O Jogo da Mentira

Resenhas - O Jogo da Mentira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regiane 02/05/2013

Melhor que PLL!

Eu também tinha reparado numa outra coisa sobre Emma: ela andava pelos corredores com os lábios apertados, como se estivesse prendendo a respiração; ela entrava no banheiro feminino só para se olhar no espelho, como que para reunir coragem outra vez. Nós duas tínhamos segredos. Nós duas estávamos muito sozinhas.

Eu sou apaixonada pela saga Pretty Little Liars. Tanto que devorei os 5 primeiros livros um atrás do outro. Quando eu soube do lançamento lá fora da série The Lying Game, eu fiquei super a fim de comprar, mas depois acabei deixando essa ideia de lado, porque pensei: "Um dia essa série chega ao Brasil". E não é que isso aconteceu? E o título por aqui, ficou como O Jogo da Mentira.

Fiquei imensamente feliz em ter recebido esse livro da Rocco, na apresentação dos seus lançamentos para esse semestre. Estava tão curiosa para lê-lo, que não resisti e o li em poucas horas. Eu já admirava muito o trabalho da Sara Shepard, mas posso dizer que em O Jogo da Mentira ela se superou. É muito melhor que PLL.

Sutton Mercer tinha uma vida para fazer inveja em qualquer pessoa. Então alguém a assassina, e agora a pior parte em estar morta é que não resta mais nada a fazer ou não. Ela já não tem mais beijos, nem segredos e muito menos reuniões com seus amigos, mas quando sua irmã gêmea, Emma - que lhe foi separada, antes mesmo de conhecê-la - entra em cena, Sutton consegue ter esperança: descobrir exatamente o que aconteceu a ela, já que não se lembra de praticamente nada da sua antiga vida.

Emma irá ceder a essa troca de papel, pois ela está tão desesperada quanto sua irmã para saber o que lhe ocorreu. Ela terá que juntar todas as pistas possíveis, e a única forma de fazer isso, será assumindo a vida de Sutton, de onde exatamente ela parou. Será que Emma conseguirá conviver com as melhores amigas da irmã? Convencer o namorado que ela é a garota por quem ele se apaixonou? Se passar por uma filha feliz e despreocupada diante dos olhos dos pais de Sutton? Conseguirá ainda sustentar essa farsa, mesmo percebendo que o assassino de sua irmã está observando cada um dos seus movimentos? O Jogo da Mentira está prestes a começar.

A narração desse livro é bem interessante, já que é executada por Sutton como fantasma, mas do ponto de vista de Emma, sendo intercalada entre 1ª e 3ª pessoa. A escrita é demasiadamente envolvente - o que colaborou para que a leitura fluísse naturalmente - me prendendo do início ao fim. Assim que virei a última página, senti uma extrema necessidade em ler a continuação. A ansiedade foi tanta, que não resisti e acabei comprando Never Have I Ever. Agora estou contando os dias para que chegue e eu possa finalmente ler.

Se existe uma coisa que Sara Shepard tira de letra na hora de escrever, é a criação dos mistérios e suspenses em suas histórias. Com certeza essa é a sua principal fórmula para o sucesso de suas obras, pois tudo se encaixa perfeitamente bem - conforme os segredos vão sendo revelados - sem deixar espaço para eventuais furos.

O contexto foi muito bem elaborado, com cenários e situações bem descritos que me permitiu imaginar tudo que ocorria ao redor com muita precisão. E quanto mais eu me aprofundava na história, mais a leitura se tornava viciante, pois O Jogo da Mentira é um livro um tanto instigante, com uma capacidade enorme de aguçar a curiosidade a cada novo capítulo. Sem contar que meus sentimentos variavam entre revolta e angústia ao ponto de eu querer roer todas as minhas unhas.

A maioria dos personagens possuem características bem marcantes, e por uma parte deles, eu me senti dividida entre amor e ódio. Eles tiveram a façanha de me causar os mais diversos sentimentos, pois em determinamos momentos, eles davam a entender que eram inocentes e em outros, nem tanto. Enquanto isso, eu tentava controlar a luta interna que só crescia.

Emma é uma garota que me comoveu, porque ela não levava uma vida nada fácil antes de saber da existência da sua irmã gêmea, e depois disso - quando tudo parecia que ia melhorar - piorou de vez. Eu me afeiçoei a ela por suas atitudes. Em nenhum momento ela se sentiu deslumbrada pelo novo mundo que lhe foi apresentado. A sua coragem diante da saia justa que lhe foi colocava é digna de admiração. Ela é uma protagonista e tanto. Sutton por outro lado me causou pena. Ao ver o quanto ela tinha perdido em vida por conta de sua postura um tanto egoísta e errada, e nem ao menos se lembrar de quem era a pessoa responsável pela sua morte, foi no mínimo bem triste. É claro que também senti repulsa devido as suas atitudes escrotas.

