Desvendando Nelson Rodrigues

Desvendando Nelson Rodrigues Alexandre Callari

Resenhas - Desvendando Nelson Rodrigues

Camille 11/09/2012

Alexandre Callari aparece com um segundo livro escrito no estilo de “Branca de Neve”. Desta vez, seu foco está no conhecido escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Dono de uma língua afiada e uma quantidade de fãs tão grande quanto a de quem o odiou, Alexandre explora a vida de Nelson no cinema e na televisão, mas não sem, antes, fazer uma breve biografia do autor.

A partir dela conhecemos um pouco de Nelson Rodrigues, sua vida, principais dificuldades e fases que transpareceram na literatura que escreveu – seja ela qual for (para jornais, romances, sobre sua vida, críticas sociais, memórias, enfim). Com trechos de entrevistas e bases de pesquisa interessantes, passamos a ter uma imagem sobre quem, de fato, foi o autor reconhecido que não foi apagado com o tempo.

Além da biografia, Alexandre fez comentários sobre todos os principais filmes e seriados de televisão feitos com base nos textos do autor, incluindo comparações com outros filmes feitos a partir do mesmo conto ou livro, assim como falando das experiências de Rodrigues como ator e os vários prêmios recebidos por muitos atores - extremamente conhecidos hoje e apenas estreantes na época, como Lima Duarte – e cineastas, por suas adaptações sempre difíceis.

Deve-se levar em consideração o fato de que os textos escritos por Nelson eram sempre complexos e, para a época, gritantes. Se fossem escritos hoje, já seriam chamativos por conter cenas de incesto, por exemplo, naquela época além de serem desaprovados pela parcela conservadora era, certamente, um desafio para qualquer cineasta que se visse a ponto de colocar em seu filme atrizes nuas.

Informativo, bem escrito e muito interessante, admito que fiquei com muita vontade de assistir uma série de filmes feitos com base nos textos de Rodrigues, assim como séries que, mesmo recentes, sequer soube da existência – talvez seja hora de ficar um pouco mais atenta à televisão. Ainda que Callari não deixe de citar, em momento algum, o teatro e sua importância e comparações.

Carissinha 08/11/2012

Quando vi que a Generale havia lançado um livro sobre Nelson Rodrigues, eu soube que tinha que ler. Sou formada em teatro e uma grande apaixonada por cinema, e Desvendando Nelson Rodrigues trata exatamente destes meus dois amores. O livro, além de uma breve biografia do autor, mostra os trabalhos de Nelson no cinema e na televisão, sempre comentando sobre as versões teatrais das mesmas obras.

Para quem gosta do que Nelson fez e se interessa em estudar adaptação para cinema e TV, e por curiosidades do cinema, o livro é imperdível. Fiquei sabendo de muitas coisas que não sabia, não só sobre o dramaturgo, mas sobre o cinema brasileiro.

Além disso, algumas frases ditas por Rodrigues são citadas no livro e geram boas discussões.

Bom, teria dado 5 estrelinhas no Skoob se não fosse por um detalhe, mínimo, mas que me desagradou. Na parte que é para falar sobre o filme Vestido de noiva, com Simone Spoladore e Marília Pêra, o Alexandre Callari, autor do livro, só fala da versão teatral e não do filme, que deveria ser o comentado do capítulo. Sei que o Callari não gostou da adaptação, mas deveria comentar mais que uma frase.

Além disso, não tenho críticas. O livro é realmente bom e faz você ter vontade de sair lendo as peças e vendo os filmes de Nelson.

Mais em: http://artearoundtheworld.blogspot.com.br
Christiano 12/01/2018minha estante
Exato, pensei na hora "quando ele começa a falar do filme?", ele só diz que o filme não merece os mesmos elogios que a peça.

Christiano 12/01/2018

Informativo.
Gostei da breve parte biográfica do Nelson.
Recomendo ler os textos do Callari sobre os filmes depois de ter assistido os mesmos.
Curiosidades sobre produção, elenco, censura e repercussão dos filmes baseados na obra do "anjo pornográfico" são encontradas nesse livro.
Interessante para quem curte cinema nacional das décadas de 60, 70 e 80.