A Sabedoria do Condado

Resenhas - A Sabedoria do Condado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabiane Ribeiro 07/01/2013

Resenha - A Sabedoria do Condado
Esse livro é tão surpreendentemente bom, que me senti emocionada em várias passagens do texto, seja pelas belíssimas homenagens às criações de Tolkien, seja pelas mudanças que a leitura inspirou em minha vida.
A Sabedoria do Condado será uma experiência maravilhosa para os amantes da obra que a inspirou, porém, é um livro que deve ser lido por todos. Mesmo que você não conheça muito sobre as obras de Tolkien, pode ter certeza que irá apreciar a leitura em todos os momentos.
A princípio, você pensa que o livro de trata de um “autoajuda disfarçado”, mas não é bem isso. A Sabedoria do Condado traz, sim, lições e dicas para uma vida mais longa e feliz (como se propõe em sua própria capa), porém, tudo com bom humor, leveza, citações e referências detalhadas ao universo criado por Tolkien e todos os seus personagens, belíssimas homenagens aos mesmos, além de exemplos dados pelo autor citando sua própria vida.
Lições simples, que costumamos deixar passar despercebidas, podem ser tiradas dessas páginas tão bem escritas.
A leitura irá te deixar encantado do início ao fim, sentindo-se na própria Terra-Média.
Temos capítulos dedicados não apenas aos costumes dos Hobbits (como longas caminhadas ao ar livre, apreciação de boa música e comida, contato com a natureza, etc.), como também dedicados a outros personagens, como as Ents (árvores gigantes, semelhantes a humanos), os Elfos, os anões e o adorado Gandalf.
O livro nos mostra como Tolkien foi inspirado em sua criação, nos presenteando com uma terra maravilhosa, com princípios que podemos aplicar em nossas próprias vidas para torná-las melhor. Ele também mostra como os personagens são especiais e irão ter vida eterna na memória da humanidade, uma vez que foram criados com tanto amor.
Aliás, o capítulo (“Amor na Terceira Era”) dedicado a explicar o romance nas obras de Tolkien é um dos mais belos. Ele mostra o amor verdadeiro e de almas gêmeas que muitos personagens cultivam e pelo qual lutam bravamente. Um amor, muitas vezes, perdido entre os humanos.
Outro capítulo que gostaria de citar é o “Aguentando o fardo do seu Anel”, que faz um paralelo brilhante entre o Anel de Sauro e os fardos que carregamos em nossas vidas atuais. Por fim, vale citar também o capítulo “A luz de Eärendil”, que tocou o meu coração com sua mensagem de esperança e com a citação de uma belíssima passagem dos escritos de Tolkien.
Os capítulos são curtos, de fácil entendimento, e com um agradável resuminho no final. A capa do livro é belíssima e de muito bom gosto, pois nos sentimos vendo o Condado de dentro de uma Toca-Hobbit, e, no final do livro, há um teste para saber o quanto você é um Hobbit, além de dicas para construir um jardim como essas tão amáveis criaturas pequeninas faziam.
Portanto, entre no Condado sem medo, aproxime-se da natureza, lute pelos seus sonhos, seja feliz em sua própria Toca-Hobbit e, acima de tudo, viva como um Hobbit na Quarta Era.

stsluciano 16/04/2013

Quem nunca passou alguns dias se aventurando pela Terra Média não sabe o que está perdendo. Belas paisagens, criaturas intrigantes e muitos perigos acompanham o viajante pelo mundo inventado pelo grande mestre J. R. R. Tolkien. Conheci o lugar quando tinha quinze/dezesseis anos e começava a fazer barulho a notícia de que a trilogia do autor seria adaptada para o cinema, o que fez com que, automaticamente, se reacendesse o interesse por sua obra. Mas, um tanto quanto desinformado, comecei pela Trilogia do Anel.

