Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Trindade 18/06/2023

Um pouco arrastado
É um livro legal e tem uma premissa interessante, mas é muito arrastado e algumas das partes descritivas são bastante abstratas e isso dificulta um pouco a leitura.

nai ng 16/06/2023

Entendi e não entendi (?)
Solaris foi o primeiro livro do gênero que eu li e confesso que tive dificuldade para absorver algumas coisas.

O livro passeia entre a filosofia e ficção científica, o que me pegou um pouco e tornando o último tópico um tanto desgastante por conta dos diversos textos acadêmicos solarísticos e ao invés de entender um pouco mais sobre Solaris eu fiquei foi perdida e sinto que construí uma pequena lacuna totalmente em branco (provavelmente irei reler esse livro).

Tirando esse pequeno incômodo, a história é realmente interessante pois tudo o que envolve o oceano inteligente é realmente curioso, principalmente porque ele é capaz de desenvolver formas do imaginário humano e ao longo do tempo ele evoluí e cria "hóspedes" para os habitantes da estação, pessoas que em algum momento foram importantes na vida dos três cientistas que ali restam e que já não estão mais vivas. Me pergunto se o oceano sabia do fardo que todos ali iriam carregar com esses "hóspedes" ou se talvez estivesse dando uma chance para que eles pudessem viver uma vida diferente do que foi no passado, talvez um presente? Jamais saberei a verdade.

Não vou ficar filosofando mas gostaria de acrescentar que a discussão psicológica que o livro aborda também me fez perceber que o ser humano tem a capacidade de ir longe descobrir do zero outros mundos, mas não é humilde o suficiente para olhar dentro de si mesmo, dentro do seu próprio mundo e reparar seus próprios problemas.

Renan320 07/06/2023

Resenha de "Solaris"
Segue um trecho de meu texto sobre o livro, te convido a dar uma olhada no link do meu blog "Deslocamentos":
"Lem fornece-nos um tipo de encontro que considero um dos mais proveitosos em termos literários, filosóficos e poéticos, entre uma psicodelia imaginativa e erudição, experiência e especulação, na forma de um quebra-cabeça - não à toa fosse muito chegado em Philip K Dick, que pese suas diferenças. Solaris é um livro para se pescar perguntas, todas elas implantadas de maneira implícita, parabólica."

site: https://deslocuz.blogspot.com/2023/06/solaris-de-stanislaw-lem.html

Paulo.Vitor 05/06/2023

"Não precisamos de nenhum outro mundo. Precisamos de espelhos"
Eu sou uma pessoa que gosta bastante de ficção científica. De Philip K. Dick até Asimov, podemos nos aventurar por diversas temáticas diferentes envolvendo os mais diversos tipos de personagens. Porém, o que vemos aqui em Solaris, é algo totalmente diferente.
É uma ficção científica que não se importa com os clichês, e definitivamente, não é um livro que está interessado em quantificar ou qualificar as inovações humanas ou em imaginar novos impérios galácticos, mas sim, um livro que nos faz olhar para nós mesmos, como humanos.

Protagonizado por um psicólogo (dotado de vasto conhecimento de Física, Biologia e Química) que, chega ao planeta depois de mais de 100 anos de sua descoberta, para estudar e analisar, não só os 3 cientistas que lá estavam como também o próprio planeta, que acreditam (apesar de ser praticamente 100% composto de água) ter consciência.
Creio que posso dizer, sem estragar a experiência de leitura, que o oceano não se comunica e não é representado como as versões que conhecemos de extraterrestres, na verdade, é válido dizer que ela na verdade, não se comunica verbalmente, mas que mesmo assim, o impávido oceano, consegue fazer todos os cientistas do mundo terem milhões de dúvidas, mesmo após 100 anos de estudo.

Definitivamente este, foi uma das minhas melhores leituras de 2023, e talvez da vida, e vou me limitar a dizer o básico para não estragar a experiência de leitura. Veja bem, o livro, por ser protagonizado por um psicólogo, já é um prenúncio do que está por vir, portanto, esteja pronto, para ler uma obra que trata sobre questões humanas, não só sobre as questões mal resolvidas do protagonista que voltam, em carne e osso (ou quase) para o confundir, como sobre anseios dos humanos num geral, sobre limitação do intelecto e até sobre a criação dos universos. Creio que muitas das obras atuais, como o anime Neon Genesis Evangelion, o filme A Chegada e o Interstellar tem referências e inspirações retiradas daqui.

Uma obra atemporal, que não atoa é considerado uma das melhores ficções científicas de todas. Recomendo demais a leitura. Comprei e li a versão de capa rosa, da Aleph de 2017, mas gostei tanto do livro que sinceramente quero a de capa dura.

