A Pena e a Lei

Resenhas - A Pena e a Lei

1 | 2 | 3 | 4

Daniel1890 31/03/2024

Beleza da vida
Bom livro, ele aborda bons temas, a história trata de pessoas que no final mostram suas lutas pela sobrevivência no sertão, que, mesmo com dificuldades de conviverem nessa terra pequena, sabem a beleza da vida, outro bom tema é a materialização do homem no mundo.

Ótimo livro

Thays163 06/03/2024

Totalmente influenciada pelo vestibular e fui surpreendida!
Por ser uma leitura para o vestibularUFT e teatro brasileiro (gênero do qual nunca havia lido), imaginei que seria cansativo e chato, mas para minha surpresa, fui completamente surpreendida. Bom, assumo que sou uma pessoa que não coloca tanta expectativa nas leituras, fazendo com que a surpresa ao ler sempre me atinge. Só que o livro ?Pena e a Lei? é uma leitura dinâmica, engraçada e reflexiva. Ariano Suassuna, é um excelente escritor e já estou doida para ler mais de suas obras, das quais trazem essa essência brasileira.

Lidiany.Mendes 28/01/2024

Um boa dose de cultura popular
Ariano Suassuna é o representante maior do teatro nordestino, da representação da cultura popular do povo do sertão. Sua obra traz a força, as dores e os amores desse povo valente que mesmo com tantas dificuldades tem tanta vontade de viver.
Gosto da poesia, do bom humor e das reflexões que o texto proporciona. Gostaria de assistir essa peça encenada lá no nordeste. Deve ser magnífico!

Perdida_nas_Estrelas 18/01/2024

Carisma puro!
Ariano Suassuna me conquistou novamente com mais uma peça; peça esta cheia de crítica social, e ao mesmo tempo muito bem humorada, acabei o texto querendo ler muito mais obras do autor.
No meio do enredo ele até coloca uma piada sobre "O Auto da Compadecida", foi genial.
Aliás, eu chamaria autores como Ariano de gênios, pois é incrível a sensação de ler e poder se sentir no teatro vendo atores interpretando aquilo que está escrito.
E a literatura nordestina sempre representa muito bem tudo de mais maravilhoso que podemos encontrar nesse país gigante que é o Brasil.
Sempre me sinto agraciada por poder ler esse tipo de literatura!

Louise 23/10/2023

Adorei
É uma leitura super rápida, consegui ler em mais ou menos 3h em um dia, gostei bastante das reviravoltas, então é um livro q eu indico!!

Paulo Silas 20/10/2023

"A Pena e a Lei" é uma das grandes peças de Suassuna que segue o estilo da crítica bem humorada contra aquilo que se apresenta como oficial em detrimento daquilo que é o efetivamente real - diz-se aqui do Brasil como ele é. Produzida pelo autor no final dos anos 50 (em momento posterior à obra "O Auto da Compadecida"), a peça é fruto da junção e aprimoramento de alguns textos seus a fim de funcionar como uma grande e coesa obra, o que é feito mediante a costura de três enredos que, unidos, aqui se dividem em três atos de algo que passa a ser e funcionar como uma mesma história.

O primeiro ato da peça - que originalmente se chamava "A Inconveniência de ter Coragem" - conta com as personagens de Pedro, Benedito, Marieta, Cabo Rosinha e Vincentão em uma trama que envolve um grande plano sendo posto à prova mediante enganação e confusão, a qual se dá no melhor estilo do autor. No segundo ato - cujo título original era "O Caso do Novilho Furtado" -, uma nova confusão é vivenciada pelas personagens Mateus, Joaquim, Vincentão, Cabo Rosinha, Marieta, João, Mateus, Benedito e Padre Antônio, tendo como pano de fundo o sumiço de um novilho que é apontado como tendo sido furtado, repercutindo em uma acusação que precisa ser resolvida pelo delegado. Por fim, o terceiro ato - "Auto da Virtude da Esperança" sendo o nome original - reúne as várias personagens no pós-vida a fim de que suas ações sejam julgadas, o que é feito no grande estilo próprio de Suassuna.

Vale registrar que todos os atos da peça são inicialmente apresentados por Cheiroso e Cheirosa, que funcionam como espécie de guia para a plateia/leitor e contribuem para o seguimento da obra de uma parte para outra, tratando-se de um elemento bastante útil e necessário ao considerar o desdobramento que se tem entre um ato e outro e o significado que embasa essa transição. A edição da editora Nova Fronteira conta com uma nota explicativa de Suassuna sobre como se deu a criação das peças isoladas e sua posterior junção em "A Pena e a Lei", tendo ainda um texto inicial de Sábato Magaldi que muito bem explora a obra e evidencia a qualidade da peça ao pontuar que "desde a concepção cênica inicial, tudo é extremamente engenhoso em A Pena e a Lei".

