A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

tiagoodesouza 02/01/2013

A vez da minha vida | @blogocapitulo
Eu quis que esta fosse a primeira resenha do ano por um simples motivo: é no começo do ano que fazemos planos para nossa vida nesses dias incertos que virão. E A vez da minha vida tem uma mensagem bastante boa de renovação e análise de tudo o que temos feito e de que decidir por ações precipitadas não é a coisa certa a se fazer.

“(...) Você nunca se esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente, como um ladrão avaliando o local para um trabalho futuro. Você as vê, nas proximidades, espreitando de preto e branco listrado, saltando para trás das caixas de correio logo que sua cabeça vira para encará-las."
Página 6.

Se você pudesse ter um encontro com a sua própria vida, como você acha que ela seria? Lucy Silchester começa a receber estranhas e misteriosas cartas convidando-a para um encontro com sua Vida. Isso a princípio é um pouco confuso, porque não há explicações óbvias sobre essa agência que contrata pessoas para representar a vida das pessoas. Chega um momento em que ela percebe que não pode mais ignorar as cartas e acaba marcando um encontro com sua Vida. Para sua surpresa, a Vida de Lucy é um homem completamente descuidado com a aparência, sem educação e, pasmem, com um belo bafo-de-onça.

Lucy é uma mentirosa. O fim de um relacionamento há três anos é baseado numa mentira que levou a outra, que levou a outra até que ela simplesmente não consegue mais viver sem uma mentirinha "inocente". Ou nem tanto, como a mentira que ela contou para conseguir seu emprego atual. E a Vida de Lucy vem jogar na cara dela essas coisas, tornando-se uma bela de uma filha da p*t*. Mas quem disse que a vida não é assim?

“(...) Acho que quando você está tentando encontrar todas as partes de si mesmo, é difícil estar com alguém que já está totalmente completo."
Página 57.

O enredo é carregado de personagens. A família de Lucy é bem grande, como a de Holly em P.S. Eu te amo. Por um momento, cheguei até a pensar que fosse uma continuação com um outro personagem daquele livro. O modo como o pai de Lucy a trata é de deixar os nervos a flor da pele e a passividade com que ela reage também. Gostei de Cecelia ter explorado a história dos coadjuvantes, lhes dando história e desenvolvimento.

O livro é narrado em primeira pessoa. Lucy tem a peculiaridade de nos enganar enquanto nos conta sobre alguma passagem da vida. Ela enfeita e faz parecer algo tão, mas tão bonito que nos deixa com uma sensação de felicidade por alguém ter momentos tão bacanas. Então ela vem e desmente toda a história. Achei esse recurso bastante interessante, porque mais pra frente isso tem importância no desenvolvimento da personagem.

“(...) Vida complicou as coisas, Vida tentara fazer as coisas mudarem quando eu estava perfeitamente satisfeita. Ele chamou meus hábitos de rotina e me tirou daquele lugar confortável. Gostava de minha rotina; perdi minha rotina e choraria a morte dela para sempre ."
Página 197.

O livro talvez carregue um tom de auto-ajuda para alguns. Mas ao meu ver é aquele estilo de livro em que o autor quer nos fazer refletir. E gosto muito quando isso acontece e não é apenas uma história leviana para um momento despretensioso de leitura. O enredo chega a ser obviamente previsível, mas Cecelia faz com que acompanhar os acontecimentos seja uma experiência divertida e transformadora. É um livro leve, mas que traz uma reflexão bem interessante sobre o que fazemos com a nossa vida. Favorito, sim ou com certeza?

Maria Inês 31/12/2012

Gostei
Confesso que antes de iniciar a leitura não estava gostando da ideia de personificação da vida, mas lendo o livro pensei diferente.
É uma leitura leve e rápida.
Muito legal o empenho da Vida em ajudar a cabeça dura da Lucy.
A transformação da mãe da protagonista também surpreende, pois no início parecia um caso perdido de futilidades.
Recomendo a leitura.

gleicepcouto 26/12/2012

Prepare-se para um encontro emocionante com a sua própria (V)vida

***

A Vez da Minha Vida (Novo Conceito) é o quinto livro da irlandesa Cecelia Ahern. A autora, mais conhecida por P S Eu Te Amo (que, inclusive, foi adaptado ao cinema), é formada em Comunicação Social e já foi integrante de um grupo pop (Shimma), que ficou com a terceira colocação na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.

