A Neblina do Passado

A Neblina do Passado Leonardo Padura

Resenhas - A Neblina do Passado

Alexandre Kovacs / Mundo de K 22/06/2015

Leonardo Padura - A neblina do passado
Editora Saraiva (Selo Benvirá) - 442 páginas - tradução de Júlio Pimentel Filho - Publicação 2012 (Lançamento original 2005).

Restringir este romance à categoria de literatura policial seria uma injustiça com a habilidade do escritor cubano Leonardo Padura. Nada contra os romances de detetives, mas o autor construiu uma verdadeira história afetiva de Cuba, particularmente sobre as transformações da cidade de Havana e seus habitantes, na segunda metade do século XX, compreendendo os seguintes três grandes períodos: A era inicial do ditador Fulgencio Batista, à partir de 1952, onde existia corrupção generalizada e a influência econômica dos Estados Unidos, o segundo período que se inicia em 1959 com a vitória da Revolução socialista liderada por Fidel Castro e Che Guevara, provocando a desapropriação de várias empresas norte-americanas e privatização de bens das famílias tradicionais que compactuavam com o governo anterior e, finalmente, os anos de crise econômica e decadência social, decorrentes da redução drástica de investimentos da antiga URSS após a queda do muro de Berlim em 1989.

Leonardo Padura soube passar por todas essas fases da história cubana (sem sofrer censura prévia do regime atual o que, por si só, é surpreendente) no desenvolvimento do seu romance em um argumento criativo e uma trama muito bem montada que utiliza o recurso ficcional da ascensão e queda da família Montes de Oca e do seu personagem recorrente, o carismático detetive Mario Conde que, quatorze anos após a saída dos quadros da polícia local, sobrevive em 2003 à base de expedientes, assim como boa parte da população de Havana. No seu caso, comprando e vendendo livros usados, sendo ele próprio um escritor frustrado.

"A escassez foi tão brutal que alcançou até o venerável mundo dos livros. De um ano para outro, as publicações despencaram em queda livre, e as teias de aranha cobriram as estantes das agora tétricas livrarias, de onde os próprios empregados roubavam as últimas lâmpadas de vida, praticamente inúteis em dias de intermináveis apagões. Foi então que centenas de bibliotecas particulares deixaram de ser fonte de ilustração, orgulho bibliófilo e provisão de lembranças de tempos possivelmente felizes, e trocaram seu cheiro de sabedoria pelo ácido e vulgar fedor de umas cédulas salvadoras."

Ao descobrir uma fabulosa biblioteca, milagrosamente preservada no que restou da mansão da família Montes de Oca, Mario Conde dá início a um excelente negócio devido à riqueza do acervo de livros raros, um sonho para qualquer bibliófilo. No entanto, o destino reserva uma grande surpresa para o detetive aposentado quando, no interior de um desses livros, ele encontra uma página recortada de uma antiga revista de quarenta anos atrás com a imagem da estonteante cantora de bolero Violeta del Río. Sem saber o motivo da intensa atração exercida pela mulher ele segue os seus instintos de investigador e tenta descobrir o paradeiro da esquecida bolerista através de um mergulho no submundo das ruas e crimes de Havana, resgatando uma história esquecida sobre morte e infelicidade na neblina do passado.

"Quando saíram para a rua, o sol furioso do meio-dia tinha dispersado os passantes, mas a música agora ocupava o lugar das pessoas, abarrotando o espaço, misturando melodia, competindo em volumes capazes de aturdir quem arriscava penetrar naquela atmosfera compacta de som, bolero, merengue, balada, mambo, guaracha, rock pesado e leve, danzón, bochata e rumba. As casas cujas entradas davam para a rua, com as portas e janelas abertas, tentavam absorver um pouco do ar quente, enquanto homens e mulheres de todas as idades oscilavam em cadeiras de balanço, desfrutando a brisa artificial dos ventiladores e a música ensurdecedora, vendo passar, carregados de resignação, a hora morta do meio-dia."
Márcia Naur 11/03/2017minha estante
Ótima resenha!

