Uma Mulher Vestida de Sol

Uma Mulher Vestida de Sol Ariano Suassuna

Resenhas - Uma Mulher Vestida de Sol

Laércio Damião 18/10/2021

?Viu-se um grande sinal no céu, uma mulher vestida de sol, que tinha a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça; e, estando prenha, clamava com dores de parto, e sofria tormentos por parir.? Como eu amo um livro nordestino. ??

Carol M. 12/09/2023

Nunca seria esse livro por livre e espontânea vontade
Eu comecei esse livro por conta da escola e sendo muito sincera, nunca olharia pra ele e pensaria "quero muito ler, parece interessante". Só que depois que você começa a ler acaba achando muito interessante.
O livro é escrito em forma de peça, ou seja, em diálogo. Isso faz com que seja uma leitura mais leve, com uma linguagem bem clara e palavras simples.
Se você nunca leu algum livro do autor acredito que essa obra seja um bom ponto de partida (já que foi o do Ariano também) .

Resumo da peça:

A história gira em torno de uma briga por terras entre Antônio e o cunhado Joaquim. O gado de Joaquim avançou pra terra de Antônio, então ele fez uma cerca e em resposta Antônio constrói uma casa bem na frente da cerca. Criando uma tenção, pela possível derrubada da cerca ou avanço das terras. Por isso eles acabam por ter seus cabras pra vigiar: Manoel e Gavião, ao lado de Joaquim e Caitano e Manoel no de Antônio.

Natalie Lagedo 29/01/2017

Ariano é estandarte de Pernambuco. É carro-chefe. É personificação. Por onde quer que andemos no Recife, existe uma marca sua. Se o Movimento Armorial é distintivo do Nordeste, Uma Mulher Vestida de Sol é o escudo do meu Estado. Não há como fazer um passeio cultural pela capital pernambucana e não se deparar com a imagem majestosa estampada pelo chão ou parede de algum lugar.

Entre os católicos a devoção por Nossa Senhora é grande. Entre os católicos nordestinos eu ouso dizer que é ainda maior. Aproveitando-se disso, o escritor usou a figura do Apocalipse e criou a primeira peça dramática nordestina.

Composta por três atos, a peça fala da rudeza árida de pessoas movidas pela ganância da terra, rixas familiares e belicosidade à flor-da-pele. Dura apenas uma noite - do pôr ao nascer do sol. Nela, podemos antever os traços característicos de comicidade e flagelo que alcançariam o auge no Romance da Pedra do Reino. Muito boa.
Marta Skoober 29/01/2017minha estante
Durante anos O auto da compadecida foi um dos meus livros prediletos, até que li O santo e a porca, aí passei a ter um coração dividido.
Agora preciso ler esse aí...

Natalie Lagedo 29/01/2017minha estante
Você já leu o Romance da Pedra do Reino? É excelente.

Marta Skoober 29/01/2017minha estante
Tenho na pilha tem um bocado de tempo. Uma amiga de minha mãe que me deu.

Wagner 29/01/2017minha estante
Saudações Natalie. Parabéns.

Obrigada, Wagner.

Ana Paula 29/01/2017minha estante
Vou ler por causa da sua resenha.

Ana Paula 29/01/2017minha estante
Também já li A Pedra do Reino. Uma epopéia!

Natalie Lagedo 29/01/2017minha estante
Leia mesmo, Ana Paula! É curtinha. :)
Pensei em reler este ano A Pedra do Reino, mas como é grande e ainda me lembro de muitos detalhes resolvi deixar mais pra frente.

Lorena 26/06/2023

A primeira peça de Suassuna
Esta foi a primeira peça de teatro escrita por Suassuna, quando ele tinha 20 anos, revisada e reescrita por ele aos 30 anos.

É uma tragédia bem teatral mesmo, trazendo questões que sempre existiram na vida sertaneja no nordeste: a seca, a fome, a briga pela terra, a guerra de poder, a morte... mas também a honra, a palavra, a fé e o amor.

Enxergo como um retrato da dureza do sertão, dessa vez sem o viés cômico genial de Suassuna, e ,acima de tudo, uma crítica social ao modo de vida "coronelesco".

Palavras escritas na imaturidade como escritor, mas nem por isso menos valiosas como representantes da cultura nordestina.

Jessi 16/02/2022

O final é bem diferente dos outros, quero ler mais dele, impressionante como só fui ter acesso a ele, a seus livros agora, mesmo nascendo no mesmo estado que ariano!!

Niele 23/09/2014

uma mulher vestida do sol
é uma peça importante,não somente pelos valores próprios,não somente pelos seus valores próprios,mas também porque,historicamente,é a primeira grande tragédia produzida no nordeste.daniele
Luizinho 26/02/2020minha estante
Quero mais resumo agora.

Lurdes 27/12/2022

Esta foi a primeira peça teatral escrita por Suassuna, em 1947 e reescrita em 1958 e já nasceu sendo premiada e antevendo o futuro brilhante de seu autor. É considerada a primeira grande tragédia escrita no Nordeste.

A intolerância e a violência são abordadas em situações diversas.
A disputa de terras;
O machismo exacerbado;
Autoridade x submissão;
Amor proibido;
Desigualdades sociais;
Omissão do poder público (retratados no delegado e no juiz)
e...
A força da palavra de honra e da honestidade ou os danos que sua ausência pode causar.

Joaquim e Antônio são cunhados e estão no meio de uma disputa por terras. Uma cerca foi construida separando as duas casas e, vigiando esta cerca, quatro pistoleiros, dois de cada lado.
Quem ousar invadir o espaço do outro pode ser recebido à bala.
Joaquim, o mais violento, é viúvo e vive com sua filha Rosa e sua ex sogra Donana.
Antônio vive com a esposa Inocência, irmã de Joaquim. Eles tem um filho, Francisco, que foi embora de casa a alguns anos, após um desentendimento mas que está prestes a retornar.

Uma estória muito triste, em que a ganância e o desejo de posse (sobre a terra e sobre as pessoas) se coloca acima de tudo, inclusive do amor e respeito pela própria família.
A eterna luta do bem contra o mal vai atingir o jovem casal apaixonado que, tal qual Romeu e Julieta vive um amor impossível, devido à inimizade das duas famílias.

Uma estória que se repete, de diferentes formas, ainda hoje.
Ariano sempre foi muito sensível à injustiça nas relações de poder e aqui não foi diferente.

Recomendo muito. E esta capa linda integra a reedição dos textos de Suassuna formando uma coleção incrivel.

sthe.bia 06/05/2020

Talvez esse tenha sido a peça que mais fiquei desconfortável em ler, saí TOTALMENTE da minha zona de conforto.

sabren 02/06/2022

ariano suassuna é gigante. uma história sobre conflitos familiares por terra, que apesar dos pesares tem um tom de humor muito grande mas um final extremamente trágico.

M. K. Nascimento 10/10/2022

Tragédia clássica Rom&Julie
Minha primeira leitura do tipo, pra variar um pouco. Mas não pretendo ler algo parecido.

Muito previsível, não sei se faz parte do gênero.
Ambientação limitada a um pedaço de terra, tudo ocorre ali.

As motivações dos personagens são simples, algumas piadas da época, sem tanto efeito nos tempos atuais.

Depois da metade, é que o livro te prende um pouco, só pela curiosidade, mas sem despertar surpresas.

Mas valeu a experiência! Recomendo começar com outro título, se estiver a fim de conhecer a obra de Suassuna.

Flávio 30/06/2020

A realidade é seca
Personagens principais: a morte e a palavra.
Outros personagens: as cantorias, os retirantes, a seca, a brutalidade, as intrigas, o ciúme, o desespero, a honra, a "lei", a ambição, a angústia, a inveja, o medo, a revolta, a pobreza, a fé e por fim, o amor.

Na obra, grandes pesares das famílias sertanejas, seja com a existência de alguém que por um falso poder provido do dinheiro, sobrevivem da desgraça alheia e/ou seja a servidão a uma falsa honra que subsiste apenas no seu âmago egoísta e pobre; seja a pobreza em si e/ou seja simplesmente, gigantemente, obra natureza - destinos, fatalidades.

Ariano, grande joia desse nosso nordeste enorme em cultura nos apresenta em sua primeira obra muitos ícones conhecidos por todos; alguns, infelizmente, conhecemos na pele. Ele nos mostra um pouco mais sobre as desventuras e rixas que - mesmo tendo escrito a peça em 1947 e a editado 10 anos depois - ainda hoje existem em nossa região.

cfsardinha 26/07/2011

Mais um texto voltado para o teatro. Uma Mulher Vestida de Sol foi a primeira grande tragédia produzida no Nordeste. Foi o que deu início à carreira de autor teatral de Ariano Suassuna.
Nessa história, o autor tentou recriar um romanceiro popular nordestino. Baseado num romance popular do sertão, Ariano o remodelou de forma a parecer mais dramático e, ao mesmo tempo, poético
A personagem principal era filha de um romanceiro nordestino e neta de um ibérico. A história possui uma atmosfera de amor e violência comparável à das histórias elisabetanas, que une elementos como sangue, honra, família e incesto, em suas precisas medidas dramáticas. Misturado a isso, sempre um toque cômico, vindo dos personagens Orlando de Almeida Sapo e do Delegado de Policia, que são figuras um tanto ridículas e se contrastam em relação a estrutura dos demais personagens. É, sem sombra de dúvida, uma das obras mais trabalhadas pelo autor, que se dedicou em profundos estudos da cultura nordestina e espanhola.

Renally Couto 18/02/2023

Drama e honra
A honra e a palavra lançada, são valores muito fortes no interior da Paraíba, que às vezes levam à virtude, e às vezes à tragédia. As obras de Ariano são sempre fascinantes!