V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Jonatas65 13/05/2023

Aiai Alan Moore...
Mais um mega clássico dos quadrinhos que finalmente acabo de ler, mais um do nosso aclamado Alan Moore, apesar de muito bom, ainda assim não é um dos melhores do roteirista... Comparações a parte, V de Vingança é um crítica que me desperta várias emoções, a primeira e bem positiva, e de que V de Vingança consegue com grande complexidade abordar os vários pilares do Fascismo, desde a potência e podridão dentro da igreja, até a importância da censura e repressão policial... Mas assim como na musica "Repressão Policial" da banda "Garotos Podres": "Repressão policial, instrumento do CAPITAL", e essa é a critica negativa que eu tenho a fazer a obra, apesar de bem completa e quase que um "dossiê" do Fascismo, a obra tem em momentos decisivos uma alternativa muito vaga de como devemos nos portar em momentos como os da Inglaterra de V de Vingança.
A respeito da narrativa e escrita dos autores, n tenho muito a falar, já que os personagens (exceto V, Evey e o Líder) serem bem desumanizados, e acredito que tenha sido a intenção do Alan Moore.
No mais, a obre é belíssima! A classifico como mais uma daquelas leituras obrigatórias por mais que vc n goste de quadrinhos.

Stefani 12/06/2023

A obra é de fato um clássico dos quadrinhos. Como acontece sempre a Obra em se é bem superior ao filme. Ela dá o tom filosófico, sociológico e político para a trama. De fato é uma obra que os fãs de HQ não podem prescindir. É uma história que nos faz repensar nosso papel no mundo e coloca a reacao violenta do "V" no foco da discussão como ser reativo. Uma obra do século passado que é de fato atemporal.

Mila 25/10/2022

Espetacular
A genialidade do autor na criação do enredo é surpreendente. Há diversas camadas de profundidade na história e cada uma com sua importância no desenrolar.
Dividida em três tomos, a HQ nos faz mergulhar nos significados de justiça, anarquia, caos e esperança nos fazendo refletir sobre a intercessão destes fatores e como estamos a mercê do Estado, apesar deste se mostrar tão frágil e podre causando e mesmo sua própria ruína.
Aprendemos, ao final, que enquanto alguém com algum ideal viver, este nunca será esquecido e sempre haverá alguém para lutar por ele.

Denise 23/01/2023

"Ideias são à prova de balas"
Esse quadrinho é crucial, sensível e humano. Uma obra que faz jus ao nosso espírito humano, nossos direitos e às nossas individualidades. A obra soube especialmente tratar esses pontos num cenário futurista (para a época em que o quadrinho foi lançado) de uma Inglaterra fascista, pós Terceiro Guerra Mundial, no século XX. O contexto é meio distópico, mas não tão distante do contexto inglês da época: as maiores figuras do neoliberalismo governaram o país, mais preocupados em manter o sistema de "ordem" funcionando do que tratando dos menos representados naquele governo, das classes baixas da população.
A obra é inebriante, vivaz, na medida em que trata de cada personagem como um ser humano que se digna de ser uma peça, um peão naquele sistema. Assistimos ao assassinato do espírito humano, dos sentimentos, da vivacidade e da excitação humana pelo governo policial fascista inglês. A individualidade e a integridade humana não tinham espaço naquele sistema de ordem imposta, controle e poder. V de Vingança é o relato dos reprimidos, dos diferentes e da crueldade humana em forma de obediência pelos comandos das autoridades (a maior parte dos participantes do governo tinham esse último ponto).
Outro ponto importante é a construção daquele personagem sem identificação, sem forma e sem rosto: V. Ele se nomeava a representação de uma ideia, de uma resistência e da busca pela liberdade. Ele foi um dos únicos a enxergar a prisão em que estava preso, forçado a se comportar, a pensar como o governo impunha. Ele ressuscitava toda a cultura, a arte, os sentimentos, os romances e a autonomia que todos devemos ter de nós mesmos. V é um símbolo e não importa quem está por trás daquela máscara. Entendemos o anarquismo e a sede de liberdade que rodeava qualquer um que percebesse as grades de sua cela naquele governo, no comando daquelas autoridades.
Os personagens mais influentes naquela instituição pregavam uma ideia de pureza, de raça suprema, puramente ideológica e hipócrita, de modo que por trás do véu de autoridade irrefutável haviam infâmias, pedofilia, abusos, violência, obsessão e um culto lunático pelo controle e por uma ideia corrupta de justiça pela força.
Essa obra é obrigatória, esclarecedora e sensível. Não tenho palavras para descrever seu peso, seu retrato da ideologia que nasceu renasceu no século XX e continua perigosamente influente: o fascismo. Então, "Mas minha integridade era mais importante. Isso é egoísmo? Pode não ser muito, mas é tudo o que nos resta aqui. São nossos últimos centímetros, mas neles somos livres".

kid4z 23/07/2023

é brilhante! eu nem tenho certeza que entendi todas as nuances da história (pq minha inteligência é bem mediana), mas oq entendi foi fascinante. fantástico!!!

