A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

Charlinho07 03/02/2023

Tragédia à brasileira
Esse é o primeiro livro de Ariano Suassuna que leio. Embora não conhecesse por experiência própria como leitor sua obra, não posso dizer que não conheço sua escrita.

Quem aqui, afinal, nunca vou o filme "O Auto da Compadecida"?

Se cinematograficamente é uma obra-prima, ao meu ver, claro, imagino que o original, escrito por Ariano, seja ainda mais incrível.

Além dos filmes, lembro-me vagamente de uma mini-serie de TV sobre A Pedra do Reino.

Tudo isso, pra falar que Ariano tem o seu estilo de escrita e sempre fez questão de destacar a cultura brasileira, principalmente a nordestina. Sendo assim, estranhei um pouco a falta de comicidade/fantasia que acostumei a ver em suas obras.

Nesse livro, o cenário é o sertão, mas não com o mesmo destaque que ele costuma dá, fazendo do próprio cenário personagem de sua obra.

A História de Amor de Fernando e Isaura traz a prosa e o verso, o amor em sua pureza, e também com suas dores. Inspirado num mito, mas trazido para uma realidade verossímil, é possível sentirmo-nos na pele dos amantes.

Ariano é o cara! Ler Ariano, pra mim, é conectar-me com toda a brasilidade que possuo, é orgulhar-me daquilo que produzimos culturalmente. É rir e se emocionar!

Orgulho de ser brasileiro!

Heloo4 19/01/2023

É um livro bom, de modo geral. Fiquei com medo de gostar dele, mas no final, gostei. Não vai ser um livro que vou voltar a ler, mas não foi um livro que eu reclamei de estar lendo. Parece que você tá lendo uma fofoca antiga, é um livro rápido, eu não gostei tanto da história, mas achei o final interessante.

michele-biblioteca 15/01/2023

Inspirado em Tristão e Isolda
Fernando e Isaura é a primeira prosa ficcional de Suassuna. Foi escrita em 1956 e permaneceu inédita por quase quarenta anos, visto que foi publicada pela primeira vez apenas em 1994. O romance é uma versão brasileira de Tristão e Isolda, uma belíssima lenda celta, que eu já li incontáveis vezes, e que tem origem no século XII. Suassuna baseou-se na obra de Joseph Bédier (O Romance de Tristão e Isolda, de 1900), que por sua vez foi escrito a partir de fragmentos de antigos poemas franceses (principalmente o de Béroul).
A versão de Suassuna é ambientada em Alagoas, na primeira metade do século XX e deixa de lado o fantástico da lenda original. Em Fernando e Isaura não há poções mágicas, mas um amor que ocorre à primeira vista, quando Fernando viaja para buscar Isaura, a noiva de seu tio Marcos, que o criou. Apaixonados, os dois traem a confiança deste tio e desenvolvem uma relação dura e sofrida, que destrói a saúde física dos amantes e os faz questionar temas como honestidade, gratidão e remorso. É impossível ler este livro sem pensar: "o quanto aguenta o amor?".

Jardim de histórias 09/01/2023

Um verdadeiro Romanceiro Popular Nordestino!
Uma história inspirada ou adaptada do romance épico Tristão e Isolda de Richard Wagner, mas, com um tempero único de Ariano Suassuna que deu um contorno trágico a obra. Uma paixão avassaladora, que traz além da paixão desenfreada, traz também o sentimento de culpa, que fomenta um remorso com potencial de corroer a alma humana. Confesso que esperei por aquele humor ácido e único de Suassuna, e me deparei com um drama robusto e, simultaneamente, sucinto, que me arrebatou.

Edilene Freitas 20/11/2022

Uma releitura da história de Tritão e Isolda. Ariano Suassuna narra a trágica história de Fernando e Isaura, um casal cujo trágico destino já estava traçado desde o se primeiro encontro. Mas, apesar do destino dramático, é possível viver junto com eles momentos intensos de romance e amor.

maira 30/09/2022

Tristão e Isolda
Nunca na minha vida eu demorei TANTO pra ler um livro tão curtinho. A história é muito cansativa e eu sinceramente não gostei de maior parte do livro, só dei 2 estrelas pq tem algumas partes empolgantes de ler.

Diane 25/09/2022

Leitura incrível de um romance trágico!
Fernando é um jovem que mora com seu tio, um homem de negócios importante que dá a ele uma tarefa inusitada: pede para seu sobrinho ir até outra cidade se casar em seu nome, por meio de uma procuração. Por amar e respeitar muito seu tio, o jovem rapaz aceita a tarefa, mas não contava que ao chegar iria se apaixonar por uma bela moça, de nome Isaura. A jovem corresponde aos encantos de Fernando e eles se entregam a paixão, até que descobrem que não podem viver esse romance, já que Isaura é a noiva de seu tio.

