Aquele Verão

Resenhas - Aquele Verão

Bruna Martins 17/05/2016

AQUELE VERÃO - SARAH DESSEN
Jovem Adulto || 198 páginas || Editora: Moderna || Classificação 3,5/5

Haven é uma menina de quinze anos que idealiza um dos verões passados como sendo a melhor fase de sua vida. Segundo suas lembranças, nesse verão, a família era mais unida e feliz, seus pais não tinham se divorciado, a irmã Ashley lhe dava mais atenção e os dias ensolarados eram perfeitos. Ela atrela esse verão a Summer Lee, o namorado de Ashley na época, um garoto radiante e que sempre enchia a casa de harmonia.

Desde então, culpa a irmã pelo termino desse antigo relacionamento, vez que foi a partir daí que toda a sua vida começou a ruir.

Atualmente, com 15 anos, Haven é uma adolescente desajeitada e alta demais, sempre incompreendida pelos demais. Como se já não fosse o bastante passar por uma fase tão complicada, há ainda o novo casamento do pai, a mudança repentina no comportamento de sua melhor amiga e a futura união da irmã com um rapaz totalmente sem graça, que as distancia a cada dia.

Os medos e inseguranças de Haven são presentes ao longo de toda a narrativa. E um encontro com o passado, mais precisamente com Summer Lee, lhe fará entender sobre o verão tão querido em sua memória, bem como lhe ajudar a enfrentar todo o drama do presente.

O fator que mais me chamou a atenção foi o fato de Haven nutrir um carinho especial por Summer, mas isso não ser em nada romântico. Para ela, ele teve uma influência sobre toda a família e sua decepção foi o que o termino do relacionamento com sua irmã gerou em todos eles.

O desfecho é doce e revelador, trazendo muito mais do que a garota pensava ter ocorrido no passado.

Como se finalmente eu tivesse crescido em mim mesma. Ouvia as coisas de modo diferente, os sons da vizinhança e das cigarras à noite, minha própría respiração, regular e profunda. Tudo se intensificou, do azul brilhante do céu à sensação de grama escorregadia sob os pés até o som da voz de mamae chamando meu nome do quarto ao lado. Era assustador e animador, inquietante e surpreendente ao mesmo tempo. Página 158.

Tive um pouco de dificuldade em me prender a narrativa da autora, embora reconheça se tratar de uma história real e bela, sobre conflitos familiares e as dificuldades da adolescência.

Laura 29/01/2015

Sem profundidade
Esse é o primeiro livro da SARAH DESSEN que leio (é o primeiro publicado pela autora) e não foi tudo aquilo que eu esperava, dado toda a expectativa criada ao redor desta obra.
A autora se concentrou em criar uma história curta, poucas páginas. Este fato, prejudicou o desenvolvimento do enredo, Teria sido desejável explorar com mais intensidade os personagens e, até mesmo, as situações de conflito; agravadas pelo fato de que a história foi focada pelo ponto de vista de uma adolescente de quinze anos. Ainda que não tenha gostado desta obra, pretendo dar mais um chance a autora, visto que ela é bem cotada.

P.S. Existe um filme baseado nessa obra, lançado no Brasil com o titulo de "Meu Novo Amor!. Ainda não assisti, mas pretendo.

Gaby Urie 15/04/2013

O primeiro da minha autora favorita
O divórcio dos pais foi complicado para Haven, sem querer ela recebeu a noticia ao mesmo tempo que a mãe, sem rodeios, o pai âncora de esportes no jornal local tinha se apaixonado pela mulher do tempo e por isso estava indo embora. O casamento entre o pai e a nova madrasta está próximo e Haven odiava o fato de ter que deixar a mãe para trás, mas seria preciso. Também seria preciso encarar que o casamento de Ashley sua irmã mais velha, estava quase chegando. Ela iria se casar com Lewis, o cara certinho que trabalhava no yogurt Paradise.

