Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

MasQueTau 26/02/2024

Não agradou a maioria
Aquele livro sobre as picuinhas de um vilarejo do interior da Inglaterra.

Um senhor morre, a vaga que ele ocupava no conselho da cidade ficou livre, e em torno disso que nossa história gira. Com quem vai ficar a vaga do falecido?

O livro é bem monótono, muitos personagens e todos conectados de alguma forma. Por ser uma cidade pequena, tem muita disputa entre os cidadãos, muitas fofocas, brigas familiares, a legítima cidadezinha de interior onde nada acontece e as pessoas só têm uma forma de entretenimento: a vida alheia.

Lembro que na época que o livro lançou, entre meus amigos, só eu consegui terminar de ler, por ser um livro muito parado, ninguém aguentou. Mereço um prêmio?

Raquel 03/02/2021

Livro muito bom escrito por uma pessoa horrível
Parecia uma noite comum na cidade de Pagford, quando Barry Fairbrother, conselheiro municipal, subitamente morre no jantar de comemoração do aniversário de casamento na companhia de sua esposa Marry.

Aneurisma.

Numa cidade tão pequena quanto Pagford, as notícias correm de forma muito rápida e logo burburinhos acerca das circunstâncias de sua morte já estão na boca de todos os habitantes. Ainda, mais pessoas começam a reclamar a participação neste evento tão inusitado da cidade.

Mais de 100 páginas se desenrolam entre a morte de Barry e o seu funeral e neste meio tempo, uma trama complexa de personagens nos é apresentada. São mais de 15 elementos com personalidades muito bem definidas.

O enredo do livro caminha em torno da eleição para eleger o novo conselheiro da cidade, que iria ocupar a cadeira que Barry Fairbrother deixou vaga, e o esforço dos dois lados do conselho para eleger um candidato com direcionamento político mais similar ao seu. A eleição é peça crucial para o desempate da situação e o destino de Fields, um bairro pobre das redondezas, sob responsabilidade de Pagford. Parte do conselho é a favor de manter a província de Fields. Outra parte do conselho é a favor que Fields retorne à responsabilidade da cidade de Yarvil. No entremeio desta corrida eleitoral, conhecemos a história de todos os personagens, seus sentimentos mais íntimos e, claro, todos os seus segredos mais sórdidos.

J. K. Rowling conseguiu se modificar completamente de Harry Potter para este título. Pulou de uma saga de fantasia para um livro tão real que me impressionou. Conseguiu provar que ela tem um grande talento. Você se envolve com os personagens, entra na pele deles e, quando menos vê, já escolheu um lado para torcer.

Pena que é uma pessoa tão lixosa.

@agathanogs 22/12/2020

O início foi difícil, mas depois fluiu
O livro até a página 300 não é tão fluido quanto eu esperava, o fato de ter muitos personagens faz com que demore para você criar laços mais profundos. Depois da página 300 as coisas começaram a acontecer de verdade, chegando no final e me dando uma rasteira. Termino essa leitura completamente devastada, não esperava de jeito nenhum esse final.

Outro ponto muito bacana é a forma como aborda sobre a sociedade, sobre ricos x pobres e oportunidades da vida. Vale a pena a leitura se você estiver com tempo livre.

Desativado 21/08/2021

" O abalo sísmico na vida de todos e de cada um" ??
Antes de tudo, quero dizer que se você já conhece a J. K. Rowling e espera encontrar nessa leitura algo parecido com Harry Potter, desista. O que existe aqui é um retrato num e cru da realidade, cuja moldura são as mazelas encontradas na vida dos habitantes do pequeno vilarejo de Pagford, nada a ver com o mundo mágico e cheio de fantasias que encontramos em H.P.
A escritora diz que The Casual Vacancy (Morte Súbita) é "uma grande história sobre uma pequena cidade". Em sua primeira obra feita para adultos, J.K. Rowling mantém o seu estilo marcante de construir a narrativa de maneira envolvente, descrevendo de forma apaixonada cada detalhe da história. Ao longo das 501 páginas do livro, a autora nos apresenta os (muitos!) personagens que compõem os núcleos da sua narrativa.Um dos pontos que mais chamou minha atenção foi o fato de Barry Fairbrother, mesmo morto, conseguir desencadear acontecimentos marcantes na história, justamente por estar ausente, uma façanha que reafirma a grande capacidade literária de J. K. Rowling. Outra curiosidade é que, apesar de ter sido feito para adultos, a escritora, em muitos momentos, centraliza o enredo em núcleos adolescentes, explorando com riqueza de detalhes o universo caótico dessa fase. As experiências vividas por Krystal Weedon e Stuart Wall são exemplos de personagens sólidos e realistas que enfatizam bem o comportamento adolescente. Há acontecimentos "chocríveis" (chocantes e incríveis), mistérios, intrigas e muuuuuito suspense! Não há como caracterizar os personagens em bons ou maus, é espetacular como a J. K. Rowling consegue humalizá-los. A leitura é fluida e você vai encontrar momentos de profundas reflexões sobre os personagens e isso, possivelmente, vai fazer você entendê-los (sem julgar) e até se identificar com alguns deles. Há também nessas reflexões críticas severas à classe média britânica. Acredito que escrevi o suficiente para despertar (ou não) sua curiosidade sobre o livro. No mais, é isso... " Morte Súbita é uma grande história de uma grande autora".

Leitura concluída em 20/08/2021.

Antonia Santt 04/08/2023

? ?? ???? ??? ??????????? ????? ??? ???????? ?????? ??????????? ??????, ??????? ? ????, ? ????????? ?? ?????????? ? ?????? ?? ????? ?? ?? ?????? ??? ????????? ?? ??????? ?????? ?? ???????, ? ??? ???? ???? ? ????????? ??? ?????????.

? ?? ??? ????????? ?????? ??? ?? ?? ??? ???? ?????? ?@?????? ????????? ?????.

? ???????, ? ???????? ????? ? ?? ????? ?????? ?? ????????, ??? ??? ??? ????????? ?? ???? ? ????? ?? ????? ??? ???????????, ???? ???? ?? ???? ?? ??? ? ??? ???????? ??????????.

? ? ????????? ?? ? ????????? ???????????????, ???????? ? ????? ???? ??? ???? ??????????.

Jhoanny Kelly 14/11/2021

Um abalo sísmico

Leitura concluída em 20/08/2021.

Augusto 25/12/2013

"Devagar e sempre, Rowling, devagar e sempre...."
Pagford é uma cidadezinha pacata, tranquila, conservadora, bela e... às vezes um pouco babaca e monótona, que subitamente vê sua paz ser ameaçada por um grande novo bairro popular que começa a se formar bem próximo de seus limites. Pra piorar as coisas, um de seus habitantes mais respeitados, decide vender uma imensa área de sua propriedade ao município vizinho, que continua construindo mais moradias populares agora dentro dos limites de Pagford.
O novo bairro, Fields, é essencialmente algo semelhante às nossas favelas, que da mesma forma, crescem via de regra muito próximas aos bairros mais abastados. E por diversos motivos, grande parte dos habitantes de Pagford enxerga Fields como uma ameaça. Suas casinhas pequenas e sujas, cheias de rachaduras e coisa ainda piores, lembram à distinta sociedade "pagfordiana" uma realidade que ela preferia esquecer: miséria, violência, drogas, etc. A coisa fica ainda mais interessante quando "os bastardos de Fields" passam a frequentar a mesma escola que "os herdeiros de Pagford"

O Conselho Municipal se divide entre àqueles que veêm Fields como um câncer que ameaça a saúde da cidade e deve ser extirpado e outros que creêm que estes moradores digamos, "menos afortunados", são seres humanos que não podem ser abandonados e que os programas sociais existentes devem ser mantidos e até mesmo ampliados.

O "nó" aperta de vez quando um importante membro do Conselho integrante da "facção" pró-Fields sofre um AVC e vêm à óbito de forma súbita o que força seus "partidários", agora sem a antiga força e liderança, a questionarem as suas próprias motivações.
Pra apimentar ainda mais esse caldo, alguém que se autointitula o "fantasma" do falecido passa a expor publicamente na página do Conselho na Internet os segredos mais sórdidos de vários eminentes habitantes da recatada Pagford.

Não me causa espanto que tanta gente não tenha gostado do livro adulto da mãe do Bruxinho. "Morte Súbita" não é pequeno. São 500 páginas e acredite-me quando digo que a única coisa rápida ou súbita no livro está no seu título e na morte narrada logo nas primeiras páginas. Portanto não espere uma história eletrizante.

Rowling dirige com o freio de mão puxado durante praticamente 4/5 do livro, o que em alguns momentos chega a deixar a leitura um tanto enfadonha já que a história parece não progredir. Pra que se tenha uma ideia, a autora demora quase 180 páginas até finalmente decidir "enterrar" aquele defunto das primeiras 10 páginas e boa parte da trama gira em torno dele, das circunstâncias do seu falecimento e da repercussão que isso tem na vida de seus aliados e opositores.

Mas há bons momentos. Especialmente quando Rowling aborda temas bastante espinhosos como drogadição, bullying, incesto, pedofilia, preconceito (racial, religioso e de classe), autoflagelação, Transtorno Obsessivo Compulsivo, estupro de menores, etc, etc. A autora de fato consegue construir muito bem seus personagens, que diga-se de passagem estão bem longe de se encaixar nas definições clichês "bons ou maus". Eles são mais de carne e osso. E por isso mesmo, cheios de defeitos, medos, cometem burradas, agem precipitadamente, entram em parafuso, sentem-se profundamente frustrados ou animados por motivos banais (ou nem tanto), tem algumas atitudes nada nobres e em outros momentos são capazes de esquecer dos próprios problemas pra tentar ajudar o próximo. Enfim, são gente como nós. Apesar disso, fiquei boa parte do livro com a sensação de que Rowling havia matado o seu melhor personagem. Impressão que só foi superada nas últimas 100 páginas, quando a autora (que parece ter poupado fôlego pra um sprint final) acelera o ritmo e consegue aquilo que não havia conseguido nas primeiras 400 páginas: prender o leitor à trama, fazendo-o virar uma página após a outra e terminar um capítulo já ansiando pelo seguinte.

Se vale a pena a leitura?! Sim, vale! Mas é preciso um bocado de paciência pra vencer a (irritante) primeira metade. No mais, o prisma em que são colocados os temas que relatei anteriormente, somado ao final da obra e aos bons (e densos) personagens, ao menos pra mim, valeram o esforço e provocaram uma boa reflexão.

Bom livro. Três estrelas.

hazza 28/11/2021

Um soco no estômago
Se você sobreviveu e não abandonou o livro nas 100 primeiras páginas vai ser recompensado por uma das histórias mais alucinantes que já li, fiquei obcecada com os personagens e querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo o mais rápido possível, a cidade de Pagford é melhor personagem mas outros personagens chamam atenção, são personagens imperfeitos uns mais que outros, outros horríveis como pessoa mas história que te prende. O final um soco no estômago causado por muita coisas que leva a desfecho surpreendete onde onde os bons paga pelos os maus.

Amanda3757 20/02/2023

Parece uma novela muito ruim
O principal problema pra mim, nesta leitura , foi sem dúvidas a narrativa !!! Muito bagunçada, em momentos , a narrativa mudava de personagem na mesma página sem nenhum contexto.. a disposição dos fatos também achei muito ruim .
Uma pena, porque a história tinha um potencial para dar certo. Livro arrastado, narrativa bagunçada e um desfecho muito ruim.
Não recomendo pra ninguém. Decepção!!!

CassiaLessa 06/08/2022

Histórias típicas de uma pequena cidade
Morte Súbita mostra o que move uma pequena cidade, o interesse no que o outro está fazendo, o julgamento e a falta de empatia e claro, a política.

Uma pena que o livro mostre sua verdadeira face quase no final e tenha um começo bem confuso e difícil de ler.
Nayara 06/08/2022minha estante
Eu realmente gostei do livro, pela tapa de realidade que a autora nós da.

Mah 25/02/2022

Esse livro é pra pessoas que gostam de analisar as relações pessoais, transtornos e personalidade causados por traumas na vida das pessoas. Tem todos os gatilhos que você imaginar, então muito cuidado e pesquise os gatilhos direitinho.
Tem uma vibe de mentiras, pois todos escondem seus segredos, mas não tem nenhuma investigação, pois não a nada que o leitor precise descobrir.
A historia se passa em pagford, um vilarejo calmo ao lado da cidade agitada de yarvil. O estopim do livro é a morte de barry fairbrother, um homem com um cargo importante ( o qual não lembro o nome) que toma as decisões importantes sobre o vilarejo. Depois do ocorrido, o leitor acompanha a reação de alguns moradores, e suas respectivas famílias, a esta morte súbita.
Alguns estão tristes, outros indiferentes, e os mais espertos ja estão se preparando.
Tenho que comentar também que a morte principal não é um assassinato, comprei achando que era, a palavra "morte" e o vermelho da capa me enganaram, mas barry fairbrother morre de aneurisma.
Vale comentar também que a escrita e maravilhosa, personagens bem aprofundados e reais. As narrações acompanham tanto adultos, quanto adolescentes, o que oferece uma boa diversidade de pontos de vista.
Não tem um plot grandioso, como ja mencionei, o livro é sobre relações e os problemas incomuns de algumas pessoas de pagford.
Sobre a polemica da autora, ja deve ser do conhecimento da maioria que a J.K.Rowling postou seu posicionamento transfobico nas redes socias, ja faz um tempo. Queria deixar claro eu >>não>eu

Pedro.FreiriaOliveira 30/05/2020

No fim , valeu demais
Meu primeiro livro de JK Rowling. E a perfeição da escrita é realmente impressionante. Confesso que tive que esperar a metade do livro pra engrenar a leitura, mas depois entendi a necessidade de submergir no universo bem tramado pela autora, de conhecer todos personagens e as engrenagens daquela sociedade. Pra quem esperava uma reviravolta, o final realista e óbvio foi até melhor.

Cris 12/05/2021

J.K. surpreende!
Se vc espera algo como HP e fantasia, esse livro não é para você. Aqui J.K. nos mostra o lado humano/desumano das pessoas depois de uma tragédia. O dia-a-dia dos personagens e como eles superam a morte. Genial!
Garcia 30/07/2021minha estante
Ahhh chorei demais com o final pos me a pensar nele vários dias?

Samarah.Rafaelly 11/08/2020

JK provando o quão versátil pode ser
Saiu de Harry Potter pra fazer esse livro frio e (in)sensível, muito bem escrito, incrivelmente bem feito e bem desenvolvido. Eu só não leria novamente porque chorei em algumas partes e não quero repetir a dose.

gilberto 15/10/2013

Morte Súbita Quase Literalmente
Bom, acho que, como a maioria, comprei Morte Súbita por achar que encontraria um mundo estilo Harry Potter lendo-o. Mas como todos que pensaram isso; eu "caí do cavalo". Eu realmente não via a hora de terminar esse livro. Achei sufocante, sem emoção e nada que já não vemos todos os dias em telejornais. Mas como eu disse: Não tem NADA a ver com Harry Potter, o que leva J.K. Rowling para o topo de escritores. Como uma mente totalmente focada no mundo mágico de bruxos, pode migrar para uma pequena aldeia como Pagford? Somente alguém brilhante como a J.K. mesmo. Procurei muito algo semelhante a Harry Potter, mas não encontrei absolutamente nada. Essa escritora está realmente de parabéns, eu a amo.
Queria ressaltar alguns personagens bem marcantes, como Barry Fairbrother (embora fora da história desde a primeira parte), Sukhvinder Jawanda, Tessa Wall, Andrew Price, Samantha Mollison e claro, Krystal Weedon. Eles quem me seguraram até o fim, me livrando da vontade de abandonar o livro, são verdadeiros heróis.
warley torres 07/10/2013minha estante
comecei a ler esse livro tbm, esperando mais por ser de J.K mas já to quase abandonando. O que mais me desanima é que o livro é muito grosso, e n acredito q irei ler tantas folhas para n significar nada pra mim.

gilberto 15/10/2013minha estante
Então, é uma leitura realmente cansativa, e quando você acha que o livro vai ficar melhor, desanda outra vez. Eu particularmente me desapontei com a J. K. por ser um livro pesado, sei lá, sem pé-nem-cabeça talvez; mas por outro lado, como já disse, ela se mostrou grande escritora por deixar de lado todo o mundo Hogwarts e aderir Pagford como uma só. Mas não abandona não Warley, todo final é compensador.

Lodir 22/10/2013minha estante
Desculpe, mas se você começou a ler esse livro esperando algo no estilo Harry Potter, foi erro e falta de informação sua. TODO texto que se refere a ele, tanto na imprensa quando críticas amadoras, cansam de informar que se trata de um livro adulto, não-fantasia, e muitos apontam as diferenças com relação a série. Eu já cansei de ler essas alertas. Não sei como você começou a leitura com essa expectativa.

gilberto 23/10/2013minha estante
Lodir, sim, foi falta de informação minha, porque não gosto de ler resenhas e opiniões antes de ler o livro! Muita gente joga spoiler e não avisa; há muitas opiniões diferentes, o que acaba me confundido se o livro é realmente bom ou não. Essa resenha foi feita como uma opinião minha, não como uma crítica ao livro, desculpe se entendeu mal. Cada um tem sua forma de ler, e a minha é essa: surpreenda-se com o literatura e depois questione, aponte e discuta. Obrigado pelo comentário.

Matheus656 17/05/2014minha estante
Sim, aconteceu o mesmo comigo, corri atrás e um HP e tentei voltar na minha infância através das palavras de Jk, mas a história é totalmente diferente. Achei a primeira parte do livro cansativa, mas a segunda parte me fez ver o livro com outros olhos. NO final das contas, foi um livro de nota 7 ;D