Apesar de o autor dar uma boa introduzida em quem são os hobbits – falem o que quiser, estas pequenas criaturas são as personagens principais em uma guerra que se mostra homérica – não é uma boa ideia começar por aqui. A Trilogia do Anel é bem mais madura e espinhosa que O Hobbit, onde ainda há um tom de muxoxo por parte de Bilbo Bolseiro, mas que representa o descontentamento dele frente ao que perdeu: o belo Condado e sua confortável toca, Bolsão.

Quando Frodo assume o posto de protagonista, na Trilogia, há um ar permanente do fim inevitável: em certas passagens o autor deixa claro que, na Terceira Era, a Terra Média era só uma imagem já apagada dos tempos gloriosos de outrora – e um sinal claro disso é a debandada élfica, retornando à sua terra natal. Esta diferença pode ser sentida com facilidade e quem lê a trilogia acaba levando-a no coração, percebendo ainda mais a importância do portador do anel.

Por isso recomendo que comecem como se deve: pelo começo, com O Hobbit.

Mas já me desviei incrivelmente do que queria dizer nesta resenha, então vamos voltar.

Em “A Sabedoria do Condado”, o autor Noble Smith – gente boa até dizer chega! – não nos brinda com um livro de autoajuda pura. Me recuso a aceitar nisso após tê-lo lido e, confesso, ele ser categorizado assim foi o que me impediu de tê-lo lido antes. Em seu livro, ele nos brinda como uma obra de puro amor ao Condado e seus moradores, os gentis hobbits.

O livro trás, sim, ensinamentos retirados da obra de Tolkien e que podem ser utilizados em nossas vidas, por exemplo: como dar valor às pequenas coisas e saber quais delas são, realmente, valorosas; preservar as amizades, ter qualidade de vida e etc.; mas o que se sobressai, para mim, é a qualidade do autor – Noble – como um interpretador de histórias apaixonado pela Terra Média, quando ele fala do modo como as coisas se passaram nos livros de Tolkien e o quanto – e como – isso pode ser aplicado em nosso mundo.

“A ideia de ficar rico é tão sedutora que pode levar as pessoas a fazerem coisas cada vez mais loucas para atingirem esse objetivo. Mas quando o objetivo é atingido, pode ser que o peso da riqueza seja grande demais para suportar, ou que nem valha o trabalho que deu para consegui-lo. Muitas pessoas arruínam a saúde e os relacionamentos indo atrás de riqueza. E alguns, voluntariamente, quebram suas bússolas morais no começo da viagem, deixando de lado a ética e a empatia para perseguirem a prosperidade”.

Não recomendo sua leitura para quem ainda não leu ao “O Hobbit” ou a “Trilogia”. Existem spoilers gigantescos nas passagens que o autor fala sobre o que se passa na Terra Média quando os usa como exemplo. Então vão por mim, é bem melhor ler Tolkien antes. Para quem já o fez, não esperem o tanto que eu esperei para ler este livro. É leitura rápida, de um dia, prazerosa, recompensadora, que te trará uma experiência plena.

Apesar de se mostrar um tanto reacionário às vezes, Noble fala com tamanho carinho do Condado que é impossível não se emocionar também ao reconhecer as passagens, os personagens – ah!, a Senhora Galadriel! – e reviver mesmo que por alguns momentos as maiores aventuras que um grupo de Hobbits já viveu.

Ah, e segundo um teste presente no final do livro, eu sou um super-hobbit.

“O amor verdadeiro deve ser defendido bravamente, com a alma de um guerreiro, mas deve ser cuidado com a paciência de um jardineiro.”

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/04/a-sabedoria-do-condado-resenha-118.html

Saleitura 19/03/2013

O livro "A Sabedoria do Condado" de Noble Smith a principio parece ser algo destinado aos fãs de Tolkien e todos aqueles que viveram aventuras na Terra Média e com ela aprenderam lições de como ser gente nesse mundo cão... Mas, talvez, seja um livro que todas as pessoas do mundo, independente de gostar ou não do mundo da "Trilogia do Anel" devam se permitir ler.

