Do outro lado tem segredos

Do outro lado tem segredos Ana Maria Machado

Resenhas - Do outro lado tem segredos

Gabi 10/06/2020

"Tudo tem estrela - para quem sabe ler nelas..."
Escrever uma resenha deste livro parece muito difícil e ao mesmo tempo muito simples. É um livro bem curto, mas que consegue trazer assuntos extremamente importantes, principalmente para nós brasileiros. E confesso que o evitei por anos, mas a obra me agradou imensamente e queria, inclusive, que fosse maior.
O protagonista desta história é o Bino, um menino negro que vive em uma pequena vila ao encontro do mar, cuja sua vida e de toda a população gira em torno deste. E é por isso que todos os dias ao encarar o mar, Bino se questiona sobre o que há do outro lado, depois da linha no horizonte.
O livro possui inúmeras ilustrações, na verdade xilogravuras, que enriquecem muito a história não só pelo conteúdo, mas pela correspondência a nossa cultura.
Este livro poderia ser somente sobre uma criança e suas milhares de curiosidades e descobertas, mas de forma singela e espetacular vai muito além disso.
A obra escrita pela Ana Maria Machado é sobre a África, é sobre escravidão, é sobre os índios, é sobre cultura e é principalmente sobre resistência.

"Quanto mais reis, mais força tem Zumbi. Para nunca mais ser cativo, ia precisar de todo mundo e de todas as leituras- as dos livros e as das coisas. É para chegar lá, os caminhos eram muitos."

Saulo.Esdras 13/10/2021

Leia Profundamente!
Busque nesse livro ir além do q está escrito, leia as entrelinhas, entenda as referências históricas e se maravilhe com a descoberta de uma criança negra sobre suas raizes, sobre sua negritude, sobre sua África, seus antepassados e suas alianças com os nossos povos nativos (indígenas)

iam.jss 04/10/2023

Uma boa história
Um livro cheio de referências históricas, sobre os povos nativos e a África. Tudo isso contemplado através da curiosidade do Bino, um personagem muito cativante.

Dearibeiro 08/07/2023

Dos livros que a escola me apresentou
Não lembro da história, mas lembro que me tocou. Lembro que gostei da leitura e me emocionei ao ler.

Delma Gama 31/12/2022

Uma boa leitura
Esse livro compõe a série de livros "Literatura em minha casa", tive a satisfação de ler boa parte dessa série na minha pré-adolescência. Todos os livros foram curtos, mas repletos de histórias cativantes e diversos aprendizados. 'Do outro lado tem segredos' narra a história de Bino, um garato que vive numa aldeia cercada pelo mar e seus pensamentos giram em torno do que há do outro lado daquela maresia. A medida que Bino cresce, ele vai conhecendo a África, suas tradições, beleza e cultura. O leitor pode acompanhar o Bino e se encantar com os ritos do seu povo.

fabio.dabios.3 25/11/2014

do outro lado tem segredos
O livro conta a história de um menino chamado Benedito, Bino como era conhecido. Bino era filho de pescador, neto de pescador, e morava na cidade de Guriri, lá todos o conheciam e sabiam que ele era filho de Balbino e neto do velho Zé Manduca, na certeza quando crescesse também seria pescador. Mas o que não esperavam é que Bino fosse ficar tão fixado em saber o que existia do outro lado do mar. E o livro nos mostra os caminhos que Bino percorre até descobrir o que há do outro lado de lá. Uma das descobertas de Bino é que, da África chegaram milhões de negros como ele, vindos como escravos para o Brasil. E ao longo de sua pesquisa, para saber o que há do outro lado, Bino é ajudado por seu avô, seu irmão e outras pessoas que sabem.

Valfloripa 25/01/2014

Anciãos.
Na figura desse personagem Bino esse menino que carrega dentro de si, o grande enigma de viver várias infâncias, consegue com a sua sabedoria e curiosidade; reconhece através dos (velhos: Samuel, Mané Faustino, Zé Manduca e Joaquim Barbosa) desvendar o segredos do maior tesouro que a sua vila de pescadores possuem.
Tendo a energia de uma criança... ”peralta” com as suas idas e vindas que foi se formando uma bela rede de pescar.
Porém essa rede é mágica e especial, ela não pescar somente peixe não! Essa rede feita pelo entrelaçamento de fibras que são ligadas por nós, pescarem a HISTÓRIA do seu povo, através dela que a fome de saber de Bino é saciada.

Ana 20/04/2018

Mais uma bela história, presente de Ana Maria Machado aos seus fiéis leitores.
Benedito, o jovem protagonista desta história, tem o apelido de Bino. Filho de pescador, adora ouvir as histórias contadas pelos mais velhos e divide suas curiosidades com os amigos. Bino ama o mar e tem uma conexão profunda com ele, com a água, os peixes, e com as ondas. Mas e do outro lado? Quais segredos o outro lado encerra?
Emocionado, Bino descobre que do outro lado do mar há a África, o que o leva a conhecer a história de seu povo que veio chegando para os lados de cá. Vinham eles presos, amarrados em navios, mesmo pertencendo a terras de reis, em uma situação trágica...
Muito linda e emocionante história. Não é lindo você conhecer suas origens mais remotas?

Guilherme.Souza 23/08/2018

Do outro lado da montanha
Esse livro conta a história de um menino que morava perto do rio em uma pequena comunidade.É uma história bonita que foi ocorrida na antiguidade onde existia a escravidão ainda.Tem muita sabedoria sobre o que aquelas pessoas passaram naquela época.Eu aprovo esse livro todos os leitores podem pegar que não vai se arrepender!
Resenha criada por:Ivan Alves Vicente.

Bela Cris 18/02/2019

Que história linda!
A descoberta de Bino sobre sua origem, sobre a escravidão, sobre a terra além do mar, sobre o amor. É um ótimo livro para meninos de 10 a 12 anos. Com uma linguagem fácil e clara, essa história encanta e deixa o coração mais leve.