"- (...) Depois que meu corpo foi possuído por você, na BArcaça, só não digo que ele está morto porque, quando, por acaso, toco no seu, ele ainda estremece!"

Ler Ariano Suassuna é essencial na vida de qualquer leitor! Suas narrativas contam com o sabor do Nordeste, repletas de críticas sociais e humor ácido. Mas a História do Amor de Fernando e Isaura foge um pouco do tradicional, e Suassuna se arrisca e um romance romântico e ao mesmo tempo trágico, inspirado na lenda medieval Tristão e Isolda, sem se distanciar das raízes da riquíssima fonte nordestina. E que delícia de romance! A cada página, nos é permitido sentir junto com os personagens, a intensidade dos sentimentos que os tomam. Fernando e Isaura se permitem viver por um instante o amor que sentem um pelo outro, mas as circunstâncias transformam esse amor em culpa. É dolorido acompanhar ao mesmo tempo que é belo apreciar a escrita desse autor fantástico!

Leonardo Rasseli 11/09/2022

A História de amor de Fernando e Isaura foi inspirada na lenda ?Tristão e Isolda?, de origem medieval, contada e recontada infinitas e diferentes vezes.

Luc 26/07/2022

Tristan não amou Iseu quanto eu te amo.
Uma história surpreendente que, por algum motivo, eu julgava que seria ruim. Suassuna construiu, com uso de elementos simples e relidos, uma história cativante, interessante, fluida e repleta de reviravoltas. Por mais que eu não goste da ideia de um amor devoto e exacerbado, porque vejo isso como algo absurdo, é preciso ter em mente que isso faz parte da proposta desse romance, então li de modo que esse aspecto não atrapalhou muito a minha experiência. Os trechos finais foram tão bem escritos, extremamente lindos e verdadeiros, que fizeram valer a pena os pontos negativos da obra. Além disso, os epígrafes dialogam muito bem com o desenvolvimento. Foi meu primeiro contato com Suassuna, após isso pretendo partir para os seus textos dramáticos, mas deixo aqui essa boa recomendação.

Fernanda 17/07/2022

Ariando Suassuna não é ARIANO SUASSUNA por nada, né? E esse conto mostra isso claramente. Admito que é meu primeiro contato literário com ele. Óbvio, como boa paraibana já sabia de cor as obras que ele escreveu, já tinha visto palestras, entre outros trabalhos, mas não tinha, efetivamente, lido nada dele. Então, pra um primeiro contato, foi maravilhoso. A leitura é bem rápida, bem fluida, e pelo menos pra mim, me deixou sempre querendo saber o que ia acontecer, mesmo já sabendo o que ia acontecer, já que a prosa é uma adaptação de Tristão e Isolda. Gostei bastante, da maneira como a adaptação foi feita, a história, o formato do livro e capítulos. Nota 10.

Kecia.Viana 25/05/2022

Leitura rápida e fácil. Isso é a escrita de Ariano! ??

Amor proibido é o tempero principal da obra.

lubschi 18/04/2022

Trágico e divertido
Me surpreendi com a escrita do Ariano
Tudo escrito acabou sendo desenvolvido de alguma forma, algo que eu gostei bastante. É uma história de certa forma trágica, quando pensamos que dois jovens se vêem apaixonados em uma situação que não podem ficar juntos, mas com a escrita de Ariano Suassuna essa situação toda acaba ficando sendo divertida de acompanhar.
Os personagens são interessantes e envolventes. Acredito que deveria ter sido colocado mais lugares de Alagoas, para um conhecimento maior dos leitores de outros Estados, como eu. A leitura no começo é um pouco monótona, mas logo se torna interessante e também leve.
Recomendo bastante, e pretendo ler outros livros do autor, como o Auto da Compadecida.

wmeAman 13/04/2022

Comecei achando que ia ser uma leitura arrastada e chata mas, pelo contrário, acabei em um segundo. Parecia uma grande fofoca, para mim, então foi divertido. Ao mesmo tempo que foi dramático e trágico, mas de forma alguma foi chato.

A história contra sobre Fernando, um cara que se apaixona, sem saber, pela noiva de seu tio e jura amá-la para sempre. O desenrolar parte daí, entre perdões e perdoados e com um final que eu adorei.

Nath 03/04/2022

Meu primeiro contato com as obras de Suassuna, e que feliz encontro.

O romance conta a história de amor de Fernando e Isaura. Um amor arrebatador, daqueles juvenis em que o encontro de duas almas já não permite qualquer separação.
No decorrer da obra vamos descobrindo as consequências da vivência desse amor.

É um livro curtinho que prende do início ao fim. Recomendo a leitura a todos.