Almanova

Almanova Jodi Meadows

Resenhas - Almanova

Prisilia 16/01/2024

Almanova é o primeiro livro da trilogia Incarnate, da autora Jodi Meadows, e que conta a história de uma menina que nasceu com uma alma nova em um mundo onde todos reencarnam e se recordam de suas vidas passadas.
Eu li inicialmente Almanova em 2015, e infelizmente eu não tinha terminado a trilogia. E depois de H.P este foi o segundo livro de fantasia que eu tinha lido, este livro é um YA fantástico de 2013, onde os livros do gênero eram bem diferentes (e mais fracos) do que temos hoje, e obviamente o meu antigo eu favoritou este livro com 5/5, mas agora que eu voltei a reler a história, eu quis dar 3/5, e comecei a questionar-me se se eu tinha um gosto horrivel (mas eu mudei, os livros mudaram, e tudo mais)

A qualidade da história e a criação das personagens Ana e Sam foram realmente surpreendentes pra mim.Ana é o tipo de personagem que talvez em um contexto diferente poderia ter sido uma protagonista chata, mas que é perfeita no livro e no universo ao qual pertence pois ela é nova, ela está descobrindo tudo, ela teve uma vida onde sempre foi renegada e tratada com desprezo e maldade. As ações da personagem se justificam com a sua história, suas dúvidas são bem fundamentadas assim como seus medos e suas desconfianças.

Jodi Meadows acertou em cheio ao criar um universo tão interessante para a história, que além de toda a busca de Ana por respostas também contempla, ainda que sutilmente, uma questão religiosa e a procura pelo entendimento de quem somos, por que somos melhores do que os outros, o que nos faz donos de onde estamos.

O livro sofre várias quedas, existem momentos em que ela poderia simplesmente encurtar as coisas, mas ela decide alongar a história com detalhes que acabam sendo desnecessário, a narrativa nas últimas 80 páginas, que é onde o plot final da história se desenvolve.

- desisti dos restantes livros -

Athena15 10/01/2024

Primeira surpresa de 2024
Recebi essa recomendação de uma amiga, a princípio não esperava muita coisa. A premissa não parecia muito interessante, mas conforme fui lendo novas coisas foram sendo reveladas, segredos e mistérios começaram a surgir e de repente estava lendo cada vez mais rápido. Mas confesso que algo na execução da trama não estava me agradando muito, como se faltasse algo ou como se a autoea não tivesse pensado muito sobre ou não quisesse se extender muito. Um exemplo é quando um dos personagens acaba sendo inocentado sem uma investigação muito aprofundada, fiquei então com a sensação de que poderia ter sido tudo mais explorado, até mesmo o relacionamento do casal principal.

No fim, o livro cumpre o que promete, fantasia e romance na dose certa e instigante, principalmente da metade para o fim. O fim eu já achei que poderia ser mais trabalhado, faltou aquele gancho verdadeiro para uma sequência, algo mais impactante.

A tradução eu já acho que pecou em muitos momentos, pude notar várias frases sendo traduzidas sem terem sido pensadas no contexto. As escolhas funcionam, mas parecem mais um sentido literal do que o mais apropriado para a situação. A edição também pecou em vários momentos, mantendo falas de personagens misturadas. Tudo isso quebrava bastante a fluidez da leitura, e às vezes o entendimento da cena.

Gostei bastante desse livro e espero gostar ainda mais dos próximos volumes.

Raquel1501 06/01/2024

Almanova - MRC
Esse foi o primeiro livro que li apenas sabendo uma informação. Eu sabia que era um romance entre almas e não seres humanos "comuns" eu realmente esperava algo bem cliché, porém foi um livro repleto de fantasia e emoções, sinceramente não me arrependo de ler apenas sabendo sobre o romance (que por sinal não deixa a desejar).

Graziela 21/10/2023

Muito interessante ver relação de Ana e Sam sendo desenvolvida e fiquei torcendo a cada minuto por eles. Mtos mistérios ainda pra ser desvendados e as últimas aparições no livro são ótimas e eles tiveram oq mereceram!!

Yass 04/06/2023

Começou bem lentinho mas a história vai ficando boa. Podia ser melhor, mas não é ruim. O final ficou meio tudo ao mesmo tempo agora, mas foi interessante e já quero começar logo o próximo

estantedogabs 24/04/2023

Não me conectei com a história tão bem quanto da primeira vez que li, mas não posso negar como esse livro é bem escrito e tudo muito bem construído.

Karolina 26/03/2023

Alma Nova
Gostei mas esperava mais. Em muitas partes pensei em abandonar o livro, mas aí acontecia algo que me prendia, acredito que logo mais vou ler o próximo. O casal estava me irritando no começo, acho que eles poderiam ter uma construção melhor, mas em algumas partes eram fofos.

