As Cartas de John Lennon

As Cartas de John Lennon Hunter Davies

Resenhas - As Cartas de John Lennon

chris 19/07/2022

A INTIMIDADE DE JOHN LENNON EM CARTAS
Escrito por Hunter Davies, que além de ser o autor era um grande amigo próximo de John, e o livro é baseado em todas as cartas catalogadas e encontradas por ele mundo afora, contando momentos desde os primórdios de sua infância até os dias que antecederam a sua morte.

Contendo também desde coisas triviais e comuns como: poemas de infância, desenhos, cartas para fãs, cartões postais e até lista de compras; até momentos cruciais de sua carreira como: conflitos entre banda e gravadora, protestos e posicionamentos políticos, processos criativos de álbuns, primeiro encontro com Yoko Ono e etc. O livro é bem diversificado e um prato cheio pra quem é fã de carteirinha, assim como eu, do grupo e principalmente do John, e necessita de mais de sua história de vida e carreira.

Uma obra indispensável para quem quer ter uma experiência mais pessoal do seu cotidiano com seus manuscritos, e mais outros detalhes íntimos do artista e da pessoa que foi John Winston Lennon a.k.a o eterno Garoto de Liverpool.

Leandro. 28/11/2023

É interessante como John Lennon dedicava seu curto tempo respondendo algumas cartas dos admiradores de sua música.
Para quem gosta das músicas dos Beatles e sempre teve curiosidade de saber um pouco como era a vida de John Lennon, as cartas reunidas neste livro são de um trabalho realmente de grande valia do autor Hunter Davies.

Além das cartas, há também notas, cartões postais que John Lennon escreveu e recebeu ao longo de sua vida.

Mesmo famoso, tinha tempo para responder algumas cartas dos apreciadores de suas músicas ao redor do mundo, e há muitos cartões postais enviados para famílias e amigos, a assinatura de John Lennon vale muito entre colecionadores.

Renata CCS 01/10/2013

Quem disse que cartas estão fora de moda?

Para muitos, o livro AS CARTAS DE JOHN LENNON pode parecer apenas mais um livro sobre John Lennon ou sobre os Beatles para arrecadar mais dinheiro de fãs em todo o mundo. Mas o livro é bem mais do que isso: interessantíssima a idéia de trazer parte da correspondência de Lennon ao nosso alcance. Já que é uma leitura totalmente visual, pois cópias das cartas estão reproduzidas no livro, é uma chance de trazer um ídolo para perto e revivermos parte da história dele – e com ele!

As quase 300 cartas, cartões, notas, bilhetes, telegramas, listas diversas, foram arranjadas em ordem cronológica, sempre precedidas de informações complementares do escritor Hunter Davies, nos apresentam um John Lennon que gostava de imitar sotaques, fazer caricaturas e trocadilhos, às vezes bem humorado, às vezes poético, às vezes colérico... nos sentimos mais próximos de John e conhecemos mais suas muitas facetas.

Particularmente achei incrível a idéia de reunir todas essas cartas em um livro pois não há nada mais pessoal do que isso. Uma chance de vivenciar um passado que deixou muitas saudades.

Leitura apaixonante e obrigatória para qualquer fã dos Beatles.
Arsenio Meira 02/10/2013minha estante

O livro já está na agulha. Após sua resenha, certeira, não há jeito: como fã dos Beatles que sou e em especial de Lennon, esse exemplar vai passar na frente dos outros! Valeu, Renata.

Renata CCS 03/10/2013minha estante
Vc com certeza vai gostar Arsenio. Ao ler esse livro, podemos entender melhor o homem Lennon, e saber de sua vida, como ela aconteceu realmente e não romanceada ou pesquisada por terceiros que nunca chegaram perto dele.

Camille 05/11/2012

A coletânea feita por Hunter Davies, mesmo autor da biografia autorizada dos Beatles, é uma biografia criativa de um dos músicos mais populares ainda hoje. Através de suas cartas, cartões postais, recados, bilhetes e até mesmo um jornal feito quando criança sobre a escola é possível conhecer um pouco mais a fundo John Lennon.

