Corações Descontrolados

Corações Descontrolados Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Corações Descontrolados

Albieri 18/08/2020

Conhece-te a ti mesmo
Corações Descontrolados - Ciúmes, raiva, impulsividade. O jeito borderline de ser.

Livro simplesmente incrível, que mostra com detalhamento como é ser uma pessoa com TPB, com fatos estudos e exemplos. A melhor maneira de aprender é se conhecendo.

#anabeatrizbarbosasilva #borderline #psicologia #conhecendoasimesmo #livro #minhaestante #leitura #amoler

Conhece-te a ti mesmo

mari.1 25/05/2023

Li por indicação da minha psiquiatra
?eles experimentam a morte em vida, pois é como se não existissem.?

eu, sinceramente, não dei mais estrelas por não ter focado tanto em coisas que eram importantes. me vi em muitas páginas desse livro, vi a perspectiva das pessoas que convivem com um border, acho que ficou mais na parte do relacionamento amoroso.

foi muito gatilho pra mim, mas consegui concluir a leitura.

Aninha 27/06/2013

Bom, apesar da suspeita de plágio...
Os borders vivem literalmente "nos limites". (página 25)

Ah, ela só pode ser "border"! Essa foi a conclusão de uma amiga sobre o comportamento de uma colega em comum, depois de anos de estranhamento de certas atitudes dela.

Fiquei com isso na cabeça e, quando essa amiga me emprestou o livro (da qual já tinha ouvido falar), não tive como recusar. A curiosidade falou mais alto.

Em resumo, borderline é um tipo de personalidade "que vive o tempo todo no limite do desespero afetivo frente à possibilidade do abandono e rejeição".

Os borders são pessoas intensas, que vivem fortes emoções e explodem quando se sentem acuadas/abandonadas/desprezadas. Assumem comportamentos de risco, possuem hiperatividade emocional, humor oscilante, ira inapropriada, sentimento de vazio, sentimento de ódio em relação a si mesmo, dificuldade de concentração, entre outros.

Claro que não basta elencar todas essas características e sentimentos para rotularmos alguém de "border". Apenas um profissional poderá dar o diagnóstico correto. Sem falar que em nossas vidas, em momentos e situações específicas, podemos adotar um comportamento similar e, no entanto, estamos passando "apenas" por uma depressão ou uma crise de ansiedade.

Eu estava bem empolgada com o livro até que li que a autora foi acusada de plágio, por se apropriar de parágrafos inteiros sem os devidos créditos. Aí, parece que a leitura perdeu a graça - e a credibilidade: será que os exemplos dados realmente existiram?

De qualquer forma, fui até o fim e achei interessante a lista de celebridades que ela elaborou, a partir da suspeita de que poderiam ter sido borders: Amy Winehouse, Marilyn Monroe, Janes Joplin, Elizabeth Taylor.

Só a breve análise de cada um já compensou a leitura do livro. Mas que fiquei com o pé atrás, ah fiquei!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2013/03/coracoes-descontrolados.html
Ferreira 27/01/2015minha estante
Boa Noite, Li as resenhas do livro e perdi a vontade de ler ele!
Sou Border, e ela aplica termos que são inaceitaveis pq ela os generaliza!
Sou uma pessoa culta, centrada, sou muito independente! E enquanto aos relacionamentos amorosos, não sou nada como ela descreve! Tenho um amor próprio imenso!
Aliás, estou escrevendo um livro sobre borderline, com pensamentos e histórias contadas por eles mesmos! :D

Tuts 08/04/2022

Ótimo
O livro se trata de uma análise sobre o transtorno de personalidade borderine,escrito por uma autora que é psiquiatra o que legitima o conteúdo escrito aqui.

A abordagem eu achei bem interessante e de linguagem compreensível. Gosto que a autora coloca relatos,faz paralelos com a ficção,o que não deixava a leitura extremamente técnica e maçante.