As duas irmãs nunca foram muito próximas, a diferente de cinco anos sempre pesou entre elas. A irmã mais velha sempre foi explosiva, tinha o gênio dramático da mãe, enquanto Haven era mais passiva. Ashley era popular e namorou muitos caras, sua personalidade refletia a do próximo garoto, e é por isso que Haven sente tanta falta de Sumner.

Ashley namorou Sumner Lee quando estava no ensino médio, ele era divertido, legal com ela, a irmã mais nova e fazia com que a diferença de idade entre as duas desaparecesse. O melhor verão de sua vida aconteceu enquanto Sumner estava presente, seus pais eram felizes juntos, não existia a mulher do tempo, Ashley era legal com ela, e eles passavam noites em claro jogando, aquele verão tinha sido perfeito. Haven tem se prendido a esta lembrança toda vez que tem que encarar a realidade, e tudo que mude essa lembrança tende a ser horrível para ela. Porém agora que Sumner está de volta a cidade, ela vai perceber que as coisas nem sempre foram tão perfeitas e que existia furos bem antes das coisas desmoronarem.

Claro que eu fui com sede ao pote e não me desapontei, mas também não posso dizer que aquele verão seja o melhor livro da Sarah. Devo admitir que esperava mais da nossa protagonista Haven, ela não tem muita personalidade, nem muitas histórias, parece que ainda não começou a viver de verdade, seus problemas são sempre relacionados a família e aos amigos, mas nunca existe um problema com ela. Claro que nem tudo é ruim, a lição de não se prender ao passado, mas deixar que novos fatos aconteçam é bem recebido, afinal sempre dá para a gente viver um próximo verão!

Enfim, acho que Aquele verão é o que a gente pode chamar de um livro simples, não é o melhor e nem pior mas sim feito para entretenimento. E claro temos que levar em consideração que este foi o primeiro livro da autora, e que mesmo não sendo tão bem explorado, a gente ainda consegue perceber que uma grande autora estava surgindo.

E é isso, alguém aí já leu Aquele verão? Vocês gostaram ou esperavam mais?

Quel 26/04/2015

Desabafo. Como encarar agora os livros da autora?
Meu primeiro livro da Sarah foi Just Listen, e então não consegui ler nenhum outro dela pelo já receio de que não encontraria outro mocinho tão bom quanto o Owen. Eu não conseguia, antes mesmo de começar a ler, Owen já os ofuscava (risos). E agora, não consigo ler nenhum outro pelo medo do sentimento de perda de tempo igual ao que tive com esse.
Jess 10/10/2016minha estante
Eu comecei a ler e abandonei, achei muito chato. Vou ler esse Just Listen para ver se eu não fico com uma imagem ruim da autora.

Quel 11/10/2016minha estante
Faça isso. Confesso que não cai de amores de primeira por Just Listen, eu só achei legal e pronto. Mas as vezes eu releio os livros, e acabou que Just Listen passou a ser um dos livros mais lidos por mim kk E mesmo com os novos livros da autora lançados recentemente pela Editora Seguinte, Just Listen ainda é o meu preferido dela.

Jess 11/10/2016minha estante
Aquele verão não consegui ir muito longe o livro é muito parado e a guria pensa de mais kkkkk

_mgregorio 13/06/2021minha estante
eu sou assim de saúde, nenhum mocinho de qualquer outro livro consegui me apaixonar como me apaixonei pelo owen

Quel 13/06/2021minha estante
mdsss q bom te encontrarrr kkkkkkkkk avisa que ele é perfeito!!!

Grazzi 08/11/2016minha estante
undefined

Ivana 30/08/2013

Faltou tempero
Esse foi o primeiro livro da autora que li. Algumas de suas resenhas me chamaram bastante atenção, mas fui motivada a comprá-lo por causa da capa ser tão fofa assim. Não achei ruim, mas esperava mais! Acho que deixou um pouco a desejar. Talvez pelas poucas páginas contidas nele.

