Odorico na cabeça

Odorico na cabeça Dias Gomes

Resenhas - Odorico na cabeça

Lucas.Augustinho 22/04/2022

Um compilado de histórias ótimas de um dos personagens mais icônicos das novelas brasileiras. Vale a pena a leitura só pelo linguajar único do prefeito de Sucupira.

Aline 04/07/2011

Êêê, Brasilzão...
Um apanhado de histórias com os já consagrados personagens de Dias Gomes: Odorico Paraguaçu (prefeito de Sucupira), as irmãs Cajazeiras, Dirceu Borboleta e a Esquerda entusiasta.
Corrupção, hipocrisia, falsa moral e sensacionalismo.
A esquerda e a direita mudam de lado, mas a história é sempre a mesma.

Farley 27/05/2023

Leitura divertida e fluida
Aos desavisados, como eu, a linguagem peculiar do protagonista causa estranheza num primeiro momento. Mas aí é que está o ouro da obra. Os termos "geniais" que o Odorico solta volta e meia, dão um toque especial e cômico aos diálogos.
A estrutura em que os parágrafos são organizados e a variação de espaçamentos, dão muito movimento e dinamismo a leitura. Você consegue saber, perfeitamente, quando a ação muda de lugar, e você se encontra agora em outra "cena".
As histórias são divertidas e criam interesse no leitor em saber o final. Infelizmente não se tem um aprofundamento dos personagens, talvez por se tratar de contos. Mas penso que isso poderia acontecer aos poucos, já que praticamente todos os personagens aparecem em quase todos os contos.
Nunca vi a novela, mas confesso que a leitura me deu vontade de conhecê-la.