A infância acabou

A infância acabou Renato Tapajós

Resenhas - A infância acabou

beatriquis 11/04/2023

O livro que despertou o interesse de ler em mim ??
Este foi o primeiro livro que eu li, e ele foi capaz de me prender do início ao fim, me despertando o interesse da leitura.
A história poderia ser facilmente real, sobre um jovem que sofre com a separação dos pais e tem que aprender a lidar com as consequências disso. É intrigante acompanhar o desenvolvimento do personagem e há algumas imagens no livro que nos ajudam a imaginar com mais clareza o cenário.
Após este livro, eu li ?A Seleção? que me fez amar ainda mais a leitura, e assim por diante. Sempre vou ter um carinho enorme por este livro e tenho ele na estante até hoje, e jamais trocaria por outro.
Rafaella173 11/04/2023minha estante
Li emprestado de uma amiga na adolescência. Amei tb

*LuccasMatheus* 11/04/2012

A infância acabou!
O livro "A infância acabou", conta a história de um jovem chamado Marcos que enfrenta as dificuldades do dia-a-dia, como a falta de dinheiro, o bullyng, desentendimento com os pais e etc. Com a quantidade de coisas que acontecem, ele faz trabalhos extras ganhando dinheiro pois seu pai, desempregado a mais de dois anos, não consegue encontrar nenhum trabalho!

Esse livro me chamou muita atenção, pois relata o que acontece também na vida real com muitos jovens! A maioria deles tenta enfrentar tudo de cabeça erguida mas muitos, não conseguem!

O altor do livro, Renato Tapajós, teve a intenção de que o leitor jovem, se alto identificasse com o que acontecia no livro, Fazendo com
o que tivesse uma semelhança com o que acontece com ele na vida real ao que acontece com Marcos na ficção.
*LuccasMatheus* 11/04/2012minha estante

Boa avaliação!

Rodrigo.Silva 08/11/2017minha estante
valeu cara obg

Renata.Gabriele 20/11/2021minha estante
Nossa eu li quando estava na quinta série e ainda não terminei ele eu parei na página 100 vou ver se eu acho ele pra terminar

hugaoo 23/07/2009

Realidade nua e crua
Li assim que entrei na quinta série. A professora objetivava nos fazer atentar para uma vida nova que se descortinava com a entrada no "ensino fundamental". "A infância acabou, meninos", ela costumava repetir quando a chamávamos de "tia" ou quando alguém estava tendo um comportamento indesejável. Lembro-me de ficar chocado com a linguagem do autor, com as referências ao sexo, ao primeiro beijo, à perda da virgindade. Literatura infanto-juvenil recomendadíssima.

Micaeli9 03/06/2020

Cheio de referências da cultura pop, cotidiano e dramas adolescentes.

Aline.Rodrigues 03/05/2021

A infância acabou,a responsabilidade chegou
Em 1996 Renato Tapajós escreveu um ótimo livro prós jovens daquela época.Na narrativa ele descreve a história de Marcos,um adolescente que tinha tudo,até o seu pai perder o emprego e seis pais se separarem.
Li esse livro em 2006 e gostei demais.Marcos é um personagem muito bem desenvolvido,que vai amadurecendo aos poucos com os problemas da vida.
Amava esses livros que eram escritos pra juventude dos anos 80 e 90, geralmente eu os li nos anos 2000 e mesmo assim,mesmo tanto tempo depois essas histórias continuam atuais,isso é incrível.
Meu objetivo é trazer pra essa plataforma todos os livros que já li,até os mais antigos,e esse aqui é muito bom.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Interessante

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Rodrigues 29/09/2020

A infância acabou,a responsabilidade entrou
Renato Tapajós em 1996 conseguiu escrever um livro ótimo.Onde ele conta a história de Marcos,um adolescente que vivia muito bem,porém tudo mudou até o pai perder seu emprego.Ai sua mãe se separou do pai,e eles passaram a passar por diversas dificuldades.
O personagem percebe que precisa trabalhar pra ajudar em casa.E com essa missão ele vai descobrir num mundo novo.Na história Marcos perde a virgindade com uma moça mais velha,se apaixona,descobre que tem amigos verdadeiros.
E um livro com muitas aventuras e ótimos personagens,gostei muito.O li no ano de 2006 e eles despertou muitas coisas em mim.

Barbie 29/04/2009

Fantástico!
Li quando era adolescente e lembro que fiquei fascinada pela história, não larguei um minuto o livro até chegar logo no final. Preciso reler para sentir novas emoções...

Heloísa 05/06/2012

A infância acabou!
Marcos tinha 15 anos,seu pai trabalhava em uma multinacional,porém foi demitido.O dinheiro foi acabando,as coisas foram ficando mais difíceis.Quem pagava a escola para Marcos era Carlos,seu irmão mais velho,só que ele não podia mais bancar esse custo.
O melhor amigo de Marcos era Pedro,os dois juntos queriam ganhar dinheiro para ajudar Marcos,para isso criaram um franzine sobre bandas.
Marcos começou a tocar bateria na banda "Lethal Project",uma banda de rock,assim foi ganhando uns trocados para quitar,pelo menos,a mensalidade da escola.
Pra cuntinuar a idéia do franzine,Marcos teve de ir à uma favela e escutar um pouco de rap,colocar novamente em prática o franzine.Lá ele viu um garoto baleado no peito.Na favela percebeu uma realidade diferente,difícil.
Voltou para casa assustado,quem o consolou foi Pricila,a garota de quem ele gostava.
O franzine foi um sucesso,a vida de Marcos estava mudando,se sentia mais velho,principalmente agora que estava namorando Flávia,uma velha amiga de infância.
Marcos e Pedro se envolveram em uma enrascada,Marcos levou um tiro no braço,mas Pedro no peito.Foram para o hospital,Marcos só enfaixou o braço,mas Pedro fez uma cirurgia,porém tudo ocorreu bem.
Pedro,fora de perigo de morrer.Marcos está bem e namorando Flávia,agora tocando definitivamente em uma banda.Dono do franzine mais famoso da região.Paga a escola,responsávelmente,esse é o Marcos, que agora, vive debem com seu pai ...

joAo366 21/11/2023

Simplesmente incrivel, aborda varios assuntos interessantes e "polemicos" por assim dizer. A historia deixa você envolvido do inicio ao fim e ate mesmo lia roendo as unhas porém achei que o final dele poderia ter algo amais.

Lana 31/05/2010

Adoro!
Nossa, como eu adorava esse livro quando era mais nova! Li e reli diversas vezes, e achava ele o máximo!
OLhando hj, com uma visão mais adulta, percebo como ele trata da realidade nua e crua!
Altamente recomendado!

mfayon 10/02/2012

O que todo garoto deve saber.
Realidade dura, aprendendo a superar os tropeços que a vida lhe obriga a aceitar.

Gi Marinho 09/02/2015

"A infância acabou" fala sobre um menino de classe média, cujo pai tinha um bom emprego e sua família portanto levava uma "boa vida", seu pai é despedido e com isso ele é obrigado a "abrir os olhos" para a realidade da vida, seus conflitos e e enxergar as desigualdades, tudo envolto em novas experiências da adolescência, novos amores e o mundo da música.

Vic 14/04/2021

A infância acabou
Li para o colégio,acho q em 2019 tmb.
Achei razoável,mas não leria de novo.
Bem curtinho,mas demorei muito pra ler,até porque na época eu não tinha o hábito da leitura.

Mari 18/08/2021

Quero reler para melhor avaliar
Como li para a escola e faz muito tempo, quero reler. Mas lembro que aborda assuntos bem importantes. Lembro que gostei.