Mas enfim, Sarah Dessen apresenta uma narrativa bem leve, uma história simples, sem grandes emoções. A personagem principal é Haven, uma adolescente de 15 anos que está passando por várias mudanças em sua vida. Seus pais se divorciaram recentemente e os preparativos para o casamento de sua irmã estão se iniciando, trazendo consigo muito nervosismo e conflitos familiares. Além de tudo, ela é complexada com sua altura e sua amiga confidente está passando por uma fase de rebeldia, logo não está podendo contar muito com ela. Haven está a todo tempo narrando mais as situações do seu cotidiano e das pessoas que nele passam, do que falando de si para o leitor. Confesso que pelo nome eu esperava ser um romance daqueles que nos prendem do início ao fim e acabei me surpreendendo com o desfecho da história e principalmente com seu fim. Sua irmã estava noiva, mas havia sido uma menina de muitos namorados. O que mais deixou marcas, tanto para Haven quanto para a família, havia sido Summer. Ainda mais depois do fim de semana na praia. Mas tudo não passou de admiração. Haven não se envolve depois com o cunhado ou coisa do tipo. Ela é nova, está confusa e se descobrindo ainda. Nem chega a falar de romance da sua parte. Ainda mais depois da grande surpresa que tem com o ex cunhado, quando fica sabendo do outro lado da história.

Kymhy 09/04/2018

Aquele Verão - Sarah Dessen
Haven é uma garota que está passando pelo pior verão da sua vida: ela precisa ir ao casamento de seu pai com outra mulher. Para completar, passa a rever o verão que deveria ter sido o melhor de todos, mas que marcou o início do fim.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-aquele-verao-sarah-dessen/

Carol 09/08/2013

Aquele verão é o quarto livro da Sarah Dessen publicado no Brasil, e serviu de inspiração para o filme Meu novo amor (How to deal), estrelado por Mandy Moore. O livro conta a história de Haven, uma adolescente de 15 anos, confusa com as tantas mudanças na sua vida: seu pai saiu de casa para se casar com a "Mulherzinha do Tempo", o novo comportamento da mãe, os preparativos do casamento de sua irmã mais velha e a guinada no seu crescimento que a deixou com 1,85 metro.
Haven está tão confusa, que se apega ao passado. Ela se lembra das férias de verão de cinco anos atrás o livro todo, quando Sumner Lee namorava sua irmã e as coisas eram ótimas na vida dela, antes de ela se sentir deslocada pela altura e seus problemas.
Sarah é uma das minhas escritoras favoritas, mas esse livro realmente me decepcionou. Não sei se é por que esperei demais por ele, ou sei lá. Acho que a história é meio infantil para mim. Claro que a escrita é perfeita, personagens reais e etc... Mas faltou um "algo a mais" na história. É um livro bem curtinho e rápido de ler, mas fiquei muito decepcionada. Porém, vou continuar lendo todos os lançamentos de Sarah Dessen, pois A caminho do verão e O que aconteceu com o adeus, estão no topo da lista de os melhores de 2012 para mim.

site: http://bussoladepapel.blogspot.com.br

Jessica Vieira 20/07/2013

Aquele Verão- Sarah Dessen
Manolos esse é o primeiro livro de Sarah Dessen .

Haven é uma adolescente de 15 anos e que não aguenta mais tantas mudanças. Haven não aceita o fato dos pais terem se separado .O novo estilo de vida de sua mãe, a nova família de seu pai,o casamento aparentemente sem sentido de sua irmã e as atitudes de sua melhor amiga só lhe deixam mais confusa .
Sem contar os problemas de Haven pra aceitar seu corpo. Que ela descreve como "anguloso".
Haven não é única, É só mais uma em um milhão de adolescentes que passam por crises. As vezes os problemas são maiores, as vezes menores .Mas sempre acontecem!
Para lidar com todo esse turbilhão de sentimentos Haven se apega a um "ex" de sua irmã e as lembranças de um verão em que todos pareciam ser felizes.
Sarah descreve muito bem o mundo e a confusão emocional que está a vida de Haven. Mas confesso que esperava muito mais da autora e do enredo, senti falta de um crescimento maior dos personagens.

