A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

laramaximo 16/02/2024

Que livro maravilhoso. Tem várias passagens que me marcaram muito, mas acredito que ter acompanhado a evolução da personagem de 12 anos de idade foi o mais interessante. O final consegue ser bonito e simbólico. Eu amei demais!

Serpris 06/02/2024

Que livro lindo. Maravilhosamente lindo.
Se eu fosse grifar todas as frases que me marcaram eu teria 350 páginas coloridas de ponta a ponta de amarelo neon.
É com certeza a história mais bonita e reflexiva que já li, e chego a ficar triste de terminar.
Achei inexplicável a sutileza de Muriel, ainda que carregada de sentimento. (É uma autora que vou revisitar)
A Elegância do Ouriço virou imediatamente meu livro favorito no momento em que o abri, e sei que vai ser difícil tirar esse posto dele.

Circus 06/02/2024

Um soco no estômago
Livro inteligente, sarcástico, que te põe pra pensar sobre diversos assuntos e tem um final inesperado, que te dá um soco no estômago.
Um livro que ficará na minha memória com carinho.

Kassia Rique 31/01/2024

Beleza
Um livro bonito, que fala sobre Beleza, amizade e quem sabe um algo a mais.

A leitura em si só começa a fluir do meio p/ fim, quando a curiosidade aperta.

Me prometeram lágrimas, que não rolaram, mas não me arrependo da leitura.

pinkdiamondgirl 29/01/2024

Me deixou reflexões
Esse é um livro complicado, por várias vezes precisei pesquisar palavras e conceitos desconhecidos. No começo foi difícil de entender aonde ele queria chegar, mas com a chegada de Ozu ao prédio, tudo muda. Não vou resumir muito o que acontece porque pra mim a surpresa foi boa (apesar de ter imaginado que era isso que acontecia no fim).
Apesar de complicado, é lindo e inspira muitas reflexões, seja pela mente da Renée ou pela mente de Paloma.
É lindo acompanhar as duas, lindo mesmo. Lindo o poder que uma infligiu na outra, mesmo sem saberem disso.
Apesar de relativamente difícil, a leitura é rápida porque os capítulos são bem curtinhos e vai alternando os pontos de vista, o que torna mais interessante (pelo menos pra mim).
Chorei de soluçar!!! Só isso que eu queria dizer.

Caiof05ghost 29/01/2024

O livro critica a hipocrisia política e traz mensagens que todos devem ouvir, as personagens principais aprendem MUITO com o passar do tempo e dividem todo o conhecimento com nós. É um livro bem completo e intrigante.

Vitor.Lopes 28/01/2024

Profunda e envolvente
Com uma escrita rebuscada e deliciosa, a história se desenvolve com ótimas reflexões filosóficas sobre a vida e seus significados, sobre classe e relacionamentos. Uma leitura fantástica que me deixou chorando por 10 minutos depois de ter acabado.

Pablo Marcelo 27/01/2024

Fantástico
Que grata surpresa esse livro. Roteiro e personagens fantásticos, muito bem desenvolvidos por essa escritora francesa. Vale muito a pena.

Marcianeysa 16/01/2024

Criei muitas expectativas em relação a esse livro, por conta das inúmeras opiniões positivas.
No entanto, achei bem enfadonho em alguns momentos, não alcancei algumas digressões feitas pelos personagens e não consegui sentir a conexão entre eles.
O final realmente é surpreendente e talvez seja a parte mais bonita.

Luiza.Scalzo 14/01/2024

Um dos meus livros favoritos
Novo livro favorito. Um misto de sensações e reflexões, alternando entre uma percepção madura e uma percepção jovem sobre a vida e suas questões.

dearbea 09/01/2024

Primeiro favorito do ano
Que livro bom, amei a experiência de leitura, amei os personagens, achei bem cativantes.
o livro tem 2 narrações mas não dificulta a leitura (pra quem não gosta).
imaginei que seria um livro mais dramático, mas achei leve (apesar da profundidade), nada muito "caramba!" mas me deu boas reflexões, tem um certo humor e me deu curiosidade de saber mais sobre os pensamentos das personagens. recomendo demais!

"a Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes."

Thais 07/01/2024

Como descrever a beleza desse livro?
Delicado, inteligente, sensível, doloroso, belo.

Depois desse livro não serei mais a mesma.
Ou serei um tanto mais eu mesma?