Nesse lançamento, Cecelia nos apresenta Lucy Silchester – uma jovem que diz para todos, a todo tempo, que está tudo bem com ela. Nem que para isso tenha que inventar umas mentirinhas aqui e ali. Seja sobre sua vida afetiva ou profissional. Para evitar questionamentos alheios, acaba por fugir de sua família e amigos, tornando-se cada vez mais reclusa. Ela entra em um ciclo vicioso que não consegue ver o quanto está se prejudicando e afastando todos de si.

É aí que Vida entra em ação. Um dia, quando volta do trabalho, ela encontra um envelope no tapete de sua sala. Dentro, um convite marcando um encontro com sua vida, a Vida. Isso mesmo. Ela já até tinha visto algum anúncio sobre esse tipo de “serviço” em uma revista, mas Lucy não tinha tempo para “bobagens” como essa, claro.

O que ela não sabia, porém, é que sua Vida não desistiria dela tão fácil. Juntas, embarcam em uma viagem de descobertas que vai render muitas risadas, mas também lágrimas.

Alguns livros chegam sorrateiramente, como quem não quer nada. Começam devagar, um pouco chatinhos, mas aí, a história vai se desenvolvendo e quando você percebe, aquelas páginas já fazem parte de você.

Em A Vez da Minha Vida foi assim que aconteceu comigo, ao menos. Logo no primeiro capítulo com uma descrição gigante de um tapete me deu a falsa impressão de que o livro seria um saco. Ainda bem que fui insistente e continuei a leitura (aliás, só dormi quando terminei de lê-lo, às 4 da madrugada). Por conta disso, posso dizer que foi o melhor romance que li em 2012 – e um dos melhores, no geral.

É, gente. Não é pouca coisa. Mas gostaria de frisar que o livro parou na época ideal na minha mão. Impressionante. Era o que eu precisava ler naquele instante. Quase como um sopro de esperança no meu coraçãozinho já cansado.

A narrativa de Cecelia é fluida e de uma delicadeza camuflada. É o tipo de texto que, em um primeiro momento, parece comum, mas, ao olhar mais atentamente, você vê que ela insere tanto sentimento ali. As palavras são cuidadosamente escolhidas para expressar emoção, mas não de modo piegas ou exagerado. Não há espaço para firulas.

Mas há espaço para humor. O toque leve e divertido ao livro é muito bem dosado. Você consegue rir, gargalhar ou apenas sorrir. Depende da situação. Mas também tem aqueles momentos de sorrisos tristes, sabe? Muito delicados e sensíveis. E sim, tem romance, gente. Mas nada meloso. É fofo, com um quê de conto de fadas; mas muito legal e inusitado. Não é no estilo Vapt-Vupt, mas também não acontece em velocidade de lesma. Gostei bastante.

Os personagens são agradabilíssimos e coerentes. Toda as situações envolvendo Lucy e sua família parecem genuínas de tão bem escritas e embasadas. Ai, que vontade de socar o pai dela, gente. >.< Essa raiva toda é reflexo de personagem bem caracterizado – que ótimo!

O destaque, porém, vai para Lucy e Vida, que foram muito bem construídos. Você até sabe o que pode se esperar deles, mas quando eles fazem o contrário, você pensa… “Ops! Não os conheço tanto assim!” Mas isso é moderado, de forma que não torna os personagens bipolares. Além disso, o modo como Cecelia traz Lucy à vida é peculiar – muito difícil do leitor não se identificar com alguma característica dela.

Tracei vários paralelos para Vida, mas o principal foi Deus. Pensa comigo. Vida estava onde Lucy estava, absolutamente em todo lugar: vida profissional, pessoal, familiar… Sempre ao lado dela, mesmo quando ela não queria. Mesmo quando ela sequer acreditava em si mesma e muito menos nele. A relação dos dois é, definitivamente, o grande ponto alto do livro. Com o desenrolar dos acontecimentos ambos vão passando por mudanças graduais que culminam em um desfecho perfeito para a trama.