Apesar disso,2 capítulos desse livro são extremamente cansativos,e o último na minha opinião é totalmente descartável,pois fala de algo nada a ver com o tema proposto. Mas de forma geral é uma leitura que vale muito a pena.

Cristiane 24/01/2021

Ana Beatriz mais uma vez nos mostra com uma linguagem fácil mais um transtorno, o Bordline.

Sally.Rosalin 12/10/2013

Exagerado - Jogado aos seus pés
Antes de abordar sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, a autora descreve o que é uma personalidade. Essa é uma combinação dinâmica de temperamento e caráter de um determinado indivíduo, o último é moldado pelo aprendizado social, cultural e por acontecimentos vitais e marcantes. Já o temperamento é herdado geneticamente.

Os borders constantemente são confundidos com os portadores de depressão, ciclotimia e TDAH. Os borders capotam nas emoções, no excesso de sentir e possuem sintomas dos transtornos de ansiedade, TAG, TOC, pânicos e fobias. A pessoa border apresenta também dificuldades de concentração e impulsividade, no entanto a origem destes não está na hiperatividade mental (como no caso dos Tdah´s) e sim na hiperatividade emocional e afetiva.

Suas relações amorosas são marcadas pela intensidade, dramatização e dependência afetiva. Em função disso, muitas pessoas com essa personalidade acabam sendo vítimas passivas de parceiros agressivos e até perversos. A autora dedica um capítulo para relatar as disfunções emocionais, cognitivas, comportamentais e pessoais dos TPB´s. Relata sobre o transtorno em crianças e adolescentes, sendo também presente em mães, classificadas em vitimizadas, defendidas, autoritárias e malvadas.

As relações interpessoais no universo borderline é um verdadeiro "pisando em ovos". Mesmo não sendo bordelirne, é possível estar ou parecer border. A autora utiliza de músicas temas para demonstrar estar border: "Nua Ana Carolina", parecer border "Meu vício é você Chico Roque e Carlos Colla" e ser border "O lado quente do ser de Marina Lima". Há um capítulo sobre os possíveis tratamentos terapêuticos e o uso da medicação.

Muito interessante o capítulo com as biografias dos xxemplos de celebridades borders: Amy Winehouse, Janis Joplin (MAMIS!!!), Marilyn Monroe, Tony Curtis e Elizabeth Taylor. Muito importante o estudo sobre os fatores genéticos, ambientais e sociais, sendo de suma importância rever as relações afetivas. A leitura dos livros dessa autora (na minha opinião) deixa o assunto no limbo, por não ser direcionado nem para o público em geral e nem para a sociedade médica. Acredito que ainda assim, tem sua grande serventia.

Lua 14/01/2022

TPB
Ótimo livro, pensei que seria uma leitura arrastada, mas estava errada. Tem algumas historias que são super interessante e ajudam bastante no entendimento de tudo.

Priscilla 22/01/2017

Bem superficial e segregador
A autora escreve para pessoas que convivem com pessoas que tem algum distúrbio de personalidade. Logo, é crítica e pinta o doente como um vilão. Como psiquiatra, esperava mais empatia por parte dela. Até pq os principais pacientes dela são os próprios doentes em sim. E achei tbm muito superficial a maneira como ela descreve o distúrbio. É muito mais que isso.
Ca Agulhari @literario_universo 21/07/2017minha estante
Eu gostei. Descreve em detalhes porque biologicamente os borderlines são como são. Eles são vilões de certa forma sim, mas não são porque escolheram ser, mas por um distúrbio, tratável por sinal.

