Sob a Pele

Sob a Pele Michel Faber

Resenhas - Sob A Pele

Nick leitora 25/03/2024

Sob a pele
O livro é surpreendentemente bom, mas esperava mais do final.
Esperava por uma investigação que nunca veio.
E fiquei com dó da protagonista.

MinnieYuni 15/03/2024

Uma vida de escolhas difíceis
Pelos comentários na capa do livro, esperava um tom a mais de "lição de moral" do que realmente encontrei, o que para mim foi uma ótima quebra!

Isserley teve uma vida repleta de desilusões e provações complexas demais para alguém tão nova, e isso custou muito caro em diversos aspectos, mas também é o que traz o aprendizado dela diretamente para quem está lendo, nos deixando culpados e reflexivos por cada vez em que julgamos as escolhas dela diante de tudo que está em jogo.

"Sob a Pele" chegou até mim como um Suspense padrão, mas a criatividade e acidez por trás da escrita é tão poderosa que o thriller se torna só um artifício narrativo para nos conectar mais com a protagonista a cada nova reviravolta na história.

Definitivamente foi uma grata surpresa para meu 2024 e não será uma leitura facilmente esquecida na estante.
Nick leitora 23/03/2024minha estante
Tô lendo ele agora. E o que tá me pegando é saber o que exatamente eles são, para além de todos os mistérios por trás de tudo.

MinnieYuni 25/03/2024minha estante
Também foi o que mais me pegou, mas depois que fica mais claro, tudo faz bastante sentido!

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Não confie em gostosas.
A história é incrível, extremamente envolvente. O drama que envolve a personagem principal é maravilhoso! Ela acaba se tornando refém do "trabalho" dela, assim como nós, meros proletariados.
Enfim.. é uma mulher/alienígena, que sequestra homens para alimentar outros da sua espécie.

Elisiane 21/04/2022

A Revolução dos Bichos do Séc. XXI
Ela passa os dias circulando pelas rodovias escocesas oferencendo caronas, mas busca, apenas, homens bem constituídos e solitários. Esses ?espécimes? irão desaparecer sem chamar muita atenção. Uma história bastante envolvente para nos fazer refletir sobre questões fundamentais.

Antonio 07/01/2022

Uma fábula contemporânea
Um excelente livro, que desenvolve uma fábula a partir de elementos que se aproximam da ficção científica.

otxjunior 01/11/2021

Sob a Pele, Michel Faber
"Você é uma pessoa cachorro ou uma pessoa gato?" Porque eu era do time ser humano antes de ler este livro. Não que ser humano aqui tenha o significado mais usual do termo. Mas não devo falar muito sobre o enredo sob pena de cometer spoilers e estragar a experiência ideal de se ler Sob a Pele sem informação prévia. O que nesse caso não exclui assistir o filme antes, são animais completamente diferentes.
Outra forma de ler errado é como infelizmente fiz, avançar um capítulo apenas por dia. Mas nunca acertei realmente o ritmo da escrita de estilo exótico de Michel Faber. A protagonista ambígua não ajuda - sendo o principal ponto de identificação, em uma passagem, seu espanto com o preço da carne! Inclusive, chegava a preferir quando o ponto de vista era alternado para um de seus eventuais caronas. À medida que perguntas geradas pela premissa intrigante eram respondidas com meia-revelações espalhadas difusamente no enredo, sem de fato diminuir a complexidade do mesmo, ironicamente não sentia estímulo para terminar.
Ao fazê-lo fui impactado por um fim metafísico, envolvendo uma inusitada explicação científica para a reencarnação (?). Para além desse viés, estão mais na superfície, sem trocadilhos, um estudo de classe, de gênero e das consequências nefastas do capitalismo não sustentável. E como investigador da natureza humana (a nível animal mesmo em seus elementos pouco civilizatórios, de fome, sono, libido, sobrevivência), Faber se mostra um verdadeiro conhecedor de psicologia, própria daquela irresistível visão pessimista da virada de século, ocasião em que o romance foi publicado.
Se nada mais, colocou um ou dois argumentos sobre veganismo a serem moderadamente considerados por mim.
Beta 01/02/2022minha estante
Esse é um dos livros mais importantes da minha vida, justamente porque, de uma forma ou de outra, dialoga, diretamente, com as premissas do veganismo. Gostei muito da sua resenha e gostaria de apontar que, tendo ela sido escrita no Dia Mundial do Veganismo, não deve ter sido coincidência alguma. Eu, inclusive, redigi um artigo sobre este livro - e também sobre "A forma da água" - para um Congresso. Direito, literatura e animais estão mais conectados do que podemos imaginar, haja vista que é a própria literatura a responsável por, em alguma medida, desnudar a mudança a existir para os animais. Isso, claro, acontece com outros campos, também: a Literatura costuma estar à frente, sempre numa forma desbravadora da própria vida; mas, seja como for, amei a sua resenha. Espero que considere o veganismo. Porque, sob a pele, somos todos iguais.

