Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Notas da SubLinha 07/12/2021

poesia até pra quem não gosta de poesia
eu, por exemplo, não curto poesia. Mas este livro, além de um soco de punho fechado, é obrigatório pra todas as mulheres. Porque nossa condição tá lá, dita de forma engraçada, cruel, insidiosa, real, pungente. Se lê de uma sentada só, mas em cólicas de dor e riso. Maravilhoso!

Grace.Souza 18/11/2021

Aleatório e confuso
Poemas com temática feminina com temas interessantes, porém com escrita prolixa que dificulta o entendimento e diminui o interesse ao longo da leitura. O livro é bem curto, porém não indico.

Marina 09/11/2021

Adorei o livro. Foi uma leitura rápida e fluída, só que tiveram vários poemas que não entendi mto kkk
A forma que ela traz a mulher para as poesias é realmente muito interessante e que é impossível de não se identificar

biacs 03/11/2021

A poesia de 2012
Não fui eu quem disse, e sim a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Queria ler esse livro desde que descobri Angélica Freitas, lá no começo do ano. Não me decepcionei. Poesias cheias de ironias, com toques de humor e várias repetições deliberadas, os versos se interligam de forma inteligente e bela. Super recompenso para aqueles que gostam de poesia, principalmente aqueles que gostam de poesia feita por mulheres, para mulheres (como eu).

Letty 17/10/2021

Leitura fácil e rápida. A autora aborda bons temas, mas esperava bem mais, talvez por não ter muito o costume de ler poesia a leitura não me atraiu muito.

Tábata Kotowiski 04/10/2021

Esperava BEM mais. Alguns poemas são ótimos mas a maioria foram muito confusos para mim e até achei que era eu que estava perdida mas vi que muitos que leram tiveram a mesma sensação.

Bella 27/09/2021

é tão pequeno e precioso...
Ganhei este livro num momento em que precisava de inspiração e me sentir forte, e o livro fez o que promete - é forte, te diz verdades e te fortalece.

Miriam172 17/08/2021

Ótimo!
Adoro poesia feminista! Achei esse ótimo! Ótimas reflexões sobre a vida das mulheres, escritos em forma de poesia!

Aggie 16/08/2021

Não vou mentir e dizer que não gostei, porque como já disse aqui, sou extremamente apaixonada neste tipo de livro. A escrita da autora em si é incrível, leve e fugaz, não sou cinco estrelas por questão de identificação, mas ainda assim é incrível.

Picles 15/08/2021

Meu único arrependimento foi ter lido esse livro com tanta voracidade. Cada poema é cheio de potência. Eu amei cada página.
A gente se reconhece em muitas das situações retratadas nos versos dela. Faz a gente se sentir viva de novo. Ela escreve de um jeito tão lindo, que até os temas mais cabulosos não ficam pesados de ler.

Lais.Lagreca 13/08/2021

Falou em poesia feminista, quero ler.
Falou em poesia feminista, quero ler.

Bom, eu chamo de "feminista", ainda que não seja dito isso de forma direta nos livros que leio, mas, grosso modo, eles tratam sobre ser mulher numa sociedade machista, sexista, violenta e opressora. Acho que posso chamar assim, né?

Nesse sentido, o título deste livro chamou minha atenção logo de cara.
Ao ler os comentários sobre ele, percebi que muitos diziam respeito sobre os poemas serem difíceis, acho que li algo até como sobre serem "sem sentido". Acho que isso me instigou ainda mais a ler.
De fato, talvez não seja o melhor livro para uma primeira leitura. Talvez por abordar temas com os quais eu tenho tido bastante contato, seja pelos livros de poesia, de prosa, por debates, eu curti a leitura.

A escrita de Angélica Freitas é nua e crua, ao meu ver, sem ser muito didática, digamos assim. Didática no sentido de dizer "olha, ao falar isso, estou me referindo a isso". Característica de que gosto bastante.

A linguagem é permeada por uma ironia, por um ritmo meio acelerado.

Gostei da leitura. Com certeza, quando eu reler, terei compressões que me escaparam à primeira leitura. Mas acho que é assim mesmo!

Que mais mulheres escrevam poemas de luta!

Adrielle63 31/05/2022minha estante
Exatamente assim que me senti ao ler este livro. Amei.

idkvixo 04/08/2021

O estilo da poesia não me atraiu muito, algumas vezes me perdia e ficava um pouco confusa, por isso o livro não fluiu tão bem pra mim. A leitura foi bem rápida e se eu nao tivesse me perdido em algumas partes ela seria mais rápida ainda.
Enfim eu gostei do tema e de alguns poemas, mas nao foi um livro que me marcou ou me prendeu tanto.

Marília 03/08/2021

não tenho o hábito de ler poesias, é algo que estou tentando mudar, mas, posso estar equivocada, acho que é algo que exige certo tipo de identificação e conexão com as obras e autores. não rolou com esse aqui (com exceção de poucos poemas). ou não entendi, ou achei tosco, ou achei aleatório, no fim das contas não me apeguei muito a essa leitura não.

fanny.Dyatlov 02/08/2021

Não sei se tenho local de fala, porém gostei
"Uma mulher incomoda
é interditada
levada para o depósito
das mulheres que incomodam."

Alguns poemas são muito mais fortes e bem trabalhados do que outros, mas acho que no geral é um livro bem interessante no que se propõe a fazer, que é colocar algo que tem sido tema de problematizações e conversas sérias num registro mais leve, mas que nem por isso perdem sua gravidade, seu poder de fazer a gente questionar a ordem patriarcal.

Mas o livro é meio complicado pra um livro feminista (Na minha opinião), livros sobre assuntos sociais deveriam ter uma leitura fácil, e consequentemente acessiva à todas as camadas sociais, que não é o caso neste aqui. Parece que a autora joga versos sem sentido no meio de um poema pra "sofisticar" a coisa, mas no fim parece apenas desnecessário mesmo. Os poemas ficam as vezes abstratos demais e a temática principal se perde um pouco. Então, se você espera um livro 100% militante, vai encontrar mais que isso.

O livro também toca em temas LGBTQIA+, como mulheres trans, lésbicas, o que achei interessante. Aliás, todo o livro é bastante inclusivo, representando nos poemas uma pluralidade de mulheres. Há uma grande chance que você se identifique e se sinta representada em algum deles. ??? 3.5