Laurel, a irmã caçula de Sutton não me agradou muito. Mostrou-se sem personalidade ao querer imitá-la e fazer de tudo para agradar as amigas da irmã, para ver se ganhava sua atenção. As amigas também me fizeram entortar o nariz, não sei se gosto menos de Madeline ou de Charlotte. Tive vontade de socar as duas em muitas situações. Apesar disso, tenho que admitir que elas são personagens muito bem construídas, e seus defeitos só fazem soar mais reais. Quanto a Garrett - o namorado de Sutton - eu não sei se ele não foi muito bem aproveitado na história, mas a impressão que tive, é que ele não passa de um cara bobão, que só mantém a fama, por conta da sua aparência. Já Ethan me cativou muito, porque ele, assim como Emma, consegue enxergar a simplicidade das coisas. Só espero que Shepard o explore mais no 2º livro.

Eu sinceramente não vou arriscar em assistir a série de TV, porque imagino que irá me decepcionar tanto quanto a de Pretty Little Liars. De uma coisa eu estou certa, quem acompanha e gosta, precisa ler, porque tenho quase certeza que vai amar ainda mais o livro.

Se você é fã de histórias que são capazes de tirar o fôlego, cheio de segredos e suspense, não pode deixar O Jogo da Mentira passar despercebido. Só não garanto que você não irá surtar de ansiedade após a leitura. Eu recomendo!

Jô88 22/02/2024

Recordando pretty little liars gostei desse nova história bem legal. Bora para o segundo volume. Vamos ver o desfecho desses livros

Bru 13/08/2021

Se você gosta de uma história de suspense adolescente vai se apaixonar por esse livro, estou querendo muito ler os outros livros da autora da sequência.

Aysla.Lourrana 19/03/2021

A história se passa ao redor da vida das gêmeas Emma e Sutton. Logo no início a gente já tem noção do rumo dela, pois há o "spoiler" maior na primeira linha. No entanto, o livro discorre bem acerca do assunto, e não, eu não tenho um suspeito só na mente. Na verdade, a autora me fez imaginar que cada um é culpado, o que não ajuda muito.

A escrita é envolvente e o livro é de rápida leitura, o que deixa a história mais agradável.

Agora estou curiosa para saber o desenrolar desses acontecimentos. Aguardo surpresas!

Tai Costa 24/07/2022

???
Devorei!
Suspense bem angustiante...
Apesar de ser um livro introdutório ele é bem dinâmico e a leitura flui muito bem.
Não acho que as amigas tenham feito algo com a Sutton.
Na verdade por vezes duvidei que tivesse acontecido algo com a Sutton...
Mas o fato do "fantasma" dela acompanhar a Emma contradiz essa teoria...
O Ethan me parece bonzinho demais e sempre aparece em momentos oportunos... Sei não...
Vamos ver como a série se desenrola!

AtAlio.Martins 19/06/2023

Não é um Pretty little liars né, mas não deixa de ser bom. A história engata rápido e não é parado de jeito nenhum, a cada capítulo é uma suspeita nova e diferente. E o final é bem pensado.

Lucas 31/05/2013

Duas irmãs gêmeas separadas no nascimento. Uma ficou com a vida rica e cheia de glamour, a outra com uma simples e sem muitas regalias, passando de família em família. Quase perto dos dezoito anos de ambas o destino faz com que elas tentem se encontrar. Mas algo da errado e Emma, a gêmea pobre, descobre que sua irmã, Sutton, está morta e que ela vai ter que assumir seu lugar. Vida nova, amigos novos, um namorado desconhecido e uma pergunta que não quer sair de sua mente: quem matou Sutton? Em meio a tantas mentiras e jogos, Emma vai tentar desvendar esse grande mistério, isso é, se ela conseguir sobreviver também.

Surpreso, foi assim que fiquei em todo o percurso dessa história maluca criada por Sara Shepard. Conheço o outro trabalho da autora, Pretty Little Liars, apenas de nome e enredo. Em O Jogo da Mentira a americana segue a mesma linha de mistério, o que me fez não desgrudar do livro até ler a última página.

A narrativa é muito, mas muito louca mesmo. Sob o ponto de vista de Sutton e Emma juntas, nós somos apresentados ao universo da gêmea rica. Não entenderam? Eu também demorei. Mesmo morta, Sutton está vendo tudo que sua irmã vê, ou seja, as duas "dividem" um corpo. E o interessante é que ora a narração parece em terceira pessoa e logo depois em primeira. Confuso no começo, mas depois a leitura flui muito bem e é ai que o mistério começa a surgir.