A Vez da Minha Vida é um livro para ser saboreado aos poucos, se deliciando em cada situação, atentando aos detalhes. Mas você tem que estar aberta para ele, deixá-lo entrar em sua vida, assim como Lucy deixou a Vida entrar na dela. Garanto que vai se emocionar e se surpreender com o que vai descobrir quando se encara de frente a própria (V)vida.

Rose 26/12/2012

Como anda sua Vida? Bem? A de Lucy Silchester não andava nada bem, ao ponto da própria vida dela a chamar para um encontro.
Depois que seu namorado a deixou, Lucy acabou construindo um castelo de mentiras do qual acabou ficando presa. Sua vida não andava, pelo contrário, parecia uma queda livre.
Ela se afastou dos amigos e de sua família. Vivia só com seu gato (Dr. Pan) em seu pequeno e bagunçado apartamento. Ninguém a visitava, mesmo porque ela não convidava e nem queria ninguém por lá.
Não foi por um acaso que quando ela se encontrou com a própria vida, ela o achou feio. Sim, a vida de Lycu era “ele” a quem passou a chamar de “Cosmo”.
Ela bem que tentou não dar atenção à própria vida, mas Cosmo desta vez não ia deixar por menos. Ela já o tinha deixado de lado por quase 3 anos, não dava mais para adiar este reencontro, esta convivência.
Aos poucos e com muita paciência, Cosmo foi pondo a vida de Lucy nos trilhos, e um novo Cosmo foi nascendo. Claro que Lucy ainda deu algumas “derrapadas”, afinal era um tanto cabeça dura. Mas vamos falar a verdade, encarar a própria vida de frente não e tão simples assim né? E ela no final se saiu muito bem.
Danny 26/12/2012minha estante
achei a capa do livro linda e a historia muito parece ser bem interessante , espero em breve poder ler esse livro !
bjos

Yassue 26/12/2012minha estante
De fato não é fácil encarar a vida cara a cara,,mas senão a enfrentarmos, quem irá enfrenta-la por nós?
Espero aprender muito com este livro!

Maristela 27/12/2012minha estante
Estou tentando ler esse livro já faz algum tempo. Tenho lido algumas resenhas e todas são muito positivas e a sua não foi diferente. Só fez com que eu ficasse com mais vontade de ler.

Paty 27/12/2012minha estante
Amei sua resenha.. e é claro que por causa dela estou mega curiosa e interessada por esse livro.Quero ver se Lucy não é louca mesmo.

Thicy 31/12/2012minha estante
Eu já tinha visto esse livro há algum tempo e achei ele bem legal. Pretendo leê-lo.
Sua resenha ficou muito boa. Parabéns!!

AndressaPalmaS 31/12/2012minha estante
Amei a resenha, super curiosa pra ler o livro. Pretendo lê-lo o mais breve possível. E achei bastante interessante a capa do livro.

Fran Moura 02/01/2013minha estante
Esse livro está na minha interminável lista de livros que quero ler *-* Amo esses livros porque acho que fazem a gente refletir, nesse caso, o que diríamos ao encontrar nossa própria vida? =]

Amanda 06/01/2013minha estante
Mais um livro na lista pra ler nesse ano!kkkk ... São tantoooos!

Regiane (Carrie) Alencar 12/01/2013minha estante
Esse eu ainda não li. Quero ler. Fiquei sabendo há pouco tempo q PS EU TE AMO era um livro e me interessei pela escritora.

NESSA 16/01/2013minha estante
Lucy é uma mentirosa compulsiva?
Viu o livro não é o que parece igual a vida de Lucy!
Fiquei curiosa sobre a proposta da vida para Lucy.
O que ela vai decidir....

Sabrina Piano 16/01/2013minha estante
Nossa, acho que eu ficaria meio louca de ter um encontro com a minha vida, embora a minha seja muito calma, e sem mentiras.
Acho que o livro é bem diferente de tudo que eu já vi, espero não me decepcionar quando tiver a oportunidade de ler o livro!

Fernanda @condutaliteraria 18/01/2013minha estante
Fiquei curiosa pra ler esse livro, gosto muito da autora. E parece ser ótimo.