otxjunior 08/03/2022minha estante
Obrigado pelo rico comentário, Beta.
Chocado com a sincronia das datas! haha

Wesley 24/12/2020

Muito melhor que o filme
Comprei esse livro pois já tinha assistido ao filme de mesmo nome. Confesso que não gostei do filme, mas a temática tinha me interessando ao ponto de adquirir o livro para efeitos de comparações.
A única coisa que o livro e o filme tem em comum é a temática das caronas e conversas, depois desse ponto ambas as obras divergem. O livro é imersivo, denso em certos pontos, surpreendente e visceral em certos momentos. É uma leitura reflexiva em certos pontos, filosófica e reflexiva.

Recomendo para quem gosta de um bom romance com uma pitada de sci-fi.

Xandy Xandy 19/01/2018

Seria a bela Isserley uma predadora desalmada?
história tem como cenário principal a cadeia de montanhas Highlands, situada na Escócia, onde um Toyota vermelho, conduzido por uma jovem e misteriosa mulher, oferece carona aos desavisados e, diga-se de passagem, azarados caronistas que ao caírem nas graças de Isserley, , de estatura pequena e delicada, que possui como grande atrativo seu par de seios torneados e firmes, sempre realçados por generosos decotes.

Mas sua aparente beleza e seus “dotes mamários” não passam de um terrível engodo que ela utiliza para atrair suas vítimas do sexo masculino, selecionadas a dedo. Ao entrarem em seu Toyota, todos os “escolhidos” são submetidos a uma entrevista, sem desconfiarem que aquelas serão suas últimas palavras, pois logo que o questionário termina, um poderoso tranquilizante, à base de Icpathua, é disparado nas vítimas através do estofamento do banco do carona, silenciado-as para sempre!

Por que uma mulher empreenderia tanto tempo e trabalho para capturar homens nas estradas da Escócia? Seria a bela Isserley apenas uma predadora desalmada? Ou algo muito mais maligno e sinistro estaria escondido por trás de sua pele?

O resto, só lendo muito!

O livro é bem interessante, já que faz com que sintamos certa empatia pelos caronas, torcendo para que, logo após a entrevista, Isserley os descarte logo. Contudo, quando ficamos sabendo o real destino de suas “mercadorias”, ficamos estarrecidos e para lá de enojados.

Através de seu livro, o autor faz uma crítica direta à poderosa indústria alimentícia.

Digno de 3 estrelas.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2018/01/19/sob-a-pele-michel-faber/

Helinho 27/12/2015

Filme versus livro
Comecei a ler este livro imediatamente após assistir ao filme do Jonathan Glazer e estou duplamente boquiaberto. Glazer, além de reinventar magistralmente uma história super difícil de ser adaptada para a tela, criou motivações diferentes para a protagonista do livro.
O livro conta a história de uma civilização alienígena que se entende humana e nos vê como animais irracionais cuja carne serve para sua alimentação. Uma analogia direta ao mercado de carne bovina, com duras críticas aos criadouros/matadouros, sendo que nós somos o gado (e quem assistiu ao filme sabe que essa questão está completamente alheia à adaptação). O filme tem seu foco na vulnerabilidade da condição humana, especialmente a feminina. Ambas as obras merecem ser lidas/vistas e pensadas. Recomendo fortemente.

