A Herança de Thuban

A Herança de Thuban Licia Troisi

Resenhas - A Herança de Thuban

Nat 16/12/2014

Sofia é órfã. Desde que se entende por gente, ela vive no orfanato, onde já viveu várias crianças saírem enquanto ela ficava. Ela conhece o mundo somente através das histórias de fantasia que tanto ama. Com certeza absoluta da própria insignificância, e achando que terminará como Giovanna, uma órfã que nunca foi adotada e para quem restou somente trabalhar no lugar onde sempre viveu, Sofia não consegue acreditar que um famoso professor de antropologia aparece para levá-la com ele. Greg Schlafen parece conhecer muitas coisas sobre o passado de Sofia, incluindo a origem da estranha marca que ela tem na testa. Quando a menina já se sente confortável em sua situação, seu aprendizado começa. No entanto, quando a verdade vem a tona, Sofia mal pode acreditar que dentro dela vive um poderoso dragão, Thuban, o último de sua raça, que derrotou Nidhoggr, e que ela é descendente de Lung, um homem que viveu na antiga Dracônia, capital do império dos dragões. Somente quando ela ganha uma colega, Lidja, Sofia começa a perceber que não é tão insignificante assim, e que ela conseguirá lutar e defender a raça dos dragões.

Eu já conhecia essa autora por indicação. Os livros dela sempre foram muito bem recomendados, então fiquei curiosa, Só que como as suas primeiras séries já haviam sido lançadas faz um tempo e eu não estava com paciência pra começar a colecionar mais uma série na lista de “Vou ler”, preferi deixar de lado a vontade de ler algo da autora. Aí soube do lançamento de A garota dragão e corri pra comprar logo os dois volumes. Só por falar de dragões já me chamou a atenção, além da capa ser colorida de um jeito que eu acho que faz a diferença. Li e gostei. A protagonista, com a síndrome de “ninguém me ama, ninguém me quer” me irritou profundamente, mas a história vale muito a pena. Agora é começar a ler a continuação. Se só o nome da autora não recomendar essa história, espero que essa minha resenha faça isso.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/12/a-garota-dragao-licia-troisi.html

Descontrolados 22/01/2014

A Garota Dragão e seu Coração Pirata!
“A Garota do Dragão conta a história de Sofia. Criada num orfanato, a jovem não tem mais esperança de mudar de vida, até que um professor de antropologia resolve adotá-la, e lhe revela que o sinal que ela possui em sua testa encerra o espírito do dragão Thuban. Com grande habilidade narrativa, a autora constrói uma emocionante trama de fantasia e aventura em que Sofia se vê envolvida numa grande batalha contra as forças do mal.”

Sendo 100% sincera: eu comecei não dando muito pelo livro. Ele pareceu meio bobo e confuso a princípio. Começamos com a cena de Thuban, o grande Dragão, unindo seu espírito ao de um mortal. Depois disso acompanhamos dois personagens centrais da história: a menina Sofia, com sua falta de confiança e sofrendo nas mãos dos outros órfãos e o jovem Mattia, clássica vítima de bullying por causa de peso. Confesso que pensei a princípio que ficaríamos nessa de vê-los sofrendo eternamente. Mas decidi continuar lendo, pois conheço outras obras de Licia Troisi e ela nunca me decepcionou.

Eu estava certa em continuar com a leitura. Apesar de início dramático e meio parado, assim que Sofia é adotada o ritmo do livro se intensifica e os eventos vão se sucedendo numa forma fluida e hipnotizante. Somos apresentados a mais um personagem que leva a história a uma profundidade maior, ao confrontar mais e mais a fé de Sofia.

Por volta da metade do livro entendemos a necessidade daquele início voltado ao drama interno e ao frágil psicológico dos personagens. Licia usa esse início para não só criar uma relação sinestésica (quem nunca sofreu algum tipo de preconceito, mesmo que auto infligido?), mas para nos fazer entender o quão lento e complicado é o trajeto entre a pessoa que somos e a que devemos e queremos ser. O livro se torna, assim, mais do que sobre aventura, mas sobre o autoconhecimento e a jornada que passamos para acreditar em nós mesmos e nos outros.

E para quem só liga mesmo para aventura: temos uma menina que abriga a alma de um dragão tendo que confrontar um inimigo há muito selado e que desperta mais forte e com mais seguidores do que nunca. Seguidores esses com um poder extraordinário de manipular mentes fracas e corromper os indefesos para sua causa. Temos treinos, combates e confusões nas quais Sofia se mete. E, acima de tudo, temos dragões, que sempre dão a qualquer história a aventura necessária para ser inesquecível.

Somando-se tudo isso, temos um livro construtivo para crianças e jovens e delicioso para os públicos mais velhos. Com a dose certa de drama e aventura, eu recomendo para todas as gerações de leitores.

Por Elisa Maghelly

site: http://programadescontrolados.com/resenha-a-garota-dragao/

Ni 20/03/2013

O que eu faço com você, Sofia?
O meu primeiro contato com os livros de Licia Troisi foi com As Crônicas do Mundo Emerso, cuja personagem principal possuía uma personalidade forte e decidida. Confiante que nesse livro seria a mesma coisa, o comprei sem ler uma resenha. E não é que me arrependi um pouco.

Sofia, a personagem principal, é totalmente oposta a que eu imaginava. Medrosa, tímida e baixa autoestima são algumas características dela que me desanimou, e muito, durante a leitura. Ela me faz lembrar o personagem Shun do antigo Cavaleiros do Zodíaco (ou Saint Seiya, originalmente chamado) que quando chega a hora da luta, decide que não vai lutar. No caso de Sofia é porque o medo a consome.

Mas o livro não é tão chato assim. Os outros personagens ajudam a manter a leitura. Ainda bem que Lidja surge para dar uma chacoalhada na Sofia, que começa a crescer e a enfrentar seus medos.

Espero que no segundo livro, Sofia já consiga enfrentar os seus medos ou não sei se vou conseguir continuar.

Se você for o tipo de pessoa que abandona um livro porque o personagem reclama demais da própria vida, esse livro não é para você. Mas se você for aquele que tem uma esperança que o personagem se desenvolva e mude, continue lendo porque vale a pena chegar até o fim desse volume.

Luisa 17/03/2013

A Garota Dragão - Resenha do Blog Amantes de Livros - Por Lulu

O livro "A Garota Dragão", da autora Licia Troisi, da editora Rocco, com 367 páginas.
A história começa trinta mil anos atrás, quando o homem convivia em harmonia com os dragões no belo reino de Dracônia, a terra dos dragões. A paz reinava quando Nidhoggr, uma das serpes mais perigosas de todas, juntou um exército e marchou rumo à Árvore do Mundo, aquela que dá vida à Terra, para destruí-la.
Então, a maior batalha de todos os tempos se iniciou. A Árvore do Mundo perdeu seus frutos e houveram muitas mortes, tanto do lado dos dragões como do lado das serpes. Ao morrerem, os dragões deixaram seu espírito fundido junto com o corpo de alguns humanos que estavam ao lado do bem. Estes assim se responsabilizaram pelos espíritos dos dragões. Foi isso que Thuban, o dragão mais poderoso fez, após a batalha final. Ele lutou contra Nidhoggr até a morte, o lacrou nas profundezas da terra, e depois fundiu-se ao corpo de Lung, um dos jovens guerreiros que lutaram a favor dos dragões.
Após trinta mil anos, os espíritos dos dragões foram passados de geração em geração, esperando o dia em que Nidhoggr romperá o lacre e eles terão de lutar novamente.
A herdeira de Thuban é Sofia, uma garota de treze anos muito insegura. Órfã, mora em um orfanato de Roma desde pequena e acabou perdendo as esperanças de que alguém venha adotá-la. Quando isso acontece e o professor Schlafen vem buscá-la, Sofia se sente renovada, e sua vida chata está prestes a mudar. O que ela não sabe é que cabe a ela a responsabilidade do espírito de Thuban.
E a cada dia Nidhoggr está mais forte, e o dia em que ele romperá o lacre, mai spróximo. Os draconianos, aqueles que guardam os dragões consigo, terão de despertar, treinar, se juntar, lutar e, acima de tudo, recuperar os frutos perdidos da Árvore do Mundo.

Esse livro é muito bom! O que me chamou a atenção nele foi o modo que a autora escreve, com tantos detalhes que nós podemos nos sentir dentro do livro. Garanto que vale a pena ler!

Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)

---Lulu

Haida 21/01/2013

Thuban foi dragão mais poderoso de Dracônia, a extinta cidade dos dragões, que pouco antes de sua morte conseguiu colocar sua alma no corpo de um homem, Lung, que a partir desse episódio passará a carregar a herança de Thuban por toda a sua descendência até que chegue a nova Era dos dragões.
Sofia é uma garota órfã que carrega dentro dela e marcada em sua testa, a herança de Thuban. Exatamente como o título do livro expressa, Sofia é uma garota dragão descendente de Lung.
A mitologia aqui tratada é interessante e cheia de detalhes (dragões, serpes, sujeitados) porém a leitura tende a ficar cansativa por culpa da protagonista. Sofia é uma daquelas heroínas que não acreditam em si mesmas, tudo bem que não é todo dia que você descobre que tem um dragão morando na sua mente, mas depois de trezentas páginas acho que já era hora de ter um pouco de fé. Continuarei lendo a série por curiosidade e na esperança de melhorar à medida que Sofia for crescendo. Além do mais os outros personagens são menos piegas.
Não sei se ficou claro, mas gostei da leitura. É difícil se empolgar com outra trilogia de dragões depois de ler os livros do (incrível) Christopher Paolini, aliás a garota dragão faz parte de uma trilogia chamada A Herança de Thuban, e as obras do Paolini fazem parte do Ciclo Herança, coincidência?
Ah! Não posso esquecer minha tristeza com a editora Rocco que tem livros tão caros, mas fez essa edição que no meio da minha leitura começou a descolar a capa. Desapontada.

Por Haida Carvalho

Site: www.oaksbooks.com