Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Maciel 02/11/2023

É um livro ótimo que ensinar algumas dicas de escrita. Achei que o livro seria muito técnico. Mas é o contrário.

Susannah.Fincannon 01/11/2023

O FUTURO ESTÁ DIANTE DE VOCÊ.
Eu me sinto tendo uma conversa com uma pessoa que me entende 100% e sabe tudo sobre quem eu sou. Um encontro de mentes, de fato. Eu gostaria de poder olhar no fundo dos olhos do meu ídolo e dizer a ele tudo que ele significa para mim.
"Eu jamais abri minha boca, e você jamais abriu a sua. Nós não estamos nem no mesmo ano, quanto mais na mesma sala... mas estamos juntos. Estamos próximos.
Estamos tendo um encontro de mentes."

Meliz.Moreira 31/10/2023

Quantos aprendizados
Incrível! Livro maravilhoso e essencial para quem pretende escrever. Mas também um livro de muitos aprendizados para quem quer permanecer apenas como leitor. Muito, muito bom!

Dayane Nunes 24/10/2023

Omita as palavras desnecessárias
Entender melhor a mente de um dos melhores escritores mundiais é uma super oportunidade para se aprimorar e, principalmente, se apaixonar cada vez mais pelo Rei.

Prático, empático e autobiográfico. O pacote completa para escritores. Recomendo!

Milton 17/10/2023

Ah, bonzinho
Intressante saber como um grande mestre produz suas obras. discordo de muitas dicas e métodos de escrita, mas é fato que muito do que o king disse não é só válido, é verdade pura! além disso, curti muito saber da vida pessoal do autor

Milton 12/11/2023minha estante
sinceramente não me lembro de uma menção exata, com certeza deve ter falado, mas é fato que ele não se aprofundou nisso

Paloma617 13/10/2023

Sobre a escrita
Para quem é fã do grande Stephen, para quem quer saber mais sobre ele. Para escritores e para quem quer começar a se aventurar na escrita.
Nesse livro temos várias dicas de escrita e um pouco da história do Stephen, da sua vida e do seu trabalho! Uma autobiografia magnífica, com grandes ensinamentos.

Louis 09/10/2023

King não precisa escrever romance
Eu sou um escritor que está tentando aperfeiçoar ainda mais a minha escrita e acredito que essa obra, embora não seja um manual de "como escrever igual a um dos maiores escritores de terror da história", é uma viagem sobre o processo criativo de um obra que não te ensina a "como fazer tal coisa" e sim "como montar sua escrita"

Também, a escrita de King aqui se assemelha ao de seus romances, principalmente enquanto ele fala de fases de sua vida pessoal, ora intrigantes, ora dolorosos

Bruno1107 05/10/2023

A mente de um rei
?Sobre a Escrita? é um livro de não-ficção do mestre Stephen King. Na obra, é abordado muitos assuntos importantíssimos para quem quer embarcar no mundo da escrita.

O livro também nos traz um pouco sobre a história do autor, que é bastante interessante. King aborda sua intensa história de vida e como foi escrever seu primeiro livro.

Acredito que se você quer embarcar no mundo da escrita, esse livro é perfeito para você. Entretanto, acho também um livro bom em caso de que você queira conhecer um pouco mais o autor, se sentir um pouco mais próximo dele.

Taylor 01/10/2023

Mais uma conversa do que um livro
Esse é o primeiro livro de Stephen King que leio (e tá bem longe de ser o tipo de livro pelo qual ele é reverenciado, veja só). Lembro de ter visto, não sei se na sinopse ou em outro lugar, que esse livro era obrigatório para qualquer fã de Stephen King (ainda não era o meu caso) e para qualquer um que quisesse ser um escritor (agora sim).

Isso me deixou um tanto desconfiado; normalmente quando algo promete demais, às vezes a gente se decepciona. Pois bem, não foi o caso. Sobre a Escrita é um excelente livro que, longe de ser um manual de escrita (nem se propõe a isso), é mais uma conversa divertida e agregadora entre um dos escritores contemporâneos mais renomados e o leitor.

