Música Ao Longe

Música Ao Longe Erico Verissimo

Resenhas - Música Ao Longe

1 | 2 | 3 | 4

Babi 15/04/2013

a música de fundo desse livro é a serenata de schubert.*
favoritado no coração quando eu tinha 9 anos. cheio de grifos emocionados.
da biblioteca da tia. lido muitas vezes em períodos distintos/impressões diferentes e tudo mais que vem com isso.

"seu leocádio faz um sinal. tia zezé começa. o som do piano parece que nasce do fundo do tempo, que vem dum outro mundo. os dedos magros batem nas teclas. leocádio marca o compasso com o pé. e começa a soprar a flauta.
serenata de schubert."
"o amor que ainda não se definiu é como uma melodia do desenho incerto. deixa um coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe."
- do livro

e eu acho que é esse o alcance:
“certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. as primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde ─ não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos ─ iremos retornar”.
─ carlos ruiz zafón in a sombra do vento

*eu senti. eu sinto. risos.

Renata CCS 01/02/2013

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia de desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugídio e misterioso de uma música ao longe..." Erico Verissimo
MÚSICA AO LONGE é construída do ponto de vista da jovem professora Clarissa que vive com a família que, de origem rica, está em declínio. Em meio à monotonia de uma cidadezinha pacata do interior gaúcho, Jacareacanga, e da tristeza pela decadência econômica e moral de sua família, a jovem sonha com um acontecimento extraordinário e com seu príncipe encantado. Isto se dará através de sua aproximação crescente com o rebelde e selvagem primo Vasco, que a desperta para o amor. É um livro com toques poéticos, onde o amor da moça nasce e cresce de maneira delicada e vai se tornando mais forte à medida que ela e Vasco se aproximam. Os personagens são únicos e inesquecíveis. O que vemos nesta obra é a vida duma cidade do interior do Rio Grande desfilar em câmera lenta, onde há uma “tristeza indefinida”, que se apodera da protagonista e dos demais membros da antiga e nobre família. A linguagem de Érico Veríssimo é simples e doce, há romantismo e beleza no estilo singelo com que o autor retrata a sociedade decadente e o nascimento da nova sociedade simbolizada por Clarissa e Vasco: mais alegre e mais colorida. Um romance perfeito!
Bárbara 28/05/2013minha estante
Faz muito tempo que li esse livro, mas me lembro que o amei tanto, que por muito tempo estive decidida, de que quando tivesse um filho, lhe daria o nome de ?Vasco?. :D

Ana Maria 07/10/2013minha estante
Senti falta da Clarissa menina, das cores da pensão, de Amaro... em dois anos ficou tudo tão diferente!

sonia 28/10/2013minha estante
Clarice é muito bobinha, não me convence. Prefiro outros livros do autor.

15/07/2012

Tive que ler para fazer um trabalho de escola e tomei gosto pela leitura de romances. Este, em particular, me traz boas lembranças: tirei dez!

Guy 12/05/2012

Histórico de uma família no interior do RS
A obra retrata a decadência econômica e moral da rica e tradicional família Albuquerque, de Jacarenga, interior do Rio Grande do Sul, sob o ponto de vista da ingênua Clarissa .Clarissa tem em seu diário o confidente a quem conta a sua vida, agora professora de volta a casa dos pais nos anos 30

Adriel 11/02/2012

Resenha: Música ao longe
A história do livro é simples, mas o modo que o autor tratou o tema principal (tradição familiar) enriqueceu toda a obra.

Por ser uma Albuquerque, Clarissa, personagem principal, tem que “concordar” com todos os costumes deixados pelo Senhor Oliveiro. Cansada da mesmice, a jovem professora de 16 anos que acabara de se formar resolve escrever um diário. É através de Clarissa e seus escritos que a história se desenvolve.

Os Albuquerques eram a maior família de Jacarencaga, maior não em tamanho, mas em riquezas. Para se ter ideia da importância da família, na pequena cidade havia ruas com o nome da família.

Uma coisa que achei legal no livro foi o momento em que o Vasco, primo e possível paixão de Clarissa, disse que é melhor vivermos um romance do que lermos (romance).

O final é decepcionante, o autor não dá um fim aos personagens. Ninguém sabe o que acontece com Tia Zezé, se Cleonilda casou depois de 12 anos noiva e, por fim, se Vasco namora Clarissa.

Meu personagem preferido é o Velho Leocádio. Ele era um homem que queria ser intelectual, para isso lia uma biblioteca virtual.

A obra recebe esse nome porque para Clarissa o amor é como uma música ao longe; incerto demais.

