Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Marezinha 06/12/2012

Rowling se supera.
Acho que a primeira coisa que as pessoas devem saber é: se você espera algo no estilo de Harry Potter, nem se dê o trabalho.

Depois da leitura desse livro, não possuo mais dúvidas de que a JK Rowling não é a autora de Harry Potter e, sim, uma escritora brilhante.
O livro, apesar de partes engraçadas, é duro. Nunca duvidei da capacidade intelectual da autora, pelo contrário - sempre a admirei -, e senti que nesse livro ela resolveu falar. Em Harry Potter pode-se notar sérias críticas sociais, mas esse livro é explícito. E ela faz isso de forma exemplar.
Os personagens não são marcantes como os de HP. Pelo contrário, é difícil você saber quem é mais escroto ali. Mas apesar da escrotidão embutida nas entranhas de cada um, eles são extremamente humanos. Se tem algo que a Rowling sabe fazer é humanizar os personagens. E, em determinado momento, você já não sabe se os odeia por serem escrotos ou por você conseguir identificar a vida de diversas pessoas que conhece (provavelmente até a si mesmo) diante das linhas que ela escreve.

Eu poderia passar o dia aqui elogiando esse livro que só merece aplausos, mas perderia a graça e acabaria exagerado. Acho que as pessoas têm que ler esse livro. Ela nunca vai fazer o sucesso que fez com harry potter (e nem tem que fazer), mas não deixou a desejar em momento algum. Ela fez mais. Esse livro é muito mais do que Harry Potter (ainda que nunca vá estimular uma geração a ler. Milagre ela já fez, agora apenas manteve o nível :P).

The Casual Vacancy é uma grande história de uma grande autora.
Marina 06/12/2012minha estante
estou esperando o meu para ler... com sua resenha me deu mais animo ainda. JK Rowling realmente é uma mulher muito inteligente e tem que escrever muitos livros mesmo.

Marezinha 06/12/2012minha estante
estou ansiosa pelos próximos livros dela já uahauhauah vou ficar esperando sentada aqui kkk

Matheus 08/12/2012minha estante
Uma grande historia mesmo 500 paginas mais precisamente

Mateus 28/12/2012minha estante
Espero que você tenha razão. Até o presente momento (vou na página 65) só consigo achar o livro CHATO, sem perspectiva e sem rumo. Ainda não entendi qual o propósito do livro. É moroso, aborrecido e parece que também dei azar na tradução e/ou a Rowling "perdeu" a elegância na escrita, parece pobre.

Sou um GRANDE fã da saga Harry Potter, e como tal, estava ansioso por esse desafio da Rowling: escrever algo NADA ligado a fantasia, gênero que ela mais que dominou com maestria...

Espero que a coisa engrene em algum momento, porque por enquanto tem sido uma decepção =(

Christian Assunção 04/01/2013minha estante
Esse livro já está na minhas lista de compras para esse ano, muito boa a resenha, ansioso para ler...

LetíciaTeixeira 05/01/2013minha estante
Concordo completamente com você!

Paulo Cesar 20/01/2013minha estante
Concordo plenamente.
Ainda estou na pagina 152,estou adorando a historia.

Terá continuação?

Firmino 22/01/2013minha estante
Já está na lista desse ano... Doido pra ler!

Belle 22/01/2013minha estante
Comprei o livro há alguns dias, mas ainda não comecei a ler. Mas... depois de lr sua resenha fique empolgada! Vou começar hoje! Espero concordar com você ao final da leitura!

Gabriel 23/01/2013minha estante
Acredito que quem não gostava da Rowling por causa do Harry Potter e o seu mundo de fantasia, agora tem uma nova chance para admirar essa grande escritora em "Morte Súbita".

Gabriel 23/01/2013minha estante

Victória L 28/01/2013minha estante
Que resenha! Concordo do inicio ao fim... Espero ver mais obras de Rowling assim.

Firmino 06/02/2013minha estante
tó maluco pra ler!!

Pâmela 10/02/2013minha estante
Resenha muito bem escrita A-D-O-R-E-I.

Estou louca pra ler esse livro *-*

Nanda 14/02/2013minha estante
Não costumo fazer resenhas, mas estava pensando em fazer a de Morte Súbita.. até ler a sua! Ótima crítica, falou tudo o que eu pensei e concluí do livro!

Fran 15/02/2013minha estante
ótima resenha to cada vez mais curiosa pra ler

Jana 26/02/2013minha estante
Ótima resenha :D Concordo com vocë em gënero, número e grau. Achei que o livro revelou ainda mais a incrível capacidade dessa escritora.

Parabéns pela resenha, vc disse exatamente o que eu pensei quando terminei de ler. ;D

Juliana 05/03/2013minha estante
Nossa, estou na pagina 92 e achando este livro extremamente chato, a ponto de pensar em largar a leitura cada vez que pego ele na mão. Concordo com o Mateus, acho que o livro parece moroso e leitura pobre... Ele é cansativo e não sai daquilo de descrever a vila e os moradores, sem nada
Mais empolgante que nos faça querer devorar a leitura. Pior que eu estava ansiosa pela leitura desde o lançamento, confesso que esta sendo uma decepção. Espero que a
Coisa melhore nas próximas 50 páginas, limite que dei para que o livro melhore e eu não desista dele...

CR 17/03/2013minha estante
Se Bola pudesse ler o romance do qual faz parte, diria que é realmente autêntico. Entendedores entenderão. hahaha

Allef 18/03/2013minha estante
fui ao shopping comprar um livro e como sempre comprei mais do que isso, levei a trilogia os legados de lorien e morte súbita que dei pra minha mãe, mas sou eu quem estou lendo

ainda estou na página trinta, metade da primeira parte, e estou gostando muito
claro que não é nada comparado a harry potter
e é realmente um romance adulto, nunca li um personagem fazendo sexo, xingando, e realizando suas necessidades fisiológicas em harry potter (até porque, Harry Potter foi uma obra-prima infanto juvenil)

Apesar de quem é a autora, não recomendaria para os milhares de jovens e crianças fãs de Rowling

Quanto as reclamações, não é surpresa, nem mesmo Harry Potter agradou a todos, quem diria este
A escrita é um degrau acima, tem um vocabulário mais avançado (preciso de dicionário às vezes). Harry Potter embora muito bem escrito, não exigia muito o uso de dicionário.

Mas estou animado com o livro, afinal é de uma escritora que me fez descobrir o mundo da leitura, escrita que é realmente a minha paixão humana.

Aline 25/03/2013minha estante
Ganhei ele ontem do maridão, presente de aniversario de casamento. Fiquei mega feliz e estou de coração aberto para ler ele, assim como vc falou, sem comparação. Além disso desde que vi o filme sobre a vida dela, a admiro demais!!!!!

Tai 31/03/2013minha estante
Achei dignissimo o livro. Na verdade sou meio suspeita pra falar por quer J.K. foi quem me inspirou gostar de leitura ja minha infancia com os livros do Harry Potter, os quais li todos escondida da minha mae, que achava que eram livros de bruxaria e não deveriam entrar na casa dela. Essa saga me rendeu boas lembranças e muitas amizades... Porém quando li Casual Vacancy, J.K. ultrapassou todas as minhas expectativas.. Não que eu tivesse duvidas do talento dela, mas depois de escrever 7 livros de uma saga, 10 anos com essa mesma tematica, 8 filmes, é complicado pra um autor fazer algo completamente diferente, como ela fez. Morte Subta te faz pensar em como as pessoas são hipócritas, sujas, mentirosas, mesmo quando a intenção é boa... Ninguem no mundo é completamente "bom". Ninguém no mundo é completamente "mal".
Me faz pensar que a frase que a inspirou a escrever esse livro veio dela mesmo, na saga H.P., em uma fala do Dumbledore que diz: "Todos nós temos a luz e as trevas dentro de nós Harry..."
Essa frase se mostra verdadeira nesse livro.

Parabéns Joanne. Você É a minha escritora favorita. =)

Obs: a minha mãe, aquela que me proibiu de ler a saga H.P., foi quem comprou o Casual Vacancy pra mim de aniversario... Mal sabe ela, rsrsrsrs

Tamires Romano 08/04/2013minha estante
Ótima resenha, Marezinha! :)
Concordo com tudo o que você escreveu. Exceto pela parte dos personagens não serem marcantes. Eu chorei em alguns momentos do livro e realmente gostei da Krystal.
Mas é tudo isso mesmo que você falou. Os personagens são totalmente humanos. Com seus medos e mentiras, falsidades e expectativas. Perfeito. Livro bom demais de uma escritora de um talento impressionante.

Junior 08/04/2013minha estante
Pela avaliação que você escreveu aí esse livro deve ser muito bom mesmo...Pra falar a verdade, eu nem devia estar comentando aqui, pois os livros da Rowling que eu quero muito ler são os da saga Harry Potter; mas como é sobre a mesma autora...

Gabriel O. 09/04/2013minha estante
Pode ser muuuito bom mesmo, só que melhor que Harry Potter ?! Ah... sei não, viu ?! Só se é ao mesmo patamar, melhor, não.

Marivaldo 10/06/2013minha estante
Marezinha,gostei muito da sua resenha,dá para ver que vc curti muito Lêr,parabéns pela reenha e pelo gosto da leitura!

Barbara 23/06/2013minha estante
Excelente resenha! Meus parabéns! Eu já desejava muito ler esse livro, mas agora minha vontade aumentou bastante!

Firmino 06/07/2013minha estante
Adorei essa nova Rowling!! Boladona!

gigi 31/07/2013minha estante
adoreiiiiiiiiiiiiiii *-*

Ana 22/08/2013minha estante
Concordo totalmente com a sua resenha! Esse é um livro REAL ! Parabéns.

Genival 03/09/2013minha estante
Acabei ler e concordo plenamente com você, ótima resenha!

Anne 18/10/2013minha estante
Eu ainda não li. Eu só com a sinopse do livro , eu já estava completamente entusiasmada para ler ele , e só reforço ainda mais meu entusiasmo, ao ler sua resenha . E estou completamente ansiosa para acabar de ler esse livro.

