto ou alimento, como uma mãe normalmente faria.
Perambulando pelas ruas, Jéssica conhece um homem, Sr. Daniel, que tem uma barraquinha de café. De inicio o Sr.Daniel parece um homem rude, mesmo dando-lhe um café. Ele a faz prometer que não voltará por uma semana e Jéssica cumpre com o prometido. Na semana seguinte Jéssica retorna para ganhar o prometido café com pão e após devolver uma moeda que Sr.Daniel deixou cair propositalmente para testar Jess ele fica consternado com a atitude da jovem e permite que ela retorne toda semana. Mesmo com diálogos podados Sr.Daniel aos poucos vai se rendendo aos encantos daquela menina humilde que sabe tocar seu coração com perguntas e gestos de muito significado para ele.
Sr.Daniel é um homem muito cauteloso e calado, não gosta de compartilhar seus sentimentos com as pessoas, mas Jéssica pouco a pouco consegue entrar em seu coração e lembrá-lo do amor de Deus!

Após um grande surto de sua mãe, Jess está perambulando pelas ruas quando se depara com seu amigo Sr.Daniel; ela se mantém oculta e segue ele até uma sinagoga onde ele é zelador.
A partir daí, Jéssica conhecerá a sua maneira Deus, Jesus Cristo e o céu e também encontrará pessoas dispostas a ajudá-la em sua situação de miséria e falta de esperança!

Jess respira bondade, pureza e fé! Gostaria de ter uma fé inabalável como a dela!

"Ó, Deus, quero saber mais sobre o Senhor.
E peço que, por favor, pague ao Sr.Daniel
por todo café que ele me deu."
(pág.46 Primeira oração de Jéssica a Deus)

Fiquei emocionada com essa pequena história sobre uma menina que não conhecia Deus, Jesus Cristo ou o Céu. Uma menina marcada pela vida e que apesar disso tem mais fé do que muitas pessoas que se dizem cristão.

Um choque de fé, amor ao próximo, esperança, bondade.. Eu recomendo o livro, pois muitas pessoas precisam se lembrar de que não vivem sozinhas.. Muitas pessoas precisam ter fé em dias melhores e acreditar que a morte não é o fim. Se cada um de nós tivéssemos um cadinho da fé de Jéssica e amor ao próximo. Nossa.. Esse mundo seria muito melhor!

A capa como podem ver é linda e a diagramação está perfeita. A revisão, apesar de ter tido duas pessoas que fizeram isso, saiu com erros, mas nada que atrapalhe a leitura!

site: http://www.mixliterario.com/2012/10/resenhaa-primeira-oracao-de-jessica.html