Howl

Howl's Moving Castle Diana Wynne Jones

Resenhas - Howl's Moving Castle

1 | 2 | 3 | 4

Verônica 27/01/2015

Diferença entre o livro em inglês e português
Aos interessados em Howl's moving castle alguns alertas.
Primeiramente o livro em inglês é indicado para jovens adultos, eu o colocaria numa faixa entre 16 ~21 anos, um pouco mais talvez, enquanto o livro em português é para o público infanto juvenil - sim, como foi traduzido para este publico alvo o livro passou por uma infantilização.
Segundo, se você viu o filme de Hayao Miyazaki e agora quer ler o livro não espere encontrar a mesma história! O livro é ótimo assim como o filme é ótimo, mas são distintos.
Gi.Barbosa 13/03/2016minha estante
Olá! Gostaria de saber qual é a diferença entre as edições em inglês. Existem 2 livros da mesma editora e outro pela Harper Collins. Um é americano e o outro, britânico?

Verônica 31/03/2016minha estante
Se for o Howl's mesmo não tem diferença no texto, a única coisa que tem de ficar de olho é que são 3 livros a série, então pra não confundir com os outros. Mas entre as edições muda só capa, diagramação essas coisas...

Gonca 14/06/2021

Melhor livro, confia.
Heróis corajosos? Não tem aqui. Princesas delicadas? Também não. Demônios assustadores? Nope. Então ao menos tem um companheiro de viagem que tem o poder para salvar todo mundo? Nem de perto.

TUDO para dar errado, mas deu certo, e que final incrível...
Sophie é uma idosa de dezoito anos de idade (isso mesmo que você leu). Ela foi enfeitiçada por uma terrível bruxa e se tornou uma velhinha rabugenta. Para se livrar desse problema ela embarca em uma aventura mesmo sendo a pessoa mais azarada do mundo. E pode crer que ela não teve sorte! Seu destino está na mão de um mago covarde, seu demônio/escravo (coitado) e de um aprendiz desajeitado.

Tokyo 07/04/2021

Um queridinho
Eu conheci o livro principalmente por causa do filme do Studio Ghibli e quando comecei a ler eu já esperava encontrar todas as diferenças entre cada uma das obras. Mesmo assim essa leitura me surpreendeu de várias maneiras positivas, começando pela construção dos personagens, a Sophie do livro é muito mais insegura (e mesmo assim ela é tão ou mais corajosa) do que a Sophie do filme, o que é maravilhoso porque mostra que ela não é perfeita. E o que dizer sobre o Howl literário? Definitivamente um canalha, mas mesmo assim maravilhoso. Além disso a narrativa do livro é tão bem trabalhada que todos os pontos se conectam no final. E pra melhorar tudo isso, o casal é enemies to lovers. Enfim, eu amei
dmitrivileheart 08/04/2021minha estante
"definitivamente um canalha" KJKKKK EU MORRI DE RIR COM ELE DO LIVROO, mas o tanto q ele me tirou do sério tbm ?

Tokyo 08/04/2021minha estante
Kakakakakkaka é incrível

stqrboy0 13/05/2023

ISSO AQUI É PURA OBRA DE ARTE
Perfeito! Não sei como demorei tanto pra ler ele... Já tava na minha lista a um bom tempo e finalmente começar foi uma experiência incrível.

Sayuri 13/07/2021

Drama queen & cia
Howl's Moving Castle é precioso como adaptação, mas atente-se ao livro. É insano de tão bom! Os personagens são absurdamente bem construídos. Howl é ridículo, otário, egoísta, narcisista, estúpido, birrento e infantil; Sophie é mandona, surtada, sem paciência e detesta que as coisas não saiam do jeito que ela quer.
É importante destacar essa chuva de caracterizações porque é o que faz a história ser apaixonante. O espírito flamboyant do Howl (uma coisa meio David Bowie, considerando a época em que foi escrito) traz passagens incríveis, tanto para gargalhar com seus surtos quanto para refletir sobre a vivência do personagem.
O enredo, muito emocionante, agrega diversos personagens também sensacionais e ambientações muito confortáveis.
Quase não tem nada a ver com o filme, mas garanto que a superioridade da obra é garantida. Com certeza um delicioso comfort book.
(Obs: caso tenha medo de aranhas, pule alguns parágrafos, pois são os animais preferidos do Howl.)

frerthal 03/04/2021

Um dos meus favoritos
O livro é incrível. Já amava o filme e agora amo ainda mais o livro. Os personagens são muito bem construídos, com qualidades e defeitos, além de serem muito cativantes! É o tipo de livro que te deixa triste quando acaba, mas feliz por ter feito parte dessa jornada.

Jéssica 09/04/2020

Encantador
Diana conta uma história cheia de aventura, mistério e magia, que prende o leitor. É leve e divertido. Adorei!
Há mais dois livros da mesma série: "Castle in the air" ("O castelo no ar") e "The house of many ways" ("A casa dos muitos caminhos"), que já estão na minha lista!
Confesso que soube da existência do livro só depois de ver a animação do Studio Ghibli (disponível na Netflix). O filme é diferente, mas é uma ótima releitura. Recomendo também!