Quem ele foi além da fama? Quais foram suas intenções com a música? E com seus livros publicados? Como sua vida foi se desenrolar e tombar com Paul, George e Ringo? Como foi o relacionamento com Freddie, seu pai que foi preso, e Julia, sua mãe que não o criou? E o seus dois grandes relacionamentos: Cynthia e Yoko?

As Cartas que John escreveu, respostas de outras cartas, são mais que sua vida em palavras por ele mesmo, são sua alma transformada em pura vivência de cada momento estar acreditando com todo seu ser em algo, e se dedicar aquilo sem nunca, jamais, deixar de ser o mesmo Lennon que por vezes fugia ao certo controle, não era sempre certinho, cometia erros de ortografia (nem sempre propositais) e era sempre cem por cento apenas ele mesmo.

Hunter nos dá uma visão um pouco melhor ao nos situar quanto às pessoas e lugares, assim como seus assuntos e alguns jogos de palavras de John na carta seguinte, tudo acaba se tornando tão interessante que é impossível largar as páginas, organizadas em capítulos temáticos ainda que cronológicos.

Para os fãs de música, de Beatles e de John, é um livro indispensável, cuja leitura é agradável aos olhos, a diagramação é impecável e a escrita, bom... John sempre foi maravilhoso mesmo e Hunter nos prova que sabe lidar com ele.
Willer 22/11/2012minha estante
Camille assim não vale, estou com uma lista enorme de livros para ler, ia adiar um pouco e comprar esse livro depois, mas com uma resenha dessas como que eu espero? Estou muito ansioso para ler, acho que amanhã vou ser obrigado a passar no shopping e comprar, culpa sua.. rs.

Renata CCS 01/10/2013minha estante
Eu tb adorei o livro. Não há nada mais pessoal do que cartas para conhecermos o íntimo de alguém.

Karyn 30/07/2021

As Cartas de John Lennon
Esse livro foi um presente que ganhei, em todos os sentidos. Acompanhamos a vida do John por meio de cartas e coisas que ele escreveu ao longo da vida. É uma outra forma de vê-lo, por meio de suas próprias palavras.

Edson Camara 17/09/2020

JOHN ERA PERFEITO, ATÉ QUANDO ERRAVA, ERA PERFEITO
"Sou fã incondicional do John Lennon o que significa que para mim ele é perfeito, sem defeitos de qualquer tipo. Ler as cartas do John, mostra que ele era um ser humano normal como todos nós, cheio de problemas e preocupações com a vida e com as pessoas que o cercavam e uma eterna busca de afirmação e felicidade. A diferença é que ele tinha um jeito todo particular de enfrentar a vida e é isso que o tornava perfeito. Portanto para mim ele continua sendo perfeito, até quando pisava na bola, pisava de forma especial."

CooltureNews 03/03/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Quase todo fã de Beatles sabe a história de vida de John Lennon. Muitos outros, que nem são fãs, acabam sabendo de uma coisa ou outra também. Mas poucos, fãs ou não, já entraram na mente de John. Poucos já leram declarações, notas, bilhetes... Graças a Hunter Davies, isso muda.

Eu mesmo já li dois livros que me fizeram criar um conceito sobre o primeiro Beatle a falecer: uma biografia, e um livro escrito por um amigo da banda. Saber tantas informações sobre ele, sobre como cresceu, como lidava com os amigos, como tratava todos à sua volta, entre outras coisas, me fez ter uma relação love/hate com John. Sempre adorei suas músicas, suas performances, e muitas de suas atitudes públicas. Porém, repuno muitos aspectos de sua vida privada (traições, xingamentos, brigas). Por isso, achei que seria muito importante ler um livro que me trouxesse a versão dele de muita coisa que só se ouve por terceiros.