Aldair 04/11/2013minha estante
Comprei este livro recentemente, mas não tive coragem de lê-lo ainda... Porém sua resenha me deixou curioso e ansioso pra ler! Muito obrigado!

taiz 10/11/2013minha estante
Quero muito comprar este livro. Tem uma galera me falando que é ruim, mas eu gostei já pela sinopse. E não acredito que a Rowling escreveria um livro ruim. Vou comprar, sua resenha e as críticas negativas só me entusiasmaram ainda mais :)

rosai 18/11/2013minha estante
achei muito bom, o começo ja nos pega de surpresa, nos fazendo ter ainda mais curiosidade de seguir em frete, muito realismo, o modo que ela transmiti a diversida de padroes, que no final acaba se misturando sem preconceito,e recomendo apesar de nao ser muito fã de livros.

Que livro Chato!!!
Demorei quase um mês para ler (pensava em desistir a todo momento)e finalmente, terminei este livro chato. Confesso que as vezes penso que quem escreveu este livro foi outro(a) autor(a), pois, pela qualidade e riqueza dos personagens do Harry Potter, estes personagens criados para morte súbita deixaram e muito á desejar.
Pessoas maléficas convivem em um vilarejo onde a inveja, ambição e muito "lengalenga" acompanha o cotidiano de pessoas cem conteúdo, chatas, regado ainda á muito palavrão, drogas e maldades. Detestei este livro, e só recomendo lê-lo caso já tenha comprado(pois assim não perderá todo o seu dinheiro).

Washington 03/12/2013minha estante
Já estava querendo ler esse livro, e depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda!

Barbara 09/03/2014minha estante
Nossa ODIEI o livro. História sem graça, rasa, não consegui me apaixonar por nenhum personagem, só terminei porque pensei que não poderia ser ruim até o final mas foi. Não esperava Harry Potter (claro!) mas me suspreendeu negativamente. Pra quem gosta de personagens bem trabalhados, esquece esse livro. Quando li a sinopse fiquei bem interessada, mas pelo jeito a melhor parte do livro é a sinopse. Pra mim esse livro seria tipo uma "revista Caras" umas fofocas chatas e que não interessam pra ninguém. Esperava muito mais da escritora de Harry Potter.

Gabriela 15/03/2014minha estante
O bom do livro está no final. Li o livro inteiro me arrastando e achando um tédio, mas as ultimas 100 páginas me emocionaram muito.

Mery 20/03/2014minha estante
Ótima resenha!

skuser02844 31/03/2014minha estante
Achei o que li do livro insuportavelmente chato. Faço tudo para não abandonar um livro, mas depois de uns 3 meses lendo a conta-gotas (não conseguia ler de uma vez... beirava a impaciência e o sono), achei que tinha coisa melhor na minha estante esperando uma oportunidade. Sou super fã da autora, a estória parecia interessante, mas simplesmente não flui. Não cheguei sequer à página 200 :(

samantha 12/05/2014minha estante
Não foi fácil ler este livro. Mas meu propósito é não abandonar livros. Achei o livro arrastado, talvez por não ser o estilo de literatura que eu aprecio. Levei uns 3 meses para ler. Só nas últimas 200 páginas me envolvi com os personagens e a leitura foi mais rápida.Não leria novamente e não faço questão de ter na minha estante.

luli 11/06/2014minha estante
Estou ainda na página 41 mas depois de ler essa resenha vou passar o dia mergulhada nessa maravilha!!!

Eloise 17/06/2014minha estante
Eu simplesmente amei a resenha como estou amando o livro (estou na página 171), comecei a leitura na quinta, mas quase não tive tempo e por esse motivo não avancei mais na história.
As pessoas dizem: Ah, eu não esperava um HP, mas esperavam uma leitura de caráter similar, mesmo que involuntariamente.
O livro é de gênero completamente distinto da série HP, e definitivamente necessita que o leitor não crie falsas expectativas com a leitura, nesse caso terá uma feliz surpresa e com certeza irá conseguir apreciar uma grande obra de uma igualmente grande autora (sei que essa fresa é parafraseada, mas é definitivamente a que melhor define).

Bruno 21/06/2014minha estante
Amei sua resenha, e já li o livro. Quero dizer que o livro é maravilhoso e que a J.K. provou mesmo que é uma diva. Porém também concordo que, para muitas pessoas, a leitura pode ser arrastada. Não é à toa que esse livro irá virar uma série, pois é nesse estilo que o livro se encaixa, praticamente uma novela. Quem pensa em parar, não pare! O livro primeiro apresenta os personagens e depois os desenvolve, e é no final que as histórias de cada um se fundem, tornando o livro um dos melhores que já li. Chocante! Boa leitura!

Charles 07/07/2014minha estante
Difícil hein...
A resenha me pareceu ótima, mas em contrapartida as opiniões abaixo dividem-se.
Contando que uma amiga que lê muito (e de tudo um pouco!) também não conseguiu ler este....
Veremos...

Gabi Sulzbach 15/07/2014minha estante
Muito boa a resenha! A cada capítulo você fica com mais vontade de saber mais sobre a vida de cada personagem. Impressionante!! Livro maravilhoso.

Angélica 13/11/2014minha estante
Sua resenha está perfeita! Eu amei esse livro! No início achei um pouco cansativo, mas depois percebi uma história super envolvente, e adorei cada página. é envolvente, é surpreendente, e realmente mostra a escrotidão de muitas pessoas, escrotidão essa não muito diferente das que nos deparamos no nosso dia a dia. Achei fantástico!

CristAvAo.JacarandA 01/05/2015minha estante
É isso mesmo que você falou, moça. O livro não é nada como Harry Potter. E é incrível.

Regina 12/08/2015minha estante
Eu gostei muito do livro. No início, foi meio decepcionante, mas os personagens são envolventes e humanos demais. Recomendo.

Renata Baganha 17/09/2015minha estante
Fiquei mais ansiosa, obrigada pela resenha!!

Aohna 31/05/2019minha estante
Gente pelo amor de deus, esse livro é uma tentativa desse mulher escrota que é obcecada por esse país, porque a filha dela mora aqui, para tentar fazer com que pessoas com mais poder aquisitivo invadam o território, e acabem com a população que está mais vulnerável. Ela é racista, e odeia a gente: https://www.google.com.br/search?q=Jessica+Isabel+Rowling+Arantes&stick=H4sIAAAAAAAAAONgFuLQz9U3MDGqyFDiArPSsgvTsrWkspOt9AtS8wtyUoFUUXF-nlVyRmZOSlFq3iPGBkZugZc_7glLlU9ac_IaYyEXHtVCKlxsrnklmSWVQlJcPFJw2zQYpLi4EHbrGvHvujTtHBun4AqPK99vugc6BIElK0vSSx6t7lzFymTA2LRvxSE2Fg5GAQaeRaxyXqnFxZnJiQqexYlJqTkKQfnlOZl56QqORYl5JanFALiOfkDZAAAA&sa=X&ved=0ahUKEwjo_IPf6cbiAhWeGbkGHQ2ED3cQri4ILzAm&biw=1093&bih=500 O LINK DE INFORMAÇÕES SOBRE A FILHA DELA.

AlexAff 23/07/2020minha estante
@Aohna

Não viaja.

Nati 10/04/2021minha estante
Oi gurizada, eu sou nova nesse ap, como faço pra ler os livros que marquei pra ler, ex o próprio morte súbita...?

Tamires Romano 10/04/2021minha estante
Oi, Nati! O skoob não disponibiliza o arquivo dos livros, é só um app pra gente se organizar. Você compra os livros, pega emprestado, etc, lê e só registra o avanço por aqui ;)

Daniel.Miranda 26/12/2021minha estante
Uauu que resenha... parabéns!

Suzana.Olivares 01/01/2022minha estante
Fiquei encantada com a forma que descreveu o livro. Parece até outro. Li e odiei ele com todas as minhas forças. Não enxerguei absolutamente nada do que você viu. Uma pena, odeio terminar um livro odiando ele ou me arrependendo de ter investido meu tempo.
Infelizmente este é o pior livro que eu já li.

Tiago 06/12/2012

Considerações sobre "Morte Súbita"
Texto postado originalmente em http://tavalendo.tiagofeitosa.com

Foi difícil começar a leitura de Morte Súbita, primeiro livro de J.K. Rowling após a série Harry Potter, sem expectativas muito altas. Os livros anteriores de Rowling me acompanharam da infância até a adolescência, e ainda hoje estão sempre próximos à minha cabeceira para leituras aleatórias. Entretanto, ao abrir meu exemplar deste novo romance, ansioso, eu tinha consciência adquirida após ler várias declarações da escritora de que não se tratava de uma continuação disfarçada da saga anterior, e que, pelo contrário, não poderia ser mais diferente. Achei a mudança saudável e louvável, e contei os dias para ler a nova história que Rowling tinha para me contar. Infelizmente, o resultado não me agradou como esperava, embora não tenha me decepcionado por completo.

O enredo de Morte Súbita se inicia com a morte de Barry Fairbrother, membro do Conselho Paroquial da pequena cidade de Pagford. Acompanhamos por várias páginas o choque e o impacto que o acontecimento tem na vida dos habitantes locais, que, após um brevíssimo momento de surpresa e luto, empenham-se em uma guerra velada para decidir quem ocupará o assento do morto no Conselho. Acontece que próximo à Pagford há a região dos Fields (li a versão em inglês e não sei se a edição brasileira traduziu o nome para Campos ou coisa do tipo), área pobre que surgiu como um anexo da cidade grande vizinha, Yarvil, e aos poucos foi se tornando responsabilidade de Pagford. Membros importantes do Conselho e boa parte de Pagford consideram os Fields um atraso e um desperdício de dinheiro para a cidade, e empenham-se em eliminá-los do mapa municipal. Por outro lado, há aqueles que consideram que os Fields são parte de Pagford e não podem ser simplesmente desconsiderados, e era deste lado que Barry Fairbrother estava. Os pólos favorável e contrário aos Fields logo providenciam seus candidatos para ocupar a vaga eventual do título em inglês, e ataques surgem de um lado para outro e de lados inesperados.

Mas antes que alguns desistam da leitura ao pensar que Morte Súbita se trata de um livro exclusivamente político, peço calma: mais do que uma história sobre as eleições locais, o romance é principalmente sobre a vida em Pagford. Acompanhamos os dilemas, os dramas, os desentendimentos, os relacionamentos e términos dos habitantes da cidadezinha. E aqui entra um dos pontos mais interessantes da trama: os adolescentes parecem continuar sendo um dos pontos fortes de Rowling. Os jovens são tridimensionais, complexos, com dilemas próprios da idade. E a inocência dos jovens bruxos da série Harry Potter está longe de Morte Súbita: aqui eles bebem, fumam, se drogam, fazem sexo casual e cometem bullying.