Pâmela 04/06/2023

Início muito intrigante e me fez querer ler cada vez mais.

Mas a cada diálogo técnico de páginas e páginas de escritas específicas sobre um planeta que não existe, com termos e palavras inventadas (inclusive, isso foi muito genial) eu ficava muito entediada e só queria que acabasse logo, mas ao mesmo tempo tentando absorver o máximo de informações, mesmo não entendendo nada.

Eu sinto que o autor mudou de foco várias vezes durante o decorrer do livro.

Tinha vários pontos a serem mais explorados e que eu fiquei super curiosa em saber, mas não foram esclarecidos.

O final não fez sentido para mim e saio da leitura com a sensação de história incompleta.

Wania Cris 31/05/2023

Acho que o oceano me engoliu...
Leitura que estava programada há anos só agora finalmente entrou na lista... e foi uma pena que não tenha sido melhor apreciada...

O início do livro é bastante promissor. O psicólogo Kris Kelvin chega na estação de Solaris e percebe um clima tenso no ambiente, recebendo a notícia de que seu conhecido na missão havia falecido e então ele próprio começa a notar coisas estranhas ao redor dele e que devem ter ligação com a morte de Gerbarian... daí pra frente a porca vai pro brejo.

Amontoados de explicação dadas por pessoas que não sabem de nada do que acontece. Um oceano que estaria controlando mente e ações das pessoas. Pessoas que, do nada, aparecem sem ter como terem aparecido... um monte de coisa doida.

As ilações filosóficas comprometem muito o ritmo de leitura e teve noites em que mal passei de uma página pra outra antes de cair no sono (pra isso foi realmente bom).Não tive qualquer sentimento empático pelas personagens, nenhuma delas. Pouco me importei com suas questões e seus destinos. Por mim, todos seriam arremessados no oceano e pronto.

Acredito que a tradutora Eneida Frave deu o seu melhor nessa edição, mas, pouco pode fazer por melhorá-lo.

@letravermelha 29/05/2023

Monstro perturbador !
Provavelmente não vamos aprender nada sobre ele, mas talvez sobre nós mesmos" . Publicado em 1961 esse clássico da ficção científica conversa principalmente com questões existenciais e filosóficas. A narrativa traz tons de suspense e medo, semelhante à um Thriller bastante psicológico. .

Stanislaw narra a ida do psicólogo Kris Kelvin a Solaris com propósito de estudar o oceano vivo e possivelmente inteligente . Quando Kelvin chega na estação ele é recebido de maneira ostil e o logo entendemos que os cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições . .

Oque eles sabem é que esses espectros são criações do oceano. O plasma monumental pega oque mais está enraizado, o traço mais marcante de memória, sonda seus desejos mais antigos e os materializa naquelas aparições. "As aparições são projeções materializadas do conteúdo existente em nosso cérebro sobre certa pessoa". .

Supõe-se que essas criaturas têm algum propósito. Porém o oceano não é agressivo e não tem motivação violenta. Tornando o propósito do oceano na materialização das criaturas totalmente obscuro. .

Nas conversas entre os cientistas o assunto Solaris é tido como uma "causa perdida", afinal nos Cem anos de estudos eles não conseguiram entender os processos que ocorrem no oceano de plasma. .

E assim bem é o ser humano. Se ele se depara com algo que não conhece ou compreende ele apenas desiste de entender e abandona o assunto . Assim como faz com outros seres humanos : Se não o compreende o exclui . Se não conseguimos nos compreender, como Conseguiremos entender o diferente e incompreensível que está além das estrelas?

site: https://www.instagram.com/p/Bv9La8Ngeyy/

Emanuel Xampy Fontinhas 26/05/2023

Você abre pensando em um livro de ficção científica e se depara com uma história sobre amor e perda. É uma história tocante, tem uma boa base teórica, mas se leva muito a sério, o que pra mim deixou a leitura lenta. O foco é nos dois personagens principais e algumas coisas que ocorrem durante a história ficam em aberto, de uma forma que passa uma sensação de incompletude.

Kelvin12 23/05/2023

Decepcionante
Fico até um pouco chateado com está escrevendo essa resenha, pois era um livro que eu tinha boas expectativas (até pq o protagonista tem o meu nome ?). Mas foi uma pura decepção, os diálogos científicos são muito chatos, chatos e grandes, em vez de iluminar minha cabeça eu fiquei foi boiando, não entendia nada dessas partes que compõem uma parte significativa do livro.

O que se salva pra mim são alguns diálogos isolados e algumas interações entre a Rheya e o Kelvin, sendo esses os únicos momentos que eu tive um certo carinho pelos personagens.

