A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Laura.Santos 28/04/2022

Uma grata surpresa
Eu subestimei esse livros, eu não sabia de nada da história e achei que era um livro infantil só porque tinha imagens. Na verdade, esse livro é uma carta de amor ao cinema, eu fiquei muito surpreendida com as reviravoltas da trama e achei lindo o final.

Faz até sentido ver que a adaptação cinematográfica foi feita pelo Martin Scorsese, que além de ser um cineastra apaixonado por cinema, atualmente está tentando restaurar filmes antigos que foram perdidos pelo tempo, e me lembrei disso enquanto estava lendo, pois acontece algo parecido na história.

E eu, como uma pessoa que ama cinema, fiquei com mais vontade ainda de ver esses filmes clássicos da era de ouro que o livro tanto fala.

cris 03/04/2021

Inspirador
É uma história linda, entusiasmante e envolvente sobre um menino órfão muito talentoso.

Além disso, o livro é recheado de desenhos muito bonitos, que fazem parte da narrativa, de forma a ser um livro empolgante e tranquilo de ler.

Gosto muito de como o livro é construído, amei reler A invenção de Hugo Cabret.

Lucas 25/05/2021

A Invenção de Hugo Cabret é um livro muito gostoso de se ler. É uma leitura rápida, descomplicada e nem por isso vazia. Carrega palavras e sentidos muito bons e especiais, bonitos e gentis, com ilustrações muito bonitas que nos instigam pela próxima página. É claro, é uma história infanto-juvenil, sobre e para crianças, e não por isso perde em nada a qualidade ou curiosidade de um adulto. Tem algumas ?lições? que mesmo nós na fase adulta podemos nos esquecer ou nos desmotivar-mos. Penso quando a personagem de Georges Méliès fala que na plateia, naquele dia, não via trabalhadores, adultos, ou o que fosse, mas sim piratas, sereias, magos e astronautas. Alguns dias esquecemos que não precisamos crescer e esquecer da juventude e criatividade, dos sonhos e da imaginação.

ash 03/10/2021

A história que estou prestes a contar se passa em 1931...
livro muito rapidinho de ler, com ilustrações lindas, e uma história linda. fala sobre os primórdios do cinema na França, baseado principalmente no filme "Viagem à Lua" de Georges Méliès, porém em uma perspectiva diferente, futura.

(pra quem tá em ressaca literária e procura uma leitura momentânea, ele é ótimo!!)

Grazi 24/02/2022

"Se o mundo é uma grande máquina, eu devo estar aqui por algum motivo".

Sabe aquele livro que te prende do início ao fim? Então.
Aqui conhecemos Hugo, em Paris dos anos de 1930, um menino que vive escondido na central de trens, e que também cuida da manutenção dos relógios do lugar. Para sobreviver ali, ele vai tentando se manter invisível e anônimo mas ele vê isso sendo colocado em risco quando o dono da loja de brinquedos da central e a sua sobrinha entram em seu caminho. É aqui que vemos que o tanto o nosso menino, quanto os outros personagens guardam segredos, que vão sendo desenvolvidos ao longo do livro, mas que giram em torno de um homem de metal que o pai de Hugo encontra.
É um livro bem leve e rápido de ler. O desenvolvimento dos personagens faz você se sentir imerso na história, o que fica melhor por conta das figuras que o livro possui.
O mais legal é que o autor faz uso de fatos reais para desenvolver a história, e saber disso deixa o livro bem mais interessante.
Foi difícil me despedir da história e Hugo Cabret agora tem um espaço especial no meu coração.

Maria Eduarda 10/03/2023

Uma viagem a lua!
"Mas outra história começa, porque as histórias sempre levam a outras histórias, e esta aqui nos leva diretamente até a lua"
Daniele591 08/10/2023minha estante
acho o filme tão fofo, vale a pena a leitura tbmm?

Mylena.Goncalves 16/02/2022

Todos deveriam ler esse livro
Se você quer um livro que disperta em você curiosidade e emoção, então escolheu o livro certo.A invenção de Hugo Cabret nos mostra que somos muito mais do que aparentamos ser.E por mais que a vida tenha sido difícil, sempre há algo que possa nos inspirar e nos motivar a continuar.
Livro excelente.

Camilli 02/08/2021

Literatura e Cinema
Esse livro tem uma arte íncrivel e você percebe a junção da literatura com o cinema.
O livro tem 500 páginas, mas a história é muito rápida e mais da metade do livro são só imagens. A história é muito boa e cativante.
"Enquanto olo para todos vocês aqui reunidos, quero lhes dizer que não vejo uma sala cheia de parisienses de cartola, diamentes e vestidos de seda. Não vejo banqueiros, ricas senhoras e funcionários do comércio. Não. Esta noite me dirijo a vocês como vocês realmente são: bruxos, sereias, viajantes, aventureiros e magos. Vocês são os verdadeiros sonhadores!"

Ana Luiza 09/09/2020

Muito bom!
Vi o filme e li o livro depois. Foi muito enriquecedor. Quantas crianças passam por situações de abandono e miséria. Temos que ter olhares melhores para pessoas que cometem erros, elas podem estar sofrendo muito.

?Gosto de imaginar que o mundo é uma grande máquina. Você sabe, máquinas nunca tem partes extras. Elas têm o número e tipo exato das partes que precisam. Então imagino que se o mundo é uma grande máquina, eu também estou nele por algum motivo.?