Alexandre Kovacs / Mundo de K 01/06/2017minha estante
Obrigado Márcia, grande autor!

LER ETERNO PRAZER 16/04/2022

"A neblina do passado" primeiro contado com a obra de Leonardo Padura, melhor não poderia ter sido, sim acho que sim, poderia ter sido melhor, visto que em "A neblina do passado" vamos conhece Mario Conde, protagonista de vários livro da série policial "Quatro Estações em Havana" e aqui já o encontramos 14 anos depois de o mesmo ter largado a função de investigador, mas mesmo assim adorei a leitura.
Aqui em "A neblina do passado" , todo seu enredo se passa na Cuba de 2003, com já falei, aqui ele tem uma vida comum e vive da compra e venda de livros usados, prática muito comum em Cuba. Na busca por novas fontes de negócio Mário acaba descobrindo um verdadeiro tesouro: uma biblioteca com exemplares de livros raríssimos e valiosos. Ele leva seu sócio, Pombo, para participar do negócio com ele. Juntamente com os livros, o ex policial acha uma carta de uma cantora de bolero dos anos 50, Violeta del Rio, e passa a ficar obcecado para saber mais sobre a vida da mulher.
A partir daí ele passa querer investigar mais sobre a vida e do verdadeiro motivo da morte da cantora, que segundo as investigações da época suicidou-se, mas algo ficou mal explicado e tudo leva a crer que Violeta foi assassinada.A partir desse momento, mergulhamos no passado junto com Conde. Numa era pré-revolução, com muitos cantores e cantoras de bolero, quando a música era farta na cidade, as casas de show fervilhavam, Cuba respirava música. Conde é melancólico por natureza. Por isso, fica entusiasmado para saber mais sobre essa Cuba , na época que nem ele era nascido.
O ex investigador e seu amigo se veem envolvidos em uma teia de assassinatos no tempo presente, que pode ter origens no passado e irão tentar todas as pontas desse mistério para desvendar os crimes, tanto do passado, quanto os do presente e chegar a um desfecho que irá responder a difícil questão que ficou no ar: pode um fato acontecido há tantos anos ter reflexos no tempo presente? e que motivos e acontecimentos levaram a desfecho tão doloroso?
A escrita de Padura é impecável, simplesmente ótima: suas descrições de cenas de sexo, cenas de comida, cenas de violência, são todas recheadas de um lirismo, mas ao mesmo tempo, com tons coloquiais, que nos leva a acreditar que aquilo realmente aconteceu e que estamos vivenciando esses fatos junto com nosso protagonista.
E ainda tem um detalhe que achei marivolhoso no enredo, aqui temos um livros que fala de livros, e outra coisa também que adoro, música!!
Sem contar que além de tudo isso ainda vamos, para mim que nada conhecia do autor e nem de seu país, vamos passar por várias fases da vida cubana, Padura soube nos passar como ninguém, por todas as fases da história cubana (sem sofrer censura prévia do regime atual o que, por si só, é surpreendente) no desenvolvimento do seu romance em um argumento criativo e uma trama muito bem montada que utiliza o recurso ficcional da ascensão e queda da família Montes de Oca e do seu personagem recorrente, o carismático detetive Mario Conde que, quatorze anos após a saída dos quadros da polícia local, sobrevive em 2003 à base de expedientes, assim como boa parte da população de Havana. No seu caso, comprando e vendendo livros usados, sendo ele próprio um escritor frustrado.