Lali 23/09/2017minha estante
undefined

Gort the Robot 25/11/2018minha estante
Parece um click bait em forma de livro. Do tipo" como identificar um 'border' em 7 passos". Esperar o que de um livro sobre um transtorno tão sério que tem um capítulo nomeado "aborrecentes borderline ". (!!!) Acho um irresponsabilidade tratar um assunto tão sério com a superficialidade de blogspot. Eu fui atrás deste livro procurando ajuda, depois que problemas pessoais, que se apresentaram similares ao borderline, se aprofundaram em mim. Porém só li o livro até um ponto e me saí me sentindo um bosta, quase um criminoso. Esta autora além de superficial é extremamente irresponsável. Não deveria nunca ter saido do seu consultório na Barra da Tijuca, onde ela cobra 550 reais a consulta para se bancar a escritora. Não a conheço como profissional mas como escritora é péssima ao abordar em livros de aproximadamente 200 páginas assuntos tão sérios como transtornos psiquiátricos, sempre em tom segregatorio, como disse o colega acima. As historinhas do consultório dela, apesar de consistentes,são escritas de forma que parecem de personagens da novela da Globo. Ah, não é por acaso. Ela tambem é a consultora dos perfis psicológicos para os autores das novelas da Globo. Enfim, doutora "superstar". Se você não sofre nem conhece ninguém que sofre deste problema este livro é pra você, uma espécie de guia dos curiosos para o sofrimento alheio. Caso contrário , fique longe, bem longe deste livro e procure algo mais científico, como terapia cognitivo comportamental entre outros. Este livro só vai te fazer mal.

Gort the Robot 25/11/2018minha estante

Gabi 22/03/2022minha estante
Eu vejo ela tratar os border com bastante delicadeza, tanto é que ela fala várias vezes a importância deles para o mundo artístico. As vezes parece até uma visão romântica, sendo que só quem convive com um sabe como é difícil. Chega a ser até difícil olhar com tanto carinho ?

Ca Agulhari @literario_universo 19/04/2022minha estante
É verdade Gabi!

Muriel 22/04/2022

Reflexão
A psicóloga me recomendou a alguns anos atrás, resolvi ler todo, e nossa que leitura. Estou refletindo muito sobre quem eu sou e sobre a forma que me relaciono.
Dra. Ana Beatriz, eu estou fascinada em você, você é incrível!!!!!

Nana Kopsch 22/09/2023

Esse livro me ajudou muito a me conhecer e perceber q posso levar uma vida normal e que não sou uma maluca descontrolada

Francielle.Rodrigu 02/09/2022

Apenas leiam...
achei esse livro muito bom e esclarecedor nos mostra uma visão bem detalhada sobre o que é uma pessoa e como funciona a mente de uma pessoa com o transtorno de personalidade borderline.
Recomendo muito a leitura principalmente pra quem tem ou pra quem lida com alguém com o transtorno, obras assim são de extrema importância pra um convívio melhor com pessoas com esses transtornos e sempre bom lembrar:

NAO SOMOS MONSTROS.

Mel Rodrigues 30/01/2020

Excelente... Até deixar de ser
Durante os dois primeiros terços o livro é fascinante, cheio de detalhes relevantes e pequenas notas que fazem todo sentido para quem tem que lidar com o estado Borderline. Os relatos demonstram as mais diversas situações e causam se não identificação, muita empatia.

Porém na terceira parte do livro, relatos sobre celebridades e ?termos científicos? parecem aprnas jogados de forma a aumentar o número de páginas, sem a mesma beleza do que foi escrito até então. Quase como se a própria autora já tivesse perdido a energia de produzi-lo.

Whatsername 11/04/2020

O livro é ótimo para um entendimento simples do que é o transtorno borderline, com algumas explicações científicas e alguns relatos de pacientes da autora e como o transtorno afeta suas vidas. Ele apresenta vários tópicos sobre o assunto; desde como pode ser diagnosticado, casos específicos (crianças, adolescentes, mães,...), ao tratamento.
Uma boa leitura para entender um pouco melhor sobre o TPB (tanto para pessoas que são, assim como eu, tanto para pessoas que convivem com alguém diagnosticado).

Maju 04/06/2020

Considerando que é um livro escrito para leigos, é bom, mas eu espera mais...