Pra quem lê, a Sutton se mostra perdida, sem saber de nada e muito menos porque a odeiam tanto. Com o decorrer da história vários detalhes são apresentados, inclusive a personalidade da patricinha. No começo eu até simpatizei com ela e senti pena pela sua morte, mas isso mudou rápido. Todos, sem exceção, podem ser suspeitos por te-la matado, porque a garota era muito malvada e não poupava esforços para ver o sofrimento alheio. E ao mesmo tempo que conheci a personalidade dela, pude enxergar um pouco de cada uma das suas amigas integrantes do Jogo da Mentira, que são brincadeiras de mau gosto pregadas em qualquer um. Madeline, Charlotte e Laurel, irmã adotiva de Sutton, são todas "farinhas do mesmo saco", nenhuma tinha uma índole muito correta. Fiquei com pena da Emma, que pagou pelos erros de outra pessoa. Quanto mais eu lia, mais me perguntei quem poderia ser o assassino, e as suspeitas ora estavam em cima de uma, ora em cima de outra.

A atmosfera pode ser um tanto desconexa com o teor do livro: colegiais americanos, festas, e meninas ricas que só querem curtir a vida . Com tantos acontecimentos horripilantes acontecendo ali, esse clima meio "patricinhas de Beverly Hills", em que a líder do grupo estala os dedos e as outras saem andando atrás, fez com que eu tirasse uma estrela do livro. Se ela já fez algo semelhante em Pretty Little Liars, por que não tentar mudar um pouco? Sinto que a autora já fez essa história pensando numa série de tevê, o que é negativo. Desse jeito tudo se torna produto da mídia, e falta inovação e criatividade.

Os personagens não tiveram profundidade o suficiente, mas creio que Sara vai introduzir a personalidade de cada um melhor no segundo livro, e só assim eu poderei escolher para quem torcer. Toda trama é bem construída e não há pontas soltas, tudo se encaixa perfeitamente no final. E sim, O Jogo da Mentira é igual A Usurpadora. A personalidade das duas irmãs, Sutton e Emma, é semelhante demais com a de Paola e Paulina e todos acontecimentos são muito parecidos com os que se passam na novela mexicana. Creio até que isso contribuiu para eu gostar mais do livro (risos).

Recomendo! Sara tem talento para escrever, mesmo que ela não tenha trazido algo totalmente novo. Não me identifiquei com os personagens, mas o enredo é maravilhoso. Leiam e roam as unhas para descobrir quem, afinal, matou Sutton.

Helo 07/12/2021

O jogo da mentira
Gostei do livro, uma leitura mais ou menos fluída.
Bem interessante, gostei bastante, embora não irei ler o próximo

Nadia 11/07/2013

O Jogo da Mentira é instigante, mas não apenas pela história. Um dos pontos que mais chamou minha atenção foi a narrativa paralela de Uma personagem, que torna tudo ainda mais complexo de entender – por motivos que não posso revelar.
Por enquanto, O Jogo da Mentira ganhou mais uma leitora que espera, em breve, poder descobrir um pouco mais a respeito de todo o mistério das irmãs. Que venha o segundo livro!

Carol 22/03/2021

Um suspense lento e previsível. Os personagens e o enredo não envolvem o leitor. Achei uma grande enrolação e não leria a continuação. Serviu pra me mostrar o porque eu nunca gostei de PLL.

larissa 11/09/2020

gostei muito msm
gostei muito desse primeiro livro,morri de curiosidade com todas as pontas soltas desse mistério porém não quis esperar mais 5 livros para descobrir o assassino

dasi 26/10/2022

Bom, mas parei nele
Gostei, primeiro livro que eu leio da Sara e achei a escrita dela muito gostosa.

Bando de menina doida maluca bully eu hein

Enfim, o livro é legal, um otimo suspense, mas eu fiz a burrada de ser ansiosa e ir procurar quem matou a sutton, aí li o resto do livro com raiva da Emma sendo burra kkk
Agora já sei quem matou e sei que os próximos vão ser só enrolação igual a esse te jogando um assassino que no final não vai ser, então perdi a paciência já kkkk

É isso.
Ives2 26/11/2022minha estante
Oiê, bota um aviso de spoiler da próxima vez? Agora também sei a identidade da assassina depois da sua resenha rs ? Vou nem terminar a leitura

Luana Karla Nogueira 27/06/2021

Jogo da Mentira Sara Shepard
O livro tem um ritmo fluido com capítulos curtos o que eu adoro eu livros. Contudo, tem muitos aspectos que não me parecem criveis e me levam a fuga do universo literário da Sara Shepard. Tb creio q fui influenciada por ter visto a série de tv que entregam pouco da história mesmo q sua adaptação tenha sido bem diferente do livro

Maithe 02/01/2022

O Jogo da Mentira
Li esse livro pela segunda vez depois de anos e continua tão bom quanto eu lembrava. A história te prende de uma forma que fica ansioso pelos próximos capítulos. Eu gosto da maneira como a gente tem a visão da Sutton das situações também, além de gostar dos comentários dela sobre o que acontece com a Emma. Às vezes é um pouco confuso lembrar do que a Emma sabe e o que foram lembranças da Sutton, mas fora isso o livro é perfeito. Jogam pistas que permitem formar teorias, algumas óbvias mas outras nem tanto, várias coisas me surpreenderam bastante! É definitivamente um dos meus livros favoritos e recomendo para todos que gostam de mistérios.

1 | 2 | 3 | 4 | 5