Andressa Souza 27/02/2023

A premissa da história e o universo em que ela se passa me chamou muita atenção, mas é um livro mais focado no romance que na fantasia.
A protagonista está quase sempre estudando pra descobrir de onde ela veio e o que aconteceu com Ciana mas ela nunca descobre nada. Achei as últimas cenas do livro muito confusas, do capítulo 25 pro 26 você pensa que vai acontecer ou que a protagonista vai descobrir alguma coisa mas nada acontece e a "resolução" do final me pareceu muito corrida, o vilão aparece mais ou menos aos 92% do livro (e até então a gente nem sabia que existia um) então ele tem menos de 6% (de um livro curto) para: aparecer, colocar seu plano em prática e ser detido.
Sei que algumas pontas soltas estão lá para serem resolvidas nós próximos livros mas acho que principalmente essa questão do vilão (pelo menos a parte de ele ser detido) poderia ter sido deixada para o próximo livro para assim ser melhor desenvolvido e deixar o leitor com vontade de ler os próximos livros.
Eu não odeio os personagens mas não cheguei a me importar muito com nenhum deles.

Mari Ayub 19/01/2023

Interessante
Gostei muito da ideia do livro, de ser sobre reencarnação. O livro me prendeu super, li rapidinho. Achei a história superficial em alguns momentos. Gostaria de conhecer mais alguns personagens e acompanhar mais de perto os diversos treinamentos da protagonista. De qualquer maneira gostei muito da leitura.

Maria.Eduarda 23/12/2022

Muito fanfic de adolescente
Eu não sei, comecei a ler sabendo que seria um clichê bem 2015, mas eu queria ler algo assim, não imaginava que seria até que "bom".
Eu consigo ler e não é impossível de entender as coisas....
Não sei se é a escrita ou o universo que é tão estranho a ponto de não me fazer amar...
Talvez eu leia a continuação, mas não seria a minha primeira recomendação para alguém que está entrando nesse universo a ler...
Esse livro me deixou confusa, é ruim ou bom?Mediano é a palavra que posso usar.

Darlen 09/11/2022

Uma boa surpresa
Encontrei o livro por acaso e lendo a sinopse me despertou o interesse.
A história é bem diferente, nesse universo as almas reencarnam há 5 mil anos, sempre as mesmas e recordam-se das vidas passadas, e quando há uma morte já se espera que dentro de 5 anos elas reencarnem, sempre em corpos diferentes. Até que Ana nasce por um mistério do qual ninguém consegue entender.
É um romance com fantasia daqueles clichês, sabe?! Mas te prende do início ao fim, a escrita é muito bem feita e no geral flui muito bem. Gostei e acredito que futuramente eu continue a leitura da trilogia.

Josiane.Ferreira 12/09/2022

Achei bem diferente das outras fantasias que eu li, aqui temos a reencarnação como uma uma coisa normal enquanto que o diferente é quem não tem reencarnações, que é a história da Ana.
De acordo com todos Ana não deveria ter nascido, mas sim Ciana, que está ali desde o começo de tudo. Ana é tratada como uma aberração até pela própria mãe.
Um dia ela conhece um garoto que vai mudar o rumo de sua história .

A.Maia 07/09/2022

Almanova #1
Ana é uma jovem diferente dentre todos, tal diferença é mais profunda que aparência ou um jeito de ser, é algo que ninguém consegue explicar ou entender. Em anos as mesmas almas reencarnam e sempre lembram de suas vidas passadas, mas, após muitos séculos, uma alma não reencarnou e Ana nasceu em seu lugar, uma almanova, alguém desconhecido. A vida da jovem protagonista é cheia de maus-tratos emocionais, principalmente por sua mãe ter vergonha dela. Recém feito 18 anos, Ana dá um jeito de sair de debaixo do teto da mãe e descobrir por conta própria porque é diferente e única.

Um livro introdutório, conhecemos o ambiente e a cultura local; bem como a paixão de Ana pela música. Em meio a um emaranhado de descobertas a protagonista conhece Sam, um jovem que acaba a ajudando em sua jornada, conta para ela um pouco de como é ter tantas vidas, sempre reencarnado. Ana aprende algumas coisas que sua mãe se recusava a ensiná-la, ainda que muito ela tenha aprendido sozinha.

Ana sofre no início da leitura, me doeu vê-la assim, sem que tivesse culpa de ser diferente. Dentro de uma relação tóxica com a mãe. Aborda bastante a respeito de como muitos tem preconceitos com quem é diferente. Também, destaca a questão de tempo, quem está sempre reencarnando pode ter tempo para sempre estar descobrindo coisas novas. No desfecho, algumas pontas se fecham me deixando curiosa com o que o segundo livro da trilogia trará!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/