Helinho 23/12/2015minha estante
Excelente resenha, João. Tive a mesma impressão que você ao comparar livro e filme.

Rafa 25/07/2015

Misterioso e angustiante.
Para quem, assim como eu, procurou na leitura do livro algum entendimento sobre o filme homônimo com a Scarlett Johansson, desista. As duas histórias praticamente não tem conexões. São completamente diferentes em termos de enredo e mensagem. "Sob a Pele", enquanto livro é uma grande reflexão sobre o conceito de humanidade.
Quando o filme foi lançado, a mídia fez questão de anunciá-lo como uma ficção de alienígenas. Em nenhum momento é dito claramente que a personagem é uma extraterrestre, mas você já assiste ao filme tendo isso em mente, o que é horrível. Peguei o livro para ler tendo ideia do que esperar. Ele é ainda mais sutil que o filme. Para deduzir as origens e objetivos dos personagens é necessário prestar atenção nos detalhes das falas e nas observações do narrador onisciente. Nada é direto, escancarado, claro. Cada personagem, descrição e diálogo está cheio de pistas para que o leitor deduza o que pensa que há para deduzir. Isserley é fria, um tanto egoísta e indecisa. Não é uma personagem passível de identificação. É difícil gostar dela, pois o pouco que é apresentado sobre seu passado é raso demais, insuficiente. Os demais personagens são meros coadjuvantes. Não têm muito aprofundamento psicológico. O livro é sobre ela, sobre sua viagem reflexiva, seu aprendizado e suas (ou falta de) emoções humanas.
A história é muito complexa para dizer que se trata simplesmente de uma crítica à indústria alimentícia. Mas a falta de aprofundamento não permite que se perceba muito mais que isso. (Eu não percebi)
O final é tão abrupto e sem sentido quanto o do filme. A impressão que se tem é de que a personagem não evoluiu nada, ou quase nada. A curiosidade fica e leva a reflexão sobre o que acabou de se ler. Sob a Pele não é um livro de ficção científica ultra-fantástica. É uma história surpreendentemente humana e angustiante, tal qual a natureza da personagem que nos conduz por ela.

Kamilla 14/04/2015

Nesse livro o autor não entrega as informações de cara, no começo eu achei que seria uma história de serial killer, mas depois percebi que a coisa era bem mais complicada. O final como algumas outras partes ficou por entender, fazendo você pensar e pensar naquilo, o autor tem um jeito sutil de expressar as situações o que fica perfeito para esse tipo de leitura que pretende ser reflexiva. Para quem pretende ter aquele tipo habitual de história começo, meio e fim em que tudo é esmiuçado, sem margem para interpretação, pode acabar não gostando, também não é dos mais animados o que acredito que deva ser proposital, já que os temas abordados não são dos mais agradáveis. A fazenda e seus personagens são o plano de fundo para os questionamentos trazidos, pois criam a atmosfera adequada para indagações como: desigualdade social, especismo e como isso é natural para eles, condições de trabalho, etc... Você sente a angustia da personagem, o marasmo do trabalho repetitivo, a revolta com a aparência e se pega avaliando as cenas e comparando-as com a nossa realidade. A escrita é fluida mas devido a construção da narrativa para provocar as sensações descritas acima, o livro tbm é cansativo. Foi uma experiência completamente nova, fora da minha área de conforto.
Mathésley ou Wesleus 15/04/2015minha estante
Nossa, ótima resenha, Kami. Toda sua objetividade traduzida em palavras escritas. Eu pude ouvir você lendo esse texto para mim.

Kamilla 15/04/2015minha estante
Obrigada amigo ^^

Lucas 04/02/2015

Legal
Procurei ler esse livro depois de assistir ao filme incrível, tb sob o mesmo título, Sob a pele. Pesquisei e vi que o livro tinhas muitas diferenças com o filme. Porém, achei que lendo o livro eu conseguiria entender melhor o propósito da história. Mas não consegui. O livro é bem escrito, mas quando acabou ainda fiquei sem saber por que tudo aquilo. Qual a mensagem que o autor quis passar? Ou será q ñ precisa de mensagem??
Nani 11/02/2015minha estante
Pesquise sobre os significados ocultos da história. Talvez ajude.