Segui um pequeno trecho que demostra isso:

Ou seja, vemos que Cuba passou do apogeu a queda, do luxo a miséria.
Podemos dizer que "A neblina do passado" é muito mais que um romance polícia!
Aqui Padura constrói uma história afetiva de Cuba, particularmente sobre as transformações da cidade de Havana e seus habitantes, na segunda metade do século XX, compreendendo os seguintes três grandes períodos: A era inicial do ditador Fulgencio Batista, à partir de 1952, onde existia corrupção generalizada e a influência econômica dos Estados Unidos, o segundo período que se inicia em 1959 com a vitória da Revolução socialista liderada por Fidel Castro e Che Guevara, provocando a desapropriação de várias empresas norte-americanas e privatização de bens das famílias tradicionais que compactuavam com o governo anterior e, finalmente, os anos de crise econômica e decadência social, decorrentes da redução drástica de investimentos da antiga URSS após a queda do muro de Berlim em 1989.

Uma excelente leitura!!

Bruna.Patti 21/10/2018

A neblina do passado
Resenha
Livro: Neblina do passado
Autor: Leonardo Padura
Ano de lançamento: 2005
Nº de páginas: 320

Sou um pouco suspeita para falar de livros do Leonardo Padura, escritor cubano, ganhador de diversos prêmios de literatura internacionais, tais como Prêmio Hammet e Prêmio Princesa das Astúrias de Literatura. Esse é o sexto livro que leio do autor (você pode ler minhas outras resenhas aqui no blog). Sou apaixonada pela escrita, pelo universo criado por Padura, e, essencialmente, por Cuba.

Nesse livro, temos como protagonista Mário Conde, figura já carimbada em outros romances do autor, como na série Quatro Estações em Havana. A história se passa em 2003, quatorze anos depois de Conde largar sua função de investigador na polícia. Ele vive da compra e venda de livros usados, prática muito comum em Cuba. Mário descobre um verdadeiro tesouro: uma biblioteca com exemplares de livros raríssimos e valiosos. Ele leva seu sócio, Pombo, para participar do negócio com ele. Juntamente com os livros, o ex policial acha uma carta de uma cantora de bolero dos anos 50, Violeta del Rio, e passa a ficar obcecado para saber mais sobre a vida da mulher.

O ex investigador e seu amigo se veem envolvidos em uma teia de assassinatos no tempo presente, que pode ter origens no passado. Pode um fato acontecido há tantos anos ter reflexos no tempo presente?

O título é sugestivo e nele se baseia todo o livro: a neblina do passado, uma nesga, uma parte do tempo que nos afeta ainda, que nos nubla de uma tal maneira que não conseguimos enxergar a verdade. Como uma nuvem que nos causa cegueira. É necessário enfrentar o tempo que passou de cabeça erguida, pois só assim, conseguiremos superá-lo.

A escrita de Padura é impecável: suas descrições de cenas de sexo, cenas de comida, cenas de violência, são todas recheadas de um lirismo, mas ao mesmo tempo, com tons coloquiais, que nos leva a acreditar que aquilo realmente aconteceu e que estamos vivenciando esses fatos junto com nosso protagonista. O amor de Conde para com seus amigos e sua companheira Tamara é algo retomando e bem trabalhado nesse volume.
Me senti nostálgica, como diria Renato Russo, nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi. Cuba é apaixonante, quente, sedutora, amistosa, acolhedora. Só fez aumentar em mim ainda mais a vontade de conhecer esse, nas falas do próprio Padura, nem céu socialista nem inferno da direitismo, mas um purgatório. Padura consegue ser crítico ao seu país, mas percebe-se um amor pela cidade, pela ilha, que escapa em cada poro do personagem principal. Afinal, não somos maniqueístas e isso o autor consegue trabalhar muito bem. Recomendo a leitura.

LEIAM MEU BLOG:

site: https://abiologaqueamavalivros.blogspot.com/

Biblioteca Álvaro Guerra 11/09/2019

Quando o ex investigador Mario Ponte encontra um recorte antigo dentro de uma coleção de livros raros que ajudará a melhorar sua vida financeira, não estava contando com o mistério que esse recorte trás e da vontade que ele sente de voltar aos tempos de investigação.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788564065147