Por outro lado, Morte Súbita tem alguns problemas que atrapalharam, e muito, a sua leitura tanto é que só terminei de lê-lo em meados de novembro, mesmo tendo começado assim que foi publicado em inglês, em setembro. A história demora muitas, muitas páginas para pegar ritmo. Até praticamente a metade do livro, pouquíssimas coisas acontecem em Pagford, e nos vemos simplesmente acompanhando pensamentos e acontecimentos passados de seus inúmeros personagens.

Este, aliás, é outro defeito do novo romance de Rowling: a história nos é contada da perspectiva de muitos personagens, o que acaba fazendo com que não consigamos de fato focar em nenhum. O que é uma grande qualidade da série Crônicas de Gelo e Fogo aqui simplesmente não funciona: enquanto no universo de George R. R. Martin a perspectiva-múltipla se faz necessária para que possamos compreender tudo que acontece nos Sete Reinos, aqui a ferramenta parece praticamente inútil, porque simplesmente não há tanta coisa assim acontecendo.

Mergulhar na mente de vários personagens não seria um problema, é claro, se eles fossem agradáveis. Não é o caso, infelizmente. Quase todos os personagens de Morte Súbita são asquerosos. Não que sejam mal-construídos (eu gosto, de verdade, do tom caricatural e estereotipado com que a autora os criou), eles são simplesmente pessoas nojentas. Quase todos. Alguns menos, outros mais, mas a grande maioria dos personagens cujos cotidianos acompanhamos é formada de seres desprezíveis e se criam em nós algum sentimento, não é aquele amo-odiar que sentimos por alguns vilões, mas a vontade de arrancar páginas do livro a cada vez que eles aparecem.

Se acompanhar um livro do ponto de vista de vários personagens asquerosos já é difícil, imagine um livro do ponto de vista de vários personagens asquerosos em que nada acontece. É nesta situação que Morte Súbita se vê por várias e várias páginas, e se não fosse pela qualidade narrativa sempre competente de Rowling, que consegue construir um texto muito bem trabalhado mesmo com uma escassez evidente de eventos, o livro seria largado após algumas páginas de leitura.

A habilidade da autora de escrever é óbvia, e só tenho uma crítica a fazer sobre isso: ela continua representando sotaques nas falas dos personagens. Isso não seria problema se acontecesse com apenas um personagem (como era o caso de Hagrid, na versão em inglês de Harry Potter), mas aqui um núcleo inteiro fala da mesma maneira, e quando começam a gritar (palavrões, principalmente) ao mesmo tempo a leitura torna-se um tanto cansativa (como li a versão em inglês, não faço ideia de como os tradutores representaram este sotaque. Pode ter ficado menos irritante).

Apesar disso, quando finalmente ganha ritmo, Morte Súbita prende nossa atenção e é quase impossível largar o livro. Tenho a impressão de que Rowling poderia ter condensado as duzentas primeiras páginas em alguns capítulos, pois isso faria do romance uma obra muito melhor do que é na forma em que foi publicado. Isso porque a segunda metade do livro é realmente excelente: coisas começam a acontecer, personagens se vêem em situações complicadíssimas, e somos guiados freneticamente até um final que me fez derramar lágrimas em público, enquanto o lia numa viagem de volta para casa. Rowling continua sabendo tocar exatamente na nossa ferida, e fez com que a única coisa que poderia ter me deixado triste acontecesse com uns dos poucos personagens que eu não odiava.

Morte Súbita é um bom livro, mas poderia ser melhor se não carregasse tantos personagens por tantas páginas desnecessárias. Uma vez engrenada, entretanto, a história prende, nos fazendo torcer, rir e até chorar por seus personagens exagerados, desprezíveis e egoístas. É uma prova de que Rowling pode sim se dar muito bem fora do gênero fantasia, se souber aprender com os erros desta obra em sua próxima, que, certamente, mais uma vez eu farei questão de ser um dos primeiros a ler.

Texto postado originalmente em http://tavalendo.tiagofeitosa.com
Adriano Bueno 07/12/2012minha estante
ótima resenha ! Eu comprei o livro em inglês um dia após o lançamento (ou seja,dia 28) e acabei em Outubro,não deu um mês.Concordo que tem várias partes desnecessárias e realmente no começo não acontece nada além da morte do Barry (que se dá nas primeiras páginas),mas depois o livro começa a valer a pena e quando chegou ao final,declarei que era "genial",o que realmente é ! E as lágrima e o choque são realmente inevitáveis.Recomendo a todos que tenham uma mente mais aberta,madura,para que possam apreciar a obra.

Daniel Assunção 12/12/2012minha estante
Isso é o que chamo de resenha!

Victória 18/12/2012minha estante
Adorei a resenha! Vi meus pensamentos sobre o livro expressos em seus comentários sobre a obra. Li a versão em português, em apenas 2 dias. A rapidez não se deu, no entanto, por eu gostar das personagens e do que acontece com elas; na realidade, a forma de narrar de J.K foi o que mais me prendeu... depois que a narrativa me prendeu e as coisas realmente começaram a acontecer, foi quase impossível largar o livro.
E claro, não posso deixar de concordar plenamente com sua visão sobre os acontecimentos tristes que acontecem... justamente com uma das únicas personagens que eu gostava. Parabéns pela resenha!

Iza Evans 28/12/2012minha estante
Olá Thiago....
Uma crítica muito.... "boa".

Não posso falar muito ainda pois ainda não li o livro inteiro, mas li o primeiro capítulo e posso garantir de que: se ela não tivesse especificado cada personagem, como ela fez, contando o fato do ponto de vista de cada um, eu tenho a certeza, de que não seria um livro de J.K Rowling... Mas como disse... É só isso que falarei e assim que ler o livro, te direi o que achei, se concordo de vez ou não com sua crítica.

Mas até lá.... ela, para mim, foi meio-a-meio! rs!

Mateus 28/12/2012minha estante
Vou an página 65 e vim aqui adicionar o livro a minha estante, quando me deparei com 4.5 estrelas e... não entendi. Espero que o livro engrene, por que por enquanto, a sensação que tenho é de um livro chato, confuso e sem rumo, apesar de todo o conteúdo interessante que carrega...

Gi 28/12/2012minha estante
Eu quero muito ler esse livro. Só acho que todos os fãs de Harry Potter (assim como eu), vão ter uma grande dificuldade: se desapegar.
Eu, que ainda nem li o livro, já queria dar 5 estrelinhas de cara. E isso é o problema. Tabelar o livro como ótimo só por causa de HP.

tuka 12/01/2013minha estante
Acho que ela quis dar um tom bem realista para a história, por isso os personagens, a forma como a história é contada sob múltiplos pontos de vista e até o sotaque.

Naty 19/02/2013minha estante
Achei genial a resenha! estou chegando na metade do livro e ainda estou penando para lê-lo.
Como sou grande fã do Harry Potter, esperava outro estilo, mas essa resenha me deu forças pra continuar lendo porque estou quase no final da parte parada! hahahaha

Selma 24/02/2013minha estante
Li tantas opiniões favoráveis ao livro que já estava achando que o problema era comigo e não com o livro rs. Assim como você, eu achei muito cansativo, entedioso, um livro de 500 páginas e mais da metade é falando do dia a dia de trocentos personagens que me deixavam confusa, tendo que a todo momento tentar associar quem era quem. Por diversas vezes pensei em largar o livro mas como estava curiosa para ver no que ia dar o final, completei a leitura. E realmente, só depois de umas 300 páginas lidas é que comecei a me envolver com os personagens e me interessar mais.

Éden. 05/04/2013minha estante
Essa resenha foi a melhor que eu já li a respeito de Morte Súbita. Como muita gente já falou aqui, é desencorajador começar a ler o livro e as páginas passam muito devagar e sempre esperamos na ânsia de algo acontecer e mais uma vez, nada acontece. Estou por volta da página 100 e estava na página do livro para marca-lo como "abandonado" e essa resenha me deu esperanças de que um livro bom ainda virá a aparecer.

Paula 06/05/2013minha estante
Não me apaixonei por Morte Súbita. Acabei o livro a dois dias e não sei de que lado estava. Todo mundo era irritante de algum ponto de vista, o que acabava tornando-os humanos demais, quase forçados. J.K acabou por deixar pontos em aberto e muitas coisas subentendidas.
Não li a Saga Harry Potter pois sou nova, e acabei iniciando pelo filme e segui por eles. Penso seriamente em ler, embora agora tenha me decepcionado com a escritora. Esperava muito mais de alguém tão consagrada como ela. Aliás, senti que ela não foi sensível ao escrever as tragédias, deixando a desejar com a emoção. Não me prendi ao livro mais do que duas vezes que duraram certamente 100 páginas no total. Não me arrependi de ler pela experiência, mas que eu me decepcionei, de fato.

Erika Braga 08/07/2013minha estante
Olá Tiago.
Excelente resenha!!!

Ao concluir hoje a leitura deste romance, avaliei minha opinião (não tão positiva assim em alguns pontos) a seu respeito e resolvi ler algumas de suas resenhas. Logo de início achei os textos mais recentes um tanto quanto "CtrlC+CtrlV" uns dos outros e isso me fez imediatamente seguir para as postagens mais antigas. De cara me deparei com a sua e achei de longe excelente.

Você transcreveu em palavras exatamente aquilo que pensei e conclui a respeito do enredo. Também comparei o início da trama com as "Crônicas de Gelo e Fogo" - quase impossível de não fazê-lo. Sem dúvidas me vi claramente nas linhas de sua resenha e isso foi muito bom.

Eu acrescentaria ainda aos comentários uma sensação que fiquei ao ler a ultima página. Tive a impressão de que, para muitos personagens, a história não havia terminado. Não havia tido desfecho. Questões levantadas, principalmente políticas, não foram negadas ou confirmadas, o que me deixou com uma sensação de que mesmo tendo chegando ao fim, o livro não tinha acabado.

Considero o livro bom. Provavelmente o consideraria ótimo não fossem os prolongamentos desnecessários em alguns momentos e minha sensação de "vazio" no fim do texto. Por ser a primeira publicação da J.K.Rowling fora do cenário de fantasia tão típico de Harry Potter, há pontos ainda podem ser aprimorados (isso na minha visão de simples leitora e não crítica literária) a fim de que os enredos fiquem ainda melhores. Acredito que nas suas próximas obras, as histórias estarão ainda melhores e, sem dúvida, também farei questão de lê-las.