No começo, algumas reflexões interessantes são despertadas em meio a memórias do próprio autor ? uma espécie de autobiografia reflexiva, talvez? Da metade do livro em diante, dicas valiosas e alguns puxões de orelha (tão importantes quanto) vão surgindo aos montes.

Posso dizer, sem dúvidas, que esse livro mudou bastante o jeito com que eu via a escrita.

Icaro.Morbeck 28/09/2023

Um mestre pavimentando o caminho para as futuras gerações
Similar à experiência que tive com ?Arte importa? de Neil Gaiman, sinto que este livro me livrou me muitas frustrações que viria a encontrar em minha jornada artística. A verdade é que Stephen King dá um tapa na cara de muitas coisas que achávamos saber sobre o ofício de escritor (Ou o fazer artístico geral, por assim dizer), com direito a dissertações sobre processo criativo, ferramentas de escrita, conceitos narrativos e estilísticos, e até mesmo sobre o funcionamento do mercado literário.

Impossível não se empenhar ao trabalho chegando ao fim desta obra. A escrita íntima de Stephen King convida o leitor à uma experiência que, mais parece uma conversa direta com o autor do que uma ?aula?, por assim dizer. Entender como um dos escritores mais prestigiados da história enxerga o ofício é, pra dizer o mínimo, extremamente libertador. Como se, até este ponto, houvesse uma nuvem cinzenta em sua mente, que agora foi dissipada pra que vejamos as coisas com clareza.

Agradeço à King por ter me livrado de todas as eventuais dores de cabeça, e noites em que perderia o sono tentando encontrar as respostas que me foram entregues nesta obra. Certamente fará total diferença em minha vida de hoje em diante.

Leticia 27/09/2023

Pesquisa para o TCC
Um dos melhores livros de não ficção que já li.
Busquei dicas para vencer o medo de escrever meu tcc e achei dicas, puxões de orelha, dicas de gramatica, dicas de leitura e uma historia de vida contada de forma tão direta e bem humorada que li sem sentir que estava lendo. Foi como ouvir alguém falar direto comigo.
O livro é muito motivador, para quem quer escrever literatura ficcional então, ouso dizer que é importante ler.
Ótima leitura.
Na página 147 ele propõe algo muito legal de se tentar... Não tentei, mas vc deveria.

James R. Ford 25/09/2023

Obrigatório para qualquer Storyteller
Sem dúvidas, esse livro é uma ferramenta fundamental para qualquer autor/escritor iniciante. Te diz muito do que fazer e do que não fazer, embora você perceba que muitos autores renomados praticam o contrário (Algo que mostra que sua identidade textual é importante).
Recomendo e com toda certeza vou reler.

Janice 10/09/2023

Um livro...
Ótimo pra quem pretende escrever, mas não sabe como começar. Até mesmo para aqueles que já escrevem e queiram aprimorar seu estilo. Altas dicas e um pouco da história do autor.

Andre.Lessa 09/09/2023

Leitura obrigatória para todo escritor
King ensina escrita até mesmo narrando suas próprias experiências. A leitura mostra que a escrita é para todos que a buscam, que ainda que seja dificil, não é impossivel chegar ao objetivo. Mesmo que o fim não leve a fama e ao sucesso, terá valido a pena quando se há paixão e diversão na escrita. Os ensinos passados através de uma escrita leve e fluída batem forte!
Sem falar nas recomendações de leitura...
Todo escritor deveria ler esta obra!

Léo 28/08/2023

Sincero e extremamente pessoal
King, nessa curta, mas admirável obra, não se propõe a revelar a fórmula para ser um bom escritor. Ao contrário, ele fala daquilo que funciona para ele, sem meias palavras ou frases motivacionais. Como em sua ficção, King escreve de forma direta, quase crua, o que não significa que não dê boas dicas para aqueles que querem se aventurar nesse mundo. Um livro excelente.