Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Sarah 29/10/2021

Scifi diferente
Não fiquei perdida em nenhum momento com sistema econômico, nome de planetas, pipipi, coisa normal de se ficar quando lê Scifi, o que pra mim é um baita ponto positivo.
Fiquei bastante chocada com a falta de mulheres no livro, citam apenas duas no livro inteiro, que são figurantes praticamente.
O livro é 80% diálogo, e 99% estratégias políticas, ciência e probabilidade.
Esperava mais, já que venceu prêmio de melhor obra de fantasia de todas, concorrendo com Senhor dos Anéis (que é a verdadeira vencedora, obviamente).
Amanda.Ellen 29/10/2021minha estante
O que faltou pra ser 5 estrelas? Tenho meus receios de ler fundação

Sarah 29/10/2021minha estante
Como eu disse, o livro é praticamente diálogo e os diálogos são a grande maioria estratégias políticas, o que pode ser massante, e você também tem que entender a linha de raciocínio dos personagens, já que nada é mastigadinho, é um livro, ao meu ver, pra se ler devagar. Não levou 5 estrelas porque achei que deu "trabalho" pra ler, e alguns momentos parou de ser gostosa a leitura pra ser mais uma análise dos acontecimentos. Não é um livro de aventura scifi, é um livro de política e debate com elementos de fantasia kkkkkkk

Rafaelps 06/04/2021

Olha esse livro quebrou as minhas expectativas, eu simplesmente achei que fosse um livro entediante e com escrita refinada e complexa, já que é um clássico, como Duna. Mas não, esse livro tem uma linguagem simples e focando muito mais em diálogo do que em descrição de ambiente ou reflexão daquele personagem. Simplesmente achei fantástico o jeito que o autor parafraseou a decadência do Império Galáctico com a decadência do Império Romano, com o surgimento de ?bárbaros? e pequenas nações periféricas.
O desfecho da queda do império? eu não sei, pois essa resposta fica para o próximo livro: Fundação e Império.
Além disso fica claro como Fundação foi a base que inspirou o George Lucas a criar Star Wars, que por sinal eu amo também... No mais, superou por completo as minhas expectativas e espero que Fundação e Império supere ou pelo menos mantenha o mesmo nível de Fundação.
pixtiic 06/04/2021minha estante
amoo

Rafa 22/06/2021

???
Esse livro é um surto, junta política, fofoca, guerra, traição e tantas outras coisas que nem tem como colocar em palavras. Cada capítulo é um desespero diferente. Perdi meus 3 neurônios lendo Fundação, principalmente no segundo livro (Fundação e Império) meu cérebro explodiu de tão bom.

Cintia (@jeitolivrodeser) 01/04/2021

"A violência é o último refúgio do incompetente" - Fundação, Isaac Asimov.

A frase acima é bem marcante nesta leitura que foi mais uma das minhas experiências literárias no gênero de ficção científica. E dessa vez bem diferente do que estou acostumada a ler do estilo.

O livro Fundação do Isaac Asimov é dividido em 5 partes, muitos personagens, saltos temporais enormes e com uma narrativa política impressionante. Um clássico sem dúvida! Aliás esse é só o primeiro livro da trilogia, já estou curiosa pelos próximos acontecimentos.

Felipe 11/04/2021

Fundação
Foi meu primeiro contato com esse autor tão conhecido e ganhador de prêmios justamente devido a essa trilogia que começa com esse livro, “Fundação”.

Nessa história temos o Império Galáctico que conta com 12 mil anos de história e aparenta possuir grande estabilidade, poder, mas na verdade está em declínio. Um grupo de cientistas, liderados por Hari Seldon, tentam alertar o imperador de que se nada for feito, o Império cairá e uma grande recessão se iniciará e durara milhares de anos até que tudo retorne a uma estabilidade e paz. O grupo de cientistas é perseguido, mas conseguem se salvar e são isolados em um novo planeta que recebe o nome de Fundação. Tudo fazia parte da pesquisa de Hari Seldon, que através da psico-história, consegue prever o comportamento humano e com isso prever o futuro.