Roberta.Magno 07/06/2021

Eu tenho o filme do Studio Ghibli como um dos meus comfort movies e estava muito ansiosa pra finalmente ler o livro...e não me decepcionou em nada.
Foi incrível conhecer mais dos personagens em todas as suas camadas. Sophie que é bem mais insegura, ranzinza e corajosa, com uma língua muito afiada, mas que sempre fazia tudo com a melhor das intenções. Sophie se rebaixava em relação às irmãs, achando que sua vida já estava pré determinada e a maldição, apesar dos pesares abriu caminho para uma nova visão de Sophie em relação à ela mesma e aos outros.
Howl é um sem vergonha e absurdamente dramático, mas uma pessoa ciente de sua covardia e com bom coração, com gestos gentis de forma disfarçada. O impacto dele na vida de Calcifer, Michael e principalmente as formas sutis de agradar Sophie me deixaram ainda mais apaixonada pelo personagem.
A troca de farpas constantes entre eles inclusive me faziam rir bastante.

É o primeiro livro da autora que leio e já vou passar para o próximo do box finalmente publicado aqui e já estou apaixonada pela escrita. Uma fantasia leve, divertida e muito bonita. E apesar das diferenças normais em adaptações, o filme segue sendo uma adaptação linda e à altura da história. Um dos casos raros em que eu amo as duas versões.

Karoline 31/07/2020

O maior personagem drama queen está aqui! Haha
História incrível e com o maior drama queen que já li nessa vida de leitora. Howl, você tá de parabéns! Hahaha

Brincadeiras a parte, narrativa maravilhosa com personagens super complexos e falhos, além de fortes. Difícil não se identificar com a Sophie e a sua falta de fé em si mesma. E a relação dela com o Howl é uma das melhores coisas que já li também.

Amei muito e recomendo não só a todos que gostam muito do filme do Miyazaki, e conheceram a história através dele, mas também para qualquer um que ama uma boa fantasia, com muitas reviravoltas e com o enredo muito bem construído.

Beatriz 30/03/2022

bom!
Levada pelo conforto do mundo construído, a trama de Howls Moving Castle é guiada, principalmente, pelos quatro personagens principais apresentados. A narrativa, por sua vez, não é das mais marcantes, mesmo se arrastando por mais de 300 páginas - podendo ser facilmente encolhida em umas 100.

De forma geral, essa história é daquelas que não tem momentos de grande impacto, mas demarca claramente seu início, meio e fim. Após o encerramento da leitura, surge aquele sentimento de ?esperava um pouco mais? (com uma pontinha de saudade dos personagens). Recomendo para interessados em livros de magia e ficção.

iswbel 12/04/2024

Um vagabundo mulherengo, uma idosa e um demônio
Uma das coisas que eu creio que me fez gostar desse livro foi o fato que eu comecei a leitura sem nenhuma expectativa

eu já tinha lido algumas resenhas sobre howl's moving castle, então eu estava preparada para as diferenças enormes que recebemos quando comparado com a animação.

a história consegue seguir um ritmo calmo que você só percebe o que realmente aconteceu depois. tantos elementos e personagens que eu ficava "ué, pra que?" e tudo fez sentido.

a sophie é tao cabeca quente e o howl é tao dramatico que eu queria muito saber como será o dia a dia desses dois malucos.

howl é muito cativante, ele tem todo potencial de personagem favorito

ainda estoudecidido se eu vou ler os outros livros, mas não estou tao animada..

adoro a animação, adorei o livro.

ana 31/01/2022

mais confuso que o filme
eu comecei a ler por causa do filme, se você ainda não viu, serio, veja é muito bom, assim, o livro também é bom e eu achei bem fiel ate só que as animações dos estúdios ghibli são maravilhosas kk. enfim, a historia é sobre uma menina chamada Sophie que tem duas irmãs mais velhas e ela trabalha numa loja de chapéu, certo dia ela conhece um bruxo "famoso" por enganar meninas mais jovens e ?!comer?! o coração delas, esse bruxo chama Howl (e o castelo é dele), uma particularidade desse castelo é que ele anda e ele tem varias saidas diferentes (4 saídas só, quer dizer, durante o decorrer da historia muda mas enfim) e ele é movido por um demônio do fogo , o Calcifer. em certo ponto da historia a Sophie acaba sendo enfeitiçada e decide fugir, então coincidentemente ela encontra o tal castelo, faz um acordo com o calcifer e ele a deixa ficar . eu particularmente gostei de como a autora se aprofundou no passado do Howl nesse livro e também como ela desenvolveu a personalidade dele durante a historia, ele claramente evoluiu, a descrição de cenário é linda recomendo

mari 24/10/2020

my shining dishonesty will be the salvation of me
essa estória é, pra mim, a certeza de que magia existe.
tenho vontade de ler esse livro desde que assisti a adaptação dos estúdios ghibli, um dos meus filmes preferidos da vida, com a certeza de que a inspiração para merry go round of life - vulgo a melhor composição já feita - não poderia ser menos que uma leitura incrível, e não me enganei.
me encantei e me diverti horrores no decorrer da narrativa, as interações entre os personagens são mil vezes mais engraçadas aqui, não me aguentei com o drama e o sarcasmo do howl, que, inclusive, tem uma personalidade bem mais interessante e real, acabei simpatizando com a covardia e medo de comprometimento dele, sem contar a percepção de hippie desempregado que a família tinha dele hahahahahahahahah
tive um leve medinho de não gostar tanto do livro quanto o filme, mas, mesmo que eles sigam caminhos bem diferentes (o que eu já sabia), acabei amando tanto quanto. é um livro repleto de fantasia, super engraçado e com um ritmo bemmmm gostosinho - quer dizer, exceto pelo final, quando tudo fica de ponta cabeça em dois segundos hahaha. tem um lugarzinho no meu coração.

1 | 2 | 3 | 4