Morte Súbita

Resenhas - Morte Súbita

Lua 20/05/2021

Sem palavras
Vamos por partes.
Primeiro: O livro tem uma linguagem bem simples, no entanto os primeiro 20 ou 30% dele são bem arrastados e, pelo menos pra mim, não me prenderam tanto.
Porém, e isso é o segundo ponto, depois dessa primeira parte ele vira aquele tipo de livro que é muito difícil largar. Em poucas palavras poderia descrever ele como "Uma grande novela", pois é cheio de intriga e retrata muito do ser humano.
Terceiro: Nesse livro nós vemos diversos assuntos sociais, alguns são tratados de forma a evidenciar o quão certas atitudes são cruéis e outros são descritos de tal modo que chega a ser normalizado e isso é inaceitável.
Em quarto, esteja avisado que esse livro é repleto de gatilhos bem pesado. O que fez eu me sentir muito mau e chorar em várias partes.
Por fim, foi uma leitura pesada, mas em geral boa.

Henrique Moutinho 15/04/2020

Me decepcionou
O livro é muito bem escrito e tem trechos envolventes, mas para mim pecou nos personagens. Parece haver antagonistas demais.
Talvez tentando retratar uma cidade pequena e fofoqueira, os personagens parecem superficiais demais e mesquinhos. Talvez o mais interessante deles seja justamente o que não está vivo mais.
Não esperei nada parecido com HP, entendia perfeitamente que era totalmente diferente. A dinamica de escrita da Rowling continua excelente, apenas acredito que a historia não seja das melhores.

Jucyane1 23/04/2021

Descreva esse livro em uma só palavra:
ENROLAÇÃO.
Os personagens são bem desenvolvidos, isso não tenho o que reclamar. Só que é uma enrolação meu pai. E para ter um final desse ainda por cima

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

J.K. Rowling conta a história de Pagford e seus habitantes, que, após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo, fica em choque. Pagford é, aparentemente, uma pacata cidade inglesa com tudo o de mais comum e organizado que pode haver, mas o que está por trás da fachada bonita é uma cidade em guerra - uma guerra de classes, credos, gerações e interesses.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520933695

Pedro Puech 04/04/2013

Lamento, mas...
Duas coisas são necessárias para um bom livro: saber escrever e ter uma boa história.
J.K. Rowling sabe escrever, com certeza. Descreve os personagens, os lugares e as situações com uma maestria que nos faz sentir dentro do ambiente, viver com seus personagens. Uma escrita linda, que flui, deliciosa de ler. Sem dúvida, uma pessoa que escreve como ela merece todo o sucesso que alcançou.
Mas em "Morte Súbita" falta a história. O livro tem 500 páginas e, ao chegar à página 100, eu ainda não tinha encontrado uma boa história. Abandonei.
Ora, direis, como você sabe que não há uma boa história se não chegou até o fim?
E eu vos direi, no entanto, que qualquer romance que não mostre uma boa história até 1/5 do seu volume não me interessa.
Desculpe. Fico com os Harry Potters.
Silvio 04/04/2013minha estante
De pleno acordo.

isapoirot 21/09/2021

real demais para engolir
eu acho que esse foi o livro mais lento que eu li esse ano, socorro. a história demora MUITO pra engatar. a autora simplesmente joga MIL personagens que vivem numa cidadezinha e você passa um bom tempo perdido, além de ser muito difícil começar a ter apego por algum deles.

todo mundo me prometeu um final legal, um final que valesse a pena enfrentar esse ritmo arrastado, mas não aconteceu.

essa galera é MALUCA. essa gente é PODRE. e simplesmente todos os podres possíveis são expostos e os que ainda não aconteceram, acontecem. então eu não achei que o final ia ser isso, achei que ia ter um plot ou sei lá.

*semi spoiler agora*

a única coisa que me pegou foram as mortes. eu não esperava, é simplesmente tudo trágico demais, tipo MUITO, e infelizmente totalmente real. é triste demais saber que coisas assim acontecem fora dos livros. é triste demais ver as diferenças entre as vidas das pessoas, o quanto algumas lutas e traumas podem formar a mente das pessoas.

e o que me chateou também foi que o livro todo fica cutucando essa questão da política local, a divisão entre os que defendem ajudar os usuários de drogas e a periferia, e os que querem se separar dessa galera. aí chega no fim, A GALERA BABACA VENCE!!!! a autora mostra todo mundo refletindo, um monte de personagem mudando e realmente tendo mais compaixão, mas mesmo assim não tem uma vitória definitiva. ou seja, o legal desse livro pras pessoas deve ser que TUDO DÁ ERRADO ? QUE ÓDIO

Sidneia.Ruthes 22/12/2022

Leitura demorada
Então fala sobre a morte de Barry e gira muito em torno disso, poucos personagens que se consegue gostar, fiquei com muita dó do Robbie. Nem acredito que consegui terminar a leitura.

Jacy Coelho 16/04/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Abril (Livros escritos por mulheres)
♫ Para ler ouvindo:https://www.youtube.com/watch?v=CvBfHwUxHIk ♫

Eu sou dependente de um bom personagem principal, por quem torcer ou odiar, tanto faz, mas preciso de um pra poder gostar de um livro. Demorei muito pra engrenar Morte Súbita, justamente por não saber quem era o personagem principal. É muita gente em torno da mesma história, sem que nenhum seja mais ou menos importante que outro.

Daí, que demorei um pouco pra entender (e talvez eu esteja viajando) mas o tal personagem principal que eu tanto senti falta é a própria cidade. Tudo gira em torno dela, da sua perfeição, dos moradores da periferia, se a clínica deve fechar ou não.

O livro é super bem escrito, e foi isso que me motivou a continuar a leitura, porque ainda não existe nada que supere uma história bem escrita. A Rowling sabe ligar todos os pontos em torno do falecimento de Barry Fairbrother muito bem. Como todos na cidade, amigos ou rivais foram atingidos, de uma forma ou de outra, pela sua morte. As transições de um personagem pra outro são ótimas, e o que eu mais gostei, foi a maneira como ela descreve o psicológico e as emoções de cada um, às vezes num mesmo evento. Eu nunca li Harry Potter, não conhecia a escrita dela, então, foi bem agradável para um primeiro encontro.

Infelizmente, não há muito o que dizer a respeito. O livro não tem altos e baixos, não tem grandes surpresas, nada. É uma escrita linear muito bem feita. Li muitas opiniões negativas sobre Morte Súbita, mas não consegui concordar com nenhuma. Achei uma leitura bem agradável, rápida e direta.

“No clouds in my storms”
Liliane Damico 20/04/2014minha estante
Ainda estou tentando terminar de ler o livro. Não sei, são muitos personagens e a autora quer definir um a um e o enredo acaba ficando em segundo plano. Talvez por se tratar de uma narração estilo realista em que não se espera grandes emoções é que eu esteja com tanta dificuldade em lê-lo. Mas é muito bem escrito, mostrando que Jk domina a arte.

Luciana 25/04/2014minha estante
Eu já tenho esse livro há tanto tempo, porque sou fã de HP, mas as criticas negativas me desanimaram a iniciar a leitura. Sua resenha me ofereceu uma luz no fim desse túnel.

Morgana 15/06/2016minha estante
Leitura rápida e direta? Oi?

Helder 18/07/2013

Decepção Subita
Lendo este livro pude concluir que J.K. Rowling tem talento, mas também tem bastante sorte.
Diz a lenda que ela bolou toda a saga de Harry Potter em uma viagem de trem e que , sendo mãe solteira, escrevia num café. Esta “básica” inspiração transformou-a na escritora mais lida e por consequência na mais rica escritora do mundo.
Sorte que a sua primeira “inspiração” não foi Morte Subita, pois senão imagino que até hoje ela estaria passando fome. Difícil de entender um motivo para tal livro ser publicado, a não ser a fama de sua autora.
E que falta faz Barry Fairbrother nessa leitura, pois parece que a única coisa humana que existia em Pagford era ele.
O livro começa com sua morte. Aos poucos vamos descobrindo que ele era um conselheiro de um vilarejo inglês, algo como um deputado. Este vilarejo fica perto de uma cidade maior. Ele sempre quis ser pequeno, mas no passado, um grande proprietário de terras vendeu uma parte destas, e ali surgiu um bairro proletário pobre chamado Fields. A pobreza do local acabou trazendo as drogas, e com elas foi criada uma clinica de recuperação de drogados chamada Bellchapel.
Barry, era um cara legal que nasceu em Fields e conseguiu estudar, crescer na vida e virar um morador de Pagford. Sendo assim, ele sempre defendeu que as pessoas daquele local poderiam evoluir. Porém não é o que pensam as pessoas mais antigas da cidade. Portanto assim que Barry morre, começam as disputas por sua vaga no Conselho da Cidade. E ai somos apresentados a um grupo de pessoas desprezíveis.
Dificil listar quem eu detestei mais. Gavin, com seu bla bla bla de coitado que não consegue dar um fora numa mulher? Samantha , a 40tona no cio que quer dar e não sabe como? Miles , o filhinho da mamãe e do papai? Simon e sua estupida mulher, sempre tolerando suas reações? Colin Wall e seu complexo de perseguição? Terri Weedon e sua incapacidade de reação? Bola Wall e seu sonho de ser um delinquente? Howard Mollisson e o supra sumo da ambição: Ser um conselheiro em Pagford? Dra Jawanda e sua filha complexada?
Para mim o único personagem que não me trouxe nenhuma decepção foi Andrew. Kristal ,ao se sujeitar a Bola, caiu no meu conceito.
Parece que JK quis juntar todas as características polemicas da humanidade em um pequeno vilarejo. Ai ela resolve falar um pouco sobre cada um destes problemas. Drogas, pedofilia, homossexualismo, traição, violência doméstica, preconceito de crenças, etc.
Para mim, uma leitura é boa quando nos leva para outro mundo, porém aqui, o mundo criado por JK é muito pobre.E eu só queria era passar bem longe de Pagford. É como se ela não soubesse a realidade da vida. Não consigo me explicar, mas o livro parecia um manual didático de problemas, e isso deixou tudo muito chato. Como ler um livro com mais de 15 personagens se vc não se adequa a nenhum?
Como já foi dito em outras resenhas, as primeiras 200 paginas se arrastam. Depois fica melhor, mas mesmo assim, ainda me parece tudo muito forçado. As pessoas vão decaindo cada vez mais, até a autora nos levar ao fundo do poço, com um final extremamente amargo.
Se ela quis mostrar a vida como ela é, só me mostrou um monte de gente boba e sem ambições.
Acho, portanto, que não recomendo este livro a ninguém, pois não me agregou nada. A vida real é muito mais dura do que a contada ali. Ok, Krystal tinha problemas reais, mas a maioria daquele vilarejo está lá só para arrumar pelo em ovo.
Guardarei em minha memória meus amigos de HP. Os de Pagford, com certeza terão saído de minha memoria em poucos semanas.

Renata 23/05/2020

Vale muito a pena
Pra mim, uma das maiores injustiças no Skoob é a nota de Morte Súbita.

O início desse livro é difícil, eu admito. Você já começa sendo apresentado a várias personagens, uma atrás da outra, e a confusão pode fazer a sua curiosidade diminuir um pouco. Mas persevere, vale a pena. (Eu fiz um diagrama com os nomes de todas as personagens e os parentescos. Ajudou bastante.)
O livro incomoda, e não porque seja mal escrito (não é, é na forma da escrita que a gente identifica a JK Rowling: Um jeito super fluido e gostoso de contar uma história), mas porque nos apresenta uma sociedade um pouco apodrecida e que a gente sabe que é real.
A estória é toda criada em torno das personagens, que vão se mostrando pra nós aos poucos, seu lados bons e ruins. Todo mundo que lê o livro consegue identificar pelo menos uma pessoa que conheça dentro daquelas personagens.

O final quebra o nosso coração, de verdade. Você sente ao mesmo tempo tristeza e raiva porque sabe que aquilo é real.

Amo estórias que tratam da complexidade que é o relacionamento entre pessoas. E esse livro traz isso de uma forma incrível (reparem no capítulo da festa de aniversário do Howard, onde praticamente todas as personagens se encontram, e estão quase todas no ápice dos seus dilemas e dores. A dinâmica desse capítulo é realmente maravilhosa).

Gente, é uma puta crítica social, e é um soco no estômago. Vale muito a pena, mesmo!

Juliana.LaCosta 01/05/2021

Ainda bem que não desisti
Comecei a leitura bem empolgada, depois de uns 30% não consegui manter o ritmo, estava achando muito parado, com muitos personagens e nada realmente importante acontecendo. Resolvi ler mais devagar e alternar com outras leituras. Dessa forma a coisa fluiu, lendo poucas páginas por vez até que chegou à reta final e eu quase não consigo largar o livro para dormir. Muito bom, muito chocante como tudo acontece de uma hora para outra e como tudo está conectado. Acabei o livro emocionada, um pouco triste ou bem reflexiva. Vale a pena a leitura. J.K. não decepciona quando escreve.

Fabi 06/10/2013

É isso mesmo?
Comprei este livro e mantive uma empolgação frenética. Estava com outra leitura em término e mal via a hora de começar o tão famoso primeiro livro de J.K.Rowling após Harry Potter. A propósito, eu não li Harry Potter (isso é pecado?). Acho que foi até melhor não ter lido (ainda).
Morte Súbita começa bem, cria uma expectativa e um clima sobre a cidadezinha de Pagford é interessante. Mas, após o enterro do tal Barry Fairbrother, você é jogado em um consultório de psiquiatria com as mais esquisitas e incubadas criaturas, que aos poucos vão se revelando conforme as páginas vão passando. É uma fofocada só e parecia que eu estava vendo novela. A leitura se arrasta em mais da metade do livro, dividida entre os conflitos dos adultos (em esconder suas esquisitices) e os conflitos dos adolescentes (em querer revelar as esquisitices dos adultos). Demora muito até que se faça alguma coisa que realmente mexa com aquele lugar e com as cabeças dos moradores. Eu estava pensando em um final explêndido ou em uma catástrofe literária, mas fui supreendida com um final tão bocó, mas tão bocó que eu ainda não acredito que a leitura acabou. Enfim, é um livro mais ou menos, mais para menos do que para mais.
Jj 12/10/2013minha estante
Nada a ver esse teu comentário sobre o livro, está muito mal informada. Quem mora em cidade pequena sabe que é exatamente assim como no livro! Tudo muito realista, visando problemas da sociedade que estão muito bem escritos nas páginas e tudo de uma forma que faz com que o leitor fique envolvido e com muito vontade de continuar!

Gleice.Kelly 15/03/2023

Leva tempo pra você digerir o final...
A história gira em torno de uma cidade pequena, Pagford e um vilarejo que parece estar esquecido, cheio de problemas, violência, drogas. A morte repentina de um dos seus conselheiros movimenta toda a trama.
??
O livro vai passando por diversas famílias e seus pontos de vista quanto a essa morte.
??
O início do livro é muito arrastado, tive que fazer força pra continuar. A J.k. apresenta tantos personagens no início que a leitura fica tediosa. Precisei inclusive de uma colinha pra saber quem era quem no início ( não sei se minha memória está tão ruim assim ou realmente são muitos personagens mesmo).
??
Depois de TANTA APRESENTAÇÃO, a história realmente começa e a escrita te prende. Você vai adentrando no cotidiano de Pagford e seus moradores. No que rola quando se fecham as portas de casa e o quanto as aparências enganam.
??
O livro me fez refletir como cidadã e o quanto muitas vezes fechamos nossos olhos pro que pode estar acontecendo ao nosso redor, pelo simples fato de "não é problema meu".
??
É importante ressaltar que o livro tem muitos gatilhos e o final é um soco no estômago. Claro, estava torcendo por outro final, mas o desfecho condiz com todo o enredo. O que é mais triste ainda.
??
Gostei do livro, como eu disse no título, a gente precisa de um tempo pra digerir esse final.

Ariana87 08/01/2023

Umbrella - Rihanna
Olha, se alguém está esperando que isso aqui se pareça minimamente com Harry Potter é melhor procurar outro livro. J.K se propôs a escrever algo que não fosse fantasia e fez isso com maestria.
O livro basicamente trata sobre uma cidade pequena, bem interiorana mesmo, que perde um dos principais apoiadores de causas sociais e tudo que decorre disso. Como ele era um conselheiro municipal, logo começa uma disputa sobre quem vai ficar com o cargo.
Quando comecei a ler achei que ia se tratar de uma comédia de costumes, que o assunto fosse ser a briga pelo cargo, mas se mostrou profundamente em um drama social. A cidade tem uma espécie de favela chamada Fields e uma clínica de reabilitação. A história gira em torno dos interesses de destruir esses lugares.
Os personagens dessa história são facilmente detestáveis, é difícil gostar de alguém, mas toda a situação é bem real (pode estar acontecendo o que aconteceu em Fields agora mesmo). Apesar disso, Krystal é uma personagem e tanto, seu sofrimento sua raiva me marcaram. E a pessoa que morreu me deixou com a sensação de quer deveria tê-la conhecido.
Cada final de acontecimento me fez ficar com um imenso amargor na boca e meu deu uma terrível vontade de chorar no fim.