O livro é bom , mas Sarah tem um potencial muito maior do que esse que ela demostra no seu primeiro livro.

site: http://manolasleitoras.blogspot.com.br/

dani 04/06/2013

Aquele Verão – Sarah Dessen
Aquele Verão foi minha primeira experiência com a escrita de uma autora que eu tinha muita curiosidade Sarah Dessen.
Fazia muito tempo que não lia um Y/A (Jovem-Adulto) contemporâneo sem nenhum traço de fantasia, pois geralmente tenho dificuldades com o ponto de vista adolescente, principalmente o feminino – que é o requisito deste livro – porém a narrativa foi bem estruturada fazendo com que a leitura fosse mais fácil para mim.
A história é toda focada em Haven e os dramas que ocorrem em sua vida, seus pais se divorciaram e ela tem que conviver com o novo relacionamento do pai, a difícil relação entre irmãs agravada pelo casamento da irmã que se tornou uma criatura difícil de conviver, sem contar as dificuldades de aceitação e identidade próprios de um adolescente.
A narrativa é em primeira pessoa, toda a história é contada por Haven, mas o livro é recheado de diálogos e flashbacks para que o leitor possa conhecer também outros personagens. A leitura é leve e sem complicação, o ritmo do livro é marcado entre os acontecimentos da vida da personagem principal e como eles afetam sua vida, mudando sua rotina ou fazendo com que ela passe por dificuldades.
Haven é a típica adolescente com problemas de confiança, que guarda muito de seus sentimentos e em si retém muitas de suas emoções também, porém isso é refletido nos grandes fluxos de consciência durante a narrativa.
Por ser um livro curto não foi possível explorar os personagens a fundo, todos os conflitos ficam superficiais, como o divórcio dos pais é comentado sempre durante a história, mas a situação não é explorada chegando a mostrar como foram os conflitos dessa situação, e alguns personagens não tiveram a sua participação muito bem explicada pela autora.
Um ponto negativo da história para mim é a lembrança em que Haven se apega para passar por todos os seus problemas, não senti que foi uma lembrança de tanto peso, mas pela personagem ser uma adolescente acho que a intensidade emocional é mais importante que a lógica.
O fim foi surpreendente, pois passei o livro todo criando mil teorias para o fim e nenhuma delas acertou o que aconteceu no último capítulo e isso me deixou feliz, não por concordar com o final escolhido, mas por este ser realista e ter me surpreendido.
Por ser o primeiro livro da autora é possível perceber a imaturidade em sua escrita, no trabalho dos personagens e na evolução do drama, mas como gostei por ser um YA com um drama além da superficialidade vou conhecer outras obras da Sarah Dessen.

Alice 01/06/2013

O primeiro verão de Sarah Dessen.
Quando li A Caminho do Verão em 2011 simplesmente me apaixonei pela escrita da Sarah. Eu praticamente devorei o livro, e quando cheguei na última página desejei que o livro não acabasse, porque aquele livro de 413 páginas havia mudado alguma coisa dentro de mim. Então decidi que leria todos os livros dela, só para ter essa sensação de mudança de novo. Até hoje não comprei O que Aconteceu com o Adeus, mas acabei ganhando esse livro no meu aniversário então logo passei ele para frente. Dói o coração dizer isso, mas esse não é o melhor livro da autora.

Ele é bem curtinho - só 200 páginas - e foi o primeiro que a Sarah publicou, por isso entendo por que ele não me cativou tanto quando A Caminho do Verão, afinal, ela estava apenas começando.

O livro contra a história de Haven, uma menina que vê tudo a sua volta dar errado: seus pais se divorciaram, ela não para de crescer (sendo que já tem mais de 1,80), a atenção de todos é voltada para o casamento de sua irmã, seu pai casou se casou de novo - o que acaba criando uma barreira entre eles, sua amiga já não é mais a mesma e por aí vai. No meio de toda essa confusão surge Sumner, um ex namorado de sua irmã que acaba se tornando a única pessoa que parece entendê-la.