Obs: edição maravilhosa da SM , principalmente para quem ama desenhos.

Danilo.Cassiano 26/08/2022

O que eu achei?

Somos nós importantes engrenagem que fazem o mundo girar, e o mantêm girando? Essa é a pergunta que permeia a mente do jovem Hugo Cabret no livro de Brian Selznick, “A Invenção de Hugo Cabret”, onde um jovem órfão que vive escondido por trás das paredes da grande estação de trem de Paris, após o desaparecimento do seu tio que ali vivia com ele, e trabalhava ajustando e mantendo os relógios da estação funcionando. Agora Hugo era responsável por eles – mas em segredo.

Contudo não é nisso que Hugo se importa – apesar de ser o que o mantêm longe dos olhares dos outros -, mas sim um automato, um robô encontrado por seu falecido pai, e que despertou a curiosidade de ambos. O pai de Hugo era um relojoeiro, e dos melhores, e Hugo herdou sua fascinação, se tornando expert em consertar mecanismos automáticos. O automato ainda precisa ser consertado, e com a ajuda do caderno deixado pelo seu pai, ele rouba da loja de brinquedos pequenos brinquedos em busca das peças que faltam. Até que o dono da loja o pega, e toma dele seu caderno. E aí que tudo se desenrola numa sequencia de segredos e descobertas.

A escrita é simples, fluida e fácil de acompanhar, e a história é construída do jeito tipicamente infanto-juvenil: capítulos curtos, sem enrolações ou firulas excessivas no desenrolar das situações. É direto, objetivo e sucinto. Não diz mais do que deve, nem enfeita mais do que é preciso. E isso é ótimo, pois torna a leitura muito mais agradável. Um dos raros livros que podem ser lidos de uma só vez, sem nem sentir a hora passar.

O livro também possui ilustrações e fotografias, estas sendo reais e ligadas a história, visto que ela foi buscar inspiração em alguns fatos – fatos, estes, que não podem ser mencionados pois seriam MEGA spoiler, mas que trazem forte referência ao cinema. Ainda assim, a arte do livro torna a experiencia de leitura uma viagem lúdica, quase como se víssemos o storyboard de um filme.

As personagens não são tão fascinantes, mas cada uma possui um charme único. Hugo talvez seja um dos mais agradáveis personagens, juntamente de Ettiene – que é o meu favorito. Cada um é simples, e não é preciso se aprofundar muito na vida deles. Vamos saber mais sobre a vida de uns e outros, mas somente aquilo que dará forma e seguimento a história. Quem não tiver tanta importância para o desenvolvimento, será um coadjuvante relevante, mas não tão explorável assim. Mesmo assim, nada tira o valor da obra. É interessante ver como a mente do jovem Hugo Cabret funciona, e como ele se mantem em meio as adversidades que a vida impôs a ele.

No geral, o livro é uma experiência única de leitura, capaz de agradar todo tipo de leitor. Uma história de esperança e busca por um sentido na vida, onde os sonhos se tornam realidade como se fosse mágica. É como sonhar de olhos abertos.
Em 2011 foi lançado um filme baseado nesse livro, dirigido por Martin Scorsese, com roteiro de John Logan e produção de Martin Scorsese, Johnny Depp, Tim Headington e Graham King. O elenco conta com Asa Butterfield, Ben Kingsley, Chloë Grace Montez, Sacha Baron Cohen, Christopher Lee, Emily Mortimer, dentre outros. O longa recebeu 11 indicações ao Oscar em 2012, vencendo em 5 categorias. Venceu também um Golden Globe e dois BAFTA.
Hell 11/05/2023minha estante
Melhor resenha. Obrigada!

Beatriz 30/05/2020

Um dos livros mais interessantes que já li! As ilustrações e a maneira como elas são abordadas proporciona uma leitura mais prazerosa e dinâmica.

Luciana 14/08/2021

Invenção ou descoberta?
Sendo bem sincera, esperava um mega plot twist no final. Não que a história seja ruim, mas não atendeu minhas expectativas? o início e meio prendem bastante, mas o desfecho deixou a desejar.

Victoria 24/04/2023

Peguei na biblioteca da escola como quem não quer nada. me surpreendi, é um livro mto bem escrito, com uma história simples mas mto comovente. bellísimas ilustrações é personagens cativantes.
o Hugo é um personagem tão amável e inteligente e divertido que deixa a história mto melhor.
amei o livro.

Tales Martinelli 04/02/2022

A invenção de Hugo Cabret é um livro com uma leitura super leve e repleto de desenhos lindos que complementam ainda mais a história.

Resumidamente, este livro conta a história de Hugo Cabret, um menino que mora escondido na central de trens de paris dos anos 1930, que possui como objetivo de vida reconstruir um homem mecânico deixado por seu pai.

Um detalhe curioso sobre a trama, é que o autor utiliza acontecimentos reais para dar inicio aos acontecimentos do livro, que se misturam com a história fictícia, o que deixa as coisas muito mais interessantes!

Foi uma excelente leitura! Um livro bem curtinho, emocionante, dramático e encantador.

Guilherme.Oliveira 12/01/2022

Leitura muito fácil e fluída.
A história é boa e te prende, e, juntamente com o texto simples, faz você ler várias páginas com muita leveza e tranquilidade.