Noble é um romântico, ele é daquele tipo de pessoa que não lê os livros por ler, ele lê para aprender e procurar aplicar as boas coisas que aprende na vida. Noble me fez lembrar as palavras do velho apostolo Paulo escrita há mais de um milênio a igreja localizada na, quase tão distante quanto a Terra Média, Tessalônica da Macedônia: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21).

Noble parece ter ouvido as palavras de Paulo e aplicado o princípio a obra de Tolkien e nos ofereceu como esperança de estar colaborando para a construção de um mundo melhor para todos os resultados de suas reflexões.

"A Sabedoria do Condado" é um livro delicioso, cheio de lições de bem viver, carregado de uma esperança romântica na qual eu tento muito a acreditar diariamente. Ele nos convida a refletir sobre nossas vidas e práticas e a observar formas de melhorar, de superar obstáculos e conquistar um pouco mais de qualidade de vida para nós, para os nossos e para, quem sabe, o mundo. Tudo isso observando como os hobbits agiam para superar as suas adversidades e mesmo sendo pequenos conseguiam ser felizes e vencer o espectro do mal.

Eu amei ter lido o texto do Noble. O romantismo dele tanto me cativou o coração quanto me esbofeteou a cara me mostrando como vez ou outra sou mesquinha e o quanto mesquinharias não nos levam a lugar nenhum.

Resenha por Pandora (Jaci Clemente)

Postagem Saleta de Leitura

MILA 21/01/2013

É um livro principalmente para os fãs do Sr. Dos Anéis, faz diversas comparações com os personagens e seus estilos de vida, principalmente dos Hobbits, também nos faz pensar sobre nossa vida, afinal qual a qualidade de vida que você tem? Será que o que você anda fazendo está realmente te deixando feliz?

Temos música, natureza, receita, isso mesmo, receita.. hehe

Quando foi a ultima vez que você fez uma caminhada ao ar livre? Quando deu aquela cochilada gostosa? Neste livro aprendemos até o valor que uma boa noite de sono tem.

"Os Hobbits não têm um governo. Eles fazem reuniões chamadas de "debates públicos", em que as pessoas do Condado se reúnem para decidir questões importantes e, às vezes, eleger um líder nominal chamado de "thain". Há certas leis básicas chamadas de "regras", que vieram de tempos antigos quando eles eram governados por um rei,mas o último desses homens morreu mil anos antes, e os Hobbits não estão nem aí para esse Rei nunca mais voltar."

Talvez você se sinta um pouco perdido em ler o livro se você não tem conhecimento do livro ou filme do Sr. Dos Anéis, porque o autor cita alguns dos personagens no decorrer do livro, porém eu recomendo, pois é uma leitura muito agradável, afinal a filosofia de vida dos Hobbits são de dar inveja e temos sempre uma lição ou outra para aprender.

Pois não é só a Sabedoria do Condado, mais a Sabedoria da Vida também.

Beijos...

patyalgayer 31/01/2013

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-a-sabedoria-do-condado-de-noble-smith/
Estava ansiosa para ler A Sabedoria do Condado, desde que li sobre seu lançamento. Sempre adorei os livros de J. R. R. Tolkien – especialmente a série O Senhor dos Anéis e o Hobbit – e tenho um apreço especial pelos Hobbits, além de uma certa invejinha da felicidade simples com que eles levam suas vidas… enfim, comecei a leitura de A Sabedoria do Condado com muita animação, e com certeza não me decepcionei! Noble Smith conseguiu criar um livro de primeira, que mostra como podemos adaptar a sabedoria dos pequeninos à nossas vidas, de uma forma simplificada e com uma narrativa cativante, que certamente vale à pena ler!
Neste livro, o autor faz uma comparação entre o jeito descomplicado dos Hobbits e nosso dia-a-dia corrido e estressante, dando dicas de como podemos adaptar um modo simples de viver à vida ao stress da atualidade. Noble Smith ensina como criar sua própria “toca-hobbit”, como apreciar uma boa comida e bebida, como aprender a ser mais complacente com os Gollums da vida, como aprender a buscar nossa coragem interior quando é realmente necessário… enfim, com diversas analogias deste tipo, aprendemos a levar uma vida diferente, ao mesmo tempo em que relembramos cenas importantes de O Hobbit e o Senhor dos Anéis, matando as saudades da magnífica Terra Média no percurso!
Pela sinopse e descrição, o leitor pode pensar que se trata de um livro de auto-ajuda; pode até ter um pouco disso, mas creio que este não é o estilo certo para definir A Sabedoria do Condado… pra falar a verdade, ainda não consegui definir exatamente em que estilo se enquadraria este livro! Só o que posso dizer é que ele nos faz voltar à Terra Média, repassando ótimos – e importantes – momentos dos livros de Tolkien, e aproveitando para nos trazer algumas curiosidades muito interessantes, sobre o autor, os filmes, os atores, e muito mais… é uma obra bem completa, que não pode faltar na estante dos fãs, e cuja leitura faz com que cresçamos ainda mais como pessoas, libertando o Hobbit que temos dentro de nós!
Em aspectos gráficos, o livro é ao mesmo tempo simples e belo. Achei a arte da capa muito bonita – com uma cor bem legal, textura diferente e relevo nas letras do título – , a diagramação foi muito bem feita, as folhas de boa gramatura e a tradução e revisão bem feitas. Além disso, o livro é recheado de notas do autor e do tradutor, que nos ajudam a entender muita coisa do que é dito na história, além de apresentar curiosidades bem interessantes sobre o mundo criado por Tolkien, e suas adaptações… este é um livro super indicado para os fãs da Terra Média, e para quem deseja levar uma vida mais simples, ao maior estilo hobbit! Recomendo, com certeza!

Paloma Viricio 10/01/2013

Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100

Visão Geral

A sabedoria do Condado é um livro maravilhoso composto por dicas preciosas sobre os Hobbits e o estilo de vida dos mesmos. Nunca assisti um filme ou devorei algum livro sobre a saga O Senhor dos Anéis, confesso que não me interessava muito. Até que li A sabedoria do Condado e tudo mudou. Noble Smith escreve de foram simples, contagiante e fez com que fosse plantada uma sementinha de amor sobre a estória de O Senhor de Anéis no meu coração.

O livro é uma espécie de autoajuda baseado no estilo de vida que os Hobbits levavam. Eu não conhecia praticamente nada sobre a saga, personagens... Mas Smith fez uma introdução maravilhosa sobre tudo. Achei bem interessante que além das notas de rodapé, o autor nos apresenta á explicações sobre trechos da estória da saga através de notas adicionais encontradas ao lado do texto principal da obra. Gostei disso porque não conhecia muito da estória e não fiquei perdida graças á esses esclarecimentos.

A obra é bem divertida, uma espécie de bate-papo com o autor. È fininha, devorei em um dia e é composta por 174 páginas. No livro, Smith nos faz refletir sobre o modo como levamos á vida. São abordadas questões como amizade, alegria, amor verdadeiro, cuidados com o meio ambiente, consumo de alimentos mais saudáveis, política, questões sociais em geral, chefes e parentes inoportunos. Além disso, ele também apresenta questões importantes de valores pessoais inclusas na estória da saga e um olhar mais íntimo sobre os pensamentos, vida de J.R.R. Tolkien. Fiquei completamente encantada pelo universo Hobbit, toda a trama criada pelo autor de O Senhor dos Anéis.

Mesmo sem ler as obras originais que inspiraram A Sabedoria do Condado, me apaixonei por personagens como Frodo, Sam, Bilbo, Legolas e muitos outros. O livro traz ainda “O teste do Hobbit”, para saber se o leitor é realmente um Hobbit ou um Orc. Uma receita da “Sopa de cerveja e cogumelo dos Hobbits” e instruções para criar um pequeno jardim Hobbit, que foi o que eu mais gostei desses adicionais. O livro é muito bom, adorei, aprovo e amei essa nova experiência de leitura. Irei guardar essa obra com carinho na minha estante.

Designer e Diagramação
O livro tem folhas em material pólen, letras e espaçamentos agradáveis. As divisões de capítulos são simples. Adorei a capa com um ar meio rústico, bem combinado com a vida simples e feliz do Condado. A textura da capa é bastante agradável de pegar e o material do título é em alto relevo, ainda mais bonito pessoalmente do que visto pela internet. O Kit do livro é um cordão que é uma réplica da flor de Lothlórien que pode ser usada como broche ou como pingente, livro, marcador e um envelope que me fez lembrar mensagens enviadas por guerreiros antigos.

Sobre o autor
Noble Smith escreveu este guia para fãs de J. R. R. Tolkien e seus Hobbits, selecionado como top 10 pela Publishers Weekly, que será traduzido para sete idiomas, incluindo italiano, espanhol e português.

O trabalho Viva como um Hobbit de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Confira mais em: http://palomaviricio.blogspot.com.br

Lelê 18/01/2013

Resenha:
É um livro de auto ajuda diferente de tudo que eu já li. Tem um tema óbvio, mas ninguém pensou nisso antes. Incrível, simples e maravilhoso. Se todos fossem assim, juro que eu seria a maior fã de livros de auto ajuda do mundo.

Em "A Sabedoria do Condado" vamos aprender como viver bem, feliz e saudável como um hobbit e transformar a casa em uma toca-hobbit.

"A Sabedoria do Condado nos diz...
Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração
e continua com você onde quer que você vá;
mas um lugar legal e aconchegante é um motivo
maravilhoso para voltarmos pra casa."
Pag. 24

O autor usa com sabedoria as lições tiradas dos livros O Hobbit e o Senhor dos Anéis, passagens da vida do autor J. R. R. Tolkien e também usa sua própria vida como exemplo, já que Noble Smith é um grande fã das obras de Tolkien.

"Muitos de nós damos conselhos aos amigos e
familiares com a melhor das intenções, só
que acabamos tendo problemas. Não tem
graça levar a culpa pelos problemas dos outros."
Pag. 105

Ainda tem passagens engraçadíssimas. No capítulo dois somos agraciados com uma receita de "sopa de cerveja e cogumelos" dos hobbits para jantar com amigos e Instruções para criar um Pequeno Jardim Hobbit no fundo do quintal.

"O amor verdadeiro deve ser defendido
bravamente, com a alma de um guerreiro,
mas deve ser cuidado com a paciência
de um jardineiro."
Pag. 117

Se você já leu algum livro do J. R. R. Tolkien não deixe de ler A Sabedoria do Condado, com certeza você vai matar a saudade dos personagens e reparar em coisas que antes você não tinha dado atenção.
Se nunca leu, pode ler este, apesar dos spoillers, mada tira o encantamento da leitura. Acho até que depois de saber tanto, você vai se apaixonar e querer ler tudo que tenha Hobbits, Elfos, Golum, Gandalf e ...

Ah! No final tem um Teste Hobbit que é para saber se você já é um hobbit por natureza, se está a caminho da Vila dos Hobbits, ou se você é um Orc. Muito legal! Eu fiz o teste, rsrs. Fiz 580 pontos, sou uma Super-Hobbit!!

Leia, faça o teste e divirta-se!!!

roseli.ferreiraedu 20/01/2024

Adorei este livro, me surpreendeu desde a primeira página. A sensação que tive durante toda a leitura foi de como estivesse conversando com um amigo tão fã de Tolkien quanto eu. Quantas reflexões valiosas e importantes o autor nos traz ao analisar a essência dos personagens e do estilo de vida do Condado. Perfeito demais e no final ainda tem um questionário pra ver nosso grau de hobbit interior ???

Barbara Sant 20/01/2013

Resenha #378 – Noble Smith – A Sabedoria do Condado
Oie Gente!
Como muitos de vocês sabem, eu tenho absoluto pavor de spoilers.
Então fiquei realmente dividida ao ler o release de “A Sabedoria do Condado”, já que ele certamente traria referências ao “Hobbit”, um dos poucos livros do Tolkin que eu ainda não li.
Mas a grata surpresa e uma das coisas mais legais sobre “A Sabedoria do Condado” foi que ao mesmo tempo que ele é um livro sobre “O Hobbit”, ele também é um livro sobre nossos costumes, defeitos e dificuldades.
As atitudes, pensamentos e realidades dos Hobbits, tão diferentes dos nossos, são reapresentados de forma prática, nos fazendo refletir sobre a aplicação real de cada um deles.
Desde as encantadoras moradias, cravejadas nas rochas, até as práticas simples de viver em harmonia com a natureza.
Quando eu terminei de ler, só uma coisa me vinha a mente:
Um livro encantador sobre o mundo encantado de ‘O Hobbit’.
Recomendo!

Gabi 05/05/2013

Para ser sincera, não li a trilogia “O Senhor dos Anéis”, e a minha leitura acabou ficando um pouquinho prejudicada por não conhecer nada da história do que o autor comentou (dei 4 estrelas porque imaginei o livro sendo lido por alguém que conheça os Hobbits, e aí é óbvio que ele é muito bom!). Quando iniciei a leitura, pensei que o livro não fosse tão focado na história criada por Tolkien, e a minha ideia era ler algo leve, porque, em fase de TCC, é o que estou conseguindo ler. Não vou dizer que a leitura foi ruim, porque não foi, e aprendi coisas muito bacanas com as palavras do autor, mas é claro que não foi um livro tão bom, para mim, neste momento, como seria para um fã da série.

Noble Smith é um fã apaixonado pelos Hobbits e pelo estilo de vida deles. O modo como ele fala sobre essas pequenas criaturas é incrível, e é digno de uma pessoa que já leu os livros mil vezes, e parou para refletir sobre cada atitude dos personagens da história. A cada capítulo, o autor abordou um assunto: algumas vezes mais profundos como amizade, coragem ou amor, ou até mesmo mais simples, como comida e jardinagem, e fez um “link” com o nosso modo de viver hoje.

“Estar em uma plantação é como voltar no tempo, para uma época em que as pessoas sabiam quem produzia sua comida e a terra onde era cultivada. Os pequenos agricultores (eles trabalham em sítios pequenos, mas geralmente não são pessoas pequenas) são muito parecidos com os Hobbits trabalhadores.” página 28

Os Hobbits têm um estilo de vida simplíssimo, uma alegria verdadeira que brota fácil de seus corações, e não precisam de muito para serem realizados. Eles apreciam a amizade, a convivência uns com os outros e não são ligados em pertences materiais, como parece que é o ápice do nosso mundo hoje, com tanto consumismo exacerbado e exagerado.

“Para os Hobbits, excesso de manteiga era uma das grandes e necessárias alegrias da vida. Eles sabiam o que os fazia felizes. Bons amigos, comida deliciosa e farta na mesa, cerveja e música.” página 30

Por fim, admito, a partir de uma fã antecipada, sem ainda ter lido os livros, que o estilo de vida dos Hobbits e dentro do Condado me fez querer correr pra ler os livros hoje mesmo (tenho os três na prateleira, esperando para serem lidos, imaginem a ansiedade!). Na correria que vivemos hoje, parece-me que estar, algumas horas por dia, no Condado, nos dará uma grande sabedoria para enfrentar o dia a dia com muito mais coragem e vontade de crescer, independente do obstáculo que enxergarmos pela frente.

“A verdadeira bravura é tomar a dianteira, como Sam e Frodo, entendendo que pode ser que sua história ou o que você está passando nunca chegue ao conhecimento de alguém. Sobreviver a uma experiência difícil e crescer como pessoa é a verdadeira recompensa.” página 89

Rainy Girl 28/02/2013

Tudo Sobre o Estilo de Vida Dos Hobbits
Resenha original do Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com.br

Se você tem um conhecimento substancial sobre Tolkien ou o conceito de um Hobbit, assim como eu, ainda pode deliciar-se com o livro de Noble Smith. Não é necessário entender bastante do assunto, pois o livro está cheio de exemplos sobre os Hobbits que acabam causando uma familiaridade com esse universo. Claro que se você é fã de Tolkien e já leu e assistiu “O Senhor dos Anéis” milhares de vezes, o livro fará total sentido e você ainda compreenderá a importância de Tolkien na vida de Noble Smith. O autor se revela um grande fã de Tolkien e logo entendemos a importância da leitura em sua vida e como em alguns momentos ela parecia ser a única coisa capaz de mantê-lo são.

Noble Smith nos insere no mundo da Terra-média e nos deparamos não apenas com os Hobbits, mas também com os elfos, anões e magos. E se você quer ter um estilo de vida mais parecido com os dos Hobbits, o autor lhe ensinará algumas dicas, como deixar o fast-food de lado, dormir mais, fazer longas caminhadas, aproveitar suas amizades e encarar a vida de uma forma bem diferente. O autor também sugere que o comportamento e estilo de vida cortês e bucólico dos Hobbits, são admiráveis e devem ser imitados.

O livro inclui um teste Hobbit bem-humorado e instruções práticas para a criação de uma sociedade sustentável. E a cada página o autor nos mostra sua compreensão e admiração pelas obras de Tolkien, onde suas comparações com situações contemporâneas são apresentados com desenvoltura e certo humor.

“A Sabedoria do Condado” é uma leitura instigante e agradável que nos faz pensar se o modo como vivemos nosso dia a dia permite que sejamos realmente felizes.
A diagramação da editora Novo Conceito apresenta páginas amareladas e uma fonte de tamanho agradável, facilitando assim a leitura.

Pandora 19/03/2013

Originalmente publicado: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/03/resenha-do-livro-sabedoria-do-condado.html

RLeitora 27/03/2013

Resenha RLeitora - A Sabedoria do Condado
á leu O Senhor dos Anéis? E O Hobbit? Bem, se não leu nenhum dos dois sugiro que faça isso logo. Ou pelo menos assista as adaptações cinematográficas (no meu caso, só assisti). Caso contrário você não vai gostar muito deste livro. Por quê? Bem, a obra é bastante íntima destas obras, então há citações e referências a todo instante. Logo, se você não está familiarizado com o universo de Tolkien, você não vai entrar no clima.
Mas, porém, entretanto, todavia... Se você gosta deste mundo de Tolkien, te garanto que a leitura de A Sabedoria do Condado será bem agradável. Contêm várias tiradas e análises divertidas das obras de Tolkien, fazendo com que o leitor consiga refletir sobre sua própria vida.

De maneira grosseira eu poderia até colocar que se trata de um “livro de autoajuda”, já que cada capítulo mostra como viver como um Hobbit, ou seja, como viver melhor: como enfrentar seus medos, como viver em harmonia com a natureza e com as outras pessoas, como viver sem tantas preocupações... Então se for um livro de autoajuda, é o melhor que eu já li!

A capa é interessante: É como se você estivesse dentro da toca Hobbit, olhando para fora; além disso, parece uma pintura antiga toda suja de terra, rústica. Adorei.
Gostei do fato de ter muitas notas de rodapé, auxiliando o leitor a lembrar sobre determinadas passagens dos livros de referência para o que o autor quer propor. Isso me deixou menos perdida, já que faz tempo que assisti OSDA.

O autor afirma que temos um Hobbit escondido dentro de nós mesmos. Basta que deixemos “aflorá-lo”:
“E assim nasceu o primeiro Hobbit – o herói relutante que parte de sua amada residência e retorna de uma grande aventura como um homem mudado.” p. 23

O livro nos traz receitas que os pequenos apreciam (como uma sopa de cerveja e cogumelos). No final do livro há um teste para que você possa medir suas ações e saber se você está mais para Hobbit ou para Orc. Bem, devo confessar que ainda estou a caminho do Condado... Também há instruções para fazer um bom jardim na sua casa, assim como o jardim de um Hobbit.

Ao final de cada capítulo há uma mensagem do Condado para nós, e eu selecionei duas para vocês:

A Sabedoria do Condado nos diz:
“Sinta pena do Gollum, daquela criatura obcecada, pois ele é um desgraçado e infeliz; mas não permita que ele o conduza na estrada estreita e desolada da ruína.” p. 38
“Aguente o seu próprio Anel da Perdição somente durante o tempo que julgar necessário. Quando for a hora certa, atire-o no fogo e fique livre do seu fardo.” p. 153

Então, não seja um Orc e leia A Sabedoria do Condado! Boa leitura.

Camila(Aetria) 02/05/2013

Uma linda surpresa
Lá em http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2013/05/02/a-sabedoria-do-condado-ogs-50/ você encontra essa resenha com mais extras! :)

Ganhei o livro em um sorteio do site Aumanack, tirei até foto no twitter haha, e confesso que não era o livro que eu esperava. Quando o recebi junto com um colar/broche de uma flor de Lothlórien (linda.) dei pulinhos de alegria e olhei pra contracapa ler a sinopse, meu ânimo tinha caído. Era um livro meio que de auto-ajuda para fãs da Terra Média.

Esse é o momento em que eu admito que não gosto profundamente de livros de auto ajuda. Fujo de qualquer um que diga qualquer coisa que lembre nem que levemente um livro de auto ajuda. Além de achar um título de gênero completamente ilógico.
E tomei um tapão na cara da minha sociedade ao descobrir que adorei o livro. haha E bem, o título auto ajuda cabe nesse caso, justamente porque acho que o autor escreveu sobre tudo aquilo que o ajudou em algum momento, e talvez ajude a mais alguém.

Foi extremamente útil ter lido O Hobbit e assistindo aos filmes do Senhor dos Anéis antes de ler o livro, porque assim pude entender essa alegria que fica intrínseca na alma de quem lê (e também não ter pego uns spoilers TENSOS, por isso recomendo ter lido ambos antes de ler esse). E que vira aquela alegria de compartilhar o quê e sobre o quê se gosta.

O jeito mellon (amigo em élfico, como aprendi) do autor escrever te faz sentir como se ele já tivesse virado seu amigo há muito, e estivessem tendo alguma conversa amigável sobre a vida, usando de referências o universo do Tolkien. Foi um livro que me ajudou muito a relaxar em uma semana de correria doentias, dignas de um Orc.

E houve um momento em que ele menciona que se deve dormir como um hobbit, foi um daqueles momentos em que o livro quebra a quarta barreira e fala com o leitor, ele chega e fala que se você está lendo esse livro e está com sono, feche-o na hora e vá dormir.

Bem. Eu fui dormir. HAHA E tenho dormido mais desde então, acho que precisava de alguém com amor pela Terrá Média pra me falar isso. Não sei.

É um livro extremamente tocante, é um momento do Condado na sua vida urbana, um clamor quase bucólico no meio de toda essa tecnologia e correria que nos consome (ainda mais se somos paulistanos, aonde o ritmo é mais frenético ainda. rsrs)

Vale muito a pena ler pra ter um momento de reflexão, mesmo que sejam apenas cinco minutos e voltar para a correria de sempre, mas com outros olhos e um objetivo de arranjar um local no Condado no futuro. E por não ser um livro de auto ajuda chato e clichê, e sim literalmente um livro de "auto ajuda" com um título que faz sentido e te faz sentir muito melhor no final.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6