A condição operária e outros estudos sobre a opressão

A condição operária e outros estudos sobre a opressão Simone Weil




Resenhas - A Condição Operária


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Carles 21/01/2024

"Victrix causa diis placuit sed victa Catoni"
"Alguma coisa nesse universo é cúmplice dos que só amam o bem."

Simone Weil é aquele tipo de figura que, uma vez notada, torna-se impossível permanecer indiferente diante de sua obra. Se aderimos a concepção de que filósofo é aquele que "vive e morre segundo seus ideais" Weil é a filósofa por excelência, pois suas análises também foram escritas através de sua carne. A obra em questão trás uma série de escritos com o foco na questão operária, abordando-a em várias perspectivas, afastando-se do "romantismo revolucionário" e mostrando que a questão trabalhista é algo que transcende a mera questão da organização da economia e da propriedade na ordem política. Apesar das análises bastante realistas que mostram a profunda dificuldade de uma verdadeira mudança no sistema vigente, Weil as escreve regada de esperança, provavelmente na espera de pessoas que compartilhassem do mesmo espírito. É uma leituras arrastada em alguns momentos, mas profundamente rica, lançando uma nova luz aos clássicos poemas gregos e colocando as reflexões elementares e necessárias para qualquer perspectiva de mudança. É um ótimo convite a curiosa obra de Simone Weil.
comentários(0)comente



Roarezito 09/08/2023

Tecendo indignações entre fábricas e diários
A frase evocativa "A causa dos vencedores agradou aos deuses, mas a Catão, a dos vencidos" ressoa como um eco da injustiça intrínseca da narrativa de Simone.

Simone Weil, em sua juventude, materializa sua preocupação na fábrica, instilando significado nas máquinas produtivas.

A indagação central sobre se as forças produtivas estão predestinadas ao fracasso reverbera ao longo dessas páginas, desafiando o otimismo inato nas capacidades humanas.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR