História da Matemática

História da Matemática Tatiana Roque

Resenhas - História da Matemática

Alef 04/05/2021

Diferente do comum
O livro é muito bom. Sua principal característica é a de tentar dar um passo para trás na análise histórica da evolução da matemática. Não falo "evolução" no sentido teleológico, mas sim num sentido que a biologia também atribui. Esse passo para trás é no sentido do que o subtítulo propõe: aumentar a criticidade da análise e desfazer impressões historicamente equivocadas.

Creio que se dará melhor um leitor com alguma familiaridade com a matemática do ensino superior. Com algum esforço, o livro pode ser sim plenamente lido por qualquer um com conhecimento da matemática até o ensino médio. Contudo, alguns exemplos e algumas considerações passarão batidas para esses leitores.

No mais, esse livro me faz perceber a falta que faz uma disciplina obrigatória de história da ciência/da matemática/da computação na minha universidade (a UFBA), na qual estudo Ciência da Computação.

P.s.: Em especial, é maravilhoso que o livro seja de uma professora autora brasileira.

Jamerson.Alves 06/04/2022

A matemática pode ser divertida
A experiência da leitura por muitas páginas tende a ser entediante e cansativa. Embora alguns conceitos abstratos devem ser discutidos com um bom embasamento teórico, e realmente são discutidos assim no livro, alguns outros elementos históricos poderiam ser tratados de modo mais didático e não tão maçante como foi.

Mariah 05/08/2022

Um dos meus livros favoritos - mesmo. Muito bem construído. Tempo muito bem rendido. E pra quem se preocupa, não é denso - nem cansativo, ele sabe remediar. Realmente senti prazer. Barthes que me julgue nessa.

Raphael.Costa 25/04/2021

Livro que desvenda e quebra paradigmas
Li 2x durante minha faculdade e por ter sido aluno da Tatiana Roque.
Livro excelente que mostra a história da matemática de uma maneira nunca antes vista. Isso torna o livro maravilhoso.

de Aquino 10/09/2021

As Matemáticas
"Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas". É exatamente isso o que esse livro entrega e com bastante potência. Tatiana Roque vai contra a tendência natural dos livros gerais de criar uma história encadeada de descobertas que termina em algum ponto específico. Nesse livro temos, pelo contrário, a história contada como geralmente ela de fato se dá: de forma fragmentada e meio desconexa. O livro combate anacronismos e relatos tradicionais da evolução do saber nos dando uma noção mais realista do acúmulo desordenado de conhecimento que tivemos desde os registros mais antigos até o século XIX. Um belo livro.

Rhuan Maciel 17/07/2022

Com certeza um dos pontos altos do livro é a maneira como a história é tratada, entendendo cada descoberta matemática como um produto de seus homens e da sociedade da época. Essa abordagem desmistifica a linearidade que geralmente é utilizada para expor invenções físico-matemáticas, permitindo ao leitor obter uma ambientação e conhecimento das verdadeiras causas e contextos.

Outro fator importantíssimo dessa obra é a tentativa de não cair em eurocentrismos, anacronismos e preconceitos, as quais são características latentes no julgo histórico.

Dito isso, uma das partes que mais me intriga na história da matemática é o desenvolvimento do cálculo, o qual permitiu uma revolução nas ciências e na maneira de entender o mundo. E essa utilização do infinito é uma das coisas mais belas e empolgantes na ciência.

Johnny 05/01/2024

Bom Para Estudantes de Matemática
O livro relata fatos históricos sobre a criação e descobertas matemáticas, e talvez seja necessário algum conhecimento em matemática.

Dennisovych 05/05/2024

Um dos melhores livros de matemática que o Brasil já fez
Um dos melhores textos sobre matemática que eu li em minha vida.
A autora tem uma propriedade e uma conjectura pra falar do tema de uma maneira que eu vi pouquíssimos profissionais terem, não só na matemática, mas como em toda a área das ciências.
Forte recomendação, mas sugiro que você tenha um grande conhecimento do assunto pra poder iniciar sua leitura.