O tema central são as mudanças pelas quais todo adolescente passa, mostrando como é possível superá-las. Um ótimo tema e que foi bem desenvolvido pela autora. O que me incomodou foi o fato de Haven bater sempre na mesma tecla: a questão da altura. Isso acaba tornando o início do livro um pouco arrastado e sem grandes acontecimentos. Mas, a medida que o casamento de Ashley vai se aproximando, o ritmo do livro melhora e o leitor acaba se envolvendo muito mais com a história.

Tirando isso, acho que o livro foi bem escrito, só podia ter sido um pouco mais trabalhado, daí ficaria perfeito.
Sarah é uma ótima escritora, só me desapontei um pouco porque esperava uma escrita tão impecável quanto em A Caminho do Verão. Não deveria ter pensado assim, já que esse foi o primeiro livro que ela escreveu e sua escrita evoluiu muito ao longo dos anos - "A prática leva a perfeição."

Enfim, é um livro que eu recomendo. Só peço que não sejam tão duros com a personagem (como eu fui), porque só no final do livro que é possível compreendê-la verdadeiramente.

Jeniffer 03/05/2013

Mais um livro de Sarah Dessen como cortesia da editora iD e não me decepcionei. Apesar de ser um livro contendo uma estória mais leve, mais 'pré-adolescente', eu ainda sim gostei muito da narrativa de Sarah e dos personagens.

Haven não consegue esquecer seu passado, mais precisamente o verão passado, onde seus pais ainda não eram divorciados e sua irmã estava namorando com Sumner Lee, o rapaz que parecia mudar tudo ao seu redor, fazendo simples coisas ficarem interessantes, mas principalmente, fazendo a irmã de Haven ser alguém legal com ela, já que elas sempre tiveram suas diferenças.

O problema é estar tão ligada ao passado que não consiga aceitar o presente e faz com que Haven além de ter que lidar com a rejeição de sua aparência física (ela é muito alta e magra para sua idade), também precisa lidar com as mudanças ao seu redor, mudanças em sua família, mudanças essas que ela não consegue absorver e se adaptar.

Aquele verão fala sobre momentos e pessoas que marcam nossas vidas, de uma forma boa ou má, fala de aparências que irão nos enganar por estarmos olhando só para nós mesmos e também fala sobre mudanças de pessoas que amamos afetando a nós. Ainda assim é um livro bem leve, ótimo para ler em dias calmos e quando não queremos uma leitura muito série e densa.

Sarah Dessen sabe como conduzir o leitor em sua narrativa, por mais leve que seja. Gostei muito da autora por isso e por, às vezes, me identificar com seus personagens também. Encontrei algumas semelhanças 'indiretas' na estória de Aquele verão com O que aconteceu com o adeus, mas nada que deixasse a leitura menos agradável. A edição da editora está impecável, novamente, não encontrei erros ortográficos, as páginas são amareladas e a capa é condizendo com a estória do livro (amo isso na iD).

Enfim, é uma leitura agradavelmente leve e recomendada ás fãs de Sarah(Me tornei uma) e para quem precisa se encontrar entre o passado e o presente.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/04/resenha-aquele-verao.html

Naty 29/04/2013

www.meninadabahia.com.br

Senti falta do que todos éramos naquela época.
Um verão e um cara e, de repente, as coisas não era mais as mesmas.
Pág. 165

Adoro as histórias criadas pela Sarah Dessen. Elas são leves e inspiradoras. A leitura flui rapidamente e logo me vejo envolvida. Mas algo em Aquele Verão (Editora iD, 200 páginas, R$ 27,90) não me encantou... eu esperava MUITO mais da Sarah Dessen, muito mesmo.

A vida de Haven tá confusa. Seus pais se divorciaram, a nova mulher do pai está grávida e sua irmã vai se casar. Ela queria que as coisas fossem como antigamente. A irmã com um namorado legal, seus pais rindo juntos e ela ali, feliz.

