Da Monarquia / Vida Nova

Da Monarquia / Vida Nova Dante Alighieri

Resenhas - Da Monarquia - Vida Nova

Francisco.Guimaraes 11/05/2023

Verdes anos
Interessante livro juvenil de Dante, nele já podemos encontrar as raízes poéticas que levariam o autor à Divina Comédia.

Camila 06/06/2020

Para entender
Interessante para entender a trajetória literária de Dante até a escrita da Divina Comédia

Gessica.Machado 04/07/2020

Monarquia
Para os estudantes de direito , seria útil ler este livro . Bem historiador. Legal demais

Thiago.Struzani 09/10/2019

A utópica defesa da Monarquia
Dante faz uma defesa utópica à Monarquia, busca fundamentar suas teses na teologia, em pensamentos de Aristóteles e no sucesso do Império Romano.
A meu ver não convence.
Em vida nova Dante traz a história de amor com Beatriz, sua amada que também é relacionada na sua maior obra, Divina Comédia.

Jonathas 30/08/2023

Dante filósofo e romântico
Considerando que o livro trata da união de duas das primeiras obras de Dante Alighieri, um tratado político focado em defender o sistema monárquico sob a proteção de Deus e uma definição do Amor idealizado em forma de poesia e prosa, temos uma leitura peculiar. Primeiro, somos apresentados ao pensamento medieval em sua essência, a defesa do sistema romano de governo e justificado no pensamento cristão, onde o Imperador tem a licença de Deus para governar sobre todos os homens e a Igreja deve ajudá-lo nessa árdua tarefa. Já na segunda parte, temos uma coleção de sonetos, canções e passagens de narrativa em que Dante discorre sobre sua paixão avassaladora de Beatriz, personificação do Anmor, que seria referida novamente na Divina Comédia como transfiguração da ideia do Bem.
Dadas as proporções de escritos preliminares, são obras muito profundas e, por vezes, inspiradoras, que nos mostram outro tipo de Dante, o pensador político e romântico, não apenas o poeta sarcástico e épico da Comédia. Excelente leitura, recomendo bastante.