Estrela da tarde

Estrela da tarde Manuel Bandeira

Resenhas - Estrela da tarde

Maria1691 23/05/2023

Novidade
Não achei que fosse gostar dessa forma. Amei que ler as poesias e cartas me fez formar uma cronologia de sua história (a morte de um amigo, sua viagem, etc). Sua linguagem simples me fez interessar mais em ler outras obras modernistas. As poesias que mais gostei desse livro foram:
? Satélite
? Acalanto para as mães que perderam o seu menino
? Mal sem mudança

Gabriela 24/02/2022

Uma estrela que se despede
Penúltimo livro de poesia publicado por Manuel Bandeira, Estrela da Tarde tem um ar de despedida. Muitos poemas escritos para amigos, muitos já falecidos, que nos tocam o coração e nos mostram a potência da amizade de Bandeira. Também, uma gama de versos cujo interlocutor é a morte. Era Bandeira se preparando para conhecer o outro mundo.

Destaco aqui dois poemas. O primeiro é Soneto Sonhado: uma parte dele, o autor recebeu em sonho, inclusive um de seus versos mais bonitos ? ?o que há melhor no amor é a iluminância? ?; a outra parte, completou já acordado. O segundo é Preparação para a Morte, em que o eu lírico trata tudo que se refere à vida como um milagre ? cada flor, cada pássaro, o espaço, o tempo, o infinito.

De uma grandeza única, Estrela da Tarde corta os céus da poesia e nos transporta para o encantamento da noite que se aproxima.

Day 22/03/2023

Um livro de despedida do poeta que aguarda e anseia pela visita da "vizinha magra", que o leve para uma vida aquém-túmulo. Seus poemas soam como um último pensar nos amores, as últimas homenagens aos amados a última volta no beco, com um "subconsciente servindo-o de angústia em vez de fantasia", já não pode mudar os "soluços em cantigas". Por isso aguarda e se prepara para a morte, porque a vida, "a vida é traição".