E é aí que As Cartas de John Lennon se encaixa. O livro, que tem um design fora de série (palmas para a diagramação da versão brasileira), é uma compilação de tudo o que é tipo de papel que foi escrito por Lennon. Desde bilhetinhos, à notas, à realmente cartas para diversas pessoas. Nestas anotações, vemos que John é levado a certas atitudes, muitas das quais não concorda. Vemos também a impulsividade característica do cantor. É possível rir das piadinhas que ele faz, mas também se angustiar com a falta que ele sente de Julian, seu filho, enquanto vive com Yoko.

Yoko, esta, que não só concordou com o livro como forneceu material à Hunter. Além das cartas (em versão original com tradução do lado), há também no livro comentários de Davies para que possamos compreender melhor algumas coisas, e no começo de cada capítulo um breve texto sobre aquele período da vida de John.

O livro é muito interessante pra qualquer um que se sinta curioso sobre os desejos, motivações, e até dúvidas que John carregava consigo. Um prato cheio para qualquer fã.

Carol Pita 10/07/2023

Pra quem é fã
É uma espécie de biografia, bem interessante pra quem é fã do John ou dos Beatles. Tava parada na minha estante há mais ou menos 10 anos, quando ganhei de presente (não lembro de quem). Resolvi dar uma chance e admito que me surpreendi. Sempre fui mais fã do Paul, mas foi legal conhecer esse lado mais íntimo e brincalhão do John. Sem dúvida, um gênio da composição, um artista incrível. Como ser humano? Não sei dizer hahahahha mas é isso aí, nunca conheça seus ídolos.

Eliane Sousa 09/10/2020

Peguei pra ler logo após ter terminado a biografia do Philip Norman e acrescentou demais! Podemos ver como ele realmente se expressava através das palavras e o quanto ele se importava com os outros. Podemos ver também como era exigente com seus funcionários e que apesar de falar o quão posses atrapalham o mundo, adorava as regalias que o dinheiro lhe proporcionava. Enfim, só uma ressalva para a péssima tradução e edição do livro. Poderiam ter feito um trabalho melhor

Danielle 17/12/2012

Incrível.
Ler esse livro reforçou tudo o que há muito eu já pensava do John Lennon. Ele foi um grande ser humano.

Felipe.Oliveira 25/02/2021

As Cartas de John Lennon.
O propósito do livro, como o próprio nome já diz, busca mostrar as cartas de John ao longo de sua infância, adolescência e vida adulta, até o dia de seu assassinato.
O livro traz ao leitores, quase 300 cartas diversas de John para familiares, amigos, admiradores, entre outros. Uma leitura fácil, rápida e visual, mostrando cópias das cartas e o quão genial, brincalhão, as vezes sarcástico, mas muitas das vezes o quão era atencioso com as pessoas e fans ao redor do mundo. Uma leitura digna de quem é fã ou se interessa pela história dos Beatles e John, claro.

Stefani.Gabiatti 11/03/2021

As cartas de John Lennon
O livro as cartas John Lennon invade a vida do cantor mostrando-nos como John Lennon era, o vínculo que possuía com seus amigos e familiares, John teve muitas perdas importantes durante sua vida e por meio de suas cartas e bilhetes mostrou ao mundo como aprendera a lidar com suas angústias. Apesar de sempre parecer uma pessoa alegre, a dor ainda lhe incomodava, por isso por meio de piadas e da forma de expressar seu humor fazia-o tentar esquecê-la. Este livro recomendo para quem gostaria de saber mais sobre a vida privada de John Lennon por trás de sua fama, em que Hunter Davies detalha a história do amigo.

Trainorglows 13/07/2022

Simplesmente perfeito. Uma das melhores biografias que já li. Tinha lido já faz um tempinho, mas acabei esquecendo de marcar aqui.

Bella Tanajura 30/11/2012

Muito bom!
Com esse livro podemos conhecer as muitas faces de John Lennon. Recomendo aos fãs dele e dos Beatles.