DomDom 21/01/2013minha estante
Achei a história desse livro bem interessante. E soube que ele tem umas pitadas de humor bem legais. E dá pra se perceber pela caracterização da sua vida. Rsrsrs
Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Kelry 22/01/2013minha estante
Achei legal, já vi resenhas em outros blogs mas a sua é bem clara e objetiva!

Abraços.

Deyse 24/01/2013minha estante
Resenha ótima. Acho que deve ser legal acompanhar as loucuras de Lucy pelo mundo amoroso.

Belle 28/01/2013minha estante
Interessante esse livro, gostaria de ler ele também.

Swan 26/12/2012

Minha opinião? Assim que vi que esse livro seria publicado pela Novo Conceito eu soube que precisava lê-lo. Já havia lido P.S. Eu te Amo e me encantado com o estilo de escrita envolvente e descontraído da Cecelia e A Vez da Minha Vida superou minhas expectativas.
Tudo bem, admito que, no inicialmente fiquei com aquela expressão “WTH? Esta mulher (a protagonista) é louca!!!”, pois no começo do livro a Lucy devaneia um bocado ao tentar convencer-nos do quão perfeita sua vida é e que ela está perfeitamente bem exatamente do jeito que está. Só que não! Nada está realmente bem, algo que aconteceu em seu passado desencadeou uma rede de mentiras na qual Lucy se vê mais e mais envolvida a cada dia. Mas com a chegada de Vida, grandes mudanças começam a acontecer, estando Lucy preparada ou não. Chegou a hora de superar antigos fracassos e seguir em frente, mesmo que esta não seja uma tarefa fácil.
Gostei muito dos personagens, principalmente Riley, irmão de Lucy, e Don, o cara da ligação errada, que ela conhece quando tenta contratar o serviço de uma empresa de limpeza de carpetes. A narrativa em primeira pessoa é fluida e instigante, usando de uma linguagem simples e direta, promovendo uma leitura rápida e prazerosa. Um ótimo trabalho de revisão foi feito, não encontrei erros. A única coisa que me incomodou um pouco foi a quantidade elevada de parágrafos extensos, principalmente no início do livro, como citei anteriormente, mas logo que me vi envolvida na trama, isso deixou de ser um incômodo. Leitura super recomendada!

Rainy Girl 23/12/2012

A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
A autora Cecelia Ahern é mundialmente conhecida por causa de “P.S. Eu te amo”, que inclusive eu adoro, mas depois de ler “A vez da minha vida”, a autora me conquistou. A narrativa é divertida e conseguiu prender minha atenção totalmente, assim como os personagens bem construídos e um enredo simples e ao mesmo tempo diferente, divertido e ao mesmo tempo dramático. “A vez da minha vida” combina momentos de tristeza, auto depreciação, alegria, sonhos, amor e aventura na medida certa!

Lucy Silchester tem 29 anos e é uma mentirosa compulsiva. A única pessoa em sua vida que sabe realmente a verdade sobre ela é Sr. Pan, seu gato. Lucy sempre mente para seus colegas de trabalho, para seus amigos e para sua família. Seus dias são arrastados em mentiras e uma preguiça gigantesca, mas tudo muda quando ela recebe uma carta da sua vida. Isso mesmo. A Agência Vida proporciona um tipo de ajuda para as pessoas que perderam o rumo de suas próprias vidas. Lucy tenta não marcar o encontro, mas acaba marcando e indo nele, onde conhece Vida, um homem de aparência suja e extremamente irritante.

Ela parece incapaz de se comprometer com qualquer coisa, mas Vida esta encarregado de mudar tudo isso. Ele passa a acompanhar Lucy em todos os momentos, inclusive dormindo em seu apartamento. As situações em que Vida coloca Lucy são constrangedoras e ao mesmo tempo hilárias, ele faz com que ela aprenda a dizer a verdade para todos em sua volta e aprenda a batalhar por aquilo que deseja.