Uma das coisas que achei estranho nesse livro é que ele não possui um protagonista, um personagem que podemos acompanhar ao longo do livro e torcer por ele pois a cada parte, temos uma passagem de tempo muito grande, da casa de centenas de anos. Isso não atrapalha em nada a história que é bem interessante e eu fico impressionado com a genialidade do autor em criar todo um universo (literalmente) em conjunto com essa nova ciência, a psico-história, que vai nortear toda uma comunidade a deter o poder do conhecimento e com isso, controlar diversos reinos.

Gostei muito desse primeiro livro e estou ansioso para ler os outros dois. Para quem gosta de ficção científica, esse livro é um prato cheio.

Bruno 06/08/2021

Não justificou a reputação (ainda)
Nesse primeiro livro da trilogia, existem saltos de décadas de um capítulo ao outro, o que compromete muito a conexão do leitor aos personagens. Num virar de página, todos que você conhecia morreram há décadas e viraram história. Acredito muito que se considerar a trilogia como um único livro, vai justificar a reputação de Fundação. Mas essa primeira parte, apesar de divertida, não justificou.

César99 05/10/2022

A musa da ficção científica.
Fundação - 4.0
Fundação e Império - 4.5
Segunda Fundação - 3.5

Épica. Essa foi a única palavra que surgiu em minha mente ao tentar descrever resumidamente a trilogia para um amigo próximo. Afinal, de que outra maneira classificar uma obra que conta a história não apenas de um personagem ou povo, mas de toda uma civilização galáctica, tão interligada e complexa em sua existência e perpetuação do que a nossa própria.

A história começa com Hari Seldon, famoso psico-historiador no universo do livro, prevendo, através de complexos estudos sociológicos e cálculos matemáticos, a queda do Império Galáctico, mantenedor da ordem, civilidade e tecnologia avançada na galáxia. Nem tudo está perdido, entretanto, pois junto com tal previsão, o cientista social estabelece duas organizações para preservarem e desenvolverem as ciências tão necessárias a todos os povos: as duas Fundações. E assim nossa jornada junto à Primeira Fundação, em sua busca pela ressureição do Império, se inicia, seguindo não apenas a instituição em si, mas alguns de seus cidadãos mais influentes ao longo de 400 anos de intrigas políticas, crises econômicas e guerras devastadoras.

É uma pena, contudo, que a prosa acadêmica e engessada de Isaac Asimov, tal qual a maneira com que expõe informações e detalhes da história (jogando na sua cara e explicando em longos parágrafos tediosos), seja tão antagônica ao desenvolvimento da história e dos personagens. Essa trilogia com a prosa de Joe Abercrombie seria o livro perfeito.

@apilhadathay 31/12/2020

Não se tornou favorito, mas respeito
Li apenas o primeiro livro da trilogia, por enquanto! FUNDAÇÃO é uma série de ficção científica do mestre Isaac Asimov. Nela, o autor conta detalhadamente como será um futuro e o destino das pessoas, tudo sob a gestão da Fundação Enciclopédica. Nela, ele propõe que haverá a queda do Império Galáctico (que foi inspirada na queda do Império Romano).

Seu protagonista é Hari Seldon, desenvolvedor da Psico-História. Usando cálculos matemáticos, Seldon previu um grande desastre no futuro do planeta e tenta alertar as pessoas. Bem, eu vejo Hari Seldon como vilão, adorei o Gaal Dornick, ele merecia mais espaço. O primeiro livro tem grandes saltos no tempo, às vezes de 50 anos, e você pode ficar meio perdido no começo. Estou querendo ler o segundo livro em breve ??

site: www.instagram.com/apilhadathay

Nathalia184 01/01/2021

Um livro genial
Primeira leitura concluída de 2021, Fundação é uma ficção que parece não ter envelhecido - apesar da data de publicação até os dias atuais.

