Clio0 01/01/2013
Jean Piaget é provavelmente um dos melhores teóricos da educação que você vai ler na vida. Não porque ele é apenas ridiculamente bom no que faz, mas por não ter medo de botar o dedo na ferida e dizer o que está dando errado. Infelizmente, para ele e para nós, teoria e prática são coisas diferentes e algumas das suas proposições já foram provadas cientificamente erradas.
Esse livro, um dos últimos a ser publicado, traz uma dissertação sobre a prática de ensino do sócio-interacionismo e uma breve avaliação e análise dos resultados.
Piaget observa coisas como mudanças mundiais afetando a educação, tal como a globalização, e também as necessidades atuais que visam a multidisciplinaridade. Tudo isso calcado no texto dos direitos humanos.
Porém, ele afirma e integra propostas para a formação de teorias que hoje já são colocadas em xeque pela ciência, por exemplo, a ideia sobre a memória genética no homem - o qual Piaget descarta inteiramente.
Vários outros exemplos do mesmo naipe aparecem na dissertação, além do fato que a maior parte das noções propostas pelo mesmo são determinadas pelo momento histórico francês, que ele depois generaliza para o mundo, embora faça questão de usar alguns exemplos diversos como Suíça e EUA.
Enfim, é uma leitura interessante ainda que densa, o que pode deixar o leitor desavisado a ver navios já que o livro não traz explicação sobre a metodologia de Piaget.