A infância acabou

A infância acabou Renato Tapajós

Resenhas - A infância acabou

Davigoncalvss 26/02/2024

Uma boa porta de entrada para a literatura brasileira
A infância acabou foi um livro indicado como obrigatório em minha época de escola, porém só peguei para ler realmente hoje aos 23 anos e posso dizer, não me arrependo, mas também fico triste por não ler esta obra magnifica antes.

Uma leitura bem intuitiva que chama o autor a se interessar pela obra ao passar das páginas. Várias reviravoltas no cenário brasileiro, tanto social quanto geográfico. Para aqueles que querem fugir um pouco dessa literatura mais padrão de fantasia best-seller, recomendo fortemente esse livro por se tratar de temas atuais e que prendem a atenção ao decorrer de sua história.

Saturnlly 24/02/2024

Uma ótima história
Li quando ainda era criança, acredito que em 2011-2012 e achei o livro sensacional, pois li mais de uma vez. Conta a história de um rapaz descobrindo a vida após uma decepção.

Jorge.Samuel 07/01/2024

Um livro bem pequeno mas muito bom, li ele quando tinha 12 anos e nunca me esqueci, em 2023 achei ele aqui em casa e li novamente, conta a história de um jovem que está virando adulto, é muito bom

joAo366 21/11/2023

Simplesmente incrivel, aborda varios assuntos interessantes e "polemicos" por assim dizer. A historia deixa você envolvido do inicio ao fim e ate mesmo lia roendo as unhas porém achei que o final dele poderia ter algo amais.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Interessante

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

beatriquis 11/04/2023

O livro que despertou o interesse de ler em mim ??
Este foi o primeiro livro que eu li, e ele foi capaz de me prender do início ao fim, me despertando o interesse da leitura.
A história poderia ser facilmente real, sobre um jovem que sofre com a separação dos pais e tem que aprender a lidar com as consequências disso. É intrigante acompanhar o desenvolvimento do personagem e há algumas imagens no livro que nos ajudam a imaginar com mais clareza o cenário.
Após este livro, eu li ?A Seleção? que me fez amar ainda mais a leitura, e assim por diante. Sempre vou ter um carinho enorme por este livro e tenho ele na estante até hoje, e jamais trocaria por outro.
Rafaella173 11/04/2023minha estante
Li emprestado de uma amiga na adolescência. Amei tb

Gabrielle 25/01/2023

a infância acabou
mt foda o livro, retrata um garoto adolescente em uma situação muito difícil, com os pais se separando, morando com o pai desempregado, sem dinheiro pra pagar a escola. mesmo ele sendo um adolescente ele da um jeito de conseguir um trabalho e se virar na vida, o livro tbm mostra vários pontos de vista, mostra o ponto de vista das pessoas q moram na periferia, de pessoas ricas e de pessoas em situações medianas. ótimo livro nacional

Kamily 04/05/2022

AMEI
Literalmente uns dos melhores livros que eu já li,eu acho que o amadurecimento do personagem foi muito bom,bem estruturado,posso dizer que é uns dos meus favoritos.

VitAria975 21/02/2022

Legal
Não é muito meu tipo de livro mas, foi uma leitura boa de se fazer
Traz a tona assuntos da realidade como o rascimo, desemprego, o crescimento e amadurecimento em si, mostra em partes bastante da realidade de muita gente atualmente

Mari 18/08/2021

Quero reler para melhor avaliar
Como li para a escola e faz muito tempo, quero reler. Mas lembro que aborda assuntos bem importantes. Lembro que gostei.

Marcos.Daniel 17/08/2021

Brasil de fato.
Uma boa história precisa de certos ingredientes que constituem uma consciência de idealidade formada por conceitos que fazem parte do nosso imaginário-comum. Essa é uma história brasileira, de fato, pois trás dramas brasileiros, e lembrando, é uma história infantojuvenil, então apesar de sua limitância dramática e pontadas de caráter machista e sexista, e esses dramas são espelháveis em histórias reais, principalmente para jovens de classe média que estão no ensino médio.

É um bom livro que conta uma boa história. Menção honrosa ao ilustre vislumbre da cultura hip-hop, referências ao Woodstock e indispensável clichê do Rock.

Aline.Rodrigues 03/05/2021

A infância acabou,a responsabilidade chegou
Em 1996 Renato Tapajós escreveu um ótimo livro prós jovens daquela época.Na narrativa ele descreve a história de Marcos,um adolescente que tinha tudo,até o seu pai perder o emprego e seis pais se separarem.
Li esse livro em 2006 e gostei demais.Marcos é um personagem muito bem desenvolvido,que vai amadurecendo aos poucos com os problemas da vida.
Amava esses livros que eram escritos pra juventude dos anos 80 e 90, geralmente eu os li nos anos 2000 e mesmo assim,mesmo tanto tempo depois essas histórias continuam atuais,isso é incrível.
Meu objetivo é trazer pra essa plataforma todos os livros que já li,até os mais antigos,e esse aqui é muito bom.

Vic 14/04/2021

A infância acabou
Li para o colégio,acho q em 2019 tmb.
Achei razoável,mas não leria de novo.
Bem curtinho,mas demorei muito pra ler,até porque na época eu não tinha o hábito da leitura.

Rodrigues 29/09/2020

A infância acabou,a responsabilidade entrou
Renato Tapajós em 1996 conseguiu escrever um livro ótimo.Onde ele conta a história de Marcos,um adolescente que vivia muito bem,porém tudo mudou até o pai perder seu emprego.Ai sua mãe se separou do pai,e eles passaram a passar por diversas dificuldades.
O personagem percebe que precisa trabalhar pra ajudar em casa.E com essa missão ele vai descobrir num mundo novo.Na história Marcos perde a virgindade com uma moça mais velha,se apaixona,descobre que tem amigos verdadeiros.
E um livro com muitas aventuras e ótimos personagens,gostei muito.O li no ano de 2006 e eles despertou muitas coisas em mim.

Micaeli9 03/06/2020

Cheio de referências da cultura pop, cotidiano e dramas adolescentes.