(Esta resenha foi postada no meu blog: http://www.naomevenhacomdesculpas.com/ )
Ariadne 01/01/2013minha estante
Sou apaixonada pelo Vasco! *____*

Danilo 12/07/2011

Música ao Longe
Bom livro. Não pensei que fosse classificá-lo dessa maneira, mas depois de ler seu prefácio fui forçado a isso. Nele, o autor dizia não esperar muito do livro por ter sido escrito rapidamente (em poucas semanas senão me engano) e ter criado o mesmo apenas pela motivação de um prêmio. Com um começo tão frio logo desanimei quanto ao seu desdobramento. Mesmo assim não deixa de ser um belo livro, pois veio das mãos e mente do grande Érico.
O livro conta a história da família de Clarissa, quer era de uma família de posses, mas que com o passar do tempo foi perdendo tudo que tinha devido à má administração do seu pai, João de Deus. Ele, por estar acostumado à sua vida confortável, não aceita se sujeitar aos outros, trabalhando para eles. Dessa forma o salário de Clarissa, que dá aulas na cidade, tem que ser gasto nas despesas da família.
O livro se desenrola em fatos superficiais que ocorrem na vida dessa família. Conta, por exemplo, sobre como era o passado de Clarissa, brincando com seu primo Vasco e outras crianças da ‘turma’. Essas lembranças se misturam com o presente dela, e criam uma atmosfera de nostalgia e eternas comparações na cabeça dela. Ela possui um diário, onde relata todas essa lembrança, sua visão das coisas e medos, esperanças em geral.
O livro, diferentemente de Um Lugar ao Sol (que estou lendo, uma continuação desse) é muito linear, não entra nos relacionamentos e emoções com a profundidade conhecida de Érico, o que faz da obra um bom livro, mas pouco envolvente.
Mas ainda assim recomendo a leitura dele, pois mostra uma outra maneira de escrever do autor, o que ajuda a definir uma imagem mais real do mesmo. Quando lemos apenas Best-sellers de um autor corremos o risco de nunca o conhecermos de verdade, quais as suas reais características literárias. Por isso recomendo que leiam esse livro, também!

Gláucia 10/03/2011

Querido diário...
Só após tê-lo lido descobri se tratar da continuação de Clarissa, agora mocinha e apaixonada por Vasco, seu primo. Os livros de Erico Verissimo são sempre interessantes por nos contar um pouco sobre o cenário político e social da época.

larissa dowdney 10/03/2011

Gostaria muito de ter lido esse livro na minha infância. Ia fazer tanta diferença...

Caarol 03/12/2010

chato
um livro monótono, sem sal, é a rotina de Clarissa e da família, o livro termina como começou, com uma pequena diferença: Clarissa em vez de odiar o primo agora ama. Mas termina na mesma rotina do começo e do meio. Os livros de Erico Verissimo são assim, rotina, política, e fim se nada extraordinário.

naty 17/07/2010

Como é complicado descrever esse livro! As palavras não conseguem demonstrar a beleza que se encontra nessa obra.
Temos uma Clarissa que está descobrindo as verdadeiras personalidades de seus parentes, e com uma grande decepção admite que aquilo que ve é diferente daquilo que sonhava. Temos um Vasco que no começo pensamos ser um menino que está perdido, mas no final descobrimos que ele é um garoto inteligente e esperto, que no fundo só quer o bem para toda familia.
Um belo livro, com uma sensibilidade maravilhosa.

Taryne 29/04/2010

Simplesmente doce
"Música ao longe" é parecido com o título: Doce, sutil e absolutamente encantador. Clarissa, do livro homônimo de Erico, agora tem 16 anos e é professora. Ela têm sonhos que não cabem no tédio em que vive, dúvidas que a confundem e uma ânsia profunda de algo que não sabe bem o que é. Escreve em seu diário todos os seus pensamentos; já que não têm muitos amigos, gosta de conversar consigo mesma. A relação dela com Vasco, o Gato do Mato, o primo que lhe desperta sentimentos estranhos, é belíssima. O livro possui trechos que enchem os olhos, sempre com as descrições ímpares que Verissimo faz da natureza, como se esta fosse personagem da obra. Nem dá pra acreditar que foi escrito em apenas vinte dias. Erico é mesmo meu escritor brasileiro favorito. Autor-amor na minha vida. Fortemente recomendado!

Marlo R. R. López 30/12/2009

O que achei interessante foi a construção do livro e o seu estilo de escrita: ambos muito simples, de uma simplicidade que dá gosto à leitura. Música ao Longe é uma história muito terna e espontânea, o que também chama a atenção de quem lê; no entanto, apesar da sua ternura, nada de finais felizes, e sim uma série de perguntas interessantes que ficam por responder no final.

Resenha completa em: www.artigosefemeros.blogspot.com

Babi 05/02/2011minha estante
my favorite! eu achei lindo ficar subtendido desejos, sonhos, anseios futuros, Vasco abrindo os horizontes pra prima

Wallas Felippe 24/07/2009

(...)
Aquele amor que ainda não se sabe que é amor; é como o som de uma música ao longe...

Zuca 18/04/2009

Ao lado de Machado de Assis, grande prosador. Uma história melhor que a outra. Perfeito na forma e conteúdo.

1 | 2 | 3 | 4