Infelizmente me decepcionou demais, esperava muito desse livro mas é assim mesmo, nem todas as leituras são incríveis.

Kellven.Vilhena 22/05/2023

Quase técnico sobre um planeta vivo
Solaris começa instigante com um terror legal, mas depois acaba como um livro quase técnico sobre um planeta fictício e suas particularidades incompreensíveis. É legal.

Alana_Gomes 17/05/2023

Ainda preciso de tempo...
Eu ainda estou processando esse livro, não tenho uma opinião formada. Até mais ou menos o meio do livro eu estava gostando bastante. A história me deixou intrigada, atenta. O clima era uma verdadeira angústia.
Eu esperava que, como na maioria das histórias, eu iria começar a receber respostas conforme a narrativa fosse se aproximando do fim. Formulei minhas próprias hipóteses e esperei. Ledo engano o meu, as respostas não vieram.
Não que eu esperasse a solução de todos os mistérios. Sou uma pessoa que gosta de finais abertos e mistérios sem solução. Mas eu esperava pistas, sinais de luz no meio de todo essa escuridão. E não recebi nada, absolutamente NADA. O que me desconcertou um pouco e até me irritou.
Mas acho que o problema aqui na verdade é comigo. Eu tinha minhas espectativas, além de uma visão sobre o que é um livro de ficção científica. Mesmo sem saber do que se tratava a história eu já esperava algo. E eu não encontrei o que eu buscava. Assim como a humanidade não encontra o que busca em Solaris.
Nós vamos ao encontro do desconhecido esperando dar de cara com o conhecido. E quando nos separamos com algo que não entendemos ficamos emburrados e irritados.
Solaris não é exatamente um livro de ficção científica. Acredito que seja mais uma discussão filosófica em um cenário de ficção científica. E isso não é um problema, é apenas diferente.

fran_b07 17/05/2023

Nesse ano eu não estou tendo sorte com Sci-fi, só um que eu li e gostei, o resto foi pura tortura.

Quando eu li a sinopse desse livro, fiquei muito curiosa, pois parece ser bem interessante, e até uns 30% eu estava empolgada com a história, depois foi só ladeira abaixo.

Não consegui me conectar com os personagens.

Acho que as partes piores eram quando o personagem principal ia para a biblioteca, e enquanto ele fazia as leituras começava a filosofar coisas sem sentido algum, se não tivesse essas partes o livro teria bem menos páginas.

Uma história cansativa, que eu não via a hora de acabar.

Diego Viegas 16/05/2023

Antes de ler eu já sabia que o foco do livro não seria ficção científica, mas acabou se mostrando demasiadamente filosófico de uma forma que eu não estava preparado para ler.

Achei que as partes falando sobre o planeta Solaris iriam ser meu ponto de maior interesse no livro, mas na verdade eram longas e enfadonhas explicações cheias de jargões científicos, mescladas com a já citada filosofia, que me fizeram ter dificuldade para terminar a leitura.

Eu tinha ficado bem empolgado para ler esse livro por causa da sinopse muito interessante, mas não foi o que eu esperava. Talvez em outro momento da minha vida eu consiga ler esse livro de novo e absorver mais sobre a mensagem passada, mas no momento não me agradou.

OBS: o livro foi escrito na década de 60. Então, podemos esperar pouquíssimo protagonismo feminino e vários estereótipos de gênero, além de uma descrição bem racista em certo trecho da história. Essa última é bem notável, infelizmente.

edisik 04/05/2023

Puxa. Estou tentando colocar minhas ideias em ordem para ver se entendi esse livro. Muita explicação científica, muita filosofia. Tem umas partes, que dão vontade de largar o livro de tão chatas.

Ana 27/04/2023

Um soco na cara
Só posso definir como um livro fantástico
Solaris é um livro que vai falar sobre o planeta Solaris e todos os experimentos que já aconteceram no planeta, ao mesmo tempo que acompanhamos um psicólogo chamado Kelvin que vai para o planeta no intuito de ajudar com as pesquisas.
Acredito que o livro não é sobre a ficção científica em si, mas sobre nós como seres humanos que desde sempre achamos que somos o centro do universo.
Esse livro vai falar sobre até onde nossa capacidade vai, o que fazemos quando não somos capazes de compreender algo e como não percebemos até hoje como somos limitados.
Minha única crítica ao livro é que em certos momentos algumas descrições sobre o oceano se tornam muito longas e sem sentido, acabamos sabendo de conceitos que não agregam em nada na história, dá a sensação de que o autor inventou algumas características para o planeta e quis jogar todas essas informações em cima do leitor.
Tirando isso é perfeito