Um Lugar na Janela

Um Lugar na Janela Martha Medeiros

Resenhas - Um Lugar na Janela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Janine 25/02/2013

Maravilhoso!! Martha Medeiros escreve de igual para igual. Excelente!

Érika 24/02/2013

Neste livro Martha Medeiros nos delicia com suas historias sobre as viagens que fez pelo mundo. Como de costume, de forma simples, engraçada, mas também assertiva, a autora nos conta os aprendizados e descobertas que teve nestas viagens. Nos fala das sensações, pessoas e lugares que de alguma forma a transformaram. E com sua escrita, mesmo que não seja essa sua intenção, nos repassa alguns pontos turísticos de cidades como Nova York, Tóquio, Paris e muito outras.

Patricia 07/02/2013

" Comprometer-se com o encantamento contínuo pela vida não impede os desconfortos do coração, dívidas com o banco ou conflitos familiares, mas dá uma trégua para a alma."

João Souto 25/01/2013

Sentei ao lado da janela
Não conhecia o trabalho de Martha Medeiros, aliás só ouvi falar dela através das frases do facebook que circulam, bem como de outros autores famosos.

Um belo dia, caminhando no shopping, decidi que compraria algumas obras da autora que estavam bem acessíveis pela L&PM e em formato de bolso (meu favorito). Um lugar na janela foi a cereja do bolo.

Comecei a leitura e logo percebi porque Martha Medeiros é Martha Medeiros. Seu jeito informal e educado de escrever, suas palavras, organização de ideias me cativaram. Era como se ao invés de ler um livro estivesse conversando diretamente com a autora. Me senti próximo e até amigo dela, como se tudo fosse uma agradável conversa durante um cafezinho.

O livro é de uma leitura deliciosa cheio de experiências interessantes e até engraçadas da autora.

A parte da Europa, logo a primeira do livro sem dúvida é a mais interessante, a do Japão, com alguma distância relativa vem em seguida. O livro desempolga um pouco apesar da excelente escrita que nos encoraja a prosseguir na leitura.

O final repleto de impressões pessoais e observações pertinentes é leitura obrigatória, um tipo de filosofia da viagem, algo que a autora deixou para o final, um tipo de moral da história e porque tudo que ela viveu nestas viagens foi tão interessante. Marhta não revela seu método de forma alguma e isso torna tudo mais impessoal e gostoso de ler.

Recomendo a todos a leitura deste livro, meu primeiro de Martha, mas a porta para os demais que comprei dela. Lógico, se não gostasse teria revendido todos para algum sebo, mas fico feliz de ter acertado este tiro no escuro. Não é sempre que consigo.

Angela 21/01/2013

Viagem delicia
Um dos livros mais gostosos e leves que já li. Me diverti com as viagens (no sentido literal) da Martha

andrea261 06/01/2013

Viajar: tudo de bom!
Ganhei esse livro no último Natal de uma pessoa que me conquistou. Quando abri, na sua frente, ela me disse que tinha achado esse livro 'a minha cara'. E acertou. Tive que me conter várias vezes durante o dia de trabalho intenso para não abri-lo e começar a devorá-lo ali mesmo, no trabalho. Ele passou o dia do meu lado, me olhando e me chamando.

Em casa, comecei pelo fim. Li a última crônica e de pronto me identifiquei. Tenho o mesmo pensamento da autora quando se trata de viajar. Independência e curiosidade. Experiência e autoconhecimento. Vi que o livro ia me fisgar. E fisgou.

Quando comecei a ler as experiências de Martha Medeiros me identifiquei ainda mais com ela e com o seu jeito de viajar. Ri muitas vezes, pois algumas passagens me soaram familiares. Mas viveria tudo de novo. Comecei na primeira frase e terminei no último ponto de um fôlego só. Não conseguia parar. E não parei. Li de uma vez só. E viajei mais uma vez, revisitando lugares que já visitei, conhecendo lugares ainda não visitados.

Interessante como a gente se apaixona por um lugar sem mesmo conhecê-lo...