I.Moon_ 28/04/2024

Um pouco confuso
É uma hq com muita escrita e imagens de quadrinhos antigos, além de ter muitos personagens, então é um conjunto de elementos que torna a leitura confusa e cansativa, eu só entendi um pouco melhor por causa do filme.
No começo estava tudo indo bem até, parecia um filme na minha cabeça, mas depois os traços viraram enjoativos e eu perdi a nostálgica da leitura.
E sobre a história em si (o que eu entendi, na verdade) é ok
Pra quem gosta do filme, e de hq's clássicos assim, é uma boa pedida, recomendo

artemisia0 06/01/2023

Uma leitura de tirar o fôlego!
"Nossos governantes não ouvem a voz do povo há gerações... E ela é muito mais alta do que se recordam."

V de vingança trás uma visão muito interessante sobre governos totalitários e a anarquia, e ainda discute diversos assuntos em uma história viciante e imersiva.

Muito difícil parar de ler já que tudo ali é feito com grande maestria e o V é um ótimo personagem, tão intrigante que desperta nossa curiosidade não apenas na sua história mas também em seus ideais.

Acho que é uma ótima leitura para todos, independente de quais sejam suas opiniões.

APENAS LEIAM!!!

Vanessa 17/02/2021

V de Vingança
Esse foi meu primeiro contato com o autor e acabei tendo uma experiência muito boa.

Os quadrinhos têm um traço bonito e detalhista, quanto ao conteúdo, a obra também não falhou, trouxe muitas reflexões interessantes que vão além da ficção.

O único defeito, na minha opinião, foi que a todo momento eram introduzidos novos personagens e isso me deixou meio perdida em algumas situações.

Mas, ainda sim, gostei bastante e indico.

Nazrat 03/11/2020

Distopia mas nem tanto
Demorei um pouco para me adaptar ao estilo no começo, pelo que li o próprio Moore tem suas críticas quanto a esta parte também. Mas todo o mais, com a crítica a um regime totalitário/fascista, religioso e conservador, com toda a sua hipocrisia, não tem como não deixar uma triste impressão de onde pode parar a a nossa realidade.

Cauzitoz 15/10/2022

Ideias São à Prova de Balas.
Eu realmente não esperava o que eu veria aqui. Este material exala genialidade em seu mais puro estado, cheio de nuances, intertextualidade, construção de mundo e mais uma infinidade de riqueza de detalhes que tornam essa um dos melhores trabalhos já feitos pelo Alan Moore. Todo o simbolismo e toda a responsabilidade com que o tema central é abordado é simplesmente magnífico.
Os três tomos são de uma finesse incrível, dando um tom e um caminho traçado, fazendo um ciclo perfeito de início, meio e fim. Belíssimo.

"Você pretendia me matar? Não há carne ou sangue dentro deste manto para morrerem, há apenas uma ideia, ideias são à prova de balas. Adeus"

SirV8Head 15/12/2020

Uma verdadeira DISTOPIA (com todas as letras maiúsculas)
Que Alan Moore é um gênio acredito que ninguém mais tem dúvidas. Aqui, o Mago estava tremendamente inspirado. Coloco ao lado de 1984, Fahrenheit 451 e Admirável mundo novo como uma das grandes distopias já escritas.

Lucas.Azai 26/12/2020

...Lembrem,Lembrem o 5 de novembro
Pra quem já assistiu o filme como eu, esse livro não é tão emocionante porém completa algumas lacunas que o filme não explica e a história se completa. Como é uma hq a leitura se torna muito rápida e os desenhos do artista é bem detalhista..

Gabill 07/02/2023

As ideias não morrem!
O tanto que eu amo essa hq não ta escrito não! É minha leitura obrigatória de todo o ano, essa história é maravilhosa, a ilustração é maravilhosa, é tudo maravilhoso aqui, leiam!