Iaraz1nha 12/09/2023

Tive uma leitura maravilhosa. Eu me senti, literalmente, na 1° fileira do teatro, assistindo a peça e cantando junto com o cheiroso e cheirosa, sério. Amo livros neste estilo de teatro, pois, particularmente, não tenho tempo e nem dinheiro para ir ao teatro, logo, livros assim me fazem sentir sensações de experiências na qual não posso viver no momento. Se quiserem sair da realidade, leiam.

Ceci Moura 10/08/2023

Suassuna + cultura popular
Está é uma obra descontraída de Ariano Suassuna que utiliza muito da cultura popular nordestina. É dividida em três atos com diferentes conflitos interligados.
Eu provavelmente não me interessaria se não fosse um pedido da escola. Agora sou grata a ela por ter me proporcionado essa leitura.
A narrativa em diálogos pode não ser muito agradável para alguns, apesar de não ter me desagradado. Foi uma leitura rápida e fluida.
Não recomendo para todos, mas se você se interessou vai valer a pena.

Vitória 08/08/2023

Uma incrível leitura
Que livro incrível! Eu não esperava diferente, mas nossa que delícia de leitura. Foi uma leitura leve e com uma compreensão tranquila também. Eu consegui gostar de todos os personagens e imaginar tudo com uma tranquilidade. Leria mil vezes. Li por conta da faculdade de direito, mas recomendo como uma leitura normal também, porém ele apresenta algumas relações jurídicas que também são interessantes.

Rayssa414 20/07/2023

Suassuna.
Não tenho muito o que falar, eu gostei do tempo que passei lendo, o último livro que li foi "O Alto da Compadecida" e gostei bastante, porque já havia assistido ao filme diversas vezes.

Então resolvi ler outro dele e minha experiência pode ter sido prejudicada por nunca ter visto nada relacionado a essa obra, por isso devo não ter gostado muito.

Bruno Araújo 22/06/2023

ENTRE A MORAL E O CASTIGO
Tentando interromper esse hiato compulsório de leitura, pois ando bem cansado da rotina e, por conta disso, não estou conseguindo engatar em uma leitura, me deparo com Ariano Suassuna, muito pela leveza, e um pouco pelo trabalho também porque “A Pena e A Lei” tornou-se obra obrigatória para os meus alunos que irão iniciar o PAS neste ano.

Suassuna traz nessa peça dividida em 3 atos ilustrações acerca da moral sob o recorte do comportamento brasileiro. Quem já leu ou já assistiu “Auto da Compadecida”, ou mesmo “Lisbela e o Prisioneiro”, este último assinado por Osman Lins, reconhecerá algumas semelhanças. São 3 histórias distintas que vividas pelos mesmos personagens. Em todos os atos é percebido a malandragem, a covardia e a canalhice dos personagens movidos por seus próprios interesses, todos dosados com uma boa quantidade de humor que Suassuna sabe fazer bem.

No primeiro ato é contado as peripécias de Benedito na tentativa de conquistar Marieta e, para isso, usa da esperteza para driblar os maiorais da cidade que também estão apaixonados pela mesma mulher. No segundo ato há também a malícia de Benedito, mas agora somada com a de Mateus e de Joaquim com o objetivo de escapar da prisão após um suposto roubo de novilho do fazendeiro Vicentão, o ricaço da cidade. Enquanto o terceiro ano, conforme já foi visto em “Auto da Compadecida”, os personagens são confrontados com a morte trágica e o julgamento divino por conta de suas ações enquanto ainda vivos.

É uma obra leve, de fácil absorção, curta, rápida e, sobretudo, divertida. Apesar de não ser exatamente inédita por parecer muito com a sua antecessora, “A Pena e A Lei” ainda comporta o melhor de Ariano Suassuna, tanto na comédia, quanto na sagacidade habilidosa do autor.

NOTA: 🌕🌕🌕🌕🌑

SIGA O MEU PERFIL PARA MAIS CONTEÚDOS LITERÁRIOS: instagram.com/mrandmrjones

site: instagram.com/mrandmrjones

Iarazinha 03/06/2023

Sofia136 28/05/2023

Ariano entregando como já é de costume, uma leitura leve e engraçada, que aquece o coração do leitor . Ótimo para quem está saindo de alguma ressaca literária!

1 | 2 | 3 | 4