Recomendo muito. Corra para a banca e compre o seu. Ao final, arrume as malas e vá desbravar o mundo e a si mesmo. Garanto que compensa o desafio.

renanmendes 29/12/2012

Vontade
Vontade. É esse o sentimento que Martha provoca desde os primeiros parágrafos de Um Lugar Na Janela. Vontade de se aventurar, conhecer o mundo que, pra alguns, nunca pareceu tão grande, mudar de ares, conhecer pessoas e lugares novos e ampliar o conhecimento literal de MUNDO. Martha, como sempre escrevendo com uma leveza única, consegue despertar no leitor um desejo de se libertar do lugar que está para desbravar esse enorme mundo de meu deus. Ah, vontade...

Carlos Wilker 27/12/2012

Li de uma sentada só. Daqueles livros de se deixar na estante e ler (um capítulo que seja) de tempos em tempos, pra lembrar do que é bom.
Cris 26/02/2013minha estante
Eu sou apaixonada por Martha medeiros. Ela escreve como tivesse conversando com o leitor e retratando em poucas palavras sentimentos que muitas vezes escondemos até de nós mesmos.

Bruna 07/12/2012

Leitura deliciosa, especialmente para quem ama viajar!
Martha Medeiros escreve belamente suas estórias durante viagens pelo mundo á fora. Ela não dá dicas de lugares, mas conversa com você como uma amiga. Leitura deliciosa e rápida.

Léia Viana 04/12/2012

Dá vontade de viajar junto!
“Próximo destino? Incerto. Incerto em um grau que até assusta. Tudo o que vejo pela frente é um ponto de interrogação. Já não sou aquela menina da mochilagem pela Europa. A viagem prosseguiu e tem sido ininterrupta.”

E Martha Medeiros conseguiu me surpreender e me tirar do lugar comum. Não conhecia e jamais pude imaginar que ela, uma das minhas escritoras favoritas, fosse tão aventureira. Não é uma crítica, e sim, uma agradável surpresa com um misto de espanto e um pouquinho de cobiça, por este espírito leve, livre e descompromissado com algumas questões da vida que, às vezes, me tira até o sono.

“Um lugar na Janela” é um relato de algumas viagens que a escritora fez, em várias épocas de sua vida. Acompanhada, sozinha e até em excursão. Não tem a pretensão de dar dicas de viagens, como hotéis, restaurantes, passeios turísticos, é um olhar diferente nos lugares explorados por Martha, o livro é quase uma autobiografia discreta, para quem é fã dela, assim como eu, não pode deixar de ler e descobrir uma Martha totalmente diferente da nossa imaginação, pelo menos da minha foi.

“Atravessar fronteiras era um desejo meu desde menina, incluindo as fronteiras mentais, não apenas as geográficas. Conhecer, descobrir, avançar, aprender: verbos que de certa forma me definem, todos relacionados com o exercício da liberdade.”

Sonho com esta liberdade descrita por Martha, mas sou muito apegada às pessoas, nunca viajei sozinha e quase nunca encontro companhia para ir comigo aos lugares que tenho vontade. Cinema, restaurantes, teatro, vou sozinha, me divirto e já até fiz amizades por lá, mas sair do meu lugar comum, conhecer outra região, novas pessoas, tudo isso sozinha? Ainda é uma barreira que eu tenho que vencer um dia.

“A liberdade é uma ilusão, eu sei. Ninguém é inteiramente livre, a não ser que não possua vínculos. Como qualquer pessoa saudável, não abro mão de laços afetivos, a vida seria muito árida sem amor. Desertos são fascinantes, mas não os emocionais, então tenho uma relação de profundo apego à família, aos meus amigos e ao meu coração, que de tempos em tempos bate forte por alguém, e essa turma estimula meu crescimento, mas para crescer juntos é preciso facilitar o encontro, o que me faz ter um endereço fixo.”

O título não poderia ser outro, para o leitor é como se estivesse de fato, sentado à janela, saboreando as viagens e aventuras de Martha Medeiros. Tudo é descrito em uma narrativa gostosa de ler e de imaginar.

Leitura recomendada!

1 | 2 | 3 | 4 | 5