Grande parte da vida infeliz de Lucy tem haver com o término de seu namoro com Blake, e seus amigos pensam que foi ela quem terminou, mas uma mentira de Lucy. Ela ainda é obcecada por ele e sempre assiste seu programa de aventura. Certa noite, Lucy faz a ligação para a empresa de carpetes que a secretária da Agência Vida lhe deu, mas ela digita o número errado e acaba tendo um rápido bate-papo com um cara engraçado. A conexão entre eles parece instantânea e Lucy se vê dizendo a verdade para aquele completo estranho. Eles começam a conversar por dias e começam a tentar descobrir como o outro se parece, mas por mais que Lucy esteja encantada com Don ela não consegue ir adiante e pedir para se conhecerem. Porém, o destino ou será seu carpete inteiramente sujo, reservam algumas suspresas para a vida de Lucy.

Eu amei cada página e me diverti demais com as ligações entre Lucy e Don. Vida também é muito divertido, e a forma com que ele tratava Lucy só me fazia gostar ainda mais dele. O enredo em si parece o de um livro de auto-ajuda, mas o que encontramos mesmo é uma mulher na beira de um abismo que precisava apenas achar sua força interior para encarar seus problemas e seus medos e colocar sua vida no rumo certo.

A diagramação da editora Novo Conceito é simples, apresentando uma fonte de tamanho agradável e páginas amareladas, que facilitam a leitura. Não encontrei nenhum erro ortográfico. A capa é linda. Livro totalmente recomendado!!!

Jaqueline 22/12/2012

“A vez da minha vida” foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Escrito por Cecelia Ahern, a mundialmente conhecida autora de “P.S. Eu te amo”, este livro foi publicado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito em uma edição caprichada, com uma bela capa e uma excelente revisão do texto, o que me fez relevar tranquilamente a única derrapada boba da tradução que encontrei lá pela metade da obra.

Eu havia me decepcionado bastante com a narrativa arrastada de “Aqui é o Melhor Lugar”, livro publicado há alguns anos pela editora Rocco, por isso relutei muito antes de encarar outro livro de Cecelia. A premissa bastante imaginativa de uma mulher que vai parar no mundo onde todas as coisas perdidas vivem acabou se revelando uma leitura monótona e maçante, que finalizei com muito custo. “A vez da minha vida”, porém, conseguiu prender minha atenção do começo ao fim.

Com uma linguagem simples e envolvente, este livro narrado em primeira pessoa conta a história de Lucy Silchester, uma mulher de 29 anos que vem aproveitando muito mal a sua vida. Vivendo sozinha com um gato hermafrodita, o fofinho Sr. Pan, ela passa os seus dias desmotivada e cercada de mentiras, incapaz de se comprometer, finalizar alguma coisa ou permanecer em um evento até o final. Lucy mente para seus amigos, para seus colegas de trabalho, para sua chefe e para a sua família. Ninguém nunca visitou seu novo apartamento, um lugar bagunçado e pequeno que ela odeia. A solução? Um encontro com a sua Vida.

"Prezada Lucy Silchester,
Você tem um compromisso na segunda-feira, 30 de maio.
Com os melhores cumprimentos,
Vida".

Os livros de Cecelia Ahern costumam ter um toque fantástico que faz toda a diferença em suas tramas. Neste caso, temos a Agência Vida, uma organização que proporciona um tête-à-tête entre pessoas que andam de mal a pior e as personificações de suas Vidas. Consegue imaginar a situação? Surreal, não? A partir desse encontro com suas Vidas, as pessoas passam por mudanças positivas que transformam a maneira como elas encaram a si mesmas e o mundo ao seu redor. A Vida de Lucy, primeiramente descrita como um homem sujo, com mau hálito, irritante e desgrenhado, acaba forçando-a a assumir as verdades escondidas embaixo de todas as pequenas e grandes mentiras que criou. O que os dois passam lado a lado é algo incrível, honesto e muito emocionante!

Vida, apresentado para os outros pelo nome de Cosmo, é um personagem maravilhoso, cativante e muito bem construído, assim como Lucy. Juntos, os dois formam uma dupla poderosa e divertida: entre o forte senso de realismo de um e a ironia do outro, diálogos incríveis e extremamente verdadeiros surgem a cada capítulo. Não há didatismo ou qualquer coisa que passe perto da abordagem dos livros de autoajuda – nesta trama, o que realmente conta é o poder que a verdade tem, tanto para o bem como para o mal. A cada vez que Lucy mente, Vida revela uma verdade sobre ela em público, e isso gera momentos ora tensos, ora divertidos. “A vez da minha vida” é um romance sincero e inspirador que vale a pena ler! Não deixe para depois e corra já atrás dessa preciosidade.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Sam 20/12/2012

