Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Thaisliz 02/04/2022

Muito sem graça... Não senti nenhuma emoção. Entre os poemas, só um achei interessante, de resto passam batido.

Lara 07/02/2022

Leitura tranquila
A leitura é curta, consegue ler tranquilamente em uma sentada, a imersão poética é interessante, gostei.

Carolina 15/02/2021

O título é bom.
Se propõe demais, entrega pouquíssimo.

"a mulher basicamente é pra ser um conjunto habitacional
tudo igual tudo rebocado só muda a cor
particularmente eu sou uma mulher de tijolos à vista".

"eu durmo comigo às vezes de óculos/ e mesmo no escuro sei que estou dormindo comigo/ e quem quiser dormir comigo vai ter que dormir ao lado".

Lua 16/02/2021

Esse livro é um grande experimento. Uma pena, não pra mim. Não me empolguei, ou me toquei pelo livro, e acho que essa é uma grande decepção se tratando de poesia, seja contemporânea ou não. O que mais me empolgou, foi o título, pena que parou por ai.
Não sei se exatamente recomendo, mas, tenta, vai que contigo funcione!

Gab 22/02/2021

A triste historia do livro de capa bonita que eu não gostei
De fato, a jogada da capa e do nome do livro ajudaram muito pra que eu comprasse. To bem decepcionada, infelizmente. Apesar do tom de crítica, achei o discurso bem esvaziado em alguns momentos. Não recomendo.

vickvigarista 22/02/2021

Um Útero é do Tamanho de Um Punho
Algumas poesias são interessantes, apesar de poucas. A maioria pareceu confusa ou sem muito sentido.

Literatura e Acessibilidade 01/02/2022

É um livro de poesias que centra no feminino e seus entrelaços com o útero, que tornou-se uma prisão que regra os gêneros e impõe a binariedade. A autora questiona as convenções a respeito das identidades de gênero e, ao meu ver, se O Segundo Sexo de Beauvoir fosse um livro de poesias, seria esse.

-Brenda Fernandes

Rosália Salvatore 25/03/2021

Confuso
Venho procurando por livros de poesia que me prendam, em buscas pela internet pensei que esse poderia finalmente ser o que eu estava procurando, infelizmente ele não funcionou comigo da forma como eu gostaria.
Apesar de ter tido alguns poemas da qual eu gostei bastante a grande maioria não me agradou, ou não me causavam emoção alguma, outros não fizeram o menor sentido pra mim, queria muito ter amado esse livro, acho esse titulo sensacional só que ele não chegou nem perto do tipo de sentimento que quero sentir ao ler um poema.
Talvez o problema esteja com a temática, a grande maioria dos livros de poema que venho lendo com essa temática feminista vem me decepcionando bastante, os poemas se parecem todos iguais de certa forma, o que me frustra bastante, depois de ter tido mais uma decepção com livros desse tipo vou passar um tempo sem ler nada desse tipo.

Sayuri 15/05/2021

A poesia modernística
Acho que faz muito tempo desde a última vez que li poesia e preciso urgentemente ler mais. Gostei desse livro da Angélica, um livro sobre o fato de ser mulher. Gostei de como ela retrata alguns temas mais pesados de uma forma mais "leve"/desconstruída pela forma como os versos são escritos.

Lara 06/06/2021

Nessa obra, Angélica Freitas busca apresentar a partir da poesia contemporânea as diversas faces da mulher de uma forma bonita e até debochada haha.

Vale muito a leitura, principalmente em companhia de um lápis do lado!
Rafaela.Maria 06/06/2021minha estante
Quero muito ler

Lais Duanne 13/06/2021

Sobre mulher
São apresentadas diversas facetas de ser mulher, de uma forma poética.
Eu gostei do livro, mas não é um livro que eu deva voltar a ler.

Day 14/06/2021

Não tenho muito costume de ler poesias, por isso tive um pouco de dificuldade. Os temas trabalhados pela autora são necessários.

Iris 07/07/2021

Um útero é do tamanho de um punho
Foi a minha primeira leitura do ano, tinha visto um poema do livro em uma prova e tive vontade de ler mais então comprei o livro. O conteúdo aborda sobre questões do feminino pesadas e invisíveis do cotidiano.
"Tanto a forma de escrita da autora quanto sua abordagem é de extrema importância. Os poemas trazem uma subjetividade muito mais tocante que nos leva a incorporar questões feministas e olhá-las de maneira bastante pessoal."

fanny.Dyatlov 02/08/2021

Não sei se tenho local de fala, porém gostei
"Uma mulher incomoda
é interditada
levada para o depósito
das mulheres que incomodam."

Alguns poemas são muito mais fortes e bem trabalhados do que outros, mas acho que no geral é um livro bem interessante no que se propõe a fazer, que é colocar algo que tem sido tema de problematizações e conversas sérias num registro mais leve, mas que nem por isso perdem sua gravidade, seu poder de fazer a gente questionar a ordem patriarcal.

Mas o livro é meio complicado pra um livro feminista (Na minha opinião), livros sobre assuntos sociais deveriam ter uma leitura fácil, e consequentemente acessiva à todas as camadas sociais, que não é o caso neste aqui. Parece que a autora joga versos sem sentido no meio de um poema pra "sofisticar" a coisa, mas no fim parece apenas desnecessário mesmo. Os poemas ficam as vezes abstratos demais e a temática principal se perde um pouco. Então, se você espera um livro 100% militante, vai encontrar mais que isso.

O livro também toca em temas LGBTQIA+, como mulheres trans, lésbicas, o que achei interessante. Aliás, todo o livro é bastante inclusivo, representando nos poemas uma pluralidade de mulheres. Há uma grande chance que você se identifique e se sinta representada em algum deles. ??? 3.5