Parabéns pelo texto.

Camila 29/10/2013minha estante
Muito boa a resenha!

Mas infelizmente, eu achei o livro MUITO cansativo e entediante. Não consegui me prender a leitura simplesmente.

De fato foi bem escrito, mas deixou a desejar.
Acabei abandonando.

Pedro Bastos 14/11/2013minha estante
Excelente a sua análise. Também achei cansativa a primeira metade do livro. Se não fosse pela excelente narrativa da autora, eu teria abandonado o livro. No entanto, gostei desse número alto de personagens; acredito que isso tenha dado uma certa dinâmica à história, mesmo na falta de "acontecimentos" relevantes em um primeiro momento.

Etiene ~ @antologiapessoal 28/12/2013minha estante
Muito esclarecedor! Estou lendo e pensando exatmente em parar. Tou por volta da pagina 70 e nao consigui engrenar na leitura... Mesmo confiando plenamente na qualidade da escrita da autora!
Sabendo agora q o livro melhora consideravelmente, vou persistir confiando plenamente na sua resenha. Hehe resenha maravilhosa, por sinal.

Kelly 04/01/2014minha estante
No meu ponto de vista, o melhor de tudo foi que a história envolve vários personagens. Particularmente, achei a parte que tratava sobre a escola e os adolescentes mais interessante, acho que deu uma suavizada nas questões que envolviam Fields, Pagford, eleições para o Conselho.

Nathalia 01/02/2014minha estante
Não vi problema algum com a múltipla perspectiva, até porque uma história serve pra ensinar e entreter, e não só pra ser útil pra entender a mesma. O que eu achei horrível foi a falta de um desfecho decente, aliado a muita expectativa.

carolrosinelli 02/03/2014minha estante
Ótima a sua resenha Tiago. Senti muito daquilo que você descreveu que sentiu ao ler o livro.

=)

Talita 02/04/2014minha estante
Concordo com vc, achei que o livro demora pra engrenar mas depois que vc pega o ritmo... fica ótimo. A autora tem uma narrativa impecável sempre.

ariel 19/07/2014minha estante
Confesso que quando comprei o livro criei uma certa expectativa em relação a história. Acho que me frustrei por não me render totalmente à leitura, porque achei cansativo, principalmente pelo excesso de personagens. Penso que o meu cansado e desapontamento deva ser porque eu não estou preparado para lê-lo ou porque estou cansado mesmo. O fato é que eu já abandonei duas vezes, eu segui forçando a leitura, mas parece que a história não fazia sentido, embora ela tenha uma escrita que é de invejar. Me parece que a minha desatenção a leitura deve ser por conta da tradução, porque muita coisa não faz sentido, parece que as palavras estão soltas, como tu comentou acima. Estou na metade do livro, assim que der eu retomo a leitura e comento mais sobre ele. Mesmo assim eu continuo super fã da escrita envolvente da J.K Rowling.

Marcos 12/01/2015minha estante
Gostei da resenha, porém, há um erro notável: o livro não é um romance, mas uma novela. E é bem característico de uma novela: muitos personagens e vários conflitos separados do principal. Isto é, a morte de Barry não alterou a relação entre Simon e Andrew, nem mesmo trabalho de Gaia, Sukhvinder e Andrew na nova cafeteria; mas, por outro lado, mudou completamente a situação de Fields, a vida de Parminder Jawanda e Colin Wall, e causou - quase diretamente - a tragédia de Krystal Weedon. Para fazer uma crítica à obra, portanto, precisa-se do conhecimento das diferenças entre romance e novela - não, não são a mesma coisa.
Você está certo em relação a todos os pontos positivos e negativos do livro; no entanto, ambos foram a intenção da autora. Afinal, ela não é iniciante no que faz.

Ligia.Rubini 24/02/2015minha estante
Eu preciso ler de novo esse livro, pq sinceramente, eu não gostei dele não

Elton Cardoso 03/01/2013

Morte Súbita, um livro que divide opiniões.
Bom, antes de ler “Morte Súbita”, procurei várias resenhas para saber um pouco mais sobre a história e a opinião das pessoas que já tinham lido, com isso percebi que várias pessoas tinham criticado vários pontos em comum, e perguntei-me: “será que quando eu ler, também irei concordar com essas coisas que a maioria criticou?”, então, eis as respostas:

1º - A tradução do título para Morte Súbita (que muitos sabem a tradução ao pé da letra seria, A Vaga Casual): eu, particularmente gostei do título, pois é através da morte súbita de Barry Fairbrother que se desencadeia toda a briga para conquistar a vaga casual, deixada por sua morte, e que tem tudo a ver com a autora, já que a mesma afirmou que adora “matar” seus personagens.

2º - A temática política: entre várias resenhas e comentários pessoas temiam o tema político presente em todo o livro, porém gostei de saber como funcionam outros tipos de governos diferentes do nosso, e esse livro ajudou bastante nesse ponto.

3º - Personagens desprezíveis: são personagens extremamente humanos e reais, ao ler as características de cada um deles, lembrei de várias pessoas que conheço, mas ao contrário do que muitos julgaram desprezíveis e indignos de pena, seria uma tolice minha generalizar, mas vale lembrar que, sim, existem vários personagens desprezíveis. Mas, discordo no quesito “indignos de pena”, pois senti pena de alguns personagens que de início desprezei. No decorrer da história, são revelados alguns fragmentos de seus passados que o fizeram agir de tal maneira, assim como teve personagens que os odiei do começo ao fim.

4º - História comprida e sem muito entusiasmo: terei que discordar novamente neste ponto, de fato, não acontece nada de tão interessante no livro até a Parte Três, a não ser, o impacto que a morte de Barry teve em Pagford, mas essa demora eu achei bastante útil para a construção dos personagens, suas atitudes e características, que de certo modo, fez-me envolver mais na vida de cada um deles, e até me sentir íntimo dos personagens — que em certos momentos me permiti prever tais atitudes deles —, logo foram acompanhados de uma leve frustração e surpresa, pois obviamente o que previ não aconteceu e a nova atitude veio como um baque.

5º - Palavrões: não vi nada demais na quantidade de palavrões presentes no livro, a história retrata o cotidiano de várias famílias bem atuais, e particularmente, não consigo imaginar uma família que não tenha no mínimo um integrante que fala palavrões, e em relação aos adolescentes, eu mesmo tenho vários amigos que se comportam e falam da mesma maneira que muitos dos personagens presentes em Morte Súbita.

6º - Clichês: sim, o livro tem muitos clichês do cotidiano, como as drogas, desentendimentos entre sogra e nora, bullying, automutilação, racismo, agressão domestica física e psicológica, sexo casual, entre outros; foi útil ter um ponto de vista diferente daquele que, pelo menos eu, estou “acostumado”, pois tive uma pequena noção do que se passa na cabeça de uma pessoa ao ponto dela se automutilar, ou como seria conviver com uma família em que o pai é temido e o responsável pela agressão de todos os demais da casa, e outras maneiras que levam pessoas ao mundo horrível das drogas. Clichê sim, mais um clichê bem desenvolvido, e esses temas continuarão, infelizmente, como um clichê por muito tempo, enquanto nós não aprendermos a lhe dar com esses problemas.

Morte Súbita, de uma maneira geral, tem uma história envolvente, torci por vários personagens, e pela desgraça de outros, com um final surpreendente e inesperado me arrancou algumas lágrimas e risadas, uma sensação do quanto às pessoas, de certo modo, sentem-se aptas a julgar as atitudes dos demais, sem antes ter total conhecimento do que levou tal pessoa a ter tal atitude.
Marina 14/01/2013minha estante
otima sua resenha, das melhores que li aqui, concordo com praticamente tudo que vc escreveu. Foi sim um livro muito bem construído.

Elton Cardoso 14/01/2013minha estante
Muito obrigado, Marina!

Denise 15/02/2013minha estante
Ótima resenha!! No começo estava achando o livro meio chato, mas, como você disse, a "demora" do início foi útil para a construção dos personagens. ADOREI!!

Lara 18/02/2013minha estante
Parabéns pela sua resenha! Só posso dizer que Morte Súbita é um livro que mexeu comigo. terminei de ler à uma semana e não paro de pensar em cada personagem, em cada situação. Concordo com tudo o que você escreveu.

@SraJazzk 20/02/2013minha estante
Concordo plenamente com o item 4. Maravilhosa resenha e sem nenhum vestígio de Spoiler. Parabéns!

Elton Cardoso 28/02/2013minha estante
Muito obrigado à todas! :)

Joaquim 21/03/2013minha estante
Concordo plenamente. Acredito que a parte do livro considerada "inútil" por muitas se fez essencial para conhecermos e nos envolvermos mais com a história e com os personagens até engrenar de vez na ação. Muito boa a resenha e esclarecedora para quem se deixa levar pelos resenhadores que não sabem interpretar as páginas do livro, mesmo que sejam opiniões pessoais. Acho que é um livro para se parar e pensar na vida, na gente mesmo e no quanto nos nossos erros - mesmo que pequenos - podem representar grandes prejuízos às vidas das pessoas a nossa volta. Ou seja, é um livro que fala sobre a vida, reflexivo. Parabéns pela resenha.

Elton Cardoso 21/03/2013minha estante
Joaquim, também concordo com você que, esse é um livro que faz a gente pensar na vida, tanto na nossa quando nas dos que estão à nossa volta. E gera ótimas reflexões! :)

Diéssy 08/05/2013minha estante
Bom Elton, concordo plenamente contigo no fato de todos acharem ser dignos de julgar alguém. Na verdade acredito que a grande moral do livro é essa. Sempre estamos com a língua afiada e não fazemos idéia do que acontece na vida alheia. Quando terminei de ler minha vontade era de entregar para todas as fofoqueiras(os) de plantão pra ver se cai a ficha. Muito boa a sua resenha! :)

Elton Cardoso 28/11/2013minha estante
Diéssy, que bom que você gostou da minha resenha, e confesso que também fiquei na vontade de entregar o livro a todos da minha rua, rsrs.

Elton Cardoso 28/11/2013minha estante
José A. Lima, pena que você não gostou do livro, como fã de Harry Potter eu achei sim que os personagens de Morte Súbita são tão ricos e humanos quanto os de HP, e na minha opinião eu percebi sim os traços de Rowling neste livro, mas opiniões diferentes são sempre bem vindas. Você já leu O Chamado do Cuco? Tô curioso para lê-lo :)

Otávio 08/06/2013

A parte escura de uma autora brilhante!
Cada vez que me aproximava do fim sentia que J.K. Rowling não era apenas a autora de "Harry Potter", mas sim uma escritora brilhante. É aquele livro que não queremos que acabe. O livro conta a estória dos habitantes de Pagford, habitantes normais, com vidas normais e problemas demais. Que após perderem o homem carinhoso, de mente extraordinária, que fazia para os outros sem esperar nada em troca, Barry Fairbrother, se deparam com uma vacância no conselho da cidade. E então, surgem concorrentes de todas as partes! Que não medirão esforços para serem eleitos, desenterrando os segredos mais íntimos uns dos outros. Confesso que a primeira de sete partes no livro me fez pensar o quanto maçante aquela leitura poderia ser, me fazendo pensar que tanta ansiedade para ter o livro em mãos não valia de nada. Essa "desanimação prévia" é explicável pelo fato do livro se narrar pelo cotidiano, onde é necessário conhecer as personagens que parecem brotar em uma primeira impressão. Mas logo você se acostuma ao ritmo e embarca em uma narração rica e prazerosa, e não demora muito para as personagens te laçar e você chorar de amores, e de ódio. J.K. não se sentiu acuada em tratar de assuntos como: drogas, bullying, doenças mentais, adolescentes problemáticos, traições, política, etc. Por aqui ela quis mostrar a sua visão do mundo. E não economizou nos palavrões, ela realmente não estava brincando quando disse que era um livro para adultos. Pra quem lê achando que vai se deparar com algum bruxo ou qualquer outra coisa fora do normal realmente se decepciona. Com o passar das páginas você quer embarcar cada vez mais naquela estória, e quer tomar conhecimento sobre quais serão os rumos daquelas personagens, onde a autora não poupou mortes, nem daqueles mais queridos, que a gente passa a entender no desenrolar da trama. Me apeguei à alguns, talvez os mais complicados e difíceis de compreender. Nos sentimos como um amigo ouvindo o desabafo daquelas pessoas que passam por problemas diversos, um real desencargo de consciência. Dentre as personagens mais marcantes se destacam os mais jovens. Aqueles sem experiência, que parecem que nasceram com o mundo nas costas, dos quais têm uma grande participação do centro político da narrativa. Por fim nos deparamos com um final agridoce, com um gosto de quero mais. Alguns disseram que estragou o restante do livro mas eu discordo, afinal, não é J.K. se não lhe fizer chorar. "Morte Súbita" é uma grande história sobre um pequena cidade, de uma grande autora.
analu_ 09/06/2013minha estante
Gostei da sua resenha, me fez ficar ainda mais na vontade ): (maldade isso u.u) kkkk parabens!!!

Polý 11/06/2013minha estante
Amei a resenhaaa...pretendo ler o livro em breve :D

Juh 13/06/2013minha estante
Sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro. Parabéns

Bárbara 13/06/2013minha estante
E é engraçado ver o como a Joanne nos surpreende com sua habilidade... As pessoas esperavam tanto algo a ver com magia que se decepcionaram ao ver algo totalmente diferente, mas isso só me faz gostar mais dela. Ver o como ela consegue mudar o tipo ou gênero do que ela escreve tão rápido só a faz ser mais talentosa. E sua resenha me deixou ainda mais angustiada porque não tenho o livro nas mãos ainda kkkkkkkk

Lari 03/07/2013minha estante
Oi Otávio, gostei bastante da sua resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro do que eu já estava. Parabéns *-*

Mari 04/11/2013minha estante
Parabéns pela resenha!!

Lumi Tie | @lumi.reads 23/03/2019

Fui surpreendida!
A essa altura todos os fãs da autora devem saber que essa não é uma história de fantasia, nada que se assemelhe ao mundo mágico de Harry Potter, muito pelo contrário. É um livro que trás a essência humana de forma crua, cruel e egoísta, mas que de alguma forma me arrebatou e me vi ávida pelo desenvolvimento da história e de seus personagens que, diga-se de passagem, são todos intragáveis.
J. K. se prova uma exímia autora mesmo num gênero literário completamente diferente do qual construiu seu sucesso, e não é o que mais me surpreende. A grande façanha pra mim foi a maneira com a qual ela nos entrega uma trama bem simples, de uma comunidade com intrigas como outra qualquer, personagens que só tem seus defeitos ressaltados e chegam a dar asco mas que de alguma forma você quer estar com eles e descobrir o que vai acontecer com cada um. É simplesmente genial! Super recomendo.

**Uma atualização após a euforia da leitura ter terminado

O começo é bem parado, até a metade do livro eu tive que insistir pra não larga-lo, grande parte do motivo porque são muitos personagens pra conhecer e tentar se lembrar (confesso que até o final eu me situava mais pelo contexto do que pelo nome de cada um) mas dali pra frente foi ficando mais fácil de entender o ritmo da autora e pra que lado as coisas estavam indo. Continuo achando que seja um livro que vale a leitura!
kimaneira 04/04/2019minha estante
Hahaha também me senti assim quanto aos personagens. São muitos e no começo me perdi demais.
Quanto ao começo, acho que é um defeito da JK Rowling em seus livros fora da saga Harry Potter, porque é o segundo livro fora essa série que leio e estou me esforçando pra continuar a leitura!

Lumi Tie | @lumi.reads 05/04/2019minha estante
Foi o único que li! Ta nos planos ler o chamado do Cuco, você já leu esse?

kimaneira 06/04/2019minha estante
Estou lendo esse mesmo dela! Vi algumas criticas do livro e a maioria diz que o final é bom, mas não vou mentir que tô tendo que ter paciência e força de vontade pra continuar.
Apesar de não ter complicação com os nomes, a coisa tá maçante e meio parada, sabe. De vez em quando tem um diálogo interessante e uma pista nova, mas to indo mais pelo final rs

kimaneira 06/04/2019minha estante
Quando eu acabar volto aqui de novo pra te contar se vale a pena mesmo

Lumi Tie | @lumi.reads 07/04/2019minha estante
Eba! Volte sim, por favor! ?

kimaneira 08/04/2019minha estante
Acabei de acabar hahahahah
Olha, o desfecho é bom, sim, porém com contrapontos.
A JK tem um jeito de escrever onde ela desenvolve bastante os personagens, suas personalidades e pensamentos. Isso é bom apenas no começo do livro, que é onde você tá conhecendo tudo, mas do meio pro fim isso fica super maçante e eu confesso que pulava direto esses textos em excesso e ia pros diálogos (e acredite, não atrapalhou em nada no entendimento). Outro ponto negativo no livro (sem spoiler, calma) foi que os dados todos iam sendo coletados e organizados, mas ela não te contava nem um pouco do raciocínio do detetive. Então você fica perdida e um pouco entediada com o tanto de interrogatórios e pistas até as últimas 100 páginas que é quando o negócio começa a andar e ele começa a expôr a linha de raciocínio.
Em suma, se você curte uma boa história e um bom desfecho, eu o recomendo, com o adendo de ser paciente (quando nem eu fui hahahah)

thecia 25/12/2021

Chato e entediante
Em resumo, o livro conta a história de muitos personagens de uma cidadezinha do interior na qual a maioria tem uns pensamentos muito conservadores, que caem por terra quando começam a invadir o site do conselho e postar várias coisas sobre alguns moradores. Não tem como negar que a autora escreve muito bem, a escrita é perfeita, e que ela traz muitos assuntos pertinentes, críticas que ela traz a respeito de Fields que cai muito bem para o mundo e a sociedade atual. Porém, a narração sob diferentes ângulos não é algo que me atrai, no início custei muito pra conseguir engrenar na história. E não só a narração mas o enredo em si não me atraiu, não me apeguei a absolutamente nenhum personagem, o final foi péssimo mas eu de verdade não dei importância porque eu simplesmente não gostava de personagem nenhum, mais no final do livro eu devo ter passado algumas páginas sem entender nem uma palavra, eu só queria que acabasse rápido. Então a verdade é essa, os personagens não me atraíram e nem a história, e a narração não ajudou nada, mas o livro realmente traz críticas importantíssimas. Pra quem gosta de livros com críticas a desigualdade social, a realidade da pobreza, pode ler que vai gostar.
EU TODO LENDO!!!

Gabriel1610 17/01/2022minha estante
Eu juro que ei comecei a pular trechos do livro pra acabar logo

thecia 17/01/2022minha estante
ai OBRIGADA! me senti contemplada

Gabriel1610 17/01/2022minha estante
Eu só terminei pq eu gastei meu dinheiro nisso pq senão tinha parado antes da metade. Arrastado demais. Se o livro fosse dessa menina que dá mais destaque que eu nem lembro o nome, seria legal, mas toda hora que ia proa adultos era um tédio e quase todos os personagens tinham mesmo tempo de páginas, quando só uma era interessante de verdade

thecia 17/01/2022minha estante
nossa SIM meu deus!!!!! eu lutei demais viu, devo ter ficado uns 6 meses lendo sem exagero nenhum!