Partindo da premissa que o Império Galáctico iria encontrar sua ruína, o psico-historiador, Hari Seldon que faz essas predições, monta um plano de criar uma Fundação, que irá compilar todo o conhecimento da humanidade e reduzir o tempo da barbárie de 30 mil anos para apenas 29 mil anos.

O livro vai mostrando diferentes crises entre esse tempo, a primeira, a segunda e a terceira.
Em todas essas crises, foram implementados métodos diferentes de resolução.
Os personagens que se encontram no poder de tomar decisões são inteligentes e ardilosos em seus planos, para manter as coisas sobre controle, seja por meio de religião ou por meio do comércio.

É um livro bastante político - e eu nunca esperava que fosse gostar tanto de ler algo assim.

"A soma do saber humano está além de qualquer homem individualmente; mesmo de mil homens."

Tuler 01/01/2021

Isaac Asimov foi fantástico
É impressionante o fato desse livro ter sido escrito há várias décadas atrás, Isaac Asimov estava realmente muito a frente do seu tempo. O livro Fundação é excelente, uma leitura prazerosa com uma história muito instigante, o título de pai da ficção científica é muito merecido pelo Asimov.

Bruna Gomes 02/01/2022

Podemos prever as atitudes das massas, mas não do indivíduo
Depois de ver alguns videos no YouTube, e ler em alguns blogs sobre a importância dessa obra, decidi colocá-la como meta de leitura para '22 e, após um sorteio, ele foi escolhido para ser meu primeiro livro nesse novo começo de ano.
Fundação é, sim, tudo o que dizem, uma leitura e história grandiosa que utiliza vocabulário simples para nos fazer adentrar dentro do universo do autor. Uma leitura que quebra paradigmas de tempo, já que é um livro publicado em 1940 que aborda técnicas e assuntos que ainda estamos engatinhando como big data, machine learning e sistema de suporte à decisão. Mas mesmo diante de toda essa genialidade o autor, não sei porquê, não pôde conceber uma mulher como parte da história. Não há qualquer personagem feminina no decorrer da narrativa, simplesmente não há mulher no primeiro livro da fundação e isso me incomodou muito e mostra como o machismo é tão forte que não rompe nem mesmo diante de uma mente genial como do autor. Apesar dessa crítica a história é ótima e já seguirei para o segundo livro da trilogia.

Barbi.Lopes 15/08/2020

Em uma espiral contínua a evolução ocorre
Henri Seldon prevê em linhas gerais o futuro da humanidade, ressaltando que o coletivo se sobrepõe ao individual.

E isso é percebido no decorrer do livro onde as façanhas políticas, sociais e econômicas se destacam em detrimento de apenas um indivíduo.

Ou seja, o comportamento individual se perde nas tramas dos eventos na galáxia.

As crises são necessárias para o almejado plano de Seldon ser executado, assim em uma espiral contínua a evolução ocorre.

MrkFloripa 13/04/2021

Obrigatório
A obra prima do mais prolífico e provavelmente o melhor autor de ficção científica.
Primeiro livro de uma trilogia, que depois virou uma série de sete livros escritos ao longo de 50(!!!) anos e que finalmente devem ser lidos com a série "dos robôs" totalizando uma saga de 11 livros que abarcam eras de uma saga muito humana e toda a galáxia.
Imperdível, leitura obrigatória para qualquer fã de ficção científica

Flávia Martins 16/11/2021

Queria assistir a série então resolvi pegar o livro para ler antes de assistir, confesso que achava que a narrativa ir se arrastada que não ia entender nada e foi ao contrário me surpreendi com a escrita dos Isaac Asimov  uma escrita fluida, você ficar curiosa pra saber o que vai acontecer na história.