Resenha: A Vez da Minha Vida - Books and Other Things
Eu gostei de “A Vez da Minha Vida”. É um livro com narrativa gostosa e leve, que se lê rapidamente. Ele parece ser profundo, mas acabei não me emocionando muito – se esse era o objetivo da Cecelia, não deu certo comigo. Achei a mensagem legal, esse negócio de melhorar a sua vida para você, e não para os outros, e que a gente sempre pode fazer mais por nós mesmos.

A capa é bem bonita, e a diagramação é simples. Eu li em um dia, sem forçar a leitura nem nada, então acho que qualquer um que esteja a fim – e com tempo sobrando – pode ler em um dia também. Não achei o livro tão bom quanto “P.S. Eu te Amo”, mas gostei das personagens – principalmente a Vida, que é bem honesta, mas também compreensiva, e que ajuda a Lucy, mesmo quando briga com ela.

“A Vez da Minha Vida” é rápido, gostoso de ler, passa uma mensagem legal e tem personagens bons... Acho que vale a pena dar uma chance, né? Eu gostei de ter lido, e fiquei com vontade de ler outros livros da Cecelia, para ver se são tão bons quanto “P.S. Eu te Amo”, ou no mesmo nível que “A Vez da Minha Vida”.

Leia a resenha completa em: http://livroseetecetera.blogspot.com.br/2012/11/resenha-vez-da-minha-vida-por-cecelia.html

Anna 20/12/2012

Resenha no blog http://pausaparaumcafe.com.br/
Comecei a ler com uma certa resistência, no final eu estava AMANDO LER ESSE LIVRO!
A Vez da Minha Vida é um livro LINDO! Um livro que daria um bom filme com certeza. Todos já conhecem a autora de P.S. Eu Te Amo, livro que confesso, não consegui terminar a leitura.
Por esse motivo, A Vez da Minha Vida teve um momento conflitante. Eu tive muito medo de que a narrativa fosse depressiva e triste como em Ps. Eu te Amo. E me surpreendi.

O livro tem vários diálogos incríveis, é transparente e tem uma protagonista que consegue conquistar qualquer leitor. Com uma vida de “bosta” a personagem vive em um momento onde nada realmente tem uma boa solução, vivendo sozinha e inventando mentiras para encobrir outras mentiras ela passa os dias com seu agradável gato chamado Sr. Pan.

Lucy não é a melhor pessoa do mundo, preguiçosa e sem motivação para a maioria das aventuras começamos aos poucos descobrir os passos que a levaram até ali.

Um livro onde todos os pontos se encaixam e a protagonista consegue ter um verdadeiro ENCONTRO COM A VIDA.

E eu estou aqui recalcada porque adoraria ter tido essa ideia antes! Foi genial o estilo usado por Cecilia para retratar essa “Agencia Vida” pela qual Lucy foi escolhida e teve essa aventura real com a própria vida.

Além de uma protagonista que poderia ser qualquer um encontramos um sidekick incrível. Sério a VIDA é demais!

Só posso dizer que vocês precisam correr na livraria e comprar o livro para descobrir o final.
Eu não posso dizer muitas coisas sem acabar soltando algum spoiler idiota e comprometer a experiência de leitura de vocês, mas digo apenas que…. A VERDADE VOS LIBERTARÁ!

O livro leva para casa 4,5 xícaras de café quentinho, perde pontos pela capa que poderia conter muitos itens que melhor descreveriam essa história, não curti.

Leandro | @obibliofilo_ 18/12/2012

Quando eu vi a capa deste livro, me apaixonei imediatamente. Eu a acho simples e linda, e capas assim sempre me encantam. Então, quando eu comecei a leitura desse livro, esperava que ele fosse muito bom. Porém, estava enganado. Este é o segundo livro que eu leio da autora e confesso que ela ainda não me surpreendeu.

[SINOPSE] Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

O livro mostra a história de Lucy, que está completamente sem saber o que fazer. Perdeu o namorado, com quem tinha um relacionamento de mais de cinco anos. Não se relaciona muito bem com os amigos. Também não tem uma boa relação com a família. E para complicar mais ainda, perdeu o emprego que tanto gostava.

Ela mora sozinha em um apartamento simples com seu gato hermafrodita. Até que inesperadamente ela começa receber cartas de uma pessoa que se diz ser sua vida e que quer encontrá-la. De imediato, ela não se importa, mas quando ela percebe que a situação em que sua vida se encontra está fora do controle, ela decide ir.

Mas será que sua vida irá melhorar após esse encontro?

"—Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcançá-lo de alguma forma. Algo que deseja, aparentemente, fora do seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. (...) Os sonhos devem fazer você pensar. Se tivesse a coragem de fazê-lo e não ligasse para opinião dos outros, isso seria o que você realmente faria.”
Pág. 194

Eu sinceramente tentei em vários momentos não me irritar com a Lucy, mas muitas vezes foi impossível. Ela consegue ser imatura de uma forma tão natural, que eu queria muitas vezes queria dar uma sacudida nela e tentar chamá-la para a realidade. Por várias vezes, ela mentia e quase sempre sem motivo.

Algumas de suas atitudes eram justificáveis para mim, porque eu percebi que, pela maneira como ela foi criada, agir daquela forma era apenas uma consequência.

No começo, foi bem complicado para a leitura engrenar. Eu demorei até mais do que o necessário para concluir a leitura, porque a história não me envolveu; eu não consegui me sentir envolvido. E eu achei a história, em alguns momentos, muito desinteressante e até um pouco surreal.

Enfim, não foi uma leitura agradável e nem um bom livro. Eu esperava muito mais da história e um desenvolvimento mais elaborado, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Se você quer muito ler esse livro, leia e tire suas próprias conclusões. Caso contrário, talvez não seja uma ideia interessante.

Fica a dica!

Amanda Nery 06/12/2012

Você está prestando atenção na sua vida?
A vez da minha vida é um livro um pouco estranho, principalmente no começo, mas é uma excelente experiência para quem o lê. E se você tivesse a chance de mudar a sua vida? E se você pudesse se encontrar frente a frente com a ela? Lucy Silchester recebeu um convite para se encontrar com a sua... Um não, vários convites. E ela recusou a todos, pois ela está bem, está feliz, e não existe necessidade alguma de se encontrar com a sua vida... E essa é uma das maiores mentiras que a Lucy já contou, pois ela mente pra si mesma.

Mas Vida não vai deixar as coisas seguirem como estão, ele vai forçar Lucy a se encontrar com ele, e repensar sobre o que ela anda fazendo com a sua vida, e o começo dessa mudança vai ser Lucy ter que aprender a contar a verdade, pois a vida de Lucy é uma mentira, as histórias que ela conta são mentiras, ela mente sobre qualquer coisa.

E não bastando as mentiras, Lucy ainda detesta o seu trabalho, não liga para a sua casa, seu carro é uma verdadeira lata velha (desculpa Sebastian, mas é verdade) e seu relacionamento com sua família e amigos não anda nada bem. Lucy precisa mudar, mas essas mudanças não serão nada fáceis pra ela.
E Vida vai ajudar Lucy em tudo, ficando sempre ao lado dela, e ela vai aprender a amar a sua vida de verdade. O mais estranho e legal no livro, é que a vida de Lucy é um homem, um homem mesmo de carne e osso. E como ele está é um reflexo da vida que Lucy está levando, por isso não se surpreenda quando ela se encontrar com ele pela primeira vez, ele está todo feio, mal arrumado, fedendo... ou seja, largado.

“Você está doente, vai ao médico, toma antibióticos. Você está deprimido, conversa com um terapeuta, ele receita antidepressivos. Os buracos aparecem, você pode fechá-los. Mas, com A sua vida, você toma algumas decisões ruins, tem má sorte algumas vezes, que seja, mas tem de continuar, certo? Ninguém consegue ver quem você é por dentro e, nos dias de hoje, se você não pode ver, a crença é de que não existe. Mas eu estou aqui. Sou a outra parte de você. O raio X da sua vida. Um espelho é mantido diante de seu rosto e eu sou o reflexo: vou mostrar como você está sofrendo, como está infeliz. Está tudo refletido em mim.”

De leitura rápida e que flui muito bem, A vez da minha vida é um livro que faz a gente pensar sobre o que nós estamos fazendo com a nossa vida, se a gente se encontrasse com ela em qual estado ela estaria? Ela estaria bem? Feliz? As mudanças não são fáceis, mas muitas vezes necessárias, parece uma temática de auto-ajuda, e mesmo sem ser o gênero do livro, ele nos faz refletir.

“Enquanto você está por ai, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com a sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força pra você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco. Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você. A minha não desistiu. E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: ‘Obrigado por ter ficado até o fim’.”

E você está prestando atenção na sua vida?
Silvana Barbosa 24/07/2013minha estante
Boa resenha , Amanda .

Nina 05/12/2012

Quando soube do lançamento de A Vez da minha Vida fiquei bastante curiosa, por ser de Cecelia Ahern, mesma autora de P.S. Eu Te Amo, livro que eu simplesmente amei. Mas confesso que não fiquei muito atraída pela sinopse, que me pareceu bem estranha. Isso até eu pegar o livro para ler e me deliciar com as loucuras de Lucy.

Desde que Lucy Silchester terminou seu relacionamento de seis anos com Blake sua vida desandou completamente. Ela perdeu seu emprego e teve que trabalhar como tradutora em uma empresa que está muito aquém de sua capacidade. Teve de se mudar do glamuroso apartamento que dividia com ele para um estúdio minúsculo que mal cabe suas coisas e o qual ela insiste em não limpar. Se afastou de seus amigos e família e vive reclusa, tentando se convencer de que é feliz.

Seu marasmo e conformismo é tão grande que Lucy recebe um carta especial, um convite para se encontrar com sua Vida e tentar acertar os ponteiros com ela. É claro que nossa heroína vai tentar protelar esse encontro o máximo possível e esconder as cartas em baixo de seu carpete imundo, mas são tantas as cartas a chegar que ela se vê obrigada a agendar o encontro.

Mas qual não é a sua surpresa ao chegar no local combinado e descobrir que sua vida é um homem, e pior, um homem muito feio! Sujo, mal vestido, de cabelo oleoso e mal hálito, Vida é tudo que Lucy despreza em alguém, mas conforme a convivência dos dois vai aumentando, ela percebe que a aparência dele é reflexo das atitudes dela.

* * * *

Simplesmente surpreendente! Essa foi a sensação que fiquei de "A Vez da Minha Vida". Como mencionei no início da resenha, a sinopse do livro não me atraiu em nada. Não consegui entender como poderia funcionar esse encontro de Lucy com sua vida, achei a ideia meio louca. Mas não é que deu certo? A personificação da vida em um homem ficou muito natural e a autora descreve como se esse encontro fosse algo corriqueiro, que acontece com todo mundo que está enfrentando uma fase meio complicada. Tanto que toda vez que Lucy apresenta Vida para alguém, essa pessoa fica encantada em conhecê-lo, mesmo ele sendo um homenzinho muito feio no começo.

Lucy é uma personagem ótima e tem um senso de humor no mínimo peculiar. O único problema é que ela é muito acomodada, preguiçosa mesmo. Sua vida chegou a tamanho estado de devastação pela sua total incapacidade de reagir diante dos problemas, para ela é mais fácil se entregar e aceitar que as coisas são como são, e assim ela vai levando. Pior, para não ter que enfrentar o julgamento de seus amigos e família, ela foi inventado pequenas mentiras para justificar seus erros, e ficou tão emaranhada nelas que não pode mais ser quem é. Com isso sua convivência com eles foi se tornando insuportável.

Mas não pensem que por isso Lucy seja chata ou a leitura enfadonha. Muito pelo contrário. O livro é uma leitura deliciosa, que eu não consegui largar enquanto não vi o fim. É claro que tem aquelas partes previsíveis, que o final é exatamente como a gente imagina. Mas mesmo assim, Cecelia Ahern é um gênio da escrita, e faz com a história deslanche de uma maneira tão natural que a gente até esquece esses detalhes.

Leitura obrigatória para quem gosta de um romance leve e divertido!

B-jussss! ♥
;-p

Resenha publicada no meu blog: Pronto.Falei!