Gabriel1610 17/01/2022minha estante
Eu não lembro mas eu não duvido kkkk

Victoria (Vic) 30/12/2012

“Um grande livro sobre uma pequena cidade”
AVISO> PODE SER QUE CONTENHAM ALGUNS SPOILERS. SÓ LEIA A RESENHA SE JÁ TIVER CONHECIMENTO DA HISTÓRIA
J.K Rowling com certeza não é mais “a escritora de Harry Potter”. Ela conseguiu se superar neste livro, e confirmamos seu talento para a escrita.
Morte Súbita é um livro único. Indescritível. Seus personagens são completamente humanos, apesar de serem desprezíveis. Cada um tem uma característica própria, e um “fator x” que torna eles tão... nós.
O livro conta a história do pequeno vilarejo de Pagford. Já aviso que o livro se passa na atualidade, com internet, adolescentes rebeldes e eleições. No começo, temos a notícia da morte súbita de Barry Fairbrother, “a primeira peça do dominó local”. Ou seja, ele não podia tombar. Logo percebemos a diferença que ele fazia na vida das pessoas. O papel importante que ele representava. Ao longo do livro, temos o dia-a-dia dos personagens, uma eleição, e o Misterioso Fantasma de Barry Fairbrother. O livro é duro, pesado, engraçado, cheio de palavrões e pessoas traindo, se embebando, se drogando, e adolescentes bem “crescidos”, com atitudes que ficamos revoltados. Muitas coisas ficam “soltas” no livro, como o suposto estupro de Robbie, em que temos que supor o que houve. O final do livro, pelo menos na minha opinião, não deixou nenhuma ponta solta. Explicou tudo que aconteceu com os personagens, e deixou no ar o que poderia acontecer com cada um no futuro.
No final, com as mortes daquelas pessoas, sentimos choque, pena, comoção, e tristeza. Um baque grande, de personagens queridos, que já estávamos acostumados e cativados pela presença de tais. Ou seja, sentimos o que Pagford sentiu quando soube da morte de Barry Fairbrother. No começo, não compreendemos porque a cidade ficou tão chocada. Mas com a surpresa dos últimos capítulos, finalmente nos colocamos no lugar dos personagens.
Barry Fairbrother: Pela minha impressão, era um homem alegre, cativante, e que conseguia o que queria. Se preocupava muito com Krystal e etc, e as vezes esquecia da própria família. Ele movimenta a trama exatamente por não estar mais lá.
Dois pontos negativos do livro: Pra mim, foi o excesso de palavrões e a última frase. Gostei do final, mas achei a última frase péssima.
Mary Fairbrother: Achei que a viúva de Barry não foi muito explorada no livro. Pouquíssimas aparições e descrições pobres.
Colin “Pombinho” Wall: É um personagem que desde o começo senti afeto por ele. Por parecer uma pessoa ingênua, não sei. Ele tinha um TOC que o fazia ficar preocupado com coisas que ele nunca nem fez. Chega uma parte do livro em que ele está pensando se ele não matou Barry. Fiquei chocada com ele pensando se não molestou nenhum aluno, mas depois compreendi que aquilo era só da cabeça dele.
Tessa Wall: Também gostei bastante de Tessa. Uma mãe amável, preocupada, super cativante. Em geral, gostei bastante da família Wall.
Stuart “Bola” Wall: COM CERTEZA um dos personagens que mais gostei. Juro que desenvolvi uma pequena queda por ele, hahah. Não consigo imaginar o garoto, e apesar dele ser desprezível, acho incrível quando ele começa a falar com si mesmo sobre ser autêntico, e tudo mais. Gostei bastante do casal Bola+Krystal. Fiquei com pena de Stu, sinceramnete.
Simon Price: Não imaginam o quanto odeio Simon. Acho ele um personagem bem interessante, mas morria de raiva com todas as injustiças que ele fazia. Um homem violento, bruto, e imbecil.
Ruth Price: Estúpida. Essa foi uma das personagens “não chove nem molha” do livro. Achei que ela faria um papel mega importante, mas parece que ela só vive pelo marido. Se fosse ela, teria largado “Si” há muito tempo.
Andrew Price: Ameeeei o personagem Andy. Ele é rebelde, corajoso, bondoso, amigo, companheiro... achei uma gracinha a paixão que ele tinha por Gaia. Com certeza, um dos personagens que mais me cativou.
Paul Price: Por alguma razão, eu queria simplesmente ir pra Pagford e dar um abraço no Paul. Que menininho fofo! Fiquei revoltada com Simon zoando com o próprio filho. Argh.
Kay Bawden: Eu gostei da Kay. No começo, nem prestei atenção nela. Mas gostei do jeito que ela tratou os Weedon.
Gaia Bawden: Outra personagem única. Bonita, confiante, engraçada e ousada. Com certeza, o que toda garota gostaria de ser.
Gavin: Acabei de esquecer o sobrenome dele, hehehe. Gavin é um personagem chatérrimo. Não suporta Kay, mas mesmo assim a namora. Gaia também não gosta dele. Trabalha com Miles, e acaba se apaixonando por Mary, levando um merecidíssimo fora. (sim, eu sou má). Detestei Gavin, fiquei com raiva, assim como milhares de outros leitores.
Maureen: Maureen foi a personagem que mais detestei. Simplesmente não conseguia imaginar ela, além de ser uma velha vulgar, chata, e intrometida. Pra mim, J.K devia explorar mais a descrição da personagem.
Howard Mollison: Howard é um personagem comum. Aquele típico chefe de família, que ama Pagford, e que quer ser o chefe de tudo. Fiquei um pouco surpresa com o final dele. Achei que ele não mereceu, apesar de tudo.
Shirley Mollison: Não tem muito o que comentar. Uma mulher bem ciumenta, perigosa, me lembra muito Samantha, sua nora. Fiquei surpresa com o que ela queria fazer, no final.
Miles Mollison: Um dos primeiros personagens, gostei dele mais ou menos. Achei ele comum, mas bem humano.
Samantha Mollison: Me diverti com aquela necessidade de Sam de “alfinetar” as pessoas. Por outro lado, é uma mulher extremamente carente de atenção, e muuuito assanhada. Fiquei surpresa com a tamanha “piriguetisse” daquela mulher.
Parminder Jawanda: Uma mulher forte, séria, decidida. Adorei ela. Completamente. Me entreguei. E principalmente o final, que vemos uma Parminder arrependida e mudada. Sim, eu acredito em mudanças.
Suhkvinder: Adorei ela também. Queria começar a chorar com ela, a abraçar e dizer que tudo ia ficar bem. Uma personagem que se auto-mutila, sofre bullying e é extremamente insegura. Mas AMEI a mudança (pra melhor!) com ela nos últimos capítulos do livro. Juro que chorei com aquele final.
Terri Weedon: Ter é uma personagem revoltante, mas muito humana. Aquela mãe que ama os filhos, mas que não sabe demonstrar o amor, principalmente por ser viciada. Fiquei com muita pena dela no final.
Obbo: Tive que falar dele. Homem nojento, revoltante, ridículo. Fiquei com tanta raiva dele. O pior é que existe vários Obbo’s por aí.
Krystal Weedon: A melhor personagem. Sem mais nem menos. A pessoa mais engraçada, despachada, com o peso da responsabilidade sobre as costas. Aquela menina estava esgotada. Chorei no final.
Robbie Weedon: Eu não consigo nem pensar sobre ele, sem querer chorar. JK, você não tem sentimentos. :,(
Enfim, o livro trata sobre assuntos extremamente polêmicos: bebida, drogas, sexo, internet, auto-mutilação, bullying, traição, política, morte e vantagens pessoais. Pagford é nosso mundo. Pagford é a sua cidade, a minha, a nossa. Todos os problemas que tem lá tem aqui. O livro tem quatro estrelas. Uma obra de arte gigantesca, de uma autora incrível, que provou para o mundo que sua criatividade vai bem além de Harry, Hogwarts e Voldemort. Indescritível, emocionante. Ninguém pode deixar de ler.

xoxo, vickie♥
~~>http://chicletevioleta.blogspot.com.br
Nanda 30/12/2012minha estante
Legal sua resenha Vickiemd, só discordo de vc gostar do Bola rs, pra mim ele adotou uma filosofia de vida nada coerente, afinal ele ficava agindo como um "bad boy" para mostrar a si mesmo (e para todos) que ele era autêntico, sem disfarces,mas já pelo fato dele adotar esse estilo pra provar para alguém já o torna umposer rs. E esperava um desfecho melhor da Suhkvinder e da Parminder, esperava uma conversa das 2 sobre os problemas da garota. Dos adolescentes, gostei da Krystall,Andrew e Suhkvinder.

Victoria (Vic) 30/12/2012minha estante
Brigada Nanda :) Bom, por um lado achei o Bola meio confuso mesmo, mas acho que isso é um "lado" de cada adolescente, sabe?
Também estava louca para uma conversa entre elas!! Adorei os adolescentes, achei a parte mais curiosa.
Beijos e obrigada pelo comentário!

Vinícius 06/01/2013minha estante
Gostei da sua resenha, mas discordo de alguns pontos. Principalmente sobre o fato de você não ter gostado da última frase. Essa frase ilustra exatamente como Fields (e consequentemente a Terri) é visto pela maioria de Pagford.

Victoria (Vic) 07/01/2013minha estante
Isso eu entendi, achei até legal, mas tem algo que me incomodou hahah
Bj!

sandy 12/01/2013minha estante
adorei sua resenha vick, tá me ajudando a compreender os personagens, to amando o livro! (:

Victoria (Vic) 14/01/2013minha estante
own, que bom que gostou Sandy! ^^

Lu 16/02/2013

Quando eu soube que a JK ia lançar um livro novo, nem procurei saber direito sobre o que era. O livro já tinha subido ao topo do topo da minha lista de Desejados.

Afinal, a série Harry Potter foi meu primeiro vício literário. Acompanhei Rowling durante 10 anos, e era óbvio para mim que esse livro novo seria uma história encantadora e emocionante, cheia de personagens adoráveis.

Cara, como eu estava errada!

Não há nada de adorável nos moradores de Pagford. Pelo contrário. Eles são perturbadoramente reais. Boas pessoas em certos aspectos, mas capazes de fazer coisas horríveis quando há algum interesse envolvido. E eu me vi torcendo por alguns personagens, ainda que eu não concordasse com suas atitudes.

Pessoalmente, acho que isso revela uma qualidade especial do autor. Porque construir personagens simpáticos não é tão difícil assim. Difícil mesmo é fazer o leitor gostar do monstro. Então, eu me vi gostando de Krystal, Kay e Tessa, bem como de Gaia, Andy e Sukh. O único autor que eu conhecia que tinha essa habilidade é George R.R Martin.

E, assim como o autor americano, Rowling parece ter aprendido a jogar seus leitores da beirada do abismo. O livro é absolutamente brutal. Porém, a violência nos livros de Martin faz sentido por ser um mundo medieval, onde as pessoas se comportam de maneira diferente. É um mundo bárbaro, por isso, ver personagens morrendo de forma horrível fica fácil de processar. Rowling, por sua vez, trabalha com a familiaridade. Naquilo que se esconde por trás de portas polidas e jardins bem cuidados. E, sei lá, me pareceu muito mais terrível. Assustador, até.

No mais, a narrativa de Rowling mostra esse amadurecimento. Ela é simples, mas envolvente. Um guia simpático, mas que não poupa o leitor. Eu senti cada golpe que a autora deu.