Com o casamento próximo, sua irmã está meio lunática. Sua mãe também. Seu pai está alheio aos próprios problemas, então ela tá sozinha. E ela tá triste, muito triste. Então ela vê Sumner, o antigo namorado de sua irmã. O período em que sua irmã o namorou foi uma das melhores épocas de sua vida, quando viajavam em família e tudo era sorrisos.

Talvez, Sumner seja a solução para seus problemas.

Não há muito o que dizer da história. Haven é uma adolescente e está naquele período em que quer tudo ao seu modo e não enxerga como as coisas deveriam ser. Claro, é direito dela querer os pais juntos, mas ela surta e preocupa todo mundo.

Estou acostumada com histórias mais longas, da Sarah Dessen, e por isso um pouco mais profundas. O que não acontece nesse. E também falta romance. O filme Meu novo amor, foi baseado nesse livro e, diferentemente dele, tem romance. Provavelmente devido ao sucesso do filme, Dessen resolveu colocar um pouco de romances nos seus próximos livros. E aprofundou os sentimentos.

Fiquei decepcionada com os protagonistas. Pensei que eles fossem crescer durante a trama, mas... o final não foi bem o que eu esperava. A boa notícia é que esse é o livro de estreia da Dessen, ou seja, os outros são bem melhores!

@APassional 02/03/2013

Aquele Verão * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Haven é uma adolescente de 15 anos, perdida diante de tantas mudanças na vida: a separação dos pais, a nova esposa do pai, a nova atitude da mãe, os preparativos para o casamento da irmã 5 anos mais velha e seu recente crescimento de 10 centímetros que a deixou com quase 1,85m de altura. Isso tudo lhe causa uma sensação enorme de deslocamento.

"Eu era toda cotovelos ossudos e ângulos agudos, como uma peça de quebra-cabeça que só poderia ir no centro, esperando que as outras se encaixassem a ela, completando o todo."

Buscando um ponto de referência positivo na vida, Haven se apega à lembranças do verão no qual ela tinha 10 anos, sua família era feliz e a irmã Ashley namorava Sumner Lee, o cunhado mais descolado, legal e atencioso que ela já teve.

"Mamãe dizia que Sumner era o tipo de pessoa para quem as coisas simplesmente aconteciam, e ela estava certa (...) Ele levava uma vida encantada, sempre tropeçando em algo interessante, totalmente ao acaso."

Quando Haven reencontra Sumner cinco anos depois, criando momentos de alegria na sua rotina, acha que ele possui a chave para consertar as coisas que se quebraram ao longo dos anos. Será que suas expectativas não estão um pouco exageradas?

"Era apenas um momento, um instante perfeito, como se o tempo parasse e, voando, tudo ficasse para trás, em seu devido lugar."

Aquele Verão fala sobre uma garota que cresceu em altura, mas que ainda precisa amadurecer emocionalmente. Haven vive em função da irmã mais velha, e agora que a irmã vai se casar, é a sua vez de ser adolescente e construir as próprias lembranças.

Há pequenos detalhes que tornam o mundo de Haven mais interessante, como o estranho latido do cão do vizinho, o patrão chato que insiste que ela "empurre as meias" durante as vendas de tênis na loja em que trabalha, a jovem vizinha perturbada que caminha pelas ruas à noite com jeito "zumbi" ou a amiga que voltou meio "piriguete" do acampamento de verão.

A narração é em 1ª pessoa na voz de Haven, que sabe tudo o que acontece, porque seu banheiro possui um buraco de ventilação que dá pra cozinha, lugar onde rolam todas as conversas sérias, secretas ou importantes da casa.

Não é uma trama forte ou agitada, que possui um conflito específico, mas a narrativa é gostosa e me envolveu lentamente. Pude testemunhar o suave despertar de Haven, como se ela ajustasse o foco da visão, melhorando a percepção do mundo e seu ponto de vista sobre a realidade.

Até a metade do livro eu ficava me perguntando "Onde será que a autora está querendo chegar?". Agora posso dizer que ela chegou a algum lugar e que o final foi bonito, doce e me emocionou sim.

Gostaram? Comentem comigo!
Beijinhos quentes de final de verão... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 02/03/2013: