O Mocinho do Brasil

O Mocinho do Brasil Gonçalo Junior

Resenhas - O Mocinho do Brasil

Eros 02/07/2022

Tex, Um Fenômeno Editorial
Tex Willer é um ranger do melhor estilo "Far West" situado em meados do Século XIX. Paladino da justiça, incorruptível e de moral ilibada esse personagem foi criado na Itália (1948) e ganhou o Brasil com grande sucesso pela antiga Editora Vecchi (Rio de Janeiro) que o lançou em 1971. Antes disso porém, o personagem já havia dado as caras por aqui pela Rio Gráfica Editora (RGE) de Roberto Marinho com alguma notoriedade no período de 1951-1957. O fato é que ao ser relançado pela Vecchi o ranger permanece vivo editorialmente até hoje, sendo um sucesso! Embora tenha passado por três editoras (e quatro selos) Tex continuou sendo Tex e a numeração de sua revista regular nunca parou, estando hoje (julho de 2022) no impressionante número de 632. Contudo são várias coleções inéditas e reedições além das publicações especiais e luxuosas em voga hoje. O número de colecionadores é incalculável! O jornalista Gonçalo Junior é um deles e produziu essa belíssima pesquisa, rica em dados e com uma produção de encher os olhos, não devendo nada para a vibrante edição dos quadrinhos de Tex. Além da pesquisa investigativa, Gonçalo nos brinda com a relação completa (até 2009) dos títulos dos episódios regulares e um caderno (colado ao livro, mas se tratando de um anexo independente com capa e contracapa, em papel liso e colorido) ilustrando todas as capas da revistinha Junior em que Tex saiu pela primeira vez no Brasil pela RGE. Uma obra indispensável aos colecionadores e fãs do Tex!