Por isso, eu recomendo esse livro com uma certa cautela. Porque ele é uma leitura pesada, até mesmo melancólica. Merece um certo cuidado, tanto quanto A Menina que Roubava Livros, O Morro dos Ventos Uivantes e mesmo Um Dia. Ou seja, não é uma leitura pra todo dia e todo hora, como Harry Potter.

Mas é uma leitura muito interessante, com bons personagens, boa história e que me deixou com um gostinho de "quero mais", no final. Curiosa para ver o que mais Jk tem na manga.

Recomendado!

Fe Sartori 16/01/2013minha estante
Lu, adorei tua resenha.
Quero ler!Mas já vou preparada para a leitura.
Um beijo.

Léia Viana 08/02/2013minha estante
Que linda sua resenha, Lu!
Fiquei encantada com que li, principalmente com este pedacinho: "Porém, Rowling trabalha com a familiaridade. Naquilo que se esconde por trás de portas polidas e jardins bem cuidados."

Estou com muita vontade de ler este livro, comecei Harry Potter ano passado e gostei muito.
Sua resenha está perfeita!

cris 28/02/2013minha estante
Adorei a sua resenha.
Já tinha intenção de ler por ser da JK, com a resenha dá para ter uma noção do livro melhor.
bjos

Rose 05/03/2013minha estante
Antes eu tinha duvida em ler, agora depois da sua resenha vou add a minha lista. Até porque não li nada dela... Bkjs :)

Van 07/03/2013minha estante
Ainda não decidi se amei ou odiei esse livro.

Fui ler esperando algo "inocente" e até mesmo "juvenil" como o nosso querido Harry.. Mas quando vi que tinha drogas, sexo, traição e muita inveja fiquei surpresa!

Gostei pelo fato de ela ter me surpreendido e ter feito algo tão diferente e maduro, e por isso li só consegui parar de ler até que descobrisse aonde ela iria chegar com toda aquela "realidade".

E odiei exatamente porque tomei um banho de agua fria lendo esse livro, pois ela me mergulhou em um mundo que não estava acostumada, o mundo da mente adulta.. E nem sempre as pessoas amam os amigos e querem fazer o bem como o trio mágico Harry, Ron e Hermione.

Matheus1063 27/07/2023

Apenas tretas de uma pequena cidade
Gente sério . Eu achei que veria coisas e tal que tem casos aqui de corrupção e estupro e tals mas não é uma coisa bem avessa e bem rápida . Apesar de ser denso e ter 57 personagens. A autoria n focou em uma coisa e se perde em várias mas constrói um paralelo legal entre a realidade de muitos locais pequenos . Conta a história de como as pessoas são por trás de grandes máscaras e algumas são até piores do que as que julgam . Eu gostei mas não foi uma história legal assim de vc ler de novo . É triste mas vc pode jogar fora ( vender ) .
Hpjoao_ 16/08/2023minha estante
Realmente tem 57 personagens?

Matheus1063 16/08/2023minha estante
Acho que tem sim n contei direito

Hpjoao_ 17/08/2023minha estante
Desisti, cheguei na página 90

Matheus1063 18/08/2023minha estante
Sim sim é bem ruinzinho mesmo e chato e tem cenas nada haver . Eu desisti 2 vezes e desse vez eu li e tipo é só um livro qualquer

Marjori.Silva 29/02/2024minha estante
Kkkkkkkk

Ju 12/01/2014

Morte Súbita
Comecei 2014 com uma grande decepção literária, infelizmente. E ainda foi uma decepção causada por J. K. Rowling, o que fez com que ela fosse ainda pior.

Em Morte Súbita, somos apresentados aos moradores de duas cidades vizinhas: Pagford e Yarvil. Há uma rivalidade muito antiga entre os habitantes dos dois locais. Uma boa parte dos moradores de Pagford, principalmente os que pertencem à classe mais rica, quer se livrar de uma parte da cidade chamada Fields, que foi construída por Yarvil no território deles. É um bairro pobre, em que eles consideram que reside a maior parte dos marginais e drogados da região. Graças à existência de Fields, eles também precisam conviver com uma clínica de reabilitação que consideram um mal desnecessário.

Barry Fairbrother nasceu em Fields, e acabou se tornando um cidadão respeitável de Pagford. É terminantemente contra a entrega do bairro a Yarvil, pois acredita que, caso isso aconteça, as crianças do lugar não terão oportunidades de ter uma vida melhor, como ele teve. Mas Barry morre repentinamente, e seus opositores querem aproveitar a oportunidade para se livrar de Fields de uma vez por todas.

A história de Morte Súbita é bem construída. As personagens são ricas, todas com muitos problemas para resolver. A autora partiu de uma boa ideia, mostrar a hipocrisia do ser humano, o que cada um esconde dentro de si. Todo o tempo, eu fiquei com o início de Anna Kariênina na cabeça: "Todas as famílias felizes se parecem; cada família infeliz é infeliz à sua maneira.". Porque a maior parte das personagens é extremamente infeliz, embora nem sempre isso fique claro para os outros.

Não tenho muito a dizer sobre o livro. O tempo todo eu pensava: "falta muito?". A história me deixou completamente entediada, não sei bem o motivo disso, só sei que achei Morte Súbita bem chato e arrastado. E não esperem um final feliz, as tragédias aumentam com o decorrer da narrativa. Só torço para que quem decidir ler não se decepcione tanto quanto eu me decepcionei. Estou deprimida até agora.

"O maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente. (...) O mais difícil, a verdadeira glória era ser quem a gente realmente é, mesmo quando se trata de uma pessoa cruel ou perigosa, aliás, especialmente nesses casos."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/01/resenha-nova-fronteira-morte-subita.html
Karinne 12/01/2014minha estante
Amo J.K Rowling,mas compartilho da mesma sensação que vc o livro é muito lento e fiquei entediada. A única diferença foi que eu fechei o livro e guardei no armário,e não acabei de ler até hj! Beijos

Juh 15/01/2014minha estante
Noossa Ju!!! Esse livro parece ser frustante mesmo!!! Nunc ali nada da J.K ( Nem mesmo Harry Potter, hehe, na verdade comecei a ler e achei entediante).
AChei interessante o tem que a autora aborda: hipocrisia humana, mas ainda assim não pretendo ler esse livro!!!!

Beijos!!!

meudiariojk.blogspot.com.br

renatanobrega 15/01/2014minha estante
Apoiado!

João Pedro 22/01/2014minha estante
Digo o mesmo. O livro não possui nada que me prenda, estou na metade há séculos por que eu leio 10 págs e abandono D: Talvez um dia eu termine de ler e mude de ideia com o final, mas por enquanto compartilho da mesma ideia que você.

Sarah 10/02/2014minha estante
Caramba Ju, que chato essa decepção! Lembro de ter visto um post seu no facebook falando disso... Bem chato quando temos expectativas e o livro não corresponde a elas.

Eu não li Harry Potter (juro! acho que sou a única no mundo rss), então não conheço a escrita da Rowling. Mas pelos filmes vejo que é uma autora bastante criativa e que sabe cativar o público. Uma pena que Morte Súbita não tenha sido nem ao menos uma distração para os fãs da autora.

Luiz Felipe 30/12/2020

Como bom fã de Harry Potter, eu comprei esse livro em 2013 e desisti nas primeiras páginas. Durante esses anos tentei ler mais três vezes, e desisti em todas elas. Em alguns momentos pensei em doar esse livro, porque estava com a ideia fixa de que jamais teria saco pra encarar e leitura. Em algum momento desse ano assisti ou li uma resenha que apontava que seria interessante anotar o nome dos personagens de cada núcleo familiar, e também passar da página 50, antes de efetivamente desistir da leitura. Além disso, o leitor deveria ter em mente que se trata de um livro adulto com temas adultos, nada a ver com Harry Potter. Ok, coloquei na meta de leitura e deixei ali aguardando, e acabou sendo o penúltimo livro que li em 2020. Que grata surpresa! Morte Súbita é uma história que se passa numa pequena cidade da Inglaterra, chamada Pagford, e conta a vida de diversos núcleos familiares de diferentes classes sociais que, de alguma forma, estão interligados, sendo que direta ou indiretamente todas essas famílias vão sofrer efeitos decorrentes da morte súbita do conselheiro municipal Barry Fairbrother, um dos pilares da comunidade, figura representativa tanto do núcleo pobre quanto do núcleo rico da história. Durante a narrativa, a autora apresenta ao leitor diversas temáticas adultas de forma bem realista, sendo que no centro de tudo existe um conflito político envolvendo o desejo da galera elitista da cidade de que o bairro periférico seja desmembrado do Município, e que a clínica para reabilitação de dependentes químicos seja fechada. Nesse sentido, é possível observar uma prática de poder dominante em Pagford que deseja produzir um modo de viver considerado aceito, em detrimento de tudo aquilo que não se encaixe ao padrão dominante, sendo que pouco importa se a situação de marginalização de parte da população vai piorar. Desse modo, o microcosmo estabelecido pela autora nada difere da realidade de muitos outros países, inclusive o Brasil, e os discursos usados como referência para as mudanças pretendidas nada diferem de coisas que escutamos por aí de personalidades políticas que não precisam ser nomeadas. O ponto alto da narrativa é o paralelo existente entre as duas personalidades centrais de Fields (bairro pobre): Fairbrother, representando a mudança positiva ao ser abraçado por Pagford, e a família Weedon (especialmente Krystal), representando totalmente o contrário ao ser rechaçada de todos os modos. Além disso, o livro toca em outros temas bem espinhosos, como o estupro, a xenofobia, a depressão, dentre outros. O final é pesadíssimo.
Ana 03/01/2021minha estante
Acabei de terminar e chorei demais com o final. ?

Luiz Felipe 04/01/2021minha estante
É muito triste né, o pior é pensar que provavelmente o acontecimento do final não deve ter mudado nada de significativo nas opiniões das pessoas quanto à Fields. A gente vê muito isso no Brasil mesmo, acontece alguma tragédia que causa comoção nacional, mas logo cai no esquecimento.

Carol 10/02/2021minha estante
Nossa, adorei sua resenha! Tenho esse livro desde 2013 também, tentei ler duas vezes e não passei das primeiras páginas. No entanto, depois da sua resenha, estou me sentindo tentada a tirá-lo da estante.

Luiz Felipe 13/02/2021minha estante
Carol, acho que vale a pena dar uma chance, depois que você entende quem é quem não consegue largar e o final é pesadíssimo!

Carol 13/02/2021minha estante
Vou dar sim, obrigada pela sua resenha!

gilberto 15/10/2013

Morte Súbita Quase Literalmente
Bom, acho que, como a maioria, comprei Morte Súbita por achar que encontraria um mundo estilo Harry Potter lendo-o. Mas como todos que pensaram isso; eu "caí do cavalo". Eu realmente não via a hora de terminar esse livro. Achei sufocante, sem emoção e nada que já não vemos todos os dias em telejornais. Mas como eu disse: Não tem NADA a ver com Harry Potter, o que leva J.K. Rowling para o topo de escritores. Como uma mente totalmente focada no mundo mágico de bruxos, pode migrar para uma pequena aldeia como Pagford? Somente alguém brilhante como a J.K. mesmo. Procurei muito algo semelhante a Harry Potter, mas não encontrei absolutamente nada. Essa escritora está realmente de parabéns, eu a amo.
Queria ressaltar alguns personagens bem marcantes, como Barry Fairbrother (embora fora da história desde a primeira parte), Sukhvinder Jawanda, Tessa Wall, Andrew Price, Samantha Mollison e claro, Krystal Weedon. Eles quem me seguraram até o fim, me livrando da vontade de abandonar o livro, são verdadeiros heróis.
warley torres 07/10/2013minha estante
comecei a ler esse livro tbm, esperando mais por ser de J.K mas já to quase abandonando. O que mais me desanima é que o livro é muito grosso, e n acredito q irei ler tantas folhas para n significar nada pra mim.

gilberto 15/10/2013minha estante
Então, é uma leitura realmente cansativa, e quando você acha que o livro vai ficar melhor, desanda outra vez. Eu particularmente me desapontei com a J. K. por ser um livro pesado, sei lá, sem pé-nem-cabeça talvez; mas por outro lado, como já disse, ela se mostrou grande escritora por deixar de lado todo o mundo Hogwarts e aderir Pagford como uma só. Mas não abandona não Warley, todo final é compensador.

Lodir 22/10/2013minha estante
Desculpe, mas se você começou a ler esse livro esperando algo no estilo Harry Potter, foi erro e falta de informação sua. TODO texto que se refere a ele, tanto na imprensa quando críticas amadoras, cansam de informar que se trata de um livro adulto, não-fantasia, e muitos apontam as diferenças com relação a série. Eu já cansei de ler essas alertas. Não sei como você começou a leitura com essa expectativa.

gilberto 23/10/2013minha estante
Lodir, sim, foi falta de informação minha, porque não gosto de ler resenhas e opiniões antes de ler o livro! Muita gente joga spoiler e não avisa; há muitas opiniões diferentes, o que acaba me confundido se o livro é realmente bom ou não. Essa resenha foi feita como uma opinião minha, não como uma crítica ao livro, desculpe se entendeu mal. Cada um tem sua forma de ler, e a minha é essa: surpreenda-se com o literatura e depois questione, aponte e discuta. Obrigado pelo comentário.

Matheus656 17/05/2014minha estante
Sim, aconteceu o mesmo comigo, corri atrás e um HP e tentei voltar na minha infância através das palavras de Jk, mas a história é totalmente diferente. Achei a primeira parte do livro cansativa, mas a segunda parte me fez ver o livro com outros olhos. NO final das contas, foi um livro de nota 7 ;D

Calibre Cult 21/12/2012

Morte Súbita - J. K. Rowling se superando?
Já começo dizendo que estava muito ansioso para ler Morte Súbita, mesmo sabendo que iria ser um livro bem político e mais cru, levei uma grande surpresa. Rowling conseguiu adaptar muito bem sua escrita ao novo público alvo, não só inserindo palavrões, mas evoluindo. A escrita está bem mais madura por principalmente não jogar as informações, mesmo que não tão importantes pra história, logo na cara do leitor, ela vai apresentando gradualmente e depende bastante de você prestar atenção ou não para entender. Um exemplo: Em vez de simplesmente dizer que certa personagem é homossexual, ela simplesmente comenta sobre seu parceiro. Isso foi sem dúvida alguma uma das coisas que mais gostei do livro, e que não lembro de ter visto nos livros anteriores dela, e o que me prendeu logo de cara sem hesitar em ler as 501 páginas do livro o mais rápido possível.

Uma coisa que tive muito receio no começo foi não conseguir acompanhar bem os personagens, não ligar os fatos muito bem, afinal, o livro conta a história de um vilarejo inteiro e tem bastante personagens, e principalmente, nomes, que eu sou horrível pra guardar. Felizmente, meu subconsciente deu conta de ligar todos os nomes e acontecimentos! Isso, claro, foi mérito da J.K., que se não desse características marcantes para todos, dificilmente conseguiria fazer com que, pessoas como eu, com uma memória horrível, conseguissem lembrar de todos.

E isso de características marcantes foi o grande alvo de críticas do livro até agora, muitas vezes citados pelos “críticos profissionais” como clichê. Sim, tem clichê, mas os clichês são, geralmente, clichês da vida. Afinal, é normal, usando um exemplo corriqueiro, uma nora odiar a sua sogra. Mesmo que seja algo que possa parecer forçado para alguns, meu parágrafo acima já explica como eles são importantíssimos para o livro. O livro é bem cru. Como? Bem, Rowling expõe muitos sentimentos ocultos sem medo algum, e se você não for muito maleável, provavelmente vai achar as personagens terríveis, nojentas, mas no meu caso, só os vi como humanos, normais.

Certas partes do livro chegaram a me dar muita agonia, também. Vários distúrbios mentais, sérios, são mostrados no livro, e eles são quase imperceptíveis por pessoas fora da própria família da pessoa, coisa que assusta, e muito. Apelidei mentalmente a J.K. de “Dark Rowling” quando estava lendo essas partes.

Mas como nem tudo são flores, o livro tem alguns pontos negativos. Primeiro, você tem que ter uma mente bem aberta e saber aceitar bem as situações cruas descritas no livro, se não, com toda certeza, não vai gostar dele. Também tem o aspecto político da obra, que muita gente não gosta, prefere nem chegar perto. Política? Sim, afinal, esse supostamente era para ser o grande foco do livro, mas não é pra tanto. A política tem suas horas, mas a vida é o verdadeiro grande foco do livro, ou seria melhor dizer a morte?

Leia o texto na íntegra em: http://calibrecultural.wordpress.com/2012/12/21/morte-subita-de-j-k-rowling/
Juliana Santos 21/12/2012minha estante
"Uma coisa que tive muito receio no começo foi não conseguir acompanhar bem os personagens, não ligar os fatos muito bem, afinal, o livro conta a história de um vilarejo inteiro e tem bastante personagens, e principalmente, nomes, que eu sou horrível pra guardar. " Estou na página 100, e até agora isto foi o que mais me dificultou na leitura! Admito que tive que pegar um bloco, anotar os nomes e o que tal personagem fazia para poder acompanhar, rs.

Calibre Cult 21/12/2012minha estante
Juliana, se não for muito incomodo, esteja a vontade para dividir sua opinião conosco lá no blog! Venha! \o/

E obrigado por comentar :D

Daniel Assunção 23/12/2012minha estante
Opa, resenha bem bacana, Calibre. Minha opinião, pelo que li até agota - 170 págs. -, não se difere em quase nada da sua.

Marina 26/12/2012minha estante
Estava em dúvida sobre ler esse livro até ler sua resenha, principalmente por ser, como muitos que pegaram para ler, extremamente apegada a Harry Potter. Depois dessa resenha, minha vontade de que o livro chegue logo aqui em casa só aumentou, fiquei fascinada. Quanto aos pontos negativos que você citou, não considero tão negativos assim. Com certeza sentirei falta de virtudes nos personagens, mas tenho a mente aberta e provavelmente saberei aceitá-los como humanos e não como monstros. Sobre o aspecto político, até gosto muito de política, só espero que não seja maçante.
Muito obrigada pela resenha, só me ajudou ainda mais a confirmar meu conceito do brilhantismo da J.K.

Matheus P. 09/05/2014minha estante
Concordo com você quando diz que o início é confuso. Quando eu começava a me acostumar com certos personagens, aparecia um novo núcleo e eu me perdia. Contudo, avançando na leitura, esse problema desaparece, porque a caracterização de Rowling é muito boa, você tem personagens muito distintos, com suas motivações e preocupações únicas, pessoais. Não é à toa que o grande tema, lá no fim do livro, é o individualismo (ou leva uma reflexão sobre ele).

Bom, mas aí eu discordo muito de você quando diz que nada acontece. Pelo contrário, MUITO acontece. Os personagens se desenvolvem pra caramba, suas emoções mudam, logo eles são jogados em conflito uns com os outros. "Morte Súbita" é a história de uma sociedade (mesmo que seja tão pequena). As ações são sutis - nem que sejam mudanças na forma dos personagens pensarem. Não é verdade que tivemos nesse livro páginas imensas sem um diálogo sequer, apenas descrevendo?

Para quem está acostumado com a ação de Harry Potter, isso realmente é pouco. Ainda assim, acho injusto dizer que o livro é uma grande encheção de linguiça e que o final dele seja tão desconexo. Creio que a grande pergunta que o livro deixou é: "De quem é a culpa pelas duas mortes?". Isso está conectado a todo o restante do livro, já que praticamente todos os personagens discutem sobre Fields. "Será que se Bola, Kay, Tessa tivessem ajudado..."; "Será que se Samantha, Gavin, Shirley tivessem ido conversar com o menino...". Tudo muito bem amarrado.

Digo tudo isso só pra você, quem sabe, reconsiderar algumas partes.

Daniéla 18/05/2014minha estante
Comigo foi a mesma coisa, comprei por ser ela a escritora que me encantou com HP. Decepcionante foi a palavra que me veio a mente quando enfim consegui ler esse livro enfadonho.

Adriana 24/05/2014minha estante
Matheus, eu entendo seu ponto de vista, e como eu disse, eu consegui entender o propósito dela. Mas sinceramente, para mim, as lições que ela deu nesse livro poderiam ter sido dada em uma outra história.
Esse livro não me prendia, esperava um livro que não conseguisse parar de ler ou que me deixasse acordada até de madrugada de tão bom.
Talvez eu tenha desgostado tanto porque as expectativas eram altas.

Ana Paula 06/06/2014minha estante
Já li 180 páginas e até agora não me prendeu a história daqueles que habitam no vilarejo Pagford, por